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Diversão de fim de semana: BMW 318Ti ou MG ZR 160?

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    Diversão de fim de semana: BMW 318Ti ou MG ZR 160?

    Boas,

    Conforme o título sugere, estou a pensar num destes dois carros para carro de fim de semana, cujo principal objectivo é ser um carro com performance razoável, divertido de conduzir e com bom comportamento.

    O primeiro é um e36 compact 318ti e o segundo um MG ZR 160.

    Ambos são 1.8.
    O BMW tem o motor M42 com 140cv e 175nm de binário.
    O MG tem o 1.8 K Series com VCC e 160 cv e 174 de binário.

    A nível de prestações, penso que o MG deva andar um pouco mais.
    Tem mais 20cv e pelas especificações que encontrei deve ter uns 100kg a menos que o o BMW.
    Agora se isso na prática se traduz numa grande diferença de prestações já não sei. Até porque o BMW é jante 15 com pneu 205 e o MG jante 17.

    Em relação ao comportamento dinâmico, o BMW sendo RWD pode ter vantagem. Mas o MG sendo um modelo de afinação mais desportiva, não sei se será melhor…
    Depois há as questões do próprio chassis, rigidez, etc que desconheço…

    Em relação ao carro em si, o MG é mais recente, mas não sei se terá necessariamente melhor qualidade de construção. A nível estético, considero o MG mais apelativo, quer no exterior, quer no interior. Isto porque o BMW é um modelo Base. Com o famoso Kit M interior e exterior fica mais engraçado, mas é uma despesa adicional e respectiva “dor de cabeça” para a montagem…

    Em relação à fiabilidade, problemas, custos de manutenção, custo de peças de desgaste e substituição, desconheço totalmente. Daí pedir a vossa ajuda também neste campo.

    E pronto, basicamente é isto.
    Fico ansiosamente a aguardar os comentários, conhecimentos e sugestões da comunidade.

    Um abraço!


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    #2
    O MG pode ser mais divertido e exclusivo, mas é um poço sem fundo. Má qualidade e fiabilidade, dificuldade em encontrar peças e caras.

    Agora escolhe tu.

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      #3
      Nem é comparável a qualidade de um e de outro, o BMW é bastante superior.

      No MG, podes ter dificuldade em arranjar determinadas peças.

      Eu não tinha a mínima dúvida, BMW, ainda por cima tem tração atrás.

      Claro que o MG tem um aspecto mais desportivo e o BMW mais conservador, mas isso já entra no domínio de gosto pessoal.

      Comentário


        #4
        Portanto carros antigos (vulgo chassos) e sabe-se lá o historial deles. Acho q ficas bem servido com uma trotinete electrica

        Comentário


          #5
          Agradeço as respostas e participação.

          Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
          O MG pode ser mais divertido e exclusivo, mas é um poço sem fundo. Má qualidade e fiabilidade, dificuldade em encontrar peças e caras.

          Agora escolhe tu.
          A parte do poço sem fundo assusta um pouco.
          Isso é a nível das simples peças de desgaste e manutenção serem caras? Ou o carro é susceptível de dar problemas mais graves e necessitar de reparações caras?

          Originalmente Colocado por pedrolima678 Ver Post
          Nem é comparável a qualidade de um e de outro, o BMW é bastante superior.

          No MG, podes ter dificuldade em arranjar determinadas peças.

          Eu não tinha a mínima dúvida, BMW, ainda por cima tem tração atrás.

          Claro que o MG tem um aspecto mais desportivo e o BMW mais conservador, mas isso já entra no domínio de gosto pessoal.
          Mesmo estando os dois separados por cerca de 10 anos, sendo o MG mais recente, a qualidade do BMW é superior?
          A nível de materiais e qualidade de construção?
          Isso traduz-se também numa maior fiabilidade?

          Originalmente Colocado por PugGT Ver Post
          Portanto carros antigos (vulgo chassos) e sabe-se lá o historial deles. Acho q ficas bem servido com uma trotinete electrica
          O problema é o estado em que o nosso mercado está em que o que em muitos mercados são efectivamente considerados chaços, em Portugal são colocados no mercado de usados a preço de ouro.
          Carros mais “emblemáticos” como por exemplo um Saxo Cup vende-se por 6000 euros sem histórico e com 200.000 kms. Clios RS é para cima de 8500 e por aí fora…
          Daí os dois modelos que referi parecem ser uma boa escolha para o que oferecem e o valor que têm no mercado.


