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SUV a gasolina ou plug-in a gasolina

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    SUV a gasolina ou plug-in a gasolina

    Viva malta,


    Tenho um familiar que quer comprar um carro novo, como é obvio quer um SUV familiar de segmento C, no entanto a dúvida é que motorização será a mais indicada para o uso que lhe irá dar. Temos tido várias discussões sobre este tema e lembrei-me de partilhar aqui no fórum para nos ajudarem


    Kms/ano: 10-12k
    Trajetos mensais: Cerca de 100kms/semana (trajetos de 10 a 30 kms/dia em cidade) + 2 viagens de 200kms/mês cada à aldeia com um misto de AE e nacionais (total de 800 a 1000 kms/mês)


    Agora em relação à monitorização, descartamos o Diesel porque com este numero de kms/ano não achamos que justifica e já existe um diesel em casa com quase 20 anos (Toyota 1.4 D4D) que ainda está ai para as curvas. A duvida persiste se a gasolina é a opção mais acertada ou se um plug-in a gasolina trará benefícios suficientes. Por um lado o plug-in é vantajoso nas deslocações à semana, mas nas viagens longas deixa de ter grande valor visto que usará maioritariamente o motor a combustão (não vai ser possível por o carro a carregar na aldeia).


    Acham que dado este uso e apontando que será para manter o carro uns 7 anos, faz sentido investir + 6/7 mil € num plug-in ou é preferível um investimento mais pequeno num modelo apenas a gasolina? O plug-in fará sempre consumos melhores é um facto, mas achamos que dificilmente consiga recuperar o investimento inicial durante os 7 anos e não esquecendo uma possível manutenção mais elevada devido à complexidade dos 2 motores e um IUC mais caro.


    Não avaliamos muitos modelos em especifico ainda (o Volvo XC40 ou Ford Kuga são opções), queremos antes perceber qual será a monitorização mais acertada.


    Obrigado e um abraço!
    Editado pela última vez por newark; 02 August 2021, 18:48.

    #2
    SUV a gasolina ou plug-in a gasolina

    Um PHEV compensa essencialmente em 2 pontos:
    - benefícios fiscais a empresas
    - se conseguires carregar em casa

    Se nenhuma das condições não estiver reunida , mais vale a gasolina

    Comentário


      #3
      É para um particular por isso não conseguirá ter os benefícios fiscais das empresas.

      Será possível carregar em casa, apenas não conseguirá carregar nas tais 2 viagens mensais à aldeia de 200 kms (100 kms para cada lado).
      Editado pela última vez por newark; 02 August 2021, 19:50.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por newark Ver Post
        É para um particular por isso não conseguirá ter os benefícios fiscais das empresas.

        Será possível carregar em casa, apenas não conseguirá carregar nas tais 2 viagens mensais à aldeia de 200 kms (100 kms para cada lado).
        Então é definir o modelo e fazer contas entre o PHEV e a gasolina

        Comentário


          #5
          em 7 anos o plug-in não deve conseguir recuperar a diferença, mas não deve andar longe e é um carro muito diferente

          acho que tudo depende do tipo de pessoa: se gostar de tecnologia e não se importar com a chatice de por o carro à carga, plug-in. Se quer ter uma vida mais atestar e andar, gasolina

          Comentário


            #6
            Para referência, tiguan phev 2021 com 245 CV, sendo que na AE o motor eléctrico está lá para os Boost.

            Segunda foto golf variant 1.5 etsi 130 CV 2021

            Andamento foi igual, como se vê pela velocidade média, KMS percorridos... A2 , Lisboa Algarve, porta a porta.

            Dá para ter uma ideia.

            Agora o phev está em casa na cidade, aí gasta pouco.

            Comentário


              #7
              É fazer contas…

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por JDEM Ver Post
                É fazer contas…
                Como disse o outro, em tempos

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por newark Ver Post
                  Viva malta,


                  Tenho um familiar que quer comprar um carro novo, como é obvio quer um SUV familiar de segmento C, no entanto a dúvida é que motorização será a mais indicada para o uso que lhe irá dar. Temos tido várias discussões sobre este tema e lembrei-me de partilhar aqui no fórum para nos ajudarem


                  Kms/ano: 10-12k
                  Trajetos mensais: Cerca de 100kms/semana (trajetos de 10 a 30 kms/dia em cidade) + 2 viagens de 200kms/mês cada à aldeia com um misto de AE e nacionais (total de 800 a 1000 kms/mês)


                  Agora em relação à monitorização, descartamos o Diesel porque com este numero de kms/ano não achamos que justifica e já existe um diesel em casa com quase 20 anos (Toyota 1.4 D4D) que ainda está ai para as curvas. A duvida persiste se a gasolina é a opção mais acertada ou se um plug-in a gasolina trará benefícios suficientes. Por um lado o plug-in é vantajoso nas deslocações à semana, mas nas viagens longas deixa de ter grande valor visto que usará maioritariamente o motor a combustão (não vai ser possível por o carro a carregar na aldeia).


