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Carro novo familiar até 15000€

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    Carro novo familiar até 15000€

    Olá a todos,

    Ignorante do mundo automóvel em busca de carro novo para familia.

    Andei recentemente a ver os Sandero Stepway (cerca de 15K, 3 anos garantia) e o Hyundai i20 (16K, com 7 anos garantia, se bem percebi).

    Para mim a questão da garantia é o mais relevante. Se o Hyundai for mesmo um excelente negócio desse ponto de vista , subimos o orçamento. Doutro modo apontava para o Stepway por 15K, mas tenho medo que a versão bifuel dê problemas no turbo.

    Peço a vossa ajuda a esclarecer estas duvidas. Obrigado!


    Que tipo de carros gostas? citadinos, pequenos familiares
    Quais os segmentos ou tipo de carro em consideração (A - Citadino, B - Utilitário, C - Pequeno Familiar, Monovolume, Jipe, Desportivo, Cabrio, etc)? A, B C
    Que marcas e modelos gostas e equacionas? Vi recentemente o Dacia Sandero Stepway e o Hyundai i2
    Irás andar com passageiros atrás frequentemente? Com que frequência? Sim, todos os dias
    Precisarás de levar carga com frequência? Nao
    Que quilometragem anual costumas fazer? 10000/15000 KM Ir-se-à manter nos próximos anos? SIM
    Farás muitas viagens em nacionais, circulares, auto-estradas? cidade e AE
    Os consumos terão grande importância? Sim
    A potência do motor terá grande importância? Nao
    Aprecias explorar caminhos mais desconhecidos, como estradas municipais, estradas de terra, trilhos? Nao
    Que orçamento tens, valor mínimo e máximo? máximo 15000€
    Pretendes novo, pouco usado ou usado, a partir de determinado ano? Novo

    Não sei se é possóvel tagar users com Dacias ? @felyzardo
    Editado pela última vez por zeveloso; 02 August 2021, 19:48.

    #2
    Compra o Dacia 1.0 100 bifuel.

    Eu não equacionaria outra marca para o uso em questão.

    Oh melhor ando em pensar em adquirir um.. mas não sei.

    Infelizmente já não tenho o que tinha.

    Há aqui users com o carro, já cá te falam.

    Comentário


      #3
      Obrigado.

      Mais algum feedback que me possa ajudar a tomar uma boa decisão?

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por zeveloso Ver Post
        Obrigado.

        Mais algum feedback que me possa ajudar a tomar uma boa decisão?
        Tem que ser novo? E que em termos de segurança o Dacia não tem muitos atributos, quer em termos de segurança passiva quer ativa. Com esse orçamento nao dara, para um Focus 1.25 usado?

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por GTTDI Ver Post
          Tem que ser novo? E que em termos de segurança o Dacia não tem muitos atributos, quer em termos de segurança passiva quer ativa. Com esse orçamento nao dara, para um Focus 1.25 usado?
          Sim, novo.

          Comentário


            #6
            Não conheço o Hyundai i20 mas tenho uma Dacia Logan MCV com motor TCe 90 Bi-Fuel há 3 anos e meio e estou bastante satisfeita.

            Tem 32.000 Kms e nada a apontar.

            Viagens bem económicas porque o gás é mais barato. Não noto diferença nos custos de combustível para o meu anterior carro a gasóleo.

            Até agora, só um problema com o rádio que foi prontamente resolvido pela Renault, mesmo já tendo sido ligeiramente depois da garantia terminar. Assumiram o custo e trocaram o rádio gratuitamente.

            Se queres um carro económico vai ver o Sandero.

            Comentário


              #7
              Obrigado pelo feedback.

              Isso foi nos 3 anos de garantia, certo?

              As manutenções anuais na marca são mais ou menos em que valores?

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por zeveloso Ver Post
                Obrigado pelo feedback.

                Isso foi nos 3 anos de garantia, certo?

                As manutenções anuais na marca são mais ou menos em que valores?
                O rádio foi trocado uns meses depois da garantia terminar (3 anos). A garantia terminou em finais de novembro, comuniquei em janeiro mas como havia confinamento, foi trocado em maio. Cortesia da Renault que trocou o rádio gratuitamente.

