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Nissan E-NV200 24kWh por 12000€ ou 40kWh por 19000€

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    [Comparativo] Nissan E-NV200 24kWh por 12000€ ou 40kWh por 19000€

    Boas Pessoal

    Neste momento estou um pouco indeciso, na aquisição, de uma carrinha elétrica, de 7 lugares, entre a versão com a bateria de 24kWh ou com a bateria de 40kWh.

    Mais tecnicamente, os veículos em questão são estes:

    • Nissan E-NV200, de 02/2016, com 118.000 km, bateria de 24 kWh, apesar da autonomia superior a 100 kms, em viagens maiores necessita de carregar a cada 80-90 kms. Não tem qualquer garantia da bateria nem do veículo (excepto corrosão). Preço 12.000€;
    • Nissan E-NV200, de 03/2019, com 63.000 km, bateria de 40 kWh, autonomias a rondar os 250 kms, em viagens maiores recomenda-se carregar a cada 200 kms. Possui garantia da bateria até 03/2027 (ou 160.000 km). Preço 19.000€.


    Trata-se de uma diferença de, pelo menos, 7000€.

    Se comprar a carrinha de 2016, e mais tarde quiser vender, terei dificuldades face à autonomia?

    A carrinha com a versão de 40 kWh, apesar do preço bastante superior, vende-se melhor do que a de 24 kWh?

    Resumidamente, venho pedir a vossa opinião sobre se acham que compensa dar mais 7000 euros por um veículo que tem, pelo menos, o dobro da autonomia do mais barato.

    #2
    Na minha opinião, sendo possível, era sempre a de 40kwh, a não ser que seja para trajectos muito curtos mesmo. Para mim até deveriam ter mais diferença de preço. Estás a comparar um carro com 2 anos, com um de 5 e o dobro dos kms. Depois em relação à bateria, depende muito dos kms que vais fazer por dia, mas a bateria de 24kwh, já deve ter alguma degradação, e vai sempre precisar de muitos mais ciclos para fazer os mesmos kms, o que vai levar a uma maior degradação. E não é só o ter que parar a cada 80 ou 90kms... é o tempo que se perde a carregar, e com cargas sucessivas a bateria aquece e perde velocidade de carga, e mais degradação....

    Além disso, daqui a 6 anos, quando ade 40kwh perder a garantia, ainda tem que ter pelo menos 70% da capacidade original, senão tens direito a outra. Com a de 24kwh, em mais 6 anos se o uso for intensivo ( para os mesmos kms, nesta bateria vai sempre ser mais intensivo que para a de 40), provavelmente já gastaste mais que esses 7000eur a trocar. Podes é meter uma de 64kwh se for como no leaf!
    Editado pela última vez por pato; 24 September 2021, 16:16.

    Comentário


      #3
      Acho que a versão com bateria de 24 kWh é demasiado limitada e quando se quiser vender há-de ser bem mais difícil de o fazer.

      Se a opção é apenas nessas duas, eu optava sempre pela que tem bateria de 40 kWh, que mesmo assim não deve ter autonomia nada de especial.

      Comentário


        #4
        Mais um que aponta para a viatura com maior autonomia.

        De facto a de menor autonomia é demasiado limitada, mas só tu saberás se será suficiente para o teu dia-a-dia.

        No entanto a outra, para além da maior autonomia (e se precisas disso, tanto melhor), tens a questão das garantias ainda existentes.

        Comentário


          #5
          Obrigado a todos pela resposta.

          Sendo assim, não terei grandes dúvidas sobre qual escolher. A qualidade e a garantia estão asseguradas na versão superior.

          Originalmente Colocado por MJMont Ver Post
          Se a opção é apenas nessas duas, eu optava sempre pela que tem bateria de 40 kWh, que mesmo assim não deve ter autonomia nada de especial.
          Sim, mas, até ao momento, é a que mais autonomia possui.

          Nota que, atualmente não há qualquer carrinha elétrica com autonomias superiores a 250/300 km, ao contrário dos ligeiros de passageiros. Apesar de que se podem colocar extensores de bateria e expandir a autonomia mas, no meu caso, esta autonomia creio ser suficiente, mesmo para viagens Lisboa-Porto ou Lisboa-Algarve, paro 1x pelo caminho, mas mesmo que tivesse mais autonomia ou fosse um ICE provavelmente também o faria, seja para ir tomar um café ou WC.

          Mesmo a Renault Kangoo, para além de não ter a versão com 7 lugares, a bateria é de 33kWh, menos do que a de 40kWh da Nissan.

          Há a Mercedes Vito, talvez faça +300kms com uma carga, mas o preço é muito superior face a estes.

