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Peugeot 308 1.6 hdi de 2008 Alerta "Risco de danificar filtro a particulas"

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    Peugeot 308 1.6 hdi de 2008 Alerta "Risco de danificar filtro a particulas"

    Bom dia caros amigos, abri este tópico para vos pedir ajuda no seguinte: a sensivelmente 3 dias que tenho no computador de bordo o seguinte alerta, acompanhado por um triângulo laranja no quadrante : "Risco de danificar filtro a particulas"...

    Como no meu dia a dia só faço viagens curtas, pensei ser o fap a ficar obstruído e fiz um pouco de auto-estrada com algum receio à mistura mas sempre um pouco acima das 2500 rpms. Não resolveu nada e o problema manteve se até hoje. Vou levar o carro ao mecânico hoje, o mais tardar amanhã...

    Gostaria de saber se já vos aconteceu a mesma coisa e, no vosso caso, a ter acontecido, qual foi a avaria.

    Desde já, grato pela vossa atenção.

    #2
    Será falta do aditivo Eolys?

    Comentário


      #3
      Pode ser:
      Filtro particulas entupido
      Sensores pressão avariados
      Falta de aditivo
      Motor excessivamente carbonizado
      Velas KO
      Etc..

      Comentário


        #4
        Já pensei nisso. Mas quando o nível está baixo, não seria suposto o cb dar o alerta? ��

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por eblase Ver Post
          Pode ser:
          Filtro particulas entupido
          Sensores pressão avariados
          Falta de aditivo
          Motor excessivamente carbonizado
          Velas KO
          Etc..
          Com um pouco de sorte pode ser algo simples (espero) pelo menos em termos de rendimento, não noto qualquer diferença no carro. A ver se de um momento para o outro não fico apeado até ir à oficina. O meu maior receio é não ter um mecânico de confiança e meter o carro nas mãos de um 'sapateiro'...

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por ricardoanjos23 Ver Post
            Será falta do aditivo Eolys?
            Já tenho marcação feita para verificar se é falta do aditivo. Desde que tenho o carro não me recordo de alguma vez o ter reposto. Eu desconhecia a existência desse aditivo. O carro tem à volta de 70.000kms nas minhas mãos e já o comprei com 110.000 kms. Pode muito bem ser esse o problema. A tarde vou ficar a saber....

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por blindnocturno Ver Post
              Já tenho marcação feita para verificar se é falta do aditivo. Desde que tenho o carro não me recordo de alguma vez o ter reposto. Eu desconhecia a existência desse aditivo. O carro tem à volta de 70.000kms nas minhas mãos e já o comprei com 110.000 kms. Pode muito bem ser esse o problema. A tarde vou ficar a saber....
              Desculpa, mas tem que ser:
              Ainda admito que alguém compre um bem (neste caso carro) sem saber tudo sobre ele, mas depois nem sequer olhar para o manual? Não pedir informações aquando das revisões?

              Estamos neste fórum também para ajudar, mas combater a ignorância e o laxismo tem que partir de cada um... ou aguentar as consequências!

              PS: isto não é uma crítica diretamente para ti. É apenas a constatação de que há imensa falta de cuidado numa altura em que a informação abunda...

              Comentário


                #8
                Com 180.000 pode muito bem ser falta do aditivo se ainda não foi trocado.

                Comentário


                  #9
                  Mesmo problema com C4 2008.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por petrus Ver Post
                    Desculpa, mas tem que ser:
                    Ainda admito que alguém compre um bem (neste caso carro) sem saber tudo sobre ele, mas depois nem sequer olhar para o manual? Não pedir informações aquando das revisões?

                    Estamos neste fórum também para ajudar, mas combater a ignorância e o laxismo tem que partir de cada um... ou aguentar as consequências!

                    PS: isto não é uma crítica diretamente para ti. É apenas a constatação de que há imensa falta de cuidado numa altura em que a informação abunda...
                    É verdade, mas também é verdade que as pessoas querem é simplesmente poder usar o carro sem terem que se preocupar com mais coisas para além das habituais revisões (desde que nada se estranho se passe com o carro), nas quais cabe à oficina informar e alertar para certas coisas.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por blindnocturno Ver Post
                      ... e fiz um pouco de auto-estrada com algum receio à mistura mas sempre um pouco acima das 2500 rpms.