                  Acham que dado este uso e apontando que será para manter o carro uns 7 anos, faz sentido investir + 6/7 mil € num plug-in ou é preferível um investimento mais pequeno num modelo apenas a gasolina? O plug-in fará sempre consumos melhores é um facto, mas achamos que dificilmente consiga recuperar o investimento inicial durante os 7 anos e não esquecendo uma possível manutenção mais elevada devido à complexidade dos 2 motores e um IUC mais caro.


                  Não avaliamos muitos modelos em especifico ainda (o Volvo XC40 ou Ford Kuga são opções), queremos antes perceber qual será a monitorização mais acertada.


                  Obrigado e um abraço!
                  Se gosta do kuga está com sorte...o plugin 225cv e 14.4 kwh está mais barato 1500€ do que o FHEV 190cv e 1.1 kwh......deve ser erro da página da Ford...mas está lá...

                  Basicamente é fazer as contas...pela utilização que descreve, pode considerar uma diferença de custo de utilização de uns 5/6 L/100 a mais para o não PHEV...

                  Mas por favor...comparem carros equivalentes...ou pelo menos percebam que se compararem gasolina 150cv e PHEV 250cv, levaram para casa 2 mundos diferentes...

                  Ah...e o plugin, comparando cilindradas iguais, deverá pagar sempre menos IUC...

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por PedroF Ver Post
                    Se gosta do kuga está com sorte...o plugin 225cv e 14.4 kwh está mais barato 1500€ do que o FHEV 190cv e 1.1 kwh......deve ser erro da página da Ford...mas está lá...

                    Basicamente é fazer as contas...pela utilização que descreve, pode considerar uma diferença de custo de utilização de uns 5/6 L/100 a mais para o não PHEV...

                    Mas por favor...comparem carros equivalentes...ou pelo menos percebam que se compararem gasolina 150cv e PHEV 250cv, levaram para casa 2 mundos diferentes...

                    Ah...e o plugin, comparando cilindradas iguais, deverá pagar sempre menos IUC...
                    O tiguan usa o motor termico 1.4 tsi de 150 CV, quando acabam as baterias de nada vale dizer que é phev.

                    O exércicio é relevante para demonstrar que a aerodinâmica de um SUV + peso adicional de baterias não é indicado para auto estradas

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por JN1984 Ver Post
                      Para referência, tiguan phev 2021 com 245 CV, sendo que na AE o motor eléctrico está lá para os Boost.

                      Segunda foto golf variant 1.5 etsi 130 CV 2021

                      Andamento foi igual, como se vê pela velocidade média, KMS percorridos... A2 , Lisboa Algarve, porta a porta.

                      Dá para ter uma ideia.

                      Agora o phev está em casa na cidade, aí gasta pouco.
                      Obrigado pelos 2 valores, são estas comparações que precisava, a minha maior dúvida é se nas longas viagens o PHEV tem muitos melhores consumos que um a gasolina, pela tua comparação já percebi que nem por isso, diferença de 2 L/100 é muito pouco para recuperar a diferença a meu ver. Dado que as viagens em cidade são cerca de 30% do mês, provavelmente será difícil justificar o custo acrescido do PHEV.

                      Apenas para clarificar, a foto dos 8.8L/100 é do golf variant 1.5 etsi, certo? Como puseste 3 fotos fiquei na dúvida. Obrigado.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por newark Ver Post
                        Obrigado pelos 2 valores, são estas comparações que precisava, a minha maior dúvida é se nas longas viagens o PHEV tem muitos melhores consumos que um a gasolina, pela tua comparação já percebi que nem por isso, diferença de 2 L/100 é muito pouco para recuperar a diferença a meu ver. Dado que as viagens em cidade são cerca de 30% do mês, provavelmente será difícil justificar o custo acrescido do PHEV.

