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2º CARRO - Audi TT vs Mx5 vs Z4

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    2º CARRO - Audi TT vs Mx5 vs Z4

    Boas,

    Já há algum tempo que ando para comprar um 2º carro (mais para o fim-de-semana) e ando sempre um pouco indeciso nestes 3.

    Ao nível do Mx5 procura a geração NB.

    Ao nível do Audi TT e Z4 ali de 2005/2006.

    Neste momento apareceu-me um negócio de um Z4 2006, 2.0 150cv, com 150 mil kms (13,5 mil €). Sei que existem motorizações superiores, como a 2.2 e a 2.5, mas tenho algum receio que os encargos associados a esses motores maiores depois pesem na carteira...

    Acham que destes 3 carros o Z4 é a melhor/boa aposta? Z4 tem histórico de boa fiabilidade? Dentro do Z4 o 2.0 150cv é o mais equilibrado?

    Obrigado,
    Diogo

    #2
    Ignorava o audi por não ser um verdadeiro desportivo.

    Z4 só me parece valer a pena se tiver 6 cilindros.

    Sobra o MX-5. Escolhe um qualquer que esteja em bom estado, não há como errar nesses carros.

    Comentário


      #3
      [mention]Car Lover [/mention] para dar opinião sobre o Z4

      Comentário


        #4
        O Z4 vale pelo 6cilindros... Sem ele, pouco sobra. Recomendo um Z4 de 6, um MX-5 NB FL 1.8 Sport, um MX-5 NC 2.0 ou um MR2 pós problemas de motor resolvidos (julgo que seja pós 2001 mas sem certezas, ha ca malta que sabe do assunto). Este aqui julgo que tenha esses problemas resolvidos, serve apenas como exemplo:
        https://www.standvirtual.com/anuncio...-ID8P0tG9.html

        Comentário


          #5
          Z4 de 6 o 2,5 em qualquer um dos dois niveis de potência. Bem mantido dura uma vida e dá um gozo interessante. Sei de um que se vendeu há pouco tempo por pouco mais do que o que estavas disposto a dar pelo 2.0.

          Acontece em algumas unidade apresentar babar oleo mas é uma questão do vedante da tampa das valvulas que se deteriora com o tempo.


          No TT se arranjares um 3.2 V6 seria algo considerar também!

          Comentário


            #6
            Caro @danger989,

            Dos 3 conheço relativamente bem o Z4 e85, que é a versão que equacionas. Embora os dois exemplares que tive, e ainda mantenho o segundo, seja a versão 3.0i de 231 Cv. Também tive algum contacto com o Audi TT 1.8T Quattro e com o modelo seguinte, um TT 2.0 TSFi DSG. O contacto que tive no Mx5 foi precisamente com um NB 1.6.

            Vou tentar não ser tendencioso, e ajudar naquilo que é a minha experiência. Existem várias clivagens que podes/deves fazer:

            1- se a qualidade dos materiais, melhor resistência ao factor tempo e melhor qualidade geral for crucial, penso que dos 3 apontaria para o TT e Z4. O MX5 NB que andei, tinha uma colecção de barulhos parasitas que ao fim de 1 ou 2 Kms já não estava a conseguir "isentar-me" desse aspecto. O Audi tem imensa qualidade e o Z4 segue um pouco atrás, mas também é bastante bom. Atenção que estou a falar dos roadsters ou cabrios, uma vez que o TT tem a possibilidade de ser fechado.

            2- se o aspecto financeiro for mandatório, talvez o MX5 NB seja a escolha acertada, não só em consumos, como também na manutenção, para além da Mazda ser "mais económica", acresce maior simplicidade mecânica (1.6 ou 1.8 atmosféricos)

            3- se a diversão for o factor determinante, então os tracção traseira serão a primeira escolha: MX5 e Z4.

