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Interpretar o gráfico da compressão do motor

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    Interpretar o gráfico da compressão do motor

    Este é o gráfico do teste de compressão efectuado à carrinha peugeot partner 1.8Diesel (60 cavalos), a qual comprei usada esta semana, com 0.25 milhões de kms ( http://forum.autohoje.com/topic.asp?...28&whichpage=1 ) .

    Sabem dizer-me com exactidão como se interpreta este gráfico da compressão do motor ?


    #2
    Isso representa a pressão máxima dentro dos cilindros. O ideal é que essa pressão seja o mais uniforme entre todos os cilindros. Nesse caso notam-se algumas diferenças entre alguns cilindros. Pode querer representar algum tipo de problemas. Fugas entre os segmentos, junta da cabeça, problemas nos injectores, etc...

    Comentário


      #3
      Vejo ali umas diferenças de 3/4 bars, o que não é nada pequeno relativamente à performance que um motor deveria ter.

      Comentário


        #4
        Não sou nenhum especialista a avaliar este tipo de gráficos, mas diria que os cilindros com mais compressão são o 2 e o 4( a linha vermelha vai até valores mais altos no eixo dos "x"). Os cilindros 1 e 3 estão com uma compressão mais baixa, mas não sei até que ponto é uma diferença importante... Eu diria que se fosse alguma coisa grave notavas na condução da carrinha, do genero, pouca força, dificuldade em pegar..
        Cumps

        Comentário


          #5
          citação:Originalmente colocada por Uno_fire

          Não sou nenhum especialista a avaliar este tipo de gráficos, mas diria que os cilindros com mais compressão são o 2 e o 4( a linha vermelha vai até valores mais altos no eixo dos "x"). Os cilindros 1 e 3 estão com uma compressão mais baixa, mas não sei até que ponto é uma diferença importante... Eu diria que se fosse alguma coisa grave notavas na condução da carrinha, do genero, pouca força, dificuldade em pegar..
          Cumps
          E como sabes que não tem problemas?

          Comentário


            #6
            Antenção que um dos cilindros tem sempre mais compressão que os outros pois fica sempre um cilindro com um pouco de gasoleo dentro do cilindro de quando se desligou o motor.

            Quando fiz esse mesmo teste ao motor do meu Golf 1.9D também havia um cilindro com muito mais pressão que os outros.


            Comentário


              #7
              É importante q seja o mais uniforme possivel.
              No caso do teu as diferenças n são alarmantes, antes pelo contrario, valores perfeitamente normais para um carro c essa kilometragem.

              Comentário


                #8
                citação:Originalmente colocada por monicamelo

                Isso representa a pressão máxima dentro dos cilindros. O ideal é que essa pressão seja o mais uniforme entre todos os cilindros. Nesse caso notam-se algumas diferenças entre alguns cilindros. Pode querer representar algum tipo de problemas. Fugas entre os segmentos, junta da cabeça, problemas nos injectores, etc...
                Problema nos injectores ?
                Pode explicar ?

                Comentário


                  #9
                  Para um carro com 250 mil kms parece-me um grafico bastante uniforme e não se ve nenhum cilindro que tenha uma perca de compressão significativa...


                  Já agora, também gostava de saber, como é que um problema nos injectores poderia interferir na compressão..

                  Comentário


                    #10
                    citação:Originalmente colocada por mundano

                    Já agora, também gostava de saber, como é que um problema nos injectores poderia interferir na compressão..
                    Não se pode determinar por este teste porque para medirem a taxa de compressão eles tem que retirar o injectores e colocar no seu local o mecanismo que medição. Logo este teste nunca detecta problemas no injectores.

                    Para detectar problemas nos injectores só retirando os mesmo e testando numa máquina de afinação de injectores onde se pode ver estes a funcionar fora do motor.