          ----------------

          Originalmente Colocado por pato Ver Post
          E não é só o ter que parar a cada 80 ou 90kms... é o tempo que se perde a carregar, e com cargas sucessivas a bateria aquece e perde velocidade de carga, e mais degradação....
          Outra nota, ao contrário do Leaf, na E-NV200 as baterias são refrigeradas (arrefecimento ativo).



          No entanto, na E-NV200 o arrefecimento ativo só é ligado enquanto estiver ligado, na tomada DC. Em condução ou na utilização de uma tomada AC não é ligado. Ainda assim, a meu ver, sempre é melhor do que no Leaf, que nem isso acontece. Neste vídeo também dá para ver a comparação de temperaturas atingidas num carregamento rápido (DC) em ambos os modelos, sendo que na E-NV200 aproximou-se dos 39ºC e no Leaf chegou aos 51ºC.
          Editado pela última vez por tgfj555; 24 September 2021, 17:29.

          Comentário


            #6
            Tens as Peugeot Traveller, por exemplo:



            A autonomia e modo de carga da bateria do PEUGEOT e-Traveller permite-lhe 230 km com 50 kWh, e 330 km com 75 kWh de acordo com o protocolo de certificação do WLTP (Worldwide Harmonized Light Vehicles Test Procedure ou Procedimento de Teste Global Harmonizado para Veículos Ligeiros).



            https://www.peugeot.pt/showroom/peug...traveller.html

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por tgfj555 Ver Post

              [...]
              Sim, mas, até ao momento, é a que mais autonomia possui.

              Nota que, atualmente não há qualquer carrinha elétrica com autonomias superiores a 250/300 km, ao contrário dos ligeiros de passageiros.
              [...]
              Anunciam 349 km (nao sei se é WLTP): Mercedes-Benz EQV

              Fiquei a saber que existia porque passou fugazmente uma no SV por 75k

              Comentário


                #8
                E já agora, para o ano está previsto chegar as E-Transit.


                https://www.ford.pt/brevemente/nova-e-transit

                Comentário


                  #9
                  Não sabia que as carrinhas elétricas Peugeot já permitem autonomias superiores.

                  No entanto, tanto a Mercedes EQV como a Peugeot, ou a Ford E-Transit não diferem muito dos 300 kms, 350 kms possivelmente.

                  O que a mim me admira é que, com uma bateria de 75 kWh o Peugeot E-Traveller apenas faça 330 kms. Consumos superiores a 20 kWh/100kms?

                  Ainda assim, é certo que, como são novos, os preços estarão muito acima dos 19.000€, para um ganho de autonomia entre 50-100kms.

                  Comentário


                    #10
                    Custa-me muito a acreditar nesses 200 kms em AE.
                    Só a velocidades muito baixas.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por edununo Ver Post
                      Custa-me muito a acreditar nesses 200 kms em AE.
                      Só a velocidades muito baixas.
                      A 120 km/h não acredito, mas a 100 km/h já acredito. Se no Leaf conseguia consumos modestos a 90-100 km/h, na E-NV200, ainda que tenha +100 Kgs, deverá ser semelhante.

                      Tão importante como a velocidade, a aceleração diz muito sobre os consumos do carro. Embora com uma aceleração lenta, eu conseguia ir até a 110 km/h e ter um consumo moderado (apenas com dois pontos brancos de aceleração no computador de bordo), porque controlava a aceleração.

                      Mas isto em terrenos pouco acidentados. Se for a subir montanhas, certamente que não.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por tgfj555 Ver Post
                        A 120 km/h não acredito, mas a 100 km/h já acredito. Se no Leaf conseguia consumos modestos a 90-100 km/h, na E-NV200, ainda que tenha +100 Kgs, deverá ser semelhante.

                        Tão importante como a velocidade, a aceleração diz muito sobre os consumos do carro. Embora com uma aceleração lenta, eu conseguia ir até a 110 km/h e ter um consumo moderado (apenas com dois pontos brancos de aceleração no computador de bordo), porque controlava a aceleração.

                        Mas isto em terrenos pouco acidentados. Se for a subir montanhas, certamente que não.
                        A aerodinâmica é muito pior.

                        Comentário


                          #13
                          ainda ontem e hoje passei por uma, que deve ser a mesma, pois foi na mesma zona. não faço ideia de mais pormenores. tinha matrícula das novas, AC, acho. qual seria a versão não sei. se seria importada, não sei. mas andam mais algumas por aqui, 2 ou 3 diferentes. eu apontava para a de 19 mil e se a quiseres vender lá mais para a frente, tenta vendê-la 2 anitos antes de acabar a garantia da bateria, pois depois começa a ficar mais próximo da data da troca e é mais difícil alguém pegar nisso que não seja por valores baixos.