            Agora segue a minha opinião pessoal do que conheço de cada um:

            1- Z4: o que conheço melhor (o 3.0i como já referi): para mim um dos melhores modelos deste conceito roadster. O carro nasceu roadster e só mais tarde, no retyling (2006/7) deu um coupé. Na condução vais sentado quase em cima do eixo traseiro por forma a que o motor seja montado o mais central possível. É uma posição de condução atípica e que requer alguma habituação. Para mim é um aspecto que me agrada bastante. Os Z4, como de resto qq BMW, são carros com muitas opções na hora da encomenda. Da minha experiencia, um carro com muito equipamento torna-se muito mais agradável. O meu 3.0i gasta em média cerca de 10 litros. Como aspecto menos positivo, na minha opinião, será a ausência da Autoblocante, o que o limita um pouco nas brincadeiras. Relativamente à motorização 2.0i que equacionas, francamente penso que poderá ser um pouco curta para o carro. O carro permite andamentos bastante bons, super-rígido e seguro, na minha opinião pede, pelo menos um 2.5 de 6 cilindros.

            2- Audi TT: das 2 versões que tive oportunidade de andar, senti-me muito bem no 2.0 TFSi DSG. Dos 3 em análise é o mais agradável e "user friendly". Com tracção dianteira não é um carro de paixão, mas é seguríssimo e tem aquele feeling Audi, super certinho e fácil de conduzir. A qualidade interior é TOP, e o consumo será ligeiramente inferior ao "meu" Z4. A cx DSG, na realidade é uma cx automática (de 2 embraiagens, eu sei) e retira algum tacto desportivo, embora exista tb a versão com cx manual, que eu não experienciei, mas no dia-à-dia, a DSG será a melhor companhia. Drift num TT não é possível, pelo facto de ser um tracçao dianteira.

            3- Mazda MX5 NB: como referi só tive um contacto muito breve com um 1.6i. Achei a qualidade do carro muito mázinha (perdoem-me os puristas), o motor 1.6i "mínimo para os gastos". Dos 3 também me parece ser o mais acanhado. Eu tenho 1,79 m e no MX5 não tinha espaço para os joelhos (não dava para mim!), e depois a par do S2000 (já tive 1), não afina volante nem em profundidade nem em altura, assim como o banco tb não ajusta em altura, ou seja eu que sou um exigente com posição de condução, nunca me senti confortável (no S2000 tb não). Nesse campo o Z4 e TT são excelentes pois permitem afinar a posição de condução com todas as regulações normais do volante e do banco. Contudo o Mx5 NB são carros com procura, com o seu lugar no mercado e com alguma economia à mistura, quando comparado com os outros. Contudo, pelas razões apontadas, para mim estaria fora de equação!

            A prosa já vai longa, mas espero ter contribuído para esclarecer alguma coisinha!
            Editado pela última vez por CarLegends; 08 September 2021, 18:40.

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              #7
              Originalmente Colocado por danger898 Ver Post
              Boas,

              Já há algum tempo que ando para comprar um 2º carro (mais para o fim-de-semana) e ando sempre um pouco indeciso nestes 3.

              Ao nível do Mx5 procura a geração NB.

              Ao nível do Audi TT e Z4 ali de 2005/2006.

              Neste momento apareceu-me um negócio de um Z4 2006, 2.0 150cv, com 150 mil kms (13,5 mil €). Sei que existem motorizações superiores, como a 2.2 e a 2.5, mas tenho algum receio que os encargos associados a esses motores maiores depois pesem na carteira...

              Acham que destes 3 carros o Z4 é a melhor/boa aposta? Z4 tem histórico de boa fiabilidade? Dentro do Z4 o 2.0 150cv é o mais equilibrado?

              Obrigado,
              Diogo
              São carros bastante diferentes. Depende das tuas prioridades:

              Z4 - melhor qualidade percebida, melhor cruiser, mas mais probabilidade de necessidade de reparações/manutenção cara, mais "pesado" na condução e comportamento.

              MX5 - pior qualidade percebida, pior cruiser (mais ruidoso etc), comportamento dinâmico mais ágil, maior fiabilidade/menor custo de manutenção.

              TT - desculpem-me, mas é bom para fazer latas de Coca Cola.

              Comentário


                #8
                Obrigado a todos pelas vossas ajudas, especialmente ao carlegends!

                Estou mais inclinado para o Z4, e agora fico um pouco de pé atrás com o motor 2.0 não ser suficiente...entre o 2.2 e o 2.5 há muitas diferenças? São os dois 6cilindros, certo? Em termos de consumo, podemos apontar para médias de 8 no 4cil e 10 nos outros dois?