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            #6
            Qual o orçamento? Será carro de fim de semana? Ter 4 lugares é importante?

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              #7
              Originalmente Colocado por gdourado07 Ver Post
              Agradeço as respostas e participação.


              Mesmo estando os dois separados por cerca de 10 anos, sendo o MG mais recente, a qualidade do BMW é superior?
              A nível de materiais e qualidade de construção?
              Isso traduz-se também numa maior fiabilidade?


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              10 anos de diferença é muita coisa, por norma diria para escolher o mais recente, mas neste caso, eu ia para o BMW.

              Em novo a diferença do BMW para o MG em qualidade de construção, materiais e fiabilidade, era muito grande. Com vários anos, depende sempre de vários fatores, kms, manutenção, tratamento do carro por parte dos antigos donos, etc, etc. São coisas que só na presença do carro e em diálogo com o dono, podemos ver, e mesmo assim, sem certezas.

              Caso queiras vender o carro mais tarde, o BMW é muito mais vendável que o MG.

              Mas muita atenção ao estado dos carros, pois facilmente, podes gastar o dinheiro que deste pelo carro em arranjos. O BMW não é barato, o MG, como já haverá dificuldade em obter algo peças, também não será barato.

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                #8
                Diversão de fim de semana: BMW 318Ti ou MG ZR 160?

                Originalmente Colocado por marelo Ver Post
                Qual o orçamento? Será carro de fim de semana? Ter 4 lugares é importante?
                Sim, carro de uso ocasional.
                Para o dia a dia já tenho uma carrinha. Espaçosa e versátil para a família, mas que é boring as hell de conduzir.
                Os 4 lugares não seria fundamental, mas se os tiver, sempre dá para passear com a mulher e filho.
                O orçamento idealmente seria à volta dos 4000. Caso houvesse um negócio bombástico lá seria possível esticar até aos 5.

                Originalmente Colocado por pedrolima678 Ver Post
                10 anos de diferença é muita coisa, por norma diria para escolher o mais recente, mas neste caso, eu ia para o BMW.

                Em novo a diferença do BMW para o MG em qualidade de construção, materiais e fiabilidade, era muito grande. Com vários anos, depende sempre de vários fatores, kms, manutenção, tratamento do carro por parte dos antigos donos, etc, etc. São coisas que só na presença do carro e em diálogo com o dono, podemos ver, e mesmo assim, sem certezas.

                Caso queiras vender o carro mais tarde, o BMW é muito mais vendável que o MG.

                Mas muita atenção ao estado dos carros, pois facilmente, podes gastar o dinheiro que deste pelo carro em arranjos. O BMW não é barato, o MG, como já haverá dificuldade em obter algo peças, também não será barato.
                Dos dois que Vi, o BMW tem um bocado mais de Kms. Mas tenho a certeza que são reais. Conheço o dono actual. O carro é dele desde 2004. Nunca bateu nem teve acidentes. Não é carro de levar apertos nem carro de dia a dia.

                O MG tem menos kms, parece estar em bom estado, mas é mais uma incógnita já que é o típico carro descoberto nos classificados.

                Acho que aqui a minha questão é de o MG é mais “máquina” a nível de motor e prestações que valha mais “o risco”.

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                  #9
                  E uma coisa mais ligeirinha? Por esse valor e por brinquedo, acho que existem melhores hipóteses em termos de divertimento.

                  Vendo ou troco Swift gti mk3 Milheirós • OLX Portugal

                  Comentário


                    #10
                    Eu não ia para nenhum desses, a comprar Rover iria sempre para um coupé mais antigo com motor Honda ou o 200 turbo (mas são caros e raros).
                    O Bmw é feiote e por 100kg entre ambos, comprava antes o 318is coupé

