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    citroen BX

    estava a falar com o carrega-lhe no msn sobre o citroen BX que a minha tia teve e lembro-me do carro ter 1 sistema que quando o carro se desligava a traseira e quando se ligava a suspensao subia respectivamente alguem me esplica este sistema e para que serve?
    cumps bx é aquela maquina se ainda vendem tenho que ver... [|)]

    #2
    citação:Originalmente colocada por Gmigas

    estava a falar com o carrega-lhe no msn sobre o citroen BX que a minha tia teve e lembro-me do carro ter 1 sistema que quando o carro se desligava a traseira e quando se ligava a suspensao subia respectivamente alguem me esplica este sistema e para que serve?
    cumps bx é aquela maquina se ainda vendem tenho que ver... [|)]
    Isso é o sistema hidráulico das suspensões da Citroen.
    Resumidamente o sistema quando se desliga o carro deixa de estar em carga, fazendo com que o óleo da suspensão, faça retorno para um depósito. Desta forma a suspensão desce. Em funcionamento o sistema é accionado por uma pequena bomba hidráulica que enche uns pistons da suspensão, mantendo desta forma o carro em suspensão. Que é esse mesmo o efeito.

    Se fizer uma pesquisa por BX, encontra um tópico só dedicado a ele, que tem lá muita informação.

    Comentário


      #3
      Isso era a suspensão hidráulica da Citroen.
      Cheguei a ter um BX. Quando ligavas o carro, a suspensão traseira levantava um pouco assim como a da frente. Ao desligares o carro, a suspensão voltava a baixar automaticamente.
      Esse tipo de suspensão trazia um maior conforto e então na altura de trocar um pneu, não precisavas de usar um "macaco". Carregavas na alavanca e a suspensao subia ao maximo permitindo que trocasse o pneu... Acho que isso hoje em dia já não existe.

      Comentário


        #4
        citação:Originalmente colocada por monicamelo

        citação:Originalmente colocada por Gmigas

        estava a falar com o carrega-lhe no msn sobre o citroen BX que a minha tia teve e lembro-me do carro ter 1 sistema que quando o carro se desligava a traseira e quando se ligava a suspensao subia respectivamente alguem me esplica este sistema e para que serve?
        cumps bx é aquela maquina se ainda vendem tenho que ver... [|)]
        Isso é o sistema hidráulico das suspensões da Citroen.
        Resumidamente o sistema quando se desliga o carro deixa de estar em carga, fazendo com que o óleo da suspensão, faça retorno para um depósito. Desta forma a suspensão desce. Em funcionamento o sistema é accionado por uma pequena bomba hidráulica que enche uns pistons da suspensão, mantendo desta forma o carro em suspensão. Que é esse mesmo o efeito.

        Se fizer uma pesquisa por BX, encontra um tópico só dedicado a ele, que tem lá muita informação.
        brigado e qual a vantagem?
        cumps

        Comentário


          #5
          "Bota" maquina nisso..ca em casa ha um 14 TRE que é um espectaculo..quanto á suspensao hidraulica da Citroën basicamente é permitir o maximo de estabilidade sempre com a mesma altura ao solo o que faz absorver as irregularidades do solo e ter assim um maior conforto..se fosse no 2cv dizia que era para levar os ovos sem partir.. a pressao do oleo aumenta pondo a trabalhar o faz subir e diminui desligando o carro o que faz descer a suspensao..para trocar o pneu nao ha melhor e pode andar com 3 rodas..no problemo..é assim uma das maiores invençoes da historia automovel ;)

          Comentário


            #6
            citação:Originalmente colocada por Gmigas

            citação:Originalmente colocada por monicamelo

            citação:Originalmente colocada por Gmigas

            estava a falar com o carrega-lhe no msn sobre o citroen BX que a minha tia teve e lembro-me do carro ter 1 sistema que quando o carro se desligava a traseira e quando se ligava a suspensao subia respectivamente alguem me esplica este sistema e para que serve?
            cumps bx é aquela maquina se ainda vendem tenho que ver... [|)]
            Isso é o sistema hidráulico das suspensões da Citroen.
            Resumidamente o sistema quando se desliga o carro deixa de estar em carga, fazendo com que o óleo da suspensão, faça retorno para um depósito. Desta forma a suspensão desce. Em funcionamento o sistema é accionado por uma pequena bomba hidráulica que enche uns pistons da suspensão, mantendo desta forma o carro em suspensão. Que é esse mesmo o efeito.