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por MSchumacher Ver Post
                  São carros bastante diferentes. Depende das tuas prioridades:

                  Z4 - melhor qualidade percebida, melhor cruiser, mas mais probabilidade de necessidade de reparações/manutenção cara, mais "pesado" na condução e comportamento.

                  MX5 - pior qualidade percebida, pior cruiser (mais ruidoso etc), comportamento dinâmico mais ágil, maior fiabilidade/menor custo de manutenção.

                  TT - desculpem-me, mas é bom para fazer latas de Coca Cola.
                  Tenho Z4 desde 2006. As únicas avarias que tive foram:
                  - corpo do acelerador (by wire) pifou
                  - leitor do DVD da navegação pifou

                  Faço revisões por tempo (2 em 2 anos) na BMW, mas a BMW tem um programa para carros com mais de Xs anos (não me lembro bem), pelo que as últimas revisões do Z4 têm ficado abaixo dos 300€....

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por danger898 Ver Post
                    Obrigado a todos pelas vossas ajudas, especialmente ao carlegends!

                    Estou mais inclinado para o Z4, e agora fico um pouco de pé atrás com o motor 2.0 não ser suficiente...entre o 2.2 e o 2.5 há muitas diferenças? São os dois 6cilindros, certo? Em termos de consumo, podemos apontar para médias de 8 no 4cil e 10 nos outros dois?
                    Obrigado.

                    Penso que será o teu primeiro 2º carro?

                    Num 2ºcarro, os consumos são praticamente irrelevantes. Não sei quantos kms tencionas fazer, mas mesmo que a diferença sejam 2 litros, faz as contas e vais ver que talvez ao fim de um ano gastaste mais 50/60€ em gasolina... Isso é suficiente para te impedir de ires para um carro que se pretende mais interessante, virado para o prazer? Que naquele momento que ele te está a servir tu vais pensar... Bolas, que belo barulho faz este 6 cilindros! É ficas com um sorriso de orelha a orelha.... Mínimo 2.5, seria o meu target!

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                      #11
                      Originalmente Colocado por CarLegends Ver Post
                      Tenho Z4 desde 2006. As únicas avarias que tive foram:
                      - corpo do acelerador (by wire) pifou
                      - leitor do DVD da navegação pifou

                      Faço revisões por tempo (2 em 2 anos) na BMW, mas a BMW tem um programa para carros com mais de Xs anos (não me lembro bem), pelo que as últimas revisões do Z4 têm ficado abaixo dos 300€....
                      Escrevi probabilidade. As estatísticas assim o indicam.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por MSchumacher Ver Post
                        Escrevi probabilidade. As estatísticas assim o indicam.
                        Pois claro, desconheço essas estatísticas.
                        O que realmente posso fazer é descrever a minha experiência!

                        Comentário


                          #13
                          Os z4 e89 estão a cair de valor, a nivel de mercado de usado está mais interessante, já arranjas um 23i com 100 e poucos mil km por 18k.
                          Os z4 e85 estão a ficar idosos, pelo menos nas fotos notasse bem, a malta dá contraste, mas os plasticos desgastados, os estofos brilhantes do uso, e as pinturas já sem brilho é complicado dar 15k por um carro todo fritado. Na net vais ver que o pessoal anda sempre a querer inventar potencia nos 2.0, 2.2 e ... devem ser carros que fica desinteressante conduzir com o tempo, mas isso cada um sabe para o que usa o carro.

                          Comentário


                            #14
                            O que tu procuras é algo como o do link abaixo, tendo o cuidado de verificar tudo e negociar o preço, na medida do possível. Atenção que o IUC não ajuda por ser de 2008 e imagino que seja importado. Ignora a treta dos full extras!

                            https://www.standvirtual.com/anuncio...h_results_link

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por petrus Ver Post
                              O que tu procuras é algo como o do link abaixo, tendo o cuidado de verificar tudo e negociar o preço, na medida do possível. Atenção que o IUC não ajuda por ser de 2008 e imagino que seja importado. Ignora a treta dos full extras!

                              https://www.standvirtual.com/anuncio...h_results_link
                              Deve ser importado, os pneus são de inverno...

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                                #16
                                Originalmente Colocado por marelo Ver Post
                                Deve ser importado, os pneus são de inverno...
                                A importação pode ser apenas dos pneus...