                        Apenas para clarificar, a foto dos 8.8L/100 é do golf variant 1.5 etsi, certo? Como puseste 3 fotos fiquei na dúvida. Obrigado.
                        Os 8.8 (,portanto quase 9) são do tiguan, o golf tem 6.3.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por JN1984 Ver Post
                          O tiguan usa o motor termico 1.4 tsi de 150 CV, quando acabam as baterias de nada vale dizer que é phev.
                          O sistema da VW não é muito eficiente, mas não deveria deixar que a bateria ficasse a zero...Seja com for, não se deve cair no erro de pegar num mau exemplo e generalizar todos os PHEVs...Se vires o exemplo em baixo, a versão PHEV, partindo sem bateria ( para modo EV), apesar de mais pesada que a versão não phev, faz menos 1L/100 num mesmo percurso e média final...Porquê?...porque tem mais bateria para guardar regeneração e assim ajudar nos consumos...

                          https://www.km77.com/coches/kia/niro...-de-conduccion

                          "En modo híbrido, el consumo normalmente es bajo. En nuestro recorrido habitual, de 143 km por una autovía que atraviesa un puerto de montaña (cuando lo iniciamos la autonomía eléctrica era nula), gastó solo 5,5 l/100 km, un resultado mucho mejor que el del Niro Híbrido (2016), 6,5 l/100 km. No son datos estrictamente comparables, pues el Niro Híbrido llevaba unos neumáticos Michelin Pilot Sport 4 montados en llantas de 18 pulgadas, mientras que el Niro Híbrido Enchufable que tratamos en este artículo llevaba unas más razonables Michelin Energy Saver en llantas de 16 pulgadas. Durante un trayecto de este tipo, el sistema híbrido del Niro Híbrido Enchufable consigue mantener el motor térmico apagado con cierta frecuencia, sobre todo en bajadas y cuando se llanea aplicando muy poca carga sobre el acelerador."


                          Originalmente Colocado por JN1984 Ver Post
                          O exércicio é relevante para demonstrar que a aerodinâmica de um SUV + peso adicional de baterias não é indicado para auto estradas
                          O golf pesa menos 500 kg que o Tiguan PHEV...É uma comparação previsível...Por outro lado, se comparares com o Tiguan 2.0 TDI, a diferença de peso não chega a 100kg...Aqui, a comparação faria sentido e os números seriam mais próximos...

                          Comentário


                            #14
                            O phev em estrada aberta e com CC pelos 140 kmh ou 150 km/h tem vantagem em que, mesmo?

                            De qualquer forma, apenas relatei a minha experiência, com dados objectivos, SUV phev e carrinha golf gasolina, com mild hybrid.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por JN1984 Ver Post
                              Os 8.8 (,portanto quase 9) são do tiguan, o golf tem 6.3.
                              Fogo realmente é muita diferença, mesmo não sendo carros semelhantes tanto em peso como em aerodinâmica, não esperava que gastasse quase 9L. Lá está, o PHEV parece me ser uma excelente opção quando o percurso é quase sempre cidade no dia a dia com uma ou outra viagem longa.

                              A escolha do SUV prende se mais pelo espaço adicional e conforto em longas viagens (as tais viagens à aldeia). Se fosse para andar 90% em cidade provavelmente outro tipo de carro mais citadino era bem mais indicado.

                              Comentário


                                #16
                                A diferença de consumos de um SUV para um carro é considerável, tive um Outlander e um A3 sportback com o mesmo motor 2,0 de 140 cv e em viagem a andar o mesmo, o SUV gastava mais 30%.

                                Quanto à dúvida inicial, na situação descrita preferia só a gasolina.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por JN1984 Ver Post
                                  O phev em estrada aberta e com CC pelos 140 kmh ou 150 km/h tem vantagem em que, mesmo?
                                  Quanto maior a velocidade em AE, mais perde o PHEV...Isso é certo, mas não é o que se tratava...

                                  Atrás partilhas-te dados com uma média de 115 e com carros completamente diferentes...e eu partilhei um ex com carros equivalentes phev e não phev com uma média de 120 ( embora em menos 100 kms no percurso que o teu ex )...

                                  Originalmente Colocado por JN1984 Ver Post
                                  De qualquer forma, apenas relatei a minha experiência, com dados objectivos, SUV phev e carrinha golf gasolina, com mild hybrid.
                                  E fizeste bem...mas há que saber ter o cuidado de extrapolar esses resultados...imagina se fosse o Polo...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por SalvadorP Ver Post
                                    A diferença de consumos de um SUV para um carro é considerável, tive um Outlander e um A3 sportback com o mesmo motor 2,0 de 140 cv e em viagem a andar o mesmo, o SUV gastava mais 30%.
                                    Nem mais...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por PedroF Ver Post
                                      Quanto maior a velocidade em AE, mais perde o PHEV...Isso é certo, mas não é o que se tratava...

