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POLO 2002, 1.2 - Carro Engasga, Falha misterio

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    POLO 2002, 1.2 - Carro Engasga, Falha misterio

    Boa tarde a todos,

    Venho pedir a vossa ajuda porque ja não sei mais o que fazer com o meu Polo de 2002 1.2 12V (115 000 km). Comprei por 2500 € há 3 anos com 90000km com todas as revisões na marca a uma senhora idosa. Apenas uso o carro para ir de lisboa ao estoril no fim de semana (25km aprox ida)

    O problema começou há dois anos... Fui do estoril à arrabida num dia muito quente e quando estava a chegar o carro começou a "engasgar" e a perder força...Estacionei...fui à praia...voltei ao carro no fim do dia e aparentemente o carro estava otimo e nao deu problemas ate casa.
    - 3 meses mais tarde - dia quente engasga na A5...vou ao mecanico...liga à maquina verifica por alto o carro e nada...tudo perfeito
    - 6 meses mais tarde - a mesma coisa - mesmo mecanico - diz que nao tem nada e nao consegue detetar
    - Meses depois - Vou à midas para fazerem um diagnostico...detectaram falha das bobines - troquei velas e bobines (tudo bosch)
    - Alguns meses depois - Viagem ao alentejo AC ligado ...200km feitos comeca a engasgar muito e pela primeira vez liga a luz do motor e desliga em andamento..liga a luz do motor...paro na berma 10 min ...arranco...mais 10 min a andar e começa a a gaguejar outra vez...100 km disto...tive de parar umas 10 vezes ate ao destino...dia seguinte carro anda apos estar desligado e frio...reboque para lisboa
    - Novo mecanico - Diz que as velas "novas" bosch estão carbonizadas cabos de vela em bom estado e que o problema é a sonda lambda - velas novas sonda lambda nova (conselho de nao usar 95 simples seguido à risca)...Aparentemente resolvido
    - 1 mes depois - Engasga outra vez....dia quente...AC ligado....nem tem força para chegar a casa. 3º Mecanico diz que não sabe o que pode ser mais e diz que nao pode fazer nada. carro anda após estar desligado e frio....levado para casa
    - 1 mês depois - 4º Mecânico...ex funcionário VW penso eu...diz que há uma falha no injetor 1...troca o 1 com o 2 e 3 e a falha persiste no 1....verifica que os cabos que ligam à ECU estao a passar corrente....e sugere trocar a ECU porque diz que pode ser um defeito ..trocamos...carro reprogramado para aceitar nova ECU ...nenhum problema detetado
    - A semana passada...pego no carro (testado pelo mecânico ligado à maquina e sem erros) dia quente vou do estoril à expo...Começa a engasgar, paro o carro motor a falhar até no ralenti, liga a luz do motor..Já nao sei mais o que fazer...
    - Está no mecanico outra vez...

    Desculpem o post tão grande mas em 2 anos aconteceu muita coisa...desculpem a falta de linguagem técnica mas pouco percebo de mecânica....
    Não me vale a pena gastar muito mais dinheiro no carro e gostava de saber se alguem já passou por algo semelhante ou me pode ajudar a decifrar este mistério.

    Muito obrigado

    João

    #2
    Recomendo que deixes o carro para fazerem os despistes todos com vários testes de estrada para detectar o problema em tempo real. O mais comum pelos vistos já foi trocado pelo que carece de análise mais exaustiva e isso pode demorar, claro.

    Comentário


      #3
      Gabo-lhe a paciencia. Eu já tinha rebocado uma parede com ele.
      Não será algum cabo danificado das velas ou da ECU? Foram trocados?

      Comentário


        #4
        Vai ser dificil dar com o gato.
        Há um aspeto comum no aparecimento do engasganço: calor
        Portanto calor quererá dizer dilatação de algum fio que com o calor dilata e toca noutro, ou alguma ficha ou alguma soldadura ou alguma coisa elétrica que leva a que a ignição seja cortada.

        Pode com sorte ser coisa que se encontre.

        Mas terá de ser por tentativas....ficha ou cabo que com o calor dilata e toca onde não deve...

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por guisas Ver Post
          Mas terá de ser por tentativas....ficha ou cabo que com o calor dilata e toca onde não deve...
          Ou deixa de fazer contacto. Ja tive um PC portátil q com o calor a placa wifi deixava de funcionar, a soluçao foi apertar o parafuso com ele quente.
          Aqui pode ser esse o caso também.

          Comentário


            #6
            Está na altura de te veres livre desse cancro.

            Comentário


              #7
              Obrigado a todos pelos inputs...ainda não está resolvido...Dei ate Janeiro para se resolver, senão lixo com ele. O mecanico estava a tentar fazer uma cablagem paralela da centralina e parecia estar a funcionar(pode ser só de agora não haver calor) mas de qualquer maneira deu outra vez erro da sonda lambda (que troquei à pouco tempo).
              Enfim se descobrir aviso, pode ser que ajude alguém.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por guisas Ver Post
                Vai ser dificil dar com o gato.
                Há um aspeto comum no aparecimento do engasganço: calor
                Portanto calor quererá dizer dilatação de algum fio que com o calor dilata e toca noutro, ou alguma ficha ou alguma soldadura ou alguma coisa elétrica que leva a que a ignição seja cortada.

                Pode com sorte ser coisa que se encontre.

                Mas terá de ser por tentativas....ficha ou cabo que com o calor dilata e toca onde não deve...
                É para isso que o mecânico aponta também....resta descobrir

                Comentário


                  #9
                  pode ser os injectores, o turbo

                  no volkswagen que eu tive tive problemas desses, mas era TDI

                  deveras estranho os mecânicos detetarem o problema

                  Comentário


                    #10
                    Sensor(es) de temperatura do motor e respetiva cablagem. Era aí que eu teria começado.

                    Comentário


                      #11
                      Eu ia tentar ajudar... mas o Manog antecipou-se.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por CL Ver Post
                        Eu ia tentar ajudar... mas o Manog antecipou-se.
                        Calma.. pode ser um fio de massa solto.....

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Altar Ver Post
                          pode ser os injectores, o turbo

                          no volkswagen que eu tive tive problemas desses, mas era TDI

                          deveras estranho os mecânicos detetarem o problema


                          No caso em questão, não tem turbo algum.

                          Comentário


                            #14
                            Uma vez 1 mecânico disse-me " engasga com calor = bomba da gasolina ".
                            Mas era em carros a carburador.
                            Também se aplica nestes ?

                            De qualquer forma é sempre curioso dizer para mudar de carro....falar é fácil, mas quando o orçamento é limitado, podemos facilmente trocar por outro igual ou em pior estado, e aos preços que os usados andam.....

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                              Calma.. pode ser um fio de massa solto.....
                              Ina fónix... uma vez safei-me de me roubarem o Metro branco porque o cabo de massa junto ao motor de arranque andava a falhar e nessa madrugada o cabo foi meu amigo e os gajos só conseguiram andar uns 100 metros com o carro! Foi fácil encontrá-lo!

                              Depois reparei o cabo, claro! Mais a porta do condutor que estava toda torta (abriram com pé de cabra ou coisa do género), a cablagem na coluna de direcção depois de eles terem feito ligação directa e partido a tranca da direcção.

                              Aí aproveitei a meter também um Led vermelho a fazer de conta que tinha alarme... Nunca mais fui assaltado!

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