                As revisões posso dizer-te melhor logo à noite quando vir as faturas mas creio que foram por volta de 180,00€ já com IVA.

                Até agora só trocar óleo.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Motora Ver Post
                  O rádio foi trocado uns meses depois da garantia terminar (3 anos). A garantia terminou em finais de novembro, comuniquei em janeiro mas como havia confinamento, foi trocado em maio. Cortesia da Renault que trocou o rádio gratuitamente.

                  As revisões posso dizer-te melhor logo à noite quando vir as faturas mas creio que foram por volta de 180,00€ já com IVA.

                  Até agora só trocar óleo.
                  É o que se deseja

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por zeveloso Ver Post
                    Obrigado.

                    Mais algum feedback que me possa ajudar a tomar uma boa decisão?
                    Porquê o stepway e não o sandero "normal"? É mais aerodinamico, gasta menos, mais rapido e com melhor comportamento em curva.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Motora Ver Post
                      Não conheço o Hyundai i20 mas tenho uma Dacia Logan MCV com motor TCe 90 Bi-Fuel há 3 anos e meio e estou bastante satisfeita.

                      Tem 32.000 Kms e nada a apontar.

                      Viagens bem económicas porque o gás é mais barato. Não noto diferença nos custos de combustível para o meu anterior carro a gasóleo.

                      Até agora, só um problema com o rádio que foi prontamente resolvido pela Renault, mesmo já tendo sido ligeiramente depois da garantia terminar. Assumiram o custo e trocaram o rádio gratuitamente.

                      Se queres um carro económico vai ver o Sandero.
                      FIAT PANDA Bifuel.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Topolino Ver Post
                        Porquê o stepway e não o sandero "normal"? É mais aerodinamico, gasta menos, mais rapido e com melhor comportamento em curva.
                        Já tive essa conversa em "familia" - mas há um gosto pela versão stepway.

                        O motor bi-fuel é o mesmo, não é?

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por zeveloso Ver Post
                          Já tive essa conversa em "familia" - mas há um gosto pela versão stepway.

                          O motor bi-fuel é o mesmo, não é?
                          É tudo igual. Menos a suspensão, que é mais alta e com isso prejudica o comportamento, consumos e prestações.

                          De resto há algumas diferenças estéticas e em equipamento.

                          Só perguntei, porque também puseste a hipótese do I20 que é um "rodas baixas" como o sandero normal.

                          Comentário


                            #14
                            SUV,SUV,SUV piccolo Topolino,

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por TURBO Ver Post
                              SUV,SUV,SUV piccolo Topolino,


                              Originalmente Colocado por Topolino Ver Post
                              É tudo igual. Menos a suspensão, que é mais alta e com isso prejudica o comportamento, consumos e prestações.

                              De resto há algumas diferenças estéticas e em equipamento.

                              Só perguntei, porque também puseste a hipótese do I20 que é um "rodas baixas" como o sandero normal.
                              Vimos o I20 porque a garantia de 7 anos é apetecível, mas fica um bocado fora dos valores do Sandero. Mas no fundo vai tudo bater no €. Se conseguir um sandero por 13K e ficar com carro para 10 anos, sem chatices de motor, fap ou algo dispendioso, por mim está bom.

                              Farto de andar a gastar € em carros usados, por ano gasto 1K ou mais em despesas. Para isso mais vale um novo, penso eu. Estou a pensar mal?

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por zeveloso Ver Post




                                Vimos o I20 porque a garantia de 7 anos é apetecível, mas fica um bocado fora dos valores do Sandero. Mas no fundo vai tudo bater no €. Se conseguir um sandero por 13K e ficar com carro para 10 anos, sem chatices de motor, fap ou algo dispendioso, por mim está bom.

                                Farto de andar a gastar € em carros usados, por ano gasto 1K ou mais em despesas. Para isso mais vale um novo, penso eu. Estou a pensar mal?
                                Sim. Teoricamente um novo se for bem mantido não dá grandes chatices.

                                Eu sempre comprei novo e quando saem vão para a sucata!