                                      Atrás partilhas-te dados com uma média de 115 e com carros completamente diferentes...e eu partilhei um ex com carros equivalentes phev e não phev com uma média de 120 ( embora em menos 100 kms no percurso que o teu ex )...


                                      E fizeste bem...mas há que saber ter o cuidado de extrapolar esses resultados...imagina se fosse o Polo...
                                      Média de 120 é diferente de andar a 120 de CC.

                                      Apenas achei por bem partilhar os valores ,já que a valores de AE os phev, especialmente SUV, não são nada meigos nos consumos.

                                      Eu pensei que a questão das baterias ajudassem na viagem de auto estrada, mas não podia estar mais enganado. Vi aquilo a descer de autonomia, mas os consumos mantinham se.

                                      Já na cidade é uma maravilha, com o motor a nem sequer entrar em funcionamento.ai sim, grande poupança... Desde que feitas as contas para o custo extra que se paga à cabeça. E que na é nada pouco

                                      Comentário


                                        #20
                                        Seja plug-in ou simples a gasolina...encaixar aí na equação o outro combustivel de apoio...gpl? Não é equacionável? Em termos técnicos desconheço...mas tenho uma vizinha minha que tem uma carrinha auris hibrida e tem gpl na máquina.

                                        Comentário


                                          #21
                                          https://it.motor1.com/reviews/430430...prova-consumi/

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por JN1984 Ver Post
                                            Média de 120 é diferente de andar a 120 de CC.

                                            Apenas achei por bem partilhar os valores ,já que a valores de AE os phev, especialmente SUV, não são nada meigos nos consumos.

                                            Eu pensei que a questão das baterias ajudassem na viagem de auto estrada, mas não podia estar mais enganado. Vi aquilo a descer de autonomia, mas os consumos mantinham se.

                                            Já na cidade é uma maravilha, com o motor a nem sequer entrar em funcionamento.ai sim, grande poupança... Desde que feitas as contas para o custo extra que se paga à cabeça. E que na é nada pouco
                                            Media final 115 não é necessário nem está implícito andar a 140/150...Já o facto de veres a bateria a descer até zeros, deve se ao fraco sistema da VW e não aos phevs no geral... O link que partilhei mostra um Suv C phev 140cv que fez, sem bateria, 150 kms com média 120 a gastar 5.5...o mesmo que fez nas mesmas condições um gla 200d 150cv...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Muito bom este kuga...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Com esses kms não vale a pena inventar muito. Ou um a gasolina ou híbrido ou plug in se aparecer oportunidade dentro do orçamento.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por PedroF Ver Post
                                                  Media final 115 não é necessário nem está implícito andar a 140/150...Já o facto de veres a bateria a descer até zeros, deve se ao fraco sistema da VW e não aos phevs no geral... O link que partilhei mostra um Suv C phev 140cv que fez, sem bateria, 150 kms com média 120 a gastar 5.5...o mesmo que fez nas mesmas condições um gla 200d 150cv...
                                                  Nao vou estar a discutir contigo, até porque já percebi o teu ponto.

                                                  Mas volto a referir, se sais de casa com CB a zero e a não ser que entres imediatamente na AE, nunca vais conseguir média final de 115 ou 120 km/h se andares a menos de 140/150.

                                                  entrar na AE e meter CB a zeros é batota e nao vale (e conheço malta batoteira, daí fazer esta pequena nota ).

                                                  Quanto ao Kuga, só experimentando; o sistema da VW, que incidentalmente será transversal para a Seat, Skoda e Audi (com pequenos ajustes, claro), é aquele que conheço em modo phev.

                                                  De resto, hibridos, só conheço Lexus e Toyotas...e se fores a 140-150 nos mesmos, também gasta o seu... especialmente se for SUV.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por JN1984 Ver Post
                                                    Nao vou estar a discutir contigo, até porque já percebi o teu ponto.

                                                    Mas volto a referir, se sais de casa com CB a zero e a não ser que entres imediatamente na AE, nunca vais conseguir média final de 115 ou 120 km/h se andares a menos de 140/150.

                                                    entrar na AE e meter CB a zeros é batota e nao vale (e conheço malta batoteira, daí fazer esta pequena nota ).

                                                    Quanto ao Kuga, só experimentando; o sistema da VW, que incidentalmente será transversal para a Seat, Skoda e Audi (com pequenos ajustes, claro), é aquele que conheço em modo phev.