                          Comentário


                            #14
                            Perguntares qual o veículo elétrico que deves comprar, com 24 kWh ou 40kWh, sem dizeres a tua rotina diária em termos de percursos e kms diários, vais apenas ter respostas pouco fundamentadas na tua realidade.

                            Naturalmente as pessoas vão aconselhar a de maior capacidade, será mais seguro e como o dinheiro não é deles...

                            É muito importante saber quantos kms vais fazer por dia e se fazes algumas viagens, quantas vezes por mês fazes e o respectivos kms, etc...

                            Quanto à venda futura, a de 40kWh irás vender mais facilmente,mas também o dinheiro investido é superior.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por pedrolima678 Ver Post
                              Perguntares qual o veículo elétrico que deves comprar, com 24 kWh ou 40kWh, sem dizeres a tua rotina diária em termos de percursos e kms diários, vais apenas ter respostas pouco fundamentadas na tua realidade.

                              Naturalmente as pessoas vão aconselhar a de maior capacidade, será mais seguro e como o dinheiro não é deles...

                              É muito importante saber quantos kms vais fazer por dia e se fazes algumas viagens, quantas vezes por mês fazes e o respectivos kms, etc...

                              Quanto à venda futura, a de 40kWh irás vender mais facilmente,mas também o dinheiro investido é superior.
                              Também é verdade. Apesar de não ter indicado, tenho uma ideia do que faço, tendo em conta o que fazia com o Leaf.

                              A minha rotina diária é um pouco instável, posso ter dias que nem sequer toque no carro como outros em que faça +100 kms.

                              Tendo em conta a previsão, é de esperar que, regularmente, faça em torno de 90-100 kms vários dias por semana, isto no cenário 1.

                              No cenário 2, é de esperar que, todas as semanas, em alguns dias (fim de semana) possa fazer 150-200kms num só dia.

                              A maior parte das vezes faço viagens de algumas dezenas de km, possivelmente nem chegando aos 50-60 kms. No entanto, todas as semanas espero ter algum ou alguns dias em que faça viagens perto ou até superior aos 100 kms.

                              -----------------------

                              Se a de 24 kWh poderá chegar para cobrir a maior parte das minhas necessidades? Sim. No entanto, em dias que ande quase sempre de um lado para o outro na região, ou que faça viagens maiores, dificilmente conseguia evitar o carregamento. Já no Leaf às vezes acontecia, por exemplo, um dia destes, fui a Palmela e fiz +/- 90 kms. Depois, da parte da tarde, tive de ir à Amadora, +40-50 kms. Tive de carregar a meio.

                              Tanto que no Leaf acabei por fazer 15 mil km em 1 ano. Não é excessivamente muito, mas acho que a maioria das pessoas faz uns 10 mil km por ano.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por tgfj555 Ver Post
                                Também é verdade. Apesar de não ter indicado, tenho uma ideia do que faço, tendo em conta o que fazia com o Leaf.

                                A minha rotina diária é um pouco instável, posso ter dias que nem sequer toque no carro como outros em que faça +100 kms.

                                Tendo em conta a previsão, é de esperar que, regularmente, faça em torno de 90-100 kms vários dias por semana, isto no cenário 1.

                                No cenário 2, é de esperar que, todas as semanas, em alguns dias (fim de semana) possa fazer 150-200kms num só dia.

                                A maior parte das vezes faço viagens de algumas dezenas de km, possivelmente nem chegando aos 50-60 kms. No entanto, todas as semanas espero ter algum ou alguns dias em que faça viagens perto ou até superior aos 100 kms.

                                -----------------------

                                Se a de 24 kWh poderá chegar para cobrir a maior parte das minhas necessidades? Sim. No entanto, em dias que ande quase sempre de um lado para o outro na região, ou que faça viagens maiores, dificilmente conseguia evitar o carregamento. Já no Leaf às vezes acontecia, por exemplo, um dia destes, fui a Palmela e fiz +/- 90 kms. Depois, da parte da tarde, tive de ir à Amadora, +40-50 kms. Tive de carregar a meio.

                                Tanto que no Leaf acabei por fazer 15 mil km em 1 ano. Não é excessivamente muito, mas acho que a maioria das pessoas faz uns 10 mil km por ano.
                                Acho que estás bem informado e elucidado, não és como muitos que aqui aparecem, que tem ideias totalmente distorcidas sobre os elétricos.

                                Só tu podes decidir, pois só tu sabes o valor que tem os 7.000€ de diferença para ti. [emoji6]

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por edununo Ver Post
                                  A aerodinâmica é muito pior.