            Se fizer uma pesquisa por BX, encontra um tópico só dedicado a ele, que tem lá muita informação.
            brigado e qual a vantagem?
            cumps
            Essencialmente o conforto. Este é um tipo de suspensão perfeitamente independente. Consegue até certo ponto conciliar 2 pontos de vista antagónicos: o conforto e simultaneamente um bom comportamento.

            Outras grandes vantagens são a simplicidade do sistema e uma elevada durabilidade deste sistema. Não utiliza amortecedores e portanto não à necessidade muita manutenção deste sistema.

            Daqui nada vêm alguns especialistas em tudo o diz respeito à Citroen.

            Comentário


              #7
              N vez vantagens em ter um sistema q te permite ter uma altura constante ao chão?

              N te esqueças q lá dentro há um comando q te permite variar a altura, mto jeitoso pa caminhos esburacados, e pa carregar csas pesadas na mala, variando a altura, respectivamente para mais alto ou baixo.

              Comentário


                #8
                cuidado que com a suspenção muito elevada a tracção desaparece.

                Comentário


                  #9
                  Nos modelos mais modernos, n sei o bx tem isto, n podes passar de uma certa velocidade sem q a suspensão baixe da posição mais elevada.
                  N é?

                  Comentário


                    #10
                    citação:Originalmente colocada por Gmigas

                    estava a falar com o carrega-lhe no msn sobre o citroen BX que a minha tia teve e lembro-me do carro ter 1 sistema que quando o carro se desligava a traseira e quando se ligava a suspensao subia respectivamente alguem me esplica este sistema e para que serve?
                    cumps bx é aquela maquina se ainda vendem tenho que ver... [|)]
                    Já responderam de uma forma geral à tua pergunta.

                    Apenas reforço dizendo que o grande trunfo das suspensões hidraulicas da Citroën está no facto de oferecerem um conforto referêncial aliado a um bom dinamismo em estrada.

                    Eu tenho um BX 1.9 GTi 16v, e apesar de ter uma suspensão muito mais rija que a dos modelos normais, continua ainda assim a oferecer um bom nivel de conforto graças à sua suspensão hidraulica.

                    Comentário


                      #11
                      citação:Originalmente colocada por zombi.l

                      cuidado que com a suspenção muito elevada a tracção desaparece.
                      A posição de altura máxima serve apenas para possibilitar um melhor acesso à parte de baixo do carro, assim como para permitir retirar com facilidade os pneus, não devendo o carro circular nessa altura uma vez que deixa de ter amortecimento.

                      Comentário


                        #12


                        Comentário


                          #13
                          margalhau, por já ter visto varios otarios aconduzir emn estrada aberta, é que fiz a chamada de atenção. é não só perde a tracção como fica bastante "inguiavel".

                          agora, imaginem conduzir um citro com hydrativa III...

                          Comentário


                            #14
                            citação:Originalmente colocada por zombi.l

                            margalhau, por já ter visto varios otarios aconduzir emn estrada aberta, é que fiz a chamada de atenção. é não só perde a tracção como fica bastante "inguiavel".

                            agora, imaginem conduzir um citro com hydrativa III...
                            É natural uma vez que o carro perde o amortecimento ficando solido como uma rocha. ;)

                            Comentário


                              #15
                              Cá em casa, mora um Hydractiva III... ou seja, um C5 ...

                              Tanto o meu pai, como outras pessoas que já o conduziram, dizem que o C5 tem uma condução espetacular , pois , nas curvas , o carro adorna ligeiramente ,e logo de seguida , a suspensão Hydractive , equilibra o carro , de modo a torna-lo estável...

                              Ou seja, enquanto se estáa fazer uma curva, sente-se o carro a endireitar a suspensão [8D] coisa fantástica... e deste modo , tem um comportamento excelente, e um conforto 5 estrelas...

                              Segundo dizem, a suspensão do Xantia Activa, ainda é melhor , apesar de ter menos conforto.. ou seja, é mais para o lado desportivo...

