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Motores 1.5HDI fiabilidade

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    Motores 1.5HDI fiabilidade

    Bom dia,

    Sempre me foi dito que os motores PSA 1.6hdi são fiaveis, tive a oportunidade de ter 2 carros com esses motores e nunca me deram problemas. Agora estou em vias de poder comprar um carro com os novos motores 1.5hdi e gostava de saber a vossa opinião sobre estes motores, se são fiaveis como os 1.6hdi ou não. Obrigado.

    #2
    os 1.6hdi tiveram os seus problemas, nomeadamente nos injetores (e o-rings, que são aqueles vedantes que deixavam o injetor babar-se), mas foi nos primeiros anos.

    conheço casos de 1.5hdi com mais de 100 ou 120 mil e até agora nenhum stress, um deles usado praticamente nas voltas do dia-a-dia há já uns 2 anos. na net não sei, mas poderá haver alguma situação, provavelmente pontual apenas.

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      #3
      Originalmente Colocado por i9ar Ver Post
      Bom dia,

      Sempre me foi dito que os motores PSA 1.6hdi são fiaveis, tive a oportunidade de ter 2 carros com esses motores e nunca me deram problemas. Agora estou em vias de poder comprar um carro com os novos motores 1.5hdi e gostava de saber a vossa opinião sobre estes motores, se são fiaveis como os 1.6hdi ou não. Obrigado.
      Não há motores perfeitos.

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        #4
        Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
        os 1.6hdi tiveram os seus problemas, nomeadamente nos injetores (e o-rings, que são aqueles vedantes que deixavam o injetor babar-se), mas foi nos primeiros anos.
        O meu 1.4hdi com 387 mil feitos hoje tambem sofreu disso por duas vezes.

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          #5
          o do meu irmão é de 2005, o do meu primo era de 2004, o da minha mãe também e tirando o do meu irmão, os outros eram abusados e nunca lhes aconteceu isso. em 3 carroçarias diferentes, dois citros e um pug. mas lá está, por vezes acontece. mas e tido também como um motor bastante fiável, embora não ande nada (mas em compensação também não gasta mais que 5 e a apertar).

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por eblase Ver Post
            Não há motores perfeitos.
            Evidente!

            Uma ajuda: https://www.largus.fr/actualite-auto...-10638390.html

            Comentário


              #7
              Ou em inglês: https://www.byri.net/2021/06/06/1-5-...izure-problem/

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por CL Ver Post
                Não metes dos K? [emoji23]

                Comentário


                  #9
                  Os K têm algum problema? Só se for de consumir muita gasolina a 200 km/h...

                  Falando mais seriamente, e como tu já disseste antes, não há motores perfeitos, nem carros perfeitos!

                  Os motores 1.6 hdi/tcdi ou tdci ou lá como eles chamam... saíram melhorzitos e tu vai-te lixar com a fuga de água pelo retentor da bomba ou o babar de óleo pela junta da tampa das válvulas que isso nem são problemas! Motor que não babe óleo ou água nem é motor térmico! É eléctrico e esses não dão tusa nenhuma... não baba... não tem interesse!

                  Mas vieram os gajos das ecologias e disseram que o 1.7 da Renault não estava já capaz segundo as futuras normas de emissões, e o mesmo para os 1.6 da PSA/Ford e vai de fazer novos motores à pressa e depois é normal que falhe sempre mais alguma coisa...

                  Agora é a bomba injectora... já não chegava a altíssima pressão de injecção e pôr tudo em jogo, porque se falhar ali um cagagésimo de pressão num dos cilindros pode ser o suficiente para partir o motor todo... agora um desgaste na bomba vai lançar partículas metálicas por todo o fluido e vai causar o mesmo... a desgraça final que é muuito dispendiosa num motor diesel.

                  Mas enfim... são os tempos actuais! O gasóleo é mais "barato"!

                  As reparações é que não...
                  Editado pela última vez por CL; 20 November 2021, 14:35.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                    Não há motores perfeitos.
                    Mas há uns mais imperfeitos que outros.

                    Hoje em dia, comprar um carro com um motor lançado há pouco tempo, é uma autêntica lotaria.

                    Comentário


                      #11
                      este motor já anda aqui há alguns anos, diria que talvez desde 2016 ou mesmo 2015, mas o nto deverá saber mais em concreto.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                        este motor já anda aqui há alguns anos, diria que talvez desde 2016 ou mesmo 2015, mas o nto deverá saber mais em concreto.

                        O 1.5 TDCI até surgiu antes. A FORD começou a usar o mesmo ali em torno de 2010/2011 na India, na sua versão de 100cv.