                    Comentário


                      #11
                      com o mg vais meter-te em problemas. falo por experiência própria. a minha mãe comprou um MG F com esse motor, mas ainda com a versão de 145cv. era de 2000 e penso que só em 2001 é que mudou para 160. era carro importado recentemente com 5 anos e que vinha com garantias, pois trazia muitas faturas da land rover e bmw da alemanha. a junta cedeu, claro. foi a um mecânico normal e em pouco tempo já estava a ceder novamente. a direção empenou porque bateu num buraco de uma tampa ao andar na estrada. os pneus tiveram que sair a martelo e ferro, de calcinadas que já estavam as porcas por causa do sal que deitavam na alemanha. a construção era mediana para um carro que em PT novo custava 7500 contos. o que safava mesmo era o ronco do motor naquele cabrio.

                      foi um problema para arranjar uma pega da porta, nem falando com um conhecido que trabalhava na MG. foram 2 meses à espera, n uma altura em que a marca tinha dado o berro há pouco tempo. a garantia que trazia da mapfre foi uma bela porcaria e à primeira coisa puseram-se logo de fora.

                      esteve parado 2 ou 3 anos, já a começar a criar bolor nos bancos de pele, por causa da humidade que entrava na garagem (clima do norte). entretanto de 15 mil euros que custou, vendeu-se por 3500 ou algo assim e foi a um primo dela, que viu o carro encostado e disse que o ia arranjando aos poucos.

                      chega???

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por jolopes Ver Post
                        E uma coisa mais ligeirinha? Por esse valor e por brinquedo, acho que existem melhores hipóteses em termos de divertimento.

                        Vendo ou troco Swift gti mk3 Milheirós • OLX Portugal
                        Por acaso o Swift é um carro que gosto bastante.
                        Para mim o “problema” dos carros GTI é que na maioria das vezes são carros de escáfia. Podem até ter poucos kms, mas podem ter sido bastante abusados. Claro que uma pessoa nunca sabe, mas acho que é um segmento de carros com um risco grande.
                        Claro que o MG em certa medida se enquadra também nessa categoria.

                        Originalmente Colocado por Blatzvid Ver Post
                        Eu não ia para nenhum desses, a comprar Rover iria sempre para um coupé mais antigo com motor Honda ou o 200 turbo (mas são caros e raros).
                        O Bmw é feiote e por 100kg entre ambos, comprava antes o 318is coupé
                        O BMW compact é realmente pouco consensual a nível de design, mas acho que tem as suas qualidades.
                        Além de ser mais leve que o coupe, tem o chassis mais rígido porque tem Pilar central e como o eixo traseiro é a arquitectura do E30, não sofre do problema de rasgar o subframe que os restantes e36 tem.
                        O meu receio é que não seja muito “desportivo”.
                        Não encontrei muita informação, mas encontrei especificações que anunciam 9.9s dos 0-100. O que para um carro de 140cv dos anos 90 parece algo lento.

                        Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                        com o mg vais meter-te em problemas. falo por experiência própria. a minha mãe comprou um MG F com esse motor, mas ainda com a versão de 145cv. era de 2000 e penso que só em 2001 é que mudou para 160. era carro importado recentemente com 5 anos e que vinha com garantias, pois trazia muitas faturas da land rover e bmw da alemanha. a junta cedeu, claro. foi a um mecânico normal e em pouco tempo já estava a ceder novamente. a direção empenou porque bateu num buraco de uma tampa ao andar na estrada. os pneus tiveram que sair a martelo e ferro, de calcinadas que já estavam as porcas por causa do sal que deitavam na alemanha. a construção era mediana para um carro que em PT novo custava 7500 contos. o que safava mesmo era o ronco do motor naquele cabrio.

                        foi um problema para arranjar uma pega da porta, nem falando com um conhecido que trabalhava na MG. foram 2 meses à espera, n uma altura em que a marca tinha dado o berro há pouco tempo. a garantia que trazia da mapfre foi uma bela porcaria e à primeira coisa puseram-se logo de fora.

                        esteve parado 2 ou 3 anos, já a começar a criar bolor nos bancos de pele, por causa da humidade que entrava na garagem (clima do norte). entretanto de 15 mil euros que custou, vendeu-se por 3500 ou algo assim e foi a um primo dela, que viu o carro encostado e disse que o ia arranjando aos poucos.

                        chega???
                        Assusta bastante sim.
                        O ZR é um carro que enche o olho, mas se depois for para andar com o carro às costas ou com ele encostado à espera de peças, não vale mesmo a pena…


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                          #13
                          eu procuraria algo minimamente recente COM CALMA.

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