                    Comentário


                      #11
                      citação:citação:
                      --------------------------------------------------------------------------------
                      Originalmente colocada por Uno_fire

                      Não sou nenhum especialista a avaliar este tipo de gráficos, mas diria que os cilindros com mais compressão são o 2 e o 4( a linha vermelha vai até valores mais altos no eixo dos "x"). Os cilindros 1 e 3 estão com uma compressão mais baixa, mas não sei até que ponto é uma diferença importante... Eu diria que se fosse alguma coisa grave notavas na condução da carrinha, do genero, pouca força, dificuldade em pegar..
                      Cumps

                      --------------------------------------------------------------------------------



                      E como sabes que não tem problemas?
                      Eu não sei se tem problemas, até porque não conheço que intervalo de valores de compressão este motor deve respeitar. Eu frisei logo no início que não sou nenhum especialista na matéria, apenas respondi ao título do tópico, ou seja tentei ajudar a interpretar o gráfico. Todas as outras opiniões que dei foi com base no "senso comum".

                      PS: se reparares no tópico original da carrinha, o mecânico que realizou o teste até afirmou que eram valores aceitáveis para o carro em questão.
                      Cumps

                      Comentário


                        #12
                        citação:Originalmente colocada por Spawm

                        citação:Originalmente colocada por mundano

                        Já agora, também gostava de saber, como é que um problema nos injectores poderia interferir na compressão..
                        Não se pode determinar por este teste porque para medirem a taxa de compressão eles tem que retirar o injectores e colocar no seu local o mecanismo que medição. Logo este teste nunca detecta problemas no injectores.

                        Para detectar problemas nos injectores só retirando os mesmo e testando numa máquina de afinação de injectores onde se pode ver estes a funcionar fora do motor.
                        Tou a lembrar dum brincadeira q me fizeram qdo me "apresentaram" a essa máquina. O gajo deu à manivela, saíu uma nuvenzinha de gasóleo.
                        Ele pega no isqueiro e acende, fez-se um clarao e riram-se tdos enqto o engeneheiro novato deu um salto q ía entrando pelo tecto.

                        Comentário


                          #13
                          citação:Originalmente colocada por Spawm


                          Não se pode determinar por este teste porque para medirem a taxa de compressão eles tem que retirar o injectores e colocar no seu local o mecanismo que medição.
                          Isso sei eu... Por isso é que gostava de saber como é que com este teste se detecta problemas dos injectores. ;)

                          Comentário


                            #14
                            citação:Originalmente colocada por Spawm

                            Antenção que um dos cilindros tem sempre mais compressão que os outros pois fica sempre um cilindro com um pouco de gasoleo dentro do cilindro de quando se desligou o motor.

                            Quando fiz esse mesmo teste ao motor do meu Golf 1.9D também havia um cilindro com muito mais pressão que os outros.


                            Mas o teste não é realizado com o motor em funcionamento?

                            Comentário


                              #15
                              Desilusão. Foi a 1ª vez q n concordei ctgo.

                              Comentário


                                #16
                                Afinal alguém opinou sem conhecer o teste! :p

                                Comentário


                                  #17
                                  citação:Originalmente colocada por ESPRIT

                                  Desilusão. Foi a 1ª vez q n concordei ctgo.
                                  É comigo? Sorry

                                  Mas agora estou mesmo na dúvida. Afinal como é o teste? É com o motor em funionamento?

                                  Comentário


                                    #18
                                    citação:Originalmente colocada por monicamelo

                                    citação:Originalmente colocada por ESPRIT

                                    Desilusão. Foi a 1ª vez q n concordei ctgo.
                                    É comigo? Sorry

                                    Mas agora estou mesmo na dúvida. Afinal como é o teste? É com o motor em funionamento?

                                    Das poucas vezes que vi, foi efectuado com o motor de arranque e um manometro no lugar das velas.
                                    Acha que a compressão de um motor em total funcionamento era possivel medir assim?
                                    E a compressão, não seria superior ?


                                    Acha mesmo que é consigo ?

                                    Comentário


                                      #19
                                      citação:Originalmente colocada por DITADOR

                                      Afinal alguém opinou sem conhecer o teste! :p
                                      A questao era o que é que o teste representa. E isso expliquei. Em relação às consequências posso ter opinado erradamente.
                                      Mas se não se importasse de explicar como é realizado o teste, agradecia...