                              Comentário


                                #16
                                A suspensão do Xantia Activa tem 10 esferas para que o sistema funcione em pleno

                                Comentário


                                  #17
                                  citação:Originalmente colocada por monicamelo


                                  Outras grandes vantagens são a simplicidade do sistema e uma elevada durabilidade deste sistema. Não utiliza amortecedores e portanto não à necessidade muita manutenção deste sistema.
                                  Esse sistema tem manutenção sim. As esferas necessitam de manutençao, embora em espaços muito alargados.

                                  Comentário


                                    #18
                                    citação:Originalmente colocada por Nafs

                                    A suspensão do Xantia Activa tem 10 esferas para que o sistema funcione em pleno
                                    Se não me engano são 6 esferas. Uma por roda mais uma por cada eixos em lados contrarios.

                                    Comentário


                                      #19
                                      citação:Originalmente colocada por MGomes

                                      citação:Originalmente colocada por monicamelo


                                      Outras grandes vantagens são a simplicidade do sistema e uma elevada durabilidade deste sistema. Não utiliza amortecedores e portanto não à necessidade muita manutenção deste sistema.
                                      Esse sistema tem manutenção sim. As esferas necessitam de manutençao, embora em espaços muito alargados.
                                      O que eu quis dizer foi que a manutenção deste sistema é mais alargada do que a suspensão tradicional amortecedor / mola. Nesta os amostececedores têm que ser substituidos regularmente. ;)

                                      Comentário


                                        #20
                                        citação:Originalmente colocada por cloterico

                                        citação:Originalmente colocada por Nafs

                                        A suspensão do Xantia Activa tem 10 esferas para que o sistema funcione em pleno
                                        Se não me engano são 6 esferas. Uma por roda mais uma por cada eixos em lados contrarios.
                                        Isso é nos modelos normais, porque o activa leva mais esferas.

                                        Deixo um artigo interessante para lerem:


                                        Xantia Activa has even more spheres

                                        Compare with XM's Hydractive suspension, Xantia's Activa system has an additional anti-roll function.

                                        Hydractive reduce body roll by stiffening the spring and damper in the price of ride. If it could stiffen the suspensions to as hard as Formula One racing cars, it would have achieve near-zero body roll under hard cornering. However, because we need an acceptable level of ride comfort in a road car, we cannot do that. Therefore Citroen developed the active anti-roll bar, added it to the Hydractive and becomes Xantia's Activa system.

                                        Based on the Hydractive, Activa incorporates a gas-filled sphere in the middle of the anti-roll bar. The anti-roll bar is unusually thick at a diameter of 28 mm up front and 25 mm at the rear. The sphere acts as a cushion, thus allows the anti-roll bar to be twisted more easily. Therefore, the 28 mm anti-roll bar actually performs like a 23 mm one, thus offer less anti-roll function for normal drive.

                                        When the car goes into a corner quickly, computer detects body roll thus close the valves in the sphere. This isolate the gas in the sphere thus eliminate the cushion effect. The anti-roll bar thus resume its original stiffness, acting exactly as a 28 mm anti-roll bar.

                                        It doesn't end here. If the lateral acceleration is so strong that body roll continues to exceed 0.5 degree, fluid will be fed into 2 hydraulic rams at the front and rear which adjust the anti-roll bars to keep cornering level.

                                        At any time, Xantia Activa rolls at most half a degree. This make it not only spectacular to look at, but also improve cornering speed. French magazine L'Automobile tested a Xantia Activa on skidpad and measured an amazing 0.94 g lateral acceleration. This compares competitively with many supercars - NSX managed 0.93 g, Ferrari 512TR 0.92 g, Toyota Supra 0.95 g and Ferrari F40's 1.01 g. This is even more impressive if you consider the Xantia wears just 205/55R15 tyres ! Most cars in its class manage around 0.8 g only !