                      O problema reside aqui! Os carros são feitos para andar!

                      Não é para ter receio de andar às 2.325 rpm ou às 4.567 rpm! Isto nos fumarentos e famigerados diesel! Porque os carros a sério, os gasolinas só começam a andar a partir daí!

                      Por isso eles terem menos problemas! E quando raramente os têm... a solução é deveras simples: este mês quantos km o levaste a andar acima das 5.500 rpm?

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por CL Ver Post
                        O problema reside aqui! Os carros são feitos para andar!

                        Não é para ter receio de andar às 2.325 rpm ou às 4.567 rpm! Isto nos fumarentos e famigerados diesel! Porque os carros a sério, os gasolinas só começam a andar a partir daí!

                        Por isso eles terem menos problemas! E quando raramente os têm... a solução é deveras simples: este mês quantos km o levaste a andar acima das 5.500 rpm?
                        Penso que acima disso só a partir..

                        Comentário


                          #13
                          Ainda ontem num Punto 1.3 Mjet sem FAP da empresa andei 30Km de AE nas 5000rpm, sempre de coração na mão

                          Parecia uma fogareiro a largar fumo, mas a suposta redline até é ás 4500. O que é certo é que fico bem mais solto.

                          De qualquer forma, penso que não seja suposto andar às 4/5000 rpm num diesel de forma frequente. Para regenerar o FAP basta ir a 2500rpm uns minutos, não é preciso partir o motor

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por CalimeroIbiza Ver Post
                            Ainda ontem num Punto 1.3 Mjet sem FAP da empresa andei 30Km de AE nas 5000rpm, sempre de coração na mão

                            Parecia uma fogareiro a largar fumo, mas a suposta redline até é ás 4500. O que é certo é que fico bem mais solto.

                            De qualquer forma, penso que não seja suposto andar às 4/5000 rpm num diesel de forma frequente. Para regenerar o FAP basta ir a 2500rpm uns minutos, não é preciso partir o motor
                            ??
                            Podias ter andado mais devagar pois parece que podias...mas não era mesma coisa certo?

                            qual o intuito das 5000rpm? ir a 180 de ponteiro?

                            Comentário


                              #15
                              Boas pessoal. Efectivamente faltava o líquido. O mesmo já foi reposto só que ao ligarem o carro à máquina, apareceram - me com uma autêntica lista de compras no que toca a despesa extra tipo : velas incandescentes, válvula egr, dizem também que o injector do líquido não fecha, que está sempre a injectar, que o campartimento onde levou a bolsa também tem que ser mudado, aconselharam-me também a desmontagem e envio do filtro de particulas para uma casa da especialidade para limpar (esta ultima acrescia 330 euros)...

                              Diz que depois de colocar a bolsa o passe seguinte seria colocar o carro ligado a máquina para fazer a limpeza só que como o turbo está sujo com algum óleo tiveram receio que podia dar conta do turbo...

                              Conclusão : se fosse reparar tudo o que lá está, quer me parecer que nem lá deixando o carro a conta ficaria paga!

                              Assim paguei quase 180 euros da muda do líquido, e quanto ao erro, dizem que o mesmo se mantém porque a dita regeneração que tiveram receio de fazer, não foi feita.

                              Uma vez que o carro já tem o líquido, mesmo com o tal defeito do injector do líquido aberto, vou a casa de um amigo que tem máquina para confirmar os ditos erros e depois, lá vou eu A1 acima para fazer a dita regeneração...

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por midnightblack Ver Post
                                ??
                                Podias ter andado mais devagar pois parece que podias...mas não era mesma coisa certo?

                                qual o intuito das 5000rpm? ir a 180 de ponteiro?
                                Esticar-lhe as pernas pois já vai com 340K e a condução normal é muito calma, normalmente abaixo das 2000rpm.