                                Comentário


                                  #17
                                  Obrigado novamente pelos vossos inputs.

                                  Duas questões adicionais:

                                  - É verdade que os motores 2.0 são mais problemáticos que os outros, nomeadamente o 2.2 e 2.5?
                                  - Em termos de performance, como se compara o z4 2.0 ao mx5 nb 1.6 e 1.8?

                                  Comentário


                                    #18
                                    Podias ponderar na lista também um Mini Cooper R58/R59.
                                    É um driver's car no sentido do que procuras e consegues unidades mais recentes/menos km pelo valor dos indicados.

                                    Enviado do meu Mi 9T Pro através do Tapatalk

                                    Comentário


                                      #19
                                      Este para segundo carro safava-se bem...poderá dizer-se full extras com caixa auto e sistema de infotainement...de interiores não está muito mal...a pele escura esconde as mazelas que a pele clara não consegue...

                                      Não abre a capota, mas também evitas uma despesa adicional de manutenção sazonal da capota e respetivo sistema de abertura/fecho.

                                      É cinza...aquela cor mórbida, mas nada que um wrapping não resolva!

                                      Pela quilometragem o preço poderá ser negocíavel...diria eu...

                                      https://www.standvirtual.com/anuncio...-ID8P1Of1.html

                                      Comentário


                                        #20
                                        eu adorei conduzir o JCW de 2010 com cerca de 1 ano na altura (durante uns 30kms em via rápida e nacional nos arredores de cidade), mas mesmo conseguindo tirar 1 litro ao que estava lá, assustam os consumos! eu consegui fazer 13,4 e acredito-me que menos de 10 ou 11 deva ser difícil/proibido fazer.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por midnightblack Ver Post
                                          Este para segundo carro safava-se bem...poderá dizer-se full extras com caixa auto e sistema de infotainement...de interiores não está muito mal...a pele escura esconde as mazelas que a pele clara não consegue...

                                          Não abre a capota, mas também evitas uma despesa adicional de manutenção sazonal da capota e respetivo sistema de abertura/fecho.

                                          É cinza...aquela cor mórbida, mas nada que um wrapping não resolva!

                                          Pela quilometragem o preço poderá ser negocíavel...diria eu...

                                          https://www.standvirtual.com/anuncio...-ID8P1Of1.html
                                          Esse Z4 coupé tem os seus entusiastas.
                                          Francamente iria para o roadster, por ter uma capota com imensa qualidade de isolamento... apenas será necessário uma garagem , pois a pensão estrelinha não é a melhor para os cabrios/roadster.

                                          Relativamente a esta unidade, tem a cx automática convencional da BMW, que é uma boa caixa, mas longe de uma DSG ou similar (2 embraiagens), portanto seria um aspecto que me afastaria desse modelo.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                                            eu adorei conduzir o JCW de 2010 com cerca de 1 ano na altura (durante uns 30kms em via rápida e nacional nos arredores de cidade), mas mesmo conseguindo tirar 1 litro ao que estava lá, assustam os consumos! eu consegui fazer 13,4 e acredito-me que menos de 10 ou 11 deva ser difícil/proibido fazer.
                                            Eu tenho um R56 Cooper SD, e adoro a condução do carro, embora use o combustível dos pobres. Nunca andei num JCW desta geração, mas a avaliar pelo comportamento, eu diria que será um brinquedo muito interessante!

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por petrus Ver Post
                                              O que tu procuras é algo como o do link abaixo, tendo o cuidado de verificar tudo e negociar o preço, na medida do possível. Atenção que o IUC não ajuda por ser de 2008 e imagino que seja importado. Ignora a treta dos full extras!

                                              https://www.standvirtual.com/anuncio...h_results_link
                                              petrus,

                                              Relativamente à tua afirmação sobre os extras, por acaso eu sou "defensor" de carros com maior nível de equipamento. Mas claro são opções....