                                        Compare the skidpad figure with those of a number of cars and particularly high performance sports cars as measured by Car & Driver and you will see what that means:

                                        Acura NSX 0.93 BMW 325 0.82
                                        BMW M3 0.86 Corvette ZR-1 0.92
                                        Camaro 0.78 Dodge Neon 0.80
                                        Ferrari 512TR 0.92 Ferrari F40 1.01
                                        Ford Mustang 0.82 Infiniti Q45 0.77
                                        Jaguar XJS 0.77 Lexus SC300 0.82
                                        Oldsmobile 88 0.79 SAAB 900SE 0.81
                                        Volvo 850T 0.81 Toyota Supra T 0.95
                                        Citroën Xantia 0.97


                                        Xantia Activa cornering without roll:

                                        Comentário


                                          #21
                                          citação:Esse sistema tem manutenção sim. As esferas necessitam de manutençao, embora em espaços muito alargados.
                                          agora é que me baralhaste. a manutenção das esferas não é tirar estragada e por nova?
                                          os gajos garantem, nas novas, 5 anos ou 200kKm.
                                          no c6:
                                          http://www.citroen.com.au/cms/defaul...ticle&ID=21482

                                          maximo que eu conheço são 7 esferas. 3 eixo dianteiro. 4 trazeiro.

                                          Comentário


                                            #22
                                            citação:Originalmente colocada por zombi.l

                                            citação:Esse sistema tem manutenção sim. As esferas necessitam de manutençao, embora em espaços muito alargados.
                                            agora é que me baralhaste. a manutenção das esferas não é tirar estragada e por nova?
                                            os gajos garantem, nas novas, 5 anos ou 200kKm.
                                            no c6:
                                            http://www.citroen.com.au/cms/defaul...ticle&ID=21482

                                            maximo que eu conheço são 7 esferas. 3 eixo dianteiro. 4 trazeiro.
                                            Isso são as novas esferas usadas no sistema Hydra 3 do C5 e C6, e estes têm menos esferas que o Xantia Activa.

                                            Os modelos mais antigos como o BX usam um sistema de esferas diferente que necessitam de ser carregadas ao fim de um determinado valor de km's, caso contrário a membrana no interior da esfera acaba por se danificar obrigando à substituição da esfera.

                                            Comentário


                                              #23
                                              citação:Originalmente colocada por zombi.l

                                              citação:Esse sistema tem manutenção sim. As esferas necessitam de manutençao, embora em espaços muito alargados.
                                              agora é que me baralhaste. a manutenção das esferas não é tirar estragada e por nova?
                                              os gajos garantem, nas novas, 5 anos ou 200kKm.
                                              no c6:
                                              http://www.citroen.com.au/cms/defaul...ticle&ID=21482

                                              maximo que eu conheço são 7 esferas. 3 eixo dianteiro. 4 trazeiro.
                                              A manutenção é verificar o nivel do LHM e os estado de conservação das esferas. É uma suspensão que requer alguns cuidados extra relativamente a uma suspensão normal, pois se não for feita uma manutenção adequada a duração das mesmas pode ser bastante baixa.

                                              Tenho uma carrinha Xantia 1.9 TD que ao todo tem 7 esferas, 4 no eixo dianteiro e 3 no eixo traseiro, uma das quais fica mais ou menos a meio do carro na linha das rodas traseiras.
                                              Eu já as tive que trocar, a suspensão estava bastante dura, dava a sensação de não ter amortecimento e saltitava bastante quando se passava por alguma lomba ou buraco. Comprometia bastante a segurança do carro.

                                              Comentário


                                                #24
                                                ViperGoth, tens razão, mas verificar o oleo e verificar possiveis fugas deste, acho tão normal que até esqueço de considerar manutenção.

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                                                  #25
                                                  citação:Originalmente colocada por ViperGoth

                                                  citação:Originalmente colocada por zombi.l

                                                  citação:Esse sistema tem manutenção sim. As esferas necessitam de manutençao, embora em espaços muito alargados.
                                                  agora é que me baralhaste. a manutenção das esferas não é tirar estragada e por nova?
                                                  os gajos garantem, nas novas, 5 anos ou 200kKm.
                                                  no c6:
                                                  http://www.citroen.com.au/cms/defaul...ticle&ID=21482

                                                  maximo que eu conheço são 7 esferas. 3 eixo dianteiro. 4 trazeiro.
                                                  A manutenção é verificar o nivel do LHM e os estado de conservação das esferas. É uma suspensão que requer alguns cuidados extra relativamente a uma suspensão normal, pois se não for feita uma manutenção adequada a duração das mesmas pode ser bastante baixa.