                                E sim, ás 3000rpm ia a fazer a mesma coisa, mas de vez em quando também é bom ouvir a ""máquina"" a chorar, especialmente quando não somos nós a pagar o gasóleo

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por blindnocturno Ver Post
                                  Boas pessoal. Efectivamente faltava o líquido. O mesmo já foi reposto só que ao ligarem o carro à máquina, apareceram - me com uma autêntica lista de compras no que toca a despesa extra tipo : velas incandescentes, válvula egr, dizem também que o injector do líquido não fecha, que está sempre a injectar, que o campartimento onde levou a bolsa também tem que ser mudado, aconselharam-me também a desmontagem e envio do filtro de particulas para uma casa da especialidade para limpar (esta ultima acrescia 330 euros)...

                                  Diz que depois de colocar a bolsa o passe seguinte seria colocar o carro ligado a máquina para fazer a limpeza só que como o turbo está sujo com algum óleo tiveram receio que podia dar conta do turbo...

                                  Conclusão : se fosse reparar tudo o que lá está, quer me parecer que nem lá deixando o carro a conta ficaria paga!

                                  Assim paguei quase 180 euros da muda do líquido, e quanto ao erro, dizem que o mesmo se mantém porque a dita regeneração que tiveram receio de fazer, não foi feita.

                                  Uma vez que o carro já tem o líquido, mesmo com o tal defeito do injector do líquido aberto, vou a casa de um amigo que tem máquina para confirmar os ditos erros e depois, lá vou eu A1 acima para fazer a dita regeneração...
                                  Boa sorte.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por blindnocturno Ver Post
                                    Boas pessoal. Efectivamente faltava o líquido. O mesmo já foi reposto só que ao ligarem o carro à máquina, apareceram - me com uma autêntica lista de compras no que toca a despesa extra tipo : velas incandescentes, válvula egr, dizem também que o injector do líquido não fecha, que está sempre a injectar, que o campartimento onde levou a bolsa também tem que ser mudado, aconselharam-me também a desmontagem e envio do filtro de particulas para uma casa da especialidade para limpar (esta ultima acrescia 330 euros)...

                                    Diz que depois de colocar a bolsa o passe seguinte seria colocar o carro ligado a máquina para fazer a limpeza só que como o turbo está sujo com algum óleo tiveram receio que podia dar conta do turbo...

                                    Conclusão : se fosse reparar tudo o que lá está, quer me parecer que nem lá deixando o carro a conta ficaria paga!

                                    Assim paguei quase 180 euros da muda do líquido, e quanto ao erro, dizem que o mesmo se mantém porque a dita regeneração que tiveram receio de fazer, não foi feita.

                                    Uma vez que o carro já tem o líquido, mesmo com o tal defeito do injector do líquido aberto, vou a casa de um amigo que tem máquina para confirmar os ditos erros e depois, lá vou eu A1 acima para fazer a dita regeneração...
                                    A EGR poderá ser limpa em vez de substituida digo eu.

                                    O deposito do liquido se for em plastico pode estar prestes a quebrar ou ganhar fissuras...daí a eventual substituição mas também acho que deve ser reavaliado por outros olhos.

                                    se o turbo está sujo com óleo...uma desmontagem do mesmo e envio para uma casa da especialidade não era de descurar...antes da esfrega na A1...

                                    as velas de incandescência só te farão mais falta quando o tempo esfriar...mas é algo que não te custa os olhos da cara.

                                    se o injetor do liquido não fecha...se está sempre a injetar...o liquido também irá nas horas...pode necessitar de algum tipo de afinação sem efetiva substituição.

                                    o teu amigo que meça o grau de opacidade do fap...para veres a percentagem de obstrução existente...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por midnightblack Ver Post

                                      se o turbo está sujo com óleo...
                                      O meu turbo está sujo de oleo à mais de 200 mil km e respira saude. 382 mil km actualmente

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por CalimeroIbiza Ver Post
                                        Esticar-lhe as pernas pois já vai com 340K e a condução normal é muito calma, normalmente abaixo das 2000rpm.

                                        E sim, ás 3000rpm ia a fazer a mesma coisa, mas de vez em quando também é bom ouvir a ""máquina"" a chorar, especialmente quando não somos nós a pagar o gasóleo
                                        Agora, é fazer o mesmo ao Ibiza do avatar.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por PugGT Ver Post
                                          O meu turbo está sujo de oleo à mais de 200 mil km e respira saude. 382 mil km actualmente
                                          ok não ponderas uma revisão ao dito turbo?