                                      Comentário


                                        #20
                                        citação:Originalmente colocada por ESPRIT

                                        citação:Originalmente colocada por Spawm

                                        citação:Originalmente colocada por mundano

                                        Já agora, também gostava de saber, como é que um problema nos injectores poderia interferir na compressão..
                                        Não se pode determinar por este teste porque para medirem a taxa de compressão eles tem que retirar o injectores e colocar no seu local o mecanismo que medição. Logo este teste nunca detecta problemas no injectores.

                                        Para detectar problemas nos injectores só retirando os mesmo e testando numa máquina de afinação de injectores onde se pode ver estes a funcionar fora do motor.
                                        Tou a lembrar dum brincadeira q me fizeram qdo me "apresentaram" a essa máquina. O gajo deu à manivela, saíu uma nuvenzinha de gasóleo.
                                        Ele pega no isqueiro e acende, fez-se um clarao e riram-se tdos enqto o engeneheiro novato deu um salto q ía entrando pelo tecto.

                                        LOL isso deve ter sido engraçado de se ver :D


                                        Voltando ao assunto do tópico, parecem-me que a compressão do motor deve estar dentro dos parametros normais e basnate uniforme entre os varios cilindros.
                                        A pressão gerada deve estar dentro dos valores normais.
                                        O meu Golf 1.9D tem uma taxa de compressão 1:22,5 e a pressão gerada nos cilindros pode oscilar entre 26bar e 34bar, o motor 1.8D da Partner deve ter (de acordo coma Autodata ) uma taxa de compressão 1:23 portanto uma taxa superior á do meu Golf portanto é normal que tenha pressões superiores aos 34 bar.

                                        O que é importante é que a pressão seja quase igual entre todos os cilindros (menos um deles que vai ter sempre mais pressão que os outros devido ao facto que expliquei no post anterior)

                                        Comentário


                                          #21
                                          citação:Originalmente colocada por DITADOR

                                          citação:Originalmente colocada por monicamelo

                                          citação:Originalmente colocada por ESPRIT

                                          Desilusão. Foi a 1ª vez q n concordei ctgo.
                                          É comigo? Sorry

                                          Mas agora estou mesmo na dúvida. Afinal como é o teste? É com o motor em funionamento?

                                          Das poucas vezes que vi, foi efectuado com o motor de arranque e um manometro no lugar das velas.
                                          Acha que a compressão de um motor em total funcionamento era possivel medir assim?
                                          E a compressão, não seria superior ?


                                          Acha mesmo que é consigo ?
                                          Bem já entendi como é realizado o teste.
                                          Sinceramente ainda não entendi com quem é que o espirit está desiludido Mas pronto

                                          Em relação ao teste pode realmente determinar problemas nos injectores, por exemplo pode haver uma pequena fuga por um deles


                                          Nota: isto é só mesmo para não dar o braço a torcer e admitir que me enganei

                                          Comentário


                                            #22
                                            Já agora, para quem perguntou, o testé é feito retirando as velas, no caso dos carros a gasolina, ou os injectores no caso dos carros a diesel.. Mete-se a maquineta no buraquinho, dá-se ao motor de arranque e aquilo tem uma agulha que marca a pressão atingida naquele papel que está ai scanado..

                                            O meu tio na oficina tem uma maquina dessas, da bosh, salvo erro, que regista nuns papeis iguaizinhos aos que antes a Guia do Automovel mostrava nos seus testes ao usado.. Agora deixaram de fazer esse teste e fazem apenas o teste de potencia.

                                            Comentário


                                              #23
                                              citação:Originalmente colocada por mundano

                                              Já agora, para quem perguntou, o testé é feito retirando as velas, no caso dos carros a gasolina, ou os injectores no caso dos carros a diesel.. Mete-se a maquineta no buraquinho, dá-se ao motor de arranque e aquilo tem uma agulha que marca a pressão atingida naquele papel que está ai scanado..

                                              O meu tio na oficina tem uma maquina dessas, da bosh, salvo erro, que regista nuns papeis iguaizinhos aos que antes a Guia do Automovel mostrava nos seus testes ao usado.. Agora deixaram de fazer esse teste e fazem apenas o teste de potencia.
                                              Está a ver, está a ver????

                                              Se os injectores são retirados, pode-se verificar visualmente que um deles não está em condições.

