Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Fiat Punto HGT. Opinião? É um bom hot hatch?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Fiat Punto HGT. Opinião? É um bom hot hatch?

    Boa tarde,

    Estou à procura de opiniões de quem tem, já teve, ou já conduziu um HGT.
    Pessoalmente é um carro que eu gosto muito.
    Para mim acaba por ser um pouco o hot hatch mal amado do início dos anos 2000, mas penso que apesar disso é um carro com os seus méritos.

    Sei que a nível de performance, o carro foi na altura muito criticado, porque comparado com o GT, perdeu o kick do turbo e aquela sensação de disparo que os Fiat Turbo tinham.
    No entanto, penso que um 1.8 16v num carro de 1050kg, não deve ter má performance.

    Penso também que a Fiat no HGT apostou no comportamento dinâmico e afinou bastante o chassi, dando ao carro um comportamento em curva bastante superior ao GT.

    Estamos a falar de um modelo que agora tem 20 anos e que devem haver poucos no mercado, porque em 2000, um Punto com motor 1800 devia levar uma grande talhada de IA e não devem ter sido vendidos muitos em Portugal.

    Ainda assim, é um carro que pode ser uma boa compra actualmente? É fiável a nível de mecânica? Tem custos de manutenção baixos? Caso sejam necessárias reparações e peças são fáceis de arranjar e relativamente baratas?

    Valor comercial, um Punto com 20 anos, mesmo o HGT, não deve ter. Mas como possivelmente é um carro com alguma raridade no nosso mercado, o que seria um valor justo de aquisição?

    Desde já agradeço a vossa participação.
    Cumprimentos


    Sent from my iPad using Tapatalk Pro

    #2
    prepara-te para teres vários dissabores. é um carro com 20 anos, já sofreu imenso durante a sua vida, pois muitos foram para os autódromos dar gás a fundo de vez em quando - eu já fui ultrapassado por um HGT num desses sítios - pagava no início 125€ de imposto (não sei se hoje em dia ainda paga 150€ ou se paga os cerca de 50€ do escalão 1600cc, por exemplo), os exemplares que há são poucos, cerca de 200 e além disso, a maior parte deles, se não for a esmagadora maioria, por esta altura já deve ir no 3º ou 4º dono. o que vale é que é sempre um MK2, já acaba por não ser um projeto tão antigo assim.

    quanto ao valor, não te admires se pedirem 4000 ou 5000€. agora se valem isso é outra história...

    Comentário


      #3
      até pensei que pediam mais, mas como é fiat...

      gostei deste, dos 5 que aparecem no OLX.

      https://www.olx.pt/d/anuncio/fiat-pu...tml#3fedbfbbef

      Comentário


        #4
        Fiat Punto HGT. Opinião? É um bom hot hatch?

        Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
        prepara-te para teres vários dissabores. é um carro com 20 anos, já sofreu imenso durante a sua vida, pois muitos foram para os autódromos dar gás a fundo de vez em quando - eu já fui ultrapassado por um HGT num desses sítios - pagava no início 125€ de imposto (não sei se hoje em dia ainda paga 150€ ou se paga os cerca de 50€ do escalão 1600cc, por exemplo), os exemplares que há são poucos, cerca de 200 e além disso, a maior parte deles, se não for a esmagadora maioria, por esta altura já deve ir no 3º ou 4º dono. o que vale é que é sempre um MK2, já acaba por não ser um projeto tão antigo assim.

        quanto ao valor, não te admires se pedirem 4000 ou 5000€. agora se valem isso é outra história...
        Obrigado pela resposta.
        Tens experiência com algum?
        Ou seja, passando essa questão da idade e historial, é um bom carro a nível de performances e comportamento dinâmico?
        Tem alma de pequeno desportivo?

        E já agora por curiosidade, porque escolheste aquele anúncio em particular? O carro parece estar um pouco coçado de interiores, especialmente o volante e banco. Isso para mim, um carro com o volante assim acaba por ser sinónimo de pouca estima.

        Um abraço.

        Sent from my iPad using Tapatalk Pro
        Editado pela última vez por gdourado07; 25 August 2021, 22:36.

        Comentário


          #5
          não tenho experiência. quanto ao anúncio, só vi as fotos do exterior, não estive a ver ao pormenor. mas convence-te que vais ter coisas para mudar logo nos primeiros tempos, como qualquer outro carro, seja em peças eletrónicas, mecânicas ou alguma coisa dos interiores, por exemplo. o facto de estar coçado no volante pode indicar muito, como pode indicar pouco. pode ser da pessoa, do muito uso ou da qualidade mediana dos materiais.

          Comentário


            #6
            Deixo aqui a minha experiência visto que tenho um.


            É de facto um carro um pouco mal amado visto que viveu um pouco na sombra do Punto GT. Aquela espontaneidade do turbo sumiu com a adoção de um motor atmosférico. Aliado à cilindrada alta não amiga do preço final acabou por resultar em poucas unidades vendidas. Um pouco à semelhança do Fiat Stilo Abarth com o 2.4.


            Focando nas perguntas, na minha experiência de condução, o carro é bastante divertido de guiar. É muito levezinho, o motor puxa bem e tem um registo sonoro engraçado. Não curva de todo mal mas tem alguma tendência a fugir de frente na chuva (natural). A nível dinâmico é muito superior ao Punto GT.