                                  Sem sombra de dúvidas que a autonomia é um "caixote", ao pé do LEAF.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por tgfj555 Ver Post
                                    Também é verdade. Apesar de não ter indicado, tenho uma ideia do que faço, tendo em conta o que fazia com o Leaf.

                                    A minha rotina diária é um pouco instável, posso ter dias que nem sequer toque no carro como outros em que faça +100 kms.

                                    Tendo em conta a previsão, é de esperar que, regularmente, faça em torno de 90-100 kms vários dias por semana, isto no cenário 1.

                                    No cenário 2, é de esperar que, todas as semanas, em alguns dias (fim de semana) possa fazer 150-200kms num só dia.

                                    A maior parte das vezes faço viagens de algumas dezenas de km, possivelmente nem chegando aos 50-60 kms. No entanto, todas as semanas espero ter algum ou alguns dias em que faça viagens perto ou até superior aos 100 kms.

                                    -----------------------

                                    Se a de 24 kWh poderá chegar para cobrir a maior parte das minhas necessidades? Sim. No entanto, em dias que ande quase sempre de um lado para o outro na região, ou que faça viagens maiores, dificilmente conseguia evitar o carregamento. Já no Leaf às vezes acontecia, por exemplo, um dia destes, fui a Palmela e fiz +/- 90 kms. Depois, da parte da tarde, tive de ir à Amadora, +40-50 kms. Tive de carregar a meio.

                                    Tanto que no Leaf acabei por fazer 15 mil km em 1 ano. Não é excessivamente muito, mas acho que a maioria das pessoas faz uns 10 mil km por ano.


                                    Voltando a repetir, só tu saberás atendendo às tuas necessidades se justifica ou queres a versão mais cara.

                                    Claro que se for a pensar somente na questão da venda, a viatura de maior autonomia será a melhor.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Obviamente que essa questão que fazes não tem grande sentido. Pois nem falando de autonomia, a degradação que se tem visto nos packs de 40 nada tem a ver com degradação nos de 24kWh, isso é talvez o mais importante nessa comparação que fazes, sendo uma compra a medio/longo prazo nem penses na primeira opção tendo a possibilidade da segunda.

                                      Comentário


                                        #20
                                        A não ser que compres uma furgoneta ou monovolume ICE por 7 mil euros, a segunda opção é para considerar.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Afcivic Ver Post
                                          Obviamente que essa questão que fazes não tem grande sentido. Pois nem falando de autonomia, a degradação que se tem visto nos packs de 40 nada tem a ver com degradação nos de 24kWh, isso é talvez o mais importante nessa comparação que fazes, sendo uma compra a medio/longo prazo nem penses na primeira opção tendo a possibilidade da segunda.
                                          Até tem porque estamos a falar de 7.000€ de diferença, não são 2.000 ou 3.000€. Não é qualquer um que usa logo 7.000€ para um veículo semelhante, mas com maior autonomia, garantia e mais novo. Pagar mais para ficar melhor servido é o que posso dizer neste caso.

                                          Mas sim, neste momento já estou mais inclinado para a segunda opção. Se fosse para a de 24kWh e mais tarde quisesse vender, as dificuldades seriam maiores (quem é que gosta de estar a carregar a cada 80-90km durante intervalos de 15-20 minutos).

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por ASOT Ver Post
                                            A não ser que compres uma furgoneta ou monovolume ICE por 7 mil euros, a segunda opção é para considerar.
                                            Tendo em conta de mais de 1 ano de experiência em veículos elétricos, a meu ver, ainda que as opções sejam mais baratas, a possibilidade de adquirir um monovolume ICE está praticamente descartada. Só se não tivesse hipótese alguma nos EV, mas como felizmente há é de considerar. Ainda mais tendo garagem para o carregar.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por tgfj555 Ver Post
                                              Até tem porque estamos a falar de 7.000€ de diferença, não são 2.000 ou 3.000€. Não é qualquer um que usa logo 7.000€ para um veículo semelhante, mas com maior autonomia, garantia e mais novo. Pagar mais para ficar melhor servido é o que posso dizer neste caso.

                                              Mas sim, neste momento já estou mais inclinado para a segunda opção. Se fosse para a de 24kWh e mais tarde quisesse vender, as dificuldades seriam maiores (quem é que gosta de estar a carregar a cada 80-90km durante intervalos de 15-20 minutos).
                                              A questão que refiro é a diferença de quimica das baterias, que pelo que vejo é enorme, isso nota-se na degradação, nem falo da possibilidade de vender um dia, mas sim da necessidade de trocar de baterias, é mais por aí...

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