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por zeveloso Ver Post
                                  Já tive essa conversa em "familia" - mas há um gosto pela versão stepway.

                                  O motor bi-fuel é o mesmo, não é?
                                  Sim, o motor é exatamente o mesmo mas tens as diferenças estéticas e equipamento como te disse o Topolino.

                                  Estive a ver agora o configurador e a versão mais barata do Stepway Bi-Fuel dá-me 14.000€ sem despesas. O Sandero normal Bi-Fuel mais barato (algo despido e básico) dá 11.800€ sem despesas.

                                  Já foste à Dacia pedir cotação?

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por TURBO Ver Post
                                    FIAT PANDA Bifuel.
                                    Não consegui configurar no site da Fiat mas pelas tabelas que tenho (ainda que de fevereiro) parece-me mais caro.

                                    E é um carro mais pequeno.

                                    Ainda não entrei no Sandero novo mas pelo que dizem é bem espaçoso.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Motora Ver Post
                                      Sim, o motor é exatamente o mesmo mas tens as diferenças estéticas e equipamento como te disse o Topolino.

                                      Estive a ver agora o configurador e a versão mais barata do Stepway Bi-Fuel dá-me 14.000€ sem despesas. O Sandero normal Bi-Fuel mais barato (algo despido e básico) dá 11.800€ sem despesas.

                                      Já foste à Dacia pedir cotação?
                                      Ainda não, achas que consigo melhor preço que pelo configurador - chave na mão , despesas incluídas?

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por zeveloso Ver Post
                                        Ainda não, achas que consigo melhor preço que pelo configurador - chave na mão , despesas incluídas?
                                        Sinceramente não, por isso perguntei se já tinhas ido à Dacia, porque falaste no Stepway Bi-Fuel por cerca de 13000€.

                                        A Dacia não costuma fazer descontos no PVP. No meu caso, ofereceram-me a pintura metalizada e o IUC.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Obrigado.

                                          Uma questão : o turbo é uma potencial chatice para quem como eu vai ter vida citadina, percursos diários muito curtos e apenas passeios ao final de semana?


                                          (desculpem a ignorancia)

                                          Comentário


                                            #22
                                            O user 2mp (ou parecido) conseguiu um excelente preço num stepway, abaixo do preço do configurador, e no respectivo tópico até indicou qual o stand.

                                            Mas foi quando o Covid ainda não tinha provocado a crise dos microchips. Agora o contexto é mais desfavorável.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por zeveloso Ver Post
                                              Obrigado.

                                              Uma questão : o turbo é uma potencial chatice para quem como eu vai ter vida citadina, percursos diários muito curtos e apenas passeios ao final de semana?


                                              (desculpem a ignorancia)
                                              Hoje em dia, praticamente não há motores sem turbo. O turbo tem uma vida util e sofre desgaste. Não é errado considerá-lo peça de desgaste. MAs em condições normais dura muitas dezenas de milhares de quilometros. E depois pode ser reparado, revisionado ou reconstruido. Os valores actuais são bastante acessíveis,

                                              Tenho cá um 1.9 TDI com apenas 114.000 Km em 19 anos, maioria de voltas a frio de 2 ou 3 km e nunca berrou.

                                              Comentário


                                                #24
                                                o meu 1.9tdi 150 com praticamente 17 anos levou um turbo novo - de geometria variável - aos 58 mil kms, mudado (e não reparado) em garantia, pois não o conseguiram por a funcionar bem. mandaram vir um de barcelona e instalaram-no, tudo sem custos. ainda hoje lá anda, sem nunca ter descarbonizado. andou uns quantos anos a fazer 2 kms de vida diária para cada lado e neste momento, com 338 mil, ainda não avariou. claro que tenho os cuidados normais com ele que não tinha quando era novo (eu não sabia que devia deixar arrefecer depois de 50kms de AE sempre a mais de 150 e 10kms de nacional) e tive muita sorte em ter tido um novo sem custos. mas geralmente dura 150, 200, 250 mil ou mais sem mexeres no turbo. não é por aí que o carro irá avariar, ainda para mais a gasolina e com um turbo de baixa pressão.

