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Fui burlado

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    Fui burlado

    Boas,

    Comprei a um particular uma Ford Focus 1.6 diesel, modelo novo de 2013, foi-me dito que não tinha seguro, por isso só dava para dar uma voltinha. Pareceu-me estar tudo ok, fiz negocio e paguei, quando chego na auto estrada e meto a 5ª velocidade ( caixa de 6 ), verifico que ao acelerar ela salta para ponto morto. Se não acelerar ou acelerar muito pouco, ela não salta, mas se acelerar um pouco mais para ganhar velocidade, ela salta. Sem ser isso, todas as outras mudanças entram bem e sem problemas. Tive de fazer a viagem passando de 4ª velocidade directamente para 6ª. Em resumo, fui enganado e vou ter de entrar em despesas, pois quem vendeu nem o telefone atende. Pesquisei na net e vi muita coisa sobre isto noutras marcas e li que tanto pode ser coisas simples ou mais complicadas e caras. Como não estou a conseguir falar com a Ford e não tenho mecanico de confiança ( vou na Midas fazer revisões...), alguem pode dar algum palpite do que possa ser e de quanto poderei ter de gastar, na melhor e na pior das hipoteses?

    Obrigado

    PS: Peço respostas construtivas de quem puder ajudar, respostas só para me criticar pelo barret que levei de nada servem e chateado com isto já eu estou, preciso de ajuda e não de sermões.

    #2
    Mas não experimentaste o carro antes de comprar?

    Comentário


      #3
      Faz uma queixa na PSP por burla o mais breve possível.

      Certamente que pela matrícula consegues todos os dados de que necessitas para isso.

      Eu nem passava para já o carro para meu nome antes de falar com um advogado.

      Comentário


        #4
        Voltando ao princípio, já sabes que facilitaste. Falta saber agora quando fores fazer o registo do automóvel se não há mais surpresas!
        Já agora, se era de particular, tens os dados dele no documento do Registo Automóvel e consegues chegar a ele. Eu posso ser corno, mas não sou manso. Percebes a ideia?
        Quanto ao problema da caixa, não sou de grande ajuda, mas pode ser apenas uma questão de afinação e nada mais e passar pela Ford pode ser a solução, até porque um check-up à viatura não é caro e é recomendável já que podem haver mais surpresas...

        PS: a ideia de contatar as autoridades não é má, mas tem um risco: podes ficar com o carro apreendido e sem culpa nenhuma!

        Comentário


          #5
          É sempre um risco acrescido comprar a particular e ainda para mais não testando o carro como deve ser.

          No entanto continua a tentar o contacto, até pode ser que ele simplesmente não tenha atendido por não poder. A não ser que de facto tenha havido má-fé.

          A avaria deve ter a ver com os sincronizadores.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por futsal Ver Post
            Mas não experimentaste o carro antes de comprar?
            Experimentei, mas como disse no inicio do topico, quem me vendeu a carrinha disse que não tinha seguro e que só dava para dar uma voltinha no bairro. Não deu velocidade suficiente para meter a 5ª. Vi que o turbo disparava, o motor está tudo ok e puxa bem, nunca me passou pela cabeça uma situação destas com a 5ª velocidade. Só descobri o que se passava quando entrei na autoestrada.

            Comentário


              #7
              O registo já foi feito para meu nome e estava tudo bem, nesse aspecto fui cuidadoso.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por SalvadorP Ver Post
                A avaria deve ter a ver com os sincronizadores.

                Isso fica caro? Não faço ideia se custa 200, 500 ou 1000

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por i9ar Ver Post
                  Boas,

                  Comprei a um particular uma Ford Focus 1.6 diesel, modelo novo de 2013, foi-me dito que não tinha seguro, por isso só dava para dar uma voltinha. Pareceu-me estar tudo ok, fiz negocio e paguei, quando chego na auto estrada e meto a 5ª velocidade ( caixa de 6 ), verifico que ao acelerar ela salta para ponto morto. Se não acelerar ou acelerar muito pouco, ela não salta, mas se acelerar um pouco mais para ganhar velocidade, ela salta. Sem ser isso, todas as outras mudanças entram bem e sem problemas. Tive de fazer a viagem passando de 4ª velocidade directamente para 6ª. Em resumo, fui enganado e vou ter de entrar em despesas, pois quem vendeu nem o telefone atende. Pesquisei na net e vi muita coisa sobre isto noutras marcas e li que tanto pode ser coisas simples ou mais complicadas e caras. Como não estou a conseguir falar com a Ford e não tenho mecanico de confiança ( vou na Midas fazer revisões...), alguem pode dar algum palpite do que possa ser e de quanto poderei ter de gastar, na melhor e na pior das hipoteses?