                                                    De resto, hibridos, só conheço Lexus e Toyotas...e se fores a 140-150 nos mesmos, também gasta o seu... especialmente se for SUV.
                                                    É isso... só conheces o sistema da VW... ... Mesmo tendo de andar algum tempo a 140/150, como podes ver no link, para a mesma média final de 120, o resultado foi ao nível de um diesel equivalente...

                                                    Quanto aos híbridos toyota, mesmo andando por vezes a 140/150 e com uma média final pelos 115/120, não fogem muito de um ice equivalente... Há aqui um user que tem um CHR que, a 130 faz menos que o anterior QQ dci que teve...

                                                    Cada caso é um caso... Generalisar por se ter um mau produto é que não... Se é pé na tábua e os 140/150 são a média, aí esqueçam os phevs...mas esclareçam logo...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Review do Kuga, do nosso amigo JM




                                                      Cinnetic Portugal

                                                      há 11 meses (editado)

                                                      Boas Jorge, fui testar esse Kuga, e fiquei surpreendido pela negativa, pois não sabia que era uma caixa CVT em vez de uma Dupla Embraiagem, é o único que tem CVT de toda a nova gama do Kuga, não gostei muito, em Sport farta-se de berrar mas o andar não acompanha a rotação, é tipo uma acelera... existe depois caixa manual e dupla embraiagem 8 velocidades nas outras versões. Em relação há comparação deste com o 3008, comparem com o de 225cv, porque o de 300cv são só mais 10.000€, coisa pouca.Abraço Jorge
                                                      [COLOR=var(--yt-spec-text-secondary)]Mostrar menos[/COLOR]











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                                                      há 11 meses

                                                      [COLOR=var(--yt-spec-text-primary)]Pois, eu percebo.. foi exactamente o que senti! Péssima escolha de caixa.. prefiro muito mas o 3008!






                                                      [/COLOR]

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                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por PedroF Ver Post
                                                        É isso... só conheces o sistema da VW... ... Mesmo tendo de andar algum tempo a 140/150, como podes ver no link, para a mesma média final de 120, o resultado foi ao nível de um diesel equivalente...

                                                        Quanto aos híbridos toyota, mesmo andando por vezes a 140/150 e com uma média final pelos 115/120, não fogem muito de um ice equivalente... Há aqui um user que tem um CHR que, a 130 faz menos que o anterior QQ dci que teve...

                                                        Cada caso é um caso... Generalisar por se ter um mau produto é que não... Se é pé na tábua e os 140/150 são a média, aí esqueçam os phevs...mas esclareçam logo...
                                                        Referes-te ao Msantos?

                                                        130 ainda é uma velocidade bastante eficiente para conjunto, mas eu falo de 140-150.

                                                        E quanto ao CHR, conheço muito bem ... o meu pai tem um

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por JN1984 Ver Post
                                                          Referes-te ao Msantos?

                                                          130 ainda é uma velocidade bastante eficiente para conjunto, mas eu falo de 140-150.

                                                          E quanto ao CHR, conheço muito bem ... o meu pai tem um
                                                          Sim, mas eu tb já andei com um cerca de ano e meio...conheço muito bem o CHR... Falas de 140/150 mas não é sempre, certo?...A média da tua partilha era 115...Fiz algumas viagens entre 140/150 e o CHR não passava os 7...um QQ fazia mais... A 130 o CHR andava pelos 6 no final da viagem...falamos portanto de médias finais pelos mesmos 115 que partilhas te... Resumindo e repetindo me... Há sistemas bons e há medíocres...

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por PedroF Ver Post
                                                            Sim, mas eu tb já andei com um cerca de ano e meio...conheço muito bem o CHR... Falas de 140/150 mas não é sempre, certo?...A média da tua partilha era 115...Fiz algumas viagens entre 140/150 e o CHR não passava os 7...um QQ fazia mais... A 130 o CHR andava pelos 6 no final da viagem...falamos portanto de médias finais pelos mesmos 115 que partilhas te... Resumindo e repetindo me... Há sistemas bons e há medíocres...
                                                            A média é de porta a porta, saindo de LX-S.B. Messines e depois até Silves, pela nacional.

                                                            Como digo, para conseguires fazer média de 115-120 nestas condições, na AE tens andar pelos 140-150, ou até mais, para ultrapassar.

                                                            Para referência, Porsche C4s cabrio 2020, Lisboa-Viana do Castelo, sempre 160-180, tiradas a 2xx, passando pelo Porto com trânsito, abrandar para os radares.... e chega-se com média de 134

                                                            Comentário

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