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Problema na Injeção - Megane 1.5 dci

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    Problema na Injeção - Megane 1.5 dci

    Boa noite pessoal,

    O meu Megane 1.5 dci 2004 tem estado com este erro constantemente.

    Já coloquei outros injetores (usados porque no estado do carro não me compensa meter novos... Infelizmente) e mal os coloco ele fica espetacular, com um barulho de motor saudável. O problema é que passado um ou dois dias volta a aparecer o mesmo erro no computador de bordo e ele começa logo a tremer e com dificuldades em ligar.

    Alguma ideia? Obrigado desde já.

    #2
    Recomendo fazer um diagnóstico em alguém competente invés de gastar dinheiro à toa.

    Comentário


      #3
      Os injetores de substituição foram codificados?

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por rtxs Ver Post
        Os injetores de substituição foram codificados?
        O problema não deve ser esse.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por 77gosh Ver Post
          Boa noite pessoal,

          O meu Megane 1.5 dci 2004 tem estado com este erro constantemente.

          Já coloquei outros injetores (usados porque no estado do carro não me compensa meter novos... Infelizmente) e mal os coloco ele fica espetacular, com um barulho de motor saudável. O problema é que passado um ou dois dias volta a aparecer o mesmo erro no computador de bordo e ele começa logo a tremer e com dificuldades em ligar.

          Alguma ideia? Obrigado desde já.
          Com essa idade é sucata com ele.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por PugGT Ver Post
            Com essa idade é sucata com ele.

            Cada comentário que se lê...

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por eblase Ver Post
              Recomendo fazer um diagnóstico em alguém competente invés de gastar dinheiro à toa.
              Pode fechar!

              Mais a sério, só mesmo numa oficina de confiança, com técnicos e material competente te podem dar uma resposta.
              Num carro com 17 anos não há milagres, além de que, imagino eu, já esteja bem rodado, comido toda a espécie de gasóleo, a própria bomba injetora não era um primor...

              PS: tive uma igual, mas vendi-a meia dúzia de anos depois com 200.000...

              Comentário


                #8
                E a cablagem digna de um Tata..

                Comentário


                  #9
                  Boas
                  Erro de "deficiência na injeção"?
                  Filtro de gasóleo é recente? Se não for troca, aconselho também algum tratamento na tubagem de combustível.
                  Se já o fizeste, e agora a parte menos positiva. Manda medir a compressão do motor...

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Ramos1982 Ver Post
                    Boas
                    Erro de "deficiência na injeção"?
                    Filtro de gasóleo é recente? Se não for troca, aconselho também algum tratamento na tubagem de combustível.
                    Se já o fizeste, e agora a parte menos positiva. Manda medir a compressão do motor...
                    Boas, obrigado.

                    O filtro foi trocado antes de levar com estes injetores.
                    A tubagem também está bem e foi "limpa" . O mecânico disse que o gasóleo estava a correr bem, sem borbulhas nem sujidade.

                    A minha dúvida é porque é que ele fica espetacular durante um ou dois dias e do nada volta a falhar. :s
                    Editado pela última vez por 77gosh; 25 October 2021, 20:37.

                    Comentário


                      #11
                      Já procurou uma oficina competente ou quer que deixe aqui uns quantos palpites para perder tempo e dinheiro?

                      Comentário


                        #12
                        Antes demais, sugiro a leitura do meu tópico criado no ano de 2013, com o mesmo problema de Verificar Injecção:


                        https://forum.motorguia.net/boxes/11...a-curiosa.html


                        Nesta altura, eu tinha adquirido o carro à pouco tempo, tinha poucos conhecimentos de mecânica, e não tinha equipamento de diagnóstico profissional.


                        Com a ajuda de um mecânico, dei algumas voltas para resolver o problema, sem sucesso. Ao apagar o erro, por incrível que pareça, o carro ficou bom durante milhares de KM.


                        Após esta situação, comecei a interessar-me por mecânica e diagnóstico automóvel, e adquiri a minha primeira máquina de diagnóstico.


                        Passado alguns meses, voltou a aparecer o mesmo erro, Verificar Injecção, os injectores matraqueavam, pegava mal a frio e deitava fumo.


                        Depois de algum tempo perdido, algumas pesquisas e testes no meu carro, consegui identificar a origem do problema, e corrigi-lo.


                        Não me querendo gabar, mas hoje em dia, passado 8 anos, continuam a existir mecânicos que não sabem diagnosticar e resolver erros de injecção nestes carros.


                        De notar que o meu carro era um Megane II 1.5 DCI 80CV, K9K 722, injecção DELPHI. Nem todos os erros Verificar Injecção podem ter a mesma origem.


                        Pode surgir por vários motivos, podem ser erros detectados no sistema de injecção como injectores, bomba, rampa, como no sistema de ar, sensor MAF / MAP e mesmo turbo.


                        Se o erro surgir acompanhado dos seguintes sintomas:


                        - motor pega mal a frio, tem de se carregar no start duas ou mais vezes
                        - após pegar deita fumo branco durante alguns segundos
                        - os injectores ficam a matraquear


                        E, ao efectuar diagnóstico electrónico, surgir um erro associado a um injector em específico.


                        O problema pode ser resolvido simplesmente alterando os códigos dos injectores!


                        Cada injector tem um código de calibração individual, que define as suas margens de funcionamento. Com o desgaste normal ao longo dos KM e anos, vai atingir um limite, que provoca o erro no injector.


                        A programação da centralina, pelo menos nestes motores com injecção Delphi, faz com que o injector fique em modo de segurança a 75% de débito, daí que surjam os sintomas já referidos.


                        Pode ser colocado simplesmente o mesmo código doutro injector. Por exemplo, se o erro surgiu no injector nº 4, pode ser colocado o mesmo do nº 3, e experimentar fazer algumas centenas de KM. Se não aparecer o erro, ficou resolvido. Se aparecer, basta experimentar outro código, doutro injector, ou doutro carro.


                        Para comprovar a minha teoria, experimentei voltar a colocar o código de origem, e o erro aparecia. Com o códito trocado, fiz cerca de 50 mil KM. Mais tarde, voltou a surgir um erro noutro injector, fiz o mesmo, mais uns 50 mil KM. Vendi o carro sem nunca ter mexido no sistema de injecção. Fiz este procedimento em vários carros com sucesso.


                        Respondendo directamente ao autor do tópico: primeiro passo, verificar se foi efectuada a codificação dos injectores com os códigos originais. Segundo passo, se surgem os sintomas referidos acompanhados de um erro num injector em específico, experimentar outro código.

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