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por GT_racing Ver Post
                                                Os z4 e89 estão a cair de valor, a nivel de mercado de usado está mais interessante, já arranjas um 23i com 100 e poucos mil km por 18k.
                                                Os z4 e85 estão a ficar idosos, pelo menos nas fotos notasse bem, a malta dá contraste, mas os plasticos desgastados, os estofos brilhantes do uso, e as pinturas já sem brilho é complicado dar 15k por um carro todo fritado. Na net vais ver que o pessoal anda sempre a querer inventar potencia nos 2.0, 2.2 e ... devem ser carros que fica desinteressante conduzir com o tempo, mas isso cada um sabe para o que usa o carro.
                                                O Z4 e89 não foi um modelo muito feliz nas críticas no que toca a comportamento dinâmico. Nunca tive oportunidade de andar num, pelo que não gosto de tecer comentários sobre o que não conheço. Concordo que estéticamente é um modelo bastante feliz, e que acresce modernidade ao e85, que recebeu influencia da era Bangle.

                                                Contudo, e sei que sou suspeito, mas considero o e85 um modelo com pinta e que estranhamente não é fotogénico...

                                                Mas deixo aqui uma foto do meu para aguçar o apetite ao @danger898:
                                                Editado pela última vez por CarLegends; 09 September 2021, 12:19.

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                                                  #25
                                                  Já agora, e importar um Z4 da Alemanha? A unica questão entre o 2.0 e o 2.2 ou 2.5 é que o primeiro consegue-se por menos 1.000€/1.500€ e paga +- 1.700€ de legalização, enquanto os outros é quase o dobro penso...compensará dar mais 2.500€/3.000€ pelos v6?
                                                  Editado pela última vez por danger898; 09 September 2021, 12:28.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    V6 não 6L xD

                                                    O z4 2.0 performa pior que o mx5 pq é pesadão, na maioria dos casos o mx5 e o seu baixo peso vao ser mais divertidos de soltar.

                                                    Agora o que se passa é que os donos dos mx5 também pensam que os cancros com 20 anos valem ouro.

                                                    Nestas coisas tens de ter paciência e esperar por alguém que queira mesmo vender o carro!

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Repeti o post pq isto demora mto a entrar... deve ser do covid!
                                                      Editado pela última vez por GT_racing; 09 September 2021, 13:22.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        O 1.8 nb é mais rapido que o Z4 2.0.
                                                        Na verdade o equivalente ao Z4 seria mais o NC 2.0, esse até mais potente com 160 cv e mais leve. O facelift do NC já tinha 170 cvs.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                                                          eu adorei conduzir o JCW de 2010 com cerca de 1 ano na altura (durante uns 30kms em via rápida e nacional nos arredores de cidade), mas mesmo conseguindo tirar 1 litro ao que estava lá, assustam os consumos! eu consegui fazer 13,4 e acredito-me que menos de 10 ou 11 deva ser difícil/proibido fazer.
                                                          Se eu faço facilmente 7-9 litros num boxer 6 cilindros a passear com a maria ao Domingo, esse tem de fazer tanto ou menos

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                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por danger898 Ver Post
                                                            Já agora, e importar um Z4 da Alemanha? A unica questão entre o 2.0 e o 2.2 ou 2.5 é que o primeiro consegue-se por menos 1.000€/1.500€ e paga +- 1.700€ de legalização, enquanto os outros é quase o dobro penso...compensará dar mais 2.500€/3.000€ pelos v6?
                                                            A Alemanha é um excelente mercado para comprar carros usados: a oferta é enorme, para todos os gostos e feitios. É um mercado relativamente seguro, no que toca a histórico dos carros usados.... Mas falcatruas há em todo o lado!

                                                            Relativamente à questão se vale ou não a pena dar mais por um modelo mais potente, com mais motor?

                                                            Com a carteira alheia é fácil opinar.

                                                            Tendencialmente gosto de ter motor a mais que falta do mesmo. Como já escrevi atrás, o e85 é um excelente produto, e merece uma motorização a condizer! O 2.5 seria o mínimo que considerava.
                                                            Se a diferença de 1000/2000 ou mesmo 3000€ compensa para ir de um 2.0 para um 3.0? Se queres o carro para passear, o 2.0 de 150 cv é suficiente... Se queres diversão e algo que te encha os sentidos, tens de subir a parada para, pelo menos o 2.5!!!! O 2.2, do que li, tem o encanto dos 6 cilindros, mas sabe a pouco.
                                                            Editado pela última vez por CarLegends; 09 September 2021, 15:02.

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