                                                  Tenho uma carrinha Xantia 1.9 TD que ao todo tem 7 esferas, 4 no eixo dianteiro e 3 no eixo traseiro, uma das quais fica mais ou menos a meio do carro na linha das rodas traseiras.
                                                  Eu já as tive que trocar, a suspensão estava bastante dura, dava a sensação de não ter amortecimento e saltitava bastante quando se passava por alguma lomba ou buraco. Comprometia bastante a segurança do carro.
                                                  Ficou cara essa intervenção?

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                                                    #26
                                                    citação:Originalmente colocada por monicamelo

                                                    citação:Originalmente colocada por Gmigas

                                                    estava a falar com o carrega-lhe no msn sobre o citroen BX que a minha tia teve e lembro-me do carro ter 1 sistema que quando o carro se desligava a traseira e quando se ligava a suspensao subia respectivamente alguem me esplica este sistema e para que serve?
                                                    cumps bx é aquela maquina se ainda vendem tenho que ver... [|)]
                                                    Isso é o sistema hidráulico das suspensões da Citroen.
                                                    Resumidamente o sistema quando se desliga o carro deixa de estar em carga, fazendo com que o óleo da suspensão, faça retorno para um depósito. Desta forma a suspensão desce. Em funcionamento o sistema é accionado por uma pequena bomba hidráulica que enche uns pistons da suspensão, mantendo desta forma o carro em suspensão. Que é esse mesmo o efeito.

                                                    Se fizer uma pesquisa por BX, encontra um tópico só dedicado a ele, que tem lá muita informação.
                                                    Enche uns pistons na suspensão ?

                                                    Querem ver que as famosas esferas ganharam outro nome ? :D

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                                                      #27
                                                      Sem entrar em despiques, é apenas uma questão de mera curiosidade...

                                                      O comportamento do veículo com essa suspensão torna-se superior do que um com suspensão convencional?

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Acerca da suspensäo näo sei nada ou quase nada[xx(]sei sim que havia um bx 1.9trd que era como as duracell dura e dura e dura[^][^][^]grande motor o deste citroen,cheguei a ver muitos com 300mks[:0]Um abraço;)

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          citação:Originalmente colocada por monicamelo

                                                          citação:Originalmente colocada por ViperGoth

                                                          citação:Originalmente colocada por zombi.l

                                                          citação:Esse sistema tem manutenção sim. As esferas necessitam de manutençao, embora em espaços muito alargados.
                                                          agora é que me baralhaste. a manutenção das esferas não é tirar estragada e por nova?
                                                          os gajos garantem, nas novas, 5 anos ou 200kKm.
                                                          no c6:
                                                          http://www.citroen.com.au/cms/defaul...ticle&ID=21482

                                                          maximo que eu conheço são 7 esferas. 3 eixo dianteiro. 4 trazeiro.
                                                          A manutenção é verificar o nivel do LHM e os estado de conservação das esferas. É uma suspensão que requer alguns cuidados extra relativamente a uma suspensão normal, pois se não for feita uma manutenção adequada a duração das mesmas pode ser bastante baixa.

                                                          Tenho uma carrinha Xantia 1.9 TD que ao todo tem 7 esferas, 4 no eixo dianteiro e 3 no eixo traseiro, uma das quais fica mais ou menos a meio do carro na linha das rodas traseiras.
                                                          Eu já as tive que trocar, a suspensão estava bastante dura, dava a sensação de não ter amortecimento e saltitava bastante quando se passava por alguma lomba ou buraco. Comprometia bastante a segurança do carro.
                                                          Ficou cara essa intervenção?
                                                          Foram 55€ cada esfera + recarregar LHM + mão de obra, ao todo paguei cerca de 500 €.

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                                                            #30
                                                            citação:Originalmente colocada por CaRaMeLo

                                                            Sem entrar em despiques, é apenas uma questão de mera curiosidade...

                                                            O comportamento do veículo com essa suspensão torna-se superior do que um com suspensão convencional?
                                                            Como já foi dito um Citroën com suspensão hidraulica consegue aliar conforto com bom comportamento, agora isso não quer dizer que seja necessáriamente melhor comportado que qualquer carro com suspensão convencional.


                                                            ViperGoth:

                                                            Se tivesses tido alguma atenção terias poupado muito dinheiro, pois em vez de comprares esferas novas podias te-las carregado antes de elas chegarem ao estado a que chegaram. ;)

                                                            Comentário

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