Boa tarde a todos,
Venho pedir a vossa ajuda porque ja não sei mais o que fazer com o meu Polo de 2002 1.2 12V (115 000 km). Comprei por 2500 € há 3 anos com 90000km com todas as revisões na marca a uma senhora idosa. Apenas uso o carro para ir de lisboa ao estoril no fim de semana (25km aprox ida)
O problema começou há dois anos... Fui do estoril à arrabida num dia muito quente e quando estava a chegar o carro começou a "engasgar" e a perder força...Estacionei...fui à praia...voltei ao carro no fim do dia e aparentemente o carro estava otimo e nao deu problemas ate casa.
- 3 meses mais tarde - dia quente engasga na A5...vou ao mecanico...liga à maquina verifica por alto o carro e nada...tudo perfeito
- 6 meses mais tarde - a mesma coisa - mesmo mecanico - diz que nao tem nada e nao consegue detetar
- Meses depois - Vou à midas para fazerem um diagnostico...detectaram falha das bobines - troquei velas e bobines (tudo bosch)
- Alguns meses depois - Viagem ao alentejo AC ligado ...200km feitos comeca a engasgar muito e pela primeira vez liga a luz do motor e desliga em andamento..liga a luz do motor...paro na berma 10 min ...arranco...mais 10 min a andar e começa a a gaguejar outra vez...100 km disto...tive de parar umas 10 vezes ate ao destino...dia seguinte carro anda apos estar desligado e frio...reboque para lisboa
- Novo mecanico - Diz que as velas "novas" bosch estão carbonizadas cabos de vela em bom estado e que o problema é a sonda lambda - velas novas sonda lambda nova (conselho de nao usar 95 simples seguido à risca)...Aparentemente resolvido
- 1 mes depois - Engasga outra vez....dia quente...AC ligado....nem tem força para chegar a casa. 3º Mecanico diz que não sabe o que pode ser mais e diz que nao pode fazer nada. carro anda após estar desligado e frio....levado para casa
- 1 mês depois - 4º Mecânico...ex funcionário VW penso eu...diz que há uma falha no injetor 1...troca o 1 com o 2 e 3 e a falha persiste no 1....verifica que os cabos que ligam à ECU estao a passar corrente....e sugere trocar a ECU porque diz que pode ser um defeito ..trocamos...carro reprogramado para aceitar nova ECU ...nenhum problema detetado
- A semana passada...pego no carro (testado pelo mecânico ligado à maquina e sem erros) dia quente vou do estoril à expo...Começa a engasgar, paro o carro motor a falhar até no ralenti, liga a luz do motor..Já nao sei mais o que fazer...
- Está no mecanico outra vez...
Desculpem o post tão grande mas em 2 anos aconteceu muita coisa...desculpem a falta de linguagem técnica mas pouco percebo de mecânica....
Não me vale a pena gastar muito mais dinheiro no carro e gostava de saber se alguem já passou por algo semelhante ou me pode ajudar a decifrar este mistério.
Muito obrigado
João
Venho pedir a vossa ajuda porque ja não sei mais o que fazer com o meu Polo de 2002 1.2 12V (115 000 km). Comprei por 2500 € há 3 anos com 90000km com todas as revisões na marca a uma senhora idosa. Apenas uso o carro para ir de lisboa ao estoril no fim de semana (25km aprox ida)
O problema começou há dois anos... Fui do estoril à arrabida num dia muito quente e quando estava a chegar o carro começou a "engasgar" e a perder força...Estacionei...fui à praia...voltei ao carro no fim do dia e aparentemente o carro estava otimo e nao deu problemas ate casa.
- 3 meses mais tarde - dia quente engasga na A5...vou ao mecanico...liga à maquina verifica por alto o carro e nada...tudo perfeito
- 6 meses mais tarde - a mesma coisa - mesmo mecanico - diz que nao tem nada e nao consegue detetar
- Meses depois - Vou à midas para fazerem um diagnostico...detectaram falha das bobines - troquei velas e bobines (tudo bosch)
- Alguns meses depois - Viagem ao alentejo AC ligado ...200km feitos comeca a engasgar muito e pela primeira vez liga a luz do motor e desliga em andamento..liga a luz do motor...paro na berma 10 min ...arranco...mais 10 min a andar e começa a a gaguejar outra vez...100 km disto...tive de parar umas 10 vezes ate ao destino...dia seguinte carro anda apos estar desligado e frio...reboque para lisboa
- Novo mecanico - Diz que as velas "novas" bosch estão carbonizadas cabos de vela em bom estado e que o problema é a sonda lambda - velas novas sonda lambda nova (conselho de nao usar 95 simples seguido à risca)...Aparentemente resolvido
- 1 mes depois - Engasga outra vez....dia quente...AC ligado....nem tem força para chegar a casa. 3º Mecanico diz que não sabe o que pode ser mais e diz que nao pode fazer nada. carro anda após estar desligado e frio....levado para casa
- 1 mês depois - 4º Mecânico...ex funcionário VW penso eu...diz que há uma falha no injetor 1...troca o 1 com o 2 e 3 e a falha persiste no 1....verifica que os cabos que ligam à ECU estao a passar corrente....e sugere trocar a ECU porque diz que pode ser um defeito ..trocamos...carro reprogramado para aceitar nova ECU ...nenhum problema detetado
- A semana passada...pego no carro (testado pelo mecânico ligado à maquina e sem erros) dia quente vou do estoril à expo...Começa a engasgar, paro o carro motor a falhar até no ralenti, liga a luz do motor..Já nao sei mais o que fazer...
- Está no mecanico outra vez...
Desculpem o post tão grande mas em 2 anos aconteceu muita coisa...desculpem a falta de linguagem técnica mas pouco percebo de mecânica....
Não me vale a pena gastar muito mais dinheiro no carro e gostava de saber se alguem já passou por algo semelhante ou me pode ajudar a decifrar este mistério.
Muito obrigado
João
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