                                              OK deixa cá enfiar o saco [8)][8)][8)]

                                              Comentário


                                                #24
                                                O meu avó sempre me disse para não deixar as mulheres fazerem o trabalho dos homens :p




                                                *nota: é apenas uma brincadeira.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  citação:Originalmente colocada por monicamelo

                                                  citação:Originalmente colocada por DITADOR

                                                  citação:Originalmente colocada por monicamelo

                                                  citação:Originalmente colocada por ESPRIT

                                                  Desilusão. Foi a 1ª vez q n concordei ctgo.
                                                  É comigo? Sorry

                                                  Mas agora estou mesmo na dúvida. Afinal como é o teste? É com o motor em funionamento?

                                                  Das poucas vezes que vi, foi efectuado com o motor de arranque e um manometro no lugar das velas.
                                                  Acha que a compressão de um motor em total funcionamento era possivel medir assim?
                                                  E a compressão, não seria superior ?


                                                  Acha mesmo que é consigo ?
                                                  Bem já entendi como é realizado o teste.
                                                  Sinceramente ainda não entendi com quem é que o ESPRIT está desiludido Mas pronto

                                                  Em relação ao teste pode realmente determinar problemas nos injectores, por exemplo pode haver uma pequena fuga por um deles


                                                  Nota: isto é só mesmo para não dar o braço a torcer e admitir que me enganei
                                                  Yep, é mesmo ctgo, lá foi mais um mito do aho fórum:D:D, o de q dava sempre opiniões correctas!

                                                  Qto ao teste, pq n fazer um ao teu carro, mal n faz, e é uma boa maneira de ver o estado do motor. Cmo já disse noutro tópico, vi fazer entre outros a um merc 300d w124 de um vizinho, e o mecânico da merc disse: Amigo tem Qtos? 300 000? N se preocupe faz mais uma kilometragem igual sem problemas!:D:D

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Ja' agora em relacao aos valores apresentados no grafico, nao sao muito elevados? a escala esta correcta? 40 bar?? entre 38 e 43 bar, a taxa de compressao nesses motores nao e' de 21 ou algo parecido?

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      citação:Originalmente colocada por Spawm


                                                      O meu Golf 1.9D tem uma taxa de compressão 1:22,5 e a pressão gerada nos cilindros pode oscilar entre 26bar e 34bar, ....
                                                      Pode? ou e' o que acontece no teu Golf?

                                                      de onde veem esses valores de 26 a 34 bar? appr 30% variacao???

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Obrigado a todos os que opinaram !

                                                        Tou com o feeling que a partner ainda faz mais 250.000kms ! ;)

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          citação:Originalmente colocada por Spawm

                                                          Antenção que um dos cilindros tem sempre mais compressão que os outros pois fica sempre um cilindro com um pouco de gasoleo dentro do cilindro de quando se desligou o motor.

                                                          Quando fiz esse mesmo teste ao motor do meu Golf 1.9D também havia um cilindro com muito mais pressão que os outros.



                                                          1º Quando se para um motor diesel, o combustível injectado é rigorosamente "queimado". Logo é impossivel ter ficado combustivel no seu interior, a não ser que tenha caido na altura da desmontagem dos tubos e ter ficado depositado junto ao injector, que ao ser retirado simplesmente escorreu para o interior do cilindro.
                                                          2º Quando se faz um teste destes, deve-se fazer sempre o motor rodar em vazio já sem injectores, para se poder eliminar a maior quantidade de impurezas existentes do interior da camara e para prevenir a tal entrada de combustivel.
                                                          3º É raro um motor, seja ele diesel ou não, não ter um cilindro com mais compressão que os outros.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            citação:Originalmente colocada por MZR-CD

                                                            Ja' agora em relacao aos valores apresentados no grafico, nao sao muito elevados? a escala esta correcta? 40 bar?? entre 38 e 43 bar, a taxa de compressao nesses motores nao e' de 21 ou algo parecido?
                                                            OS valores dos carros, podem ser encontrados no Autodata.

                                                            por exemplo, ara um Ford Escort 1.8D, os valores varia entre 28 e 34 BAR.

                                                            No caso em concreto, só falta saber os valores que a marca refere para esse motor.

                                                            Abraços

                                                            Comentário

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