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Peugeout 307 1.4HDI DV4TD 8HZ - Engasga-se / Intermitente / Sync Cambota-arv cames

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    Peugeout 307 1.4HDI DV4TD 8HZ - Engasga-se / Intermitente / Sync Cambota-arv cames

    Bom dia.

    Tenho uma carrinha Peugeot 1.4HDI de 2003, com 145.000km, após efetuar as seguintes manutenções num mecânico particular, começaram a aparecer sintomas estranhos no funcionar da carrinha.

    Motor engasga-se em andamento, por vezes vai a baixo, sem nenhum padrão de relação com tipos de condução ou condições meteorológicas.

    Manutenções feitas até à data:
    • Substituição disco embraiagem;
    • Primeiros sintomas de engasgar-se (Limpeza EGR , mecânico diz que tinha erro de mau funcionamento ) - "OK após limpeza";


    Como o carro esteve parado cerca de 6 anos, achei por bem
    • Substituição kit distribuição e bomba água ( antes da KM prevista);
    • Filtro combustível ;
    • Filtro habitáculo;
    • Filtro Ar;


    E intensificaram-se os sintomas, depositando confiança no "mecânico" fui concordando na linha de ação que ele estava a delinear, erro de falta de sincronismo entre o sensor de cambota e árvore de cames.
    • Substituídos os dois sensores;
    • Verificada continuidade de cablagem;
    • Beneficiado terminais das massas da centralina e bsm (melhorou por 3 semanas e voltou ao mesmo);
    • Substituída a ficha do sensor da cambota ( + 4 semanas bem e voltou ao mesmo);


    Agora fui verificar as ligações do " filtro de combustível novo" porque sempre que aciono a mama de ferrar o circuito de combustível aparece ar no retorno.

    A avaria mantem-se intermitente, acende a luz de erro esporadicamente com a apresentação do tradicional " Avaria no sistema Antipoluição" e por vezes apaga sozinha, outras vezes apaga depois de desligar o carro e voltar a arrancar com ele.

    Com o pp2000 não fica registado nenhum erro no módulo de injeção, noutras ocasiões indica falha de sincronismo entre sensor cambota /árvore cames.
    também fiz leitura com o carro em andamento, e há instantes em que se perde o sincronismo, quando engasga, mas parece-me que seja uma consequência e não a causa da avaria.

    Gostava de confirmar se é normal sempre que aciono a "mama" de ferrar o circuito , aparecer ar no retorno.

    Desde Fev. 2021 que ando nesta saga, e já vou na segunda oficina com a carrinha, e como tem a avaria intermitente não demonstram muito interesse em ter lá o carro.

    Se alguém tiver tido alguma situação idêntica, gostava de ter opiniões alternativas para experimentar.

    #2
    Confirmar danos na polie do sensor da cambota
    Confirmar os 3 pontos de sincronismo da distribuição
    Confirmar botoneira capotamento
    Verificar pontos de massa
    Fazer um teste de estrada para ler parâmetros em tempo real

    Etc..

    Comentário


      #3
      eblase obrigado pela resposta,

      onde se encontra essa botoneira de capotamento ?

      E já agora, o ar no retorno do circuito de combustível quando aciono a bomba manual, é normal ?

      Comentário


        #4
        Depende da quantidade. Quando liga, deverá passar.

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