                                          ou sou gajo de prevenir para não remediar...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Eu hoje levei o meu 308 Hdi de 2008 (90cv) à redline (4500) com 200 de ponteiro. Não me pareceu queixar-se. Amanhã vai à revisão, vamos lá ver.

                                            Ver se lhes digo para verificaram o Eolys também, visto que está quase com 170mil.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por 0bservador Ver Post
                                              Eu hoje levei o meu 308 Hdi de 2008 (90cv) à redline (4500) com 200 de ponteiro. Não me pareceu queixar-se. Amanhã vai à revisão, vamos lá ver.

                                              Ver se lhes digo para verificaram o Eolys também, visto que está quase com 170mil.
                                              Os 307 de 90cv não tinham FAP, salvo erro, e portanto também não tinham Eolys. Eu não sabia que havia 308 com 90cv, confesso...sabes com 100% certeza se tem FAP?

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                                Os 307 de 90cv não tinham FAP, salvo erro, e portanto também não tinham Eolys. Eu não sabia que havia 308 com 90cv, confesso...sabes com 100% certeza se tem FAP?

                                                Sim, sim.

                                                Ainda ontem coloquei essa info no DB:

                                                https://forum.motorguia.net/diario-d...post1071273031

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por DitoCujo Ver Post
                                                  Agora, é fazer o mesmo ao Ibiza do avatar.
                                                  Não que esse quem paga o gasóleo sou eu

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por midnightblack Ver Post
                                                    A EGR poderá ser limpa em vez de substituida digo eu.

                                                    O deposito do liquido se for em plastico pode estar prestes a quebrar ou ganhar fissuras...daí a eventual substituição mas também acho que deve ser reavaliado por outros olhos.

                                                    se o turbo está sujo com óleo...uma desmontagem do mesmo e envio para uma casa da especialidade não era de descurar...antes da esfrega na A1...

                                                    as velas de incandescência só te farão mais falta quando o tempo esfriar...mas é algo que não te custa os olhos da cara.

                                                    se o injetor do liquido não fecha...se está sempre a injetar...o liquido também irá nas horas...pode necessitar de algum tipo de afinação sem efetiva substituição.

                                                    o teu amigo que meça o grau de opacidade do fap...para veres a percentagem de obstrução existente...
                                                    Boas. Segundo a aplicação, tem 18.43% a média de kms para regenerar era 230km, neste momento vai, segundo a aplicação em 385kms sem regenerar...

                                                    Hoje corri um teste de activação e deu ok à ventoinha em "low" speed mas não a activou e deu ok em "high speed" e activou - a de imediato. Creio que não seja normal em low speed não activar, imagino que seja para arrefecer o motor quando o carro parado, ou seja, desconfio que a ventoinha só trabalhe quando ligo o ac pois fica logo a trabalhar em alta velocidade! De notar que a ventoinha é nova, foi mudada faz um mês e lembro-me do mecânico na altura ter dito após a instalação que ia ver o que se passava pois a mesma não ligava. Quando fui buscar o carro ele disse que tinha resolvido que tinha sido um fusível...

                                                    Quando lá cheguei o carro estava em "teste" a ventoinha a trabalhar...

                                                    ...mas com o a/c ligado...

                                                    Outro erro que chegou a aparecer (p1351) pelo que entendi teria a ver com as velas incandescentes, ou seja, se é que entendi bem, chega energia ao relé das velas, e às velas não chega (será o relé marado, algum mau contacto?) enfim, vamos ver. Para já vou a um electricista para ver se houve marosca na instalação da ventoinha e para verem o relé das velas incandescentes... ��

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por midnightblack Ver Post
                                                      ok não ponderas uma revisão ao dito turbo?

                                                      ou sou gajo de prevenir para não remediar...
                                                      Nem pensar nisso !!! Por estar sujo de oleo é que ja tem tanta kmtragem. O do meu irmao igual ao meu nem 120 mil durou e nao estava sujo de oleo.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Deves é ter velas queimadas..

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por CalimeroIbiza Ver Post
                                                          Não que esse quem paga o gasóleo sou eu
                                                          Faz pelo menos 30kms às 5000rpm....

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por DitoCujo Ver Post
                                                            Faz pelo menos 30kms às 5000rpm....
                                                            Se me encheres o depósito até ofereço boleia

                                                            Comentário

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