                                                edit: foi a única avaria grave e quando deu o berro, desliguei-o, voltei a ligar o carro e ainda fez mais 50kms em AE a ritmos calmos nesse dia e depois ainda outros 50 no dia seguinte até ao stand. o carro tinha na altura 1 ano e meio e era sempre a dar gás com ele. desde essa altura, só uma caixa da direção, de fazer muitas manobras todos os dias ao estacionar.
                                                Editado pela última vez por caditonuno; 11 August 2021, 09:52.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Obrigado aos dois.

                                                  Não fazia mínima ideia que se tinha de ter certos cuidados , tipo deixar arrefecer o turbo apos certos trajetos (e já agora como se faz isso?).

                                                  Acho que estou mais decidido! Basicamente vou ver aqui num stand Renault / Dacia o que existe e a que preços.

                                                  Alguma dica para conseguir o melhor preço para a configuração que desejo?

                                                  Talvez pedir 3 orçamentos diferentes? Ou aposto apenas no stand da terra?

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Uma nota: ainda que não se enquadre no orçamento, se o espaço for importante dentro da Dacia o Duster Bifuel também pode ser uma hipótese a considerar.

                                                    O modelo levou um restyling recentemente, e a versão Bifuel fica abaixo dos 17000€

                                                    Existe uma versão abaixo dos 15000€, mas não é Bifuel e é bastante mais básica a nível de equipamento.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por zeveloso Ver Post
                                                      Obrigado aos dois.

                                                      Não fazia mínima ideia que se tinha de ter certos cuidados , tipo deixar arrefecer o turbo apos certos trajetos (e já agora como se faz isso?).

                                                      Acho que estou mais decidido! Basicamente vou ver aqui num stand Renault / Dacia o que existe e a que preços.

                                                      Alguma dica para conseguir o melhor preço para a configuração que desejo?

                                                      Talvez pedir 3 orçamentos diferentes? Ou aposto apenas no stand da terra?
                                                      É apenas não desligar o carro com a rotação acima do ralenti. Paras o carro e deixas a rotação descer até ao ralenti, e só depois cortas a ignição.
                                                      O objectivo é não cortar a lubrificação do turbo quando este está em alta rotação.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Mas isso só se coloca se for a andar a abrasar em AE durante largos minutos e depois parar logo de seguida, como por exemplo numa área de serviço.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por zeveloso Ver Post
                                                          Obrigado aos dois.

                                                          Não fazia mínima ideia que se tinha de ter certos cuidados , tipo deixar arrefecer o turbo apos certos trajetos (e já agora como se faz isso?).

                                                          Acho que estou mais decidido! Basicamente vou ver aqui num stand Renault / Dacia o que existe e a que preços.

                                                          Alguma dica para conseguir o melhor preço para a configuração que desejo?

                                                          Talvez pedir 3 orçamentos diferentes? Ou aposto apenas no stand da terra?
                                                          Deves pedir sempre valores em 2 ou 3 concessionários diferentes. Se bem que, e falo por experiência na compra de um Dacia já em 2017, os preços não vão variar muito!
                                                          O que muitas vezes acontece é teres alguma oferta numa concessão e noutra não (por ex. uma das concessões onde fui pagavam o 1.º IUC, noutras consegues oferta da 1.ª revisão). É passares e pedires valores.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                                            Mas isso só se coloca se for a andar a abrasar em AE durante largos minutos e depois parar logo de seguida, como por exemplo numa área de serviço.
                                                            Faz sentido.

                                                            Originalmente Colocado por laglemos Ver Post
                                                            Deves pedir sempre valores em 2 ou 3 concessionários diferentes. Se bem que, e falo por experiência na compra de um Dacia já em 2017, os preços não vão variar muito!
                                                            O que muitas vezes acontece é teres alguma oferta numa concessão e noutra não (por ex. uma das concessões onde fui pagavam o 1.º IUC, noutras consegues oferta da 1.ª revisão). É passares e pedires valores.
                                                            Ok.

                                                            Vi algures no forum um user que conseguiu a oferta de 2 anos de manutenção, isso sim seria fantástico.

                                                            Comentário

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