                        Depois foi uma questão de evolução.

                        Sendo que no caso, a FORD usa o motor como versão de 8 válvulas e a PSA na versão de 16 Válvulas.

                        Comentário


                          #13
                          "No outro dia" abri um 1.5 16v e também dizia FoMoCo

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                            "No outro dia" abri um 1.5 16v e também dizia FoMoCo
                            Se assim é, tanto melhor. Quanto mais variedade, melhor.

                            Comentário


                              #15
                              O que é Fomoco? Caraças... agora vocês falam em Morse?

                              Fonix... Ford Motor Company... vocês são do caraças...
                              Editado pela última vez por CL; 21 November 2021, 17:12.

                              Comentário


                                #16
                                FOrd MOtor COmpany.

                                Comentário


                                  #17
                                  até eu tinha chegado lá quando li o post do eblase hoje ao final da manhã.

                                  Comentário


                                    #18
                                    1.5hdi 100cv de 2019 com 35kkm para já sem qualquer problema.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Já agora, o motor 1.5 TDCI 120 cv, do Focus de 2017, é de que origem?

                                      Ad-blue não tem (acho eu de que), porque não vejo lá um 2º bocal, como é que aquilo faz as regenerações?

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                        O 1.5 TDCI até surgiu antes. A FORD começou a usar o mesmo ali em torno de 2010/2011 na India, na sua versão de 100cv.

                                        Depois foi uma questão de evolução.

                                        Sendo que no caso, a FORD usa o motor como versão de 8 válvulas e a PSA na versão de 16 Válvulas.
                                        Os 1.5 DLD-415 (TDCi) e DV5 (HDi), apesar de desenvolvidos a partir do mesmo 1.6 (1.560 cm3, DV6/HDi e DLD-416/TDCi) e de terem a mesma cilindrada, 1.499 cm3, foram desenvolvidos em separado pelas respectivas marcas e são diferentes até no curso e diâmetro dos cilindros - 88,3 e 73,5 no Ford, 84,8 e 75mm na PSA. O 1.6 tinha respectivamente 88,3 e 75mm.

                                        Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                        "No outro dia" abri um 1.5 16v e também dizia FoMoCo
                                        O 1.5 TDCi "EcoBlue" tem 16 válvulas.

                                        Comentário


                                          #21
                                          o motor que eu conheço com cerca de 100 mil, provavelmente mais, é de 2016, acho. matrícula Q*, numa carrinha focus.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por rmps Ver Post
                                            Os 1.5 DLD-415 (TDCi) e DV5 (HDi), apesar de desenvolvidos a partir do mesmo 1.6 (1.560 cm3, DV6/HDi e DLD-416/TDCi) e de terem a mesma cilindrada, 1.499 cm3, foram desenvolvidos em separado pelas respectivas marcas e são diferentes até no curso e diâmetro dos cilindros - 88,3 e 73,5 no Ford, 84,8 e 75mm na PSA. O 1.6 tinha respectivamente 88,3 e 75mm.


                                            Sim, o projecto GEMINI há uns anos, fez com que houvesse uma "separação das águas" entre a cooperação e partilha entre as marcas.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Varycela Ver Post
                                              Já agora, o motor 1.5 TDCI 120 cv, do Focus de 2017, é de que origem?

                                              Ad-blue não tem (acho eu de que), porque não vejo lá um 2º bocal, como é que aquilo faz as regenerações?
                                              O Adblue não tem nada a ver com as regenerações.
                                              O propósito do Adblue é reduzir as emissões de NOx e não de partículas.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Multiplicam-se os relatos de problemas com este motor:

                                                https://forum.motorguia.net/forum-ge...post1071575944 e seguintes.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                                  Multiplicam-se os relatos de problemas com este motor:

                                                  https://forum.motorguia.net/forum-ge...post1071575944 e seguintes.

                                                  Não tenho visto relatos de problemas com o tdci, será que a psa já não sabe fazer motores?

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por sat Ver Post
                                                    Não tenho visto relatos de problemas com o tdci, será que a psa já não sabe fazer motores?


                                                    Cada marca faz os seus motores.

                                                    Já no tempo do projecto GEMINI, assim o era, cada uma produzia os motores nas suas fábricas.

                                                    Mas em todo o caso, os motores não são iguais, como já até se referiu acima.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                                      Cada marca faz os seus motores.

                                                      Já no tempo do projecto GEMINI, assim o era, cada uma produzia os motores nas suas fábricas.

                                                      Mas em todo o caso, os motores não são iguais, como já até se referiu acima.
                                                      Certo, de uma mesma base a psa conseguiu estragar..

                                                      Comentário

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