            A nível mecânico, peca essencialmente por um factor, o aclamado variador da fase (https://www.fiatforum.com/barchetta/...tor-works.html). A peça está mal desenhada de fábrica e começa a falhar após poucos quilómetros sendo que deve ser substituída quando é trocada a distribuição. Não afecta propriamente nada do motor a não ser maiores consumos e binário inferior a baixas rotações. O meu já foi substituído duas vezes mas acaba por voltar sempre ao mesmo.
            No resto, confesso que nunca tive grandes problemas aparte dos consumíveis.


            A revisão é o normal para um hot-hatch desta altura e não as faço na marca (senão é um rim).


            PS: Deixei PM

            Comentário


              #7
              Um pouco à semelhança do Fiat Stilo Abarth com o 2.4.
              Hoje aprendi que existe um Fiat Stilo com um 2.4

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Oliveiraz33 Ver Post
                Hoje aprendi que existe um Fiat Stilo com um 2.4
                Chegou a haver um aqui no fórum. Hoje o mesmo user tem um... Maserati Quattroporte!!

                (E pelo meio ainda teve um Lancia Thesis).

                Comentário


                  #9
                  Julgo que o Iuri em tempos também teve um.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Etcetera Ver Post
                    Julgo que o Iuri em tempos também teve um.
                    Sim teve, e acho que durante bastante tempo.

                    Comentário


                      #11
                      Bem como o gtabarth, também tem ou teve o Stilo 2.4.

                      Comentário


                        #12
                        Obrigado pelas participações.
                        Por acaso o HGT sempre foi um carro que eu gostei no seu tempo.

                        Do que tenho lido em fóruns estrangeiros, é um carro que não tem grande fama como desportivo. Muitos acabam por chamar o HGT de warm hatch e não Hot Hatch.

                        Sei que dinamicamente pode não chegar aos patamares de um PSA, cup ou gti. Mas é um carro que penso ser mais fácil de encontrar em relativo bom estado também devido a não ser um “desportivo” de grande fama.


                        Sent from my iPhone using Tapatalk Pro

                        Comentário


                          #13
                          Em tempos no tópico das revistas antigas, coloquei comparativo do mesmo, em qe entrava tamém o Saxo Cup, 106 GTI, Ibiza GTI... e mais uns quantos.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por nto Ver Post
                            Em tempos no tópico das revistas antigas, coloquei comparativo do mesmo, em qe entrava tamém o Saxo Cup, 106 GTI, Ibiza GTI... e mais uns quantos.
                            Vou ver se encontro que por acaso gostava de ler…
                            Encontrei foi isto no YouTube:

                            https://youtu.be/BqQFi_gB6IM


                            Sent from my iPad using Tapatalk Pro

                            Comentário


                              #15
                              Deixo aqui também este tópico de um belo exemplar que conta com algumas alterações: https://www.abarthforum.co.uk/classi...to-hgt-abarth/

                              O dono mostra algo do histórico do carro, do que já foi feito e do amarelo lindíssimo que ele tem.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por gdourado07 Ver Post
                                Obrigado pelas participações.
                                Por acaso o HGT sempre foi um carro que eu gostei no seu tempo.

                                Do que tenho lido em fóruns estrangeiros, é um carro que não tem grande fama como desportivo. Muitos acabam por chamar o HGT de warm hatch e não Hot Hatch.
                                Muita gente classifica dessa forma devido a ter uma potência mais modesta.

                                No início dos anos 2000 a concorrência começava a apostar em motores 2.0 a rondar os 170-180cv, o que fazia os 130 do Punto saberem a pouco. Dinâmicamente não sei como é que se batia com a concorrência, mas a verdade é que nunca foi tido como uma referência nesse campo.

                                A meu ver, falta-lhe algum arrojo estético que o diferencie das restantes versões 3 portas. Ok, sei que as jantes são diferentes, tem saias laterais e mais alguns pormenores, mas não tem o look desportivo como um Clio RS ou um 206 GTi.

                                Encontrando uma unidade em bom estado a bom preço, acho que é uma boa aposta. Pelo que vejo andam à volta dos 3-3.5k €, que é (bem) menos de metade do que pedem agora por um Clio RS.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                  Chegou a haver um aqui no fórum. Hoje o mesmo user tem um... Maserati Quattroporte!!

                                  (E pelo meio ainda teve um Lancia Thesis).
                                  Não sei quem é, Mas é uma pessoa de gosto requintado

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                    Bem como o gtabarth, também tem ou teve o Stilo 2.4.
                                    O gtabarth não sei, eu falo do "Safety".

                                    Comentário


                                      #19
                                      A garagem em tempos do gtabarth.






                                      Mas ele tem um DB com as viaturas dele, sendo que já entraram e saíram entretanto outras


                                      https://forum.motorguia.net/diario-d...ansalpina.html

                                      Comentário


                                        #20
                                        ainda cheguei a andar no abarth do safety e no thesis a gasolina também (3.2, acho). bons velhos tempos em que a gasolina e gasóleo eram baratos e eu tinha um mas com combustível fumarento, um tal leon bastante potente para a época.

                                        Comentário

                                        AD fim dos posts Desktop

                                        Collapse

                                        Ad Fim dos Posts Mobile

                                        Collapse
                                        Working...
                                        X