                  Obrigado

                  PS: Peço respostas construtivas de quem puder ajudar, respostas só para me criticar pelo barret que levei de nada servem e chateado com isto já eu estou, preciso de ajuda e não de sermões.


                  Riscos de negócios entre particulares.

                  Tens de escolher no que gastar, ou num advogado, ou numa reparação.

                  Pode ser uma coisa simples, tipo cabos do seletor mal afinados.

                  Comentário


                    #10
                    Isso velocidade saltar é anel que leva no sincronizador...
                    Se os problemas ficarem so por aí já nao é mau...
                    Agora cá para nós, quem nunca é burlado na compra de um usado...
                    Claro que há exceções...
                    Mas maioritariamente uns vendem seus problemas e compram dos outros

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Rools Ver Post
                      Isso velocidade saltar é anel que leva no sincronizador...
                      Se os problemas ficarem so por aí já nao é mau...
                      Agora cá para nós, quem nunca é burlado na compra de um usado...
                      Claro que há exceções...
                      Mas maioritariamente uns vendem seus problemas e compram dos outros
                      É necessario abrir a caixa para arranjar isso? Se for esse anel poderá custar quanto todo o arranjo com mao de obra? Obrigado

                      Comentário


                        #12
                        Que drama descomunal, então compras um carro usado com 6 ou 7 anos, a particular, provavelmente a um preço em conta, e esperas que esteja a 100% como saído de fábrica?

                        Até parece que o motor partiu, provavelmente é uma mola solta e já falam em advogados... [emoji23]

                        Leva isso ao mecânico que provavelmente nem será nada de especial...

                        Aproveita e faz uma revisão geral, com distribuição também...

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por delta18 Ver Post
                          Que drama descomunal, então compras um carro usado com 6 ou 7 anos, a particular, provavelmente a um preço em conta, e esperas que esteja a 100% como saído de fábrica?
                          Se fosse uma amassadela ou um escape furado ainda era naquela, Mas o vendedor não avisar que uma das mudanças salta fora é burla à má fila... Meter as mudanças todas é funcionamento básico de uma carro, não é algo que se deva esconder.

                          Então se o carro tem 6 ou 7 anos, e salta mudanças, ainda mais escabroso é lol. Não sei que sucatas tens comprado, mas um carro com 20 anos não tem de saltar mudanças, quanto mais um com 6 ou 7.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por delta18 Ver Post
                            Que drama descomunal, então compras um carro usado com 6 ou 7 anos, a particular, provavelmente a um preço em conta, e esperas que esteja a 100% como saído de fábrica?

                            Até parece que o motor partiu, provavelmente é uma mola solta e já falam em advogados... [emoji23]

                            Leva isso ao mecânico que provavelmente nem será nada de especial...

                            Aproveita e faz uma revisão geral, com distribuição também...

                            Claro que é um problema de simples resolução, o anterior proprietário andava com as mudanças a saltar sucessivamente para tornar a condução mais desafiante

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por delta18 Ver Post
                              Que drama descomunal, então compras um carro usado com 6 ou 7 anos, a particular, provavelmente a um preço em conta, e esperas que esteja a 100% como saído de fábrica?

                              Até parece que o motor partiu, provavelmente é uma mola solta e já falam em advogados... [emoji23]

                              Leva isso ao mecânico que provavelmente nem será nada de especial...

                              Aproveita e faz uma revisão geral, com distribuição também...
                              Como se uma mudança saltar em andamento fosse o mesmo que descobrir que não alinham a direcção há 10 anos...

                              Óbvio que negócios entre particulares acarretam riscos e será sempre a palavra do vendedor contra a do comprador, e dificilmente ficará provada a burla.

                              Até pode ser uma reparação simples, mas não deixa de ser uma surpresa bastante desagradável.

                              Comentário


                                #16
                                Vamos assumir que o vendedor, o tal particular, atendia o telemóvel e dizia "Isso não estava assim, foi você que estragou isso!".

                                Palavra de um contra a de outro, advogados, muito dinheiro gasto, ou estou a ver mal a coisa?

                                Eu nunca fiz negócios com particulares, por isso é que pergunto... Que proteções tem o comprador após a compra efectivada?

                                Comentário


                                  #17
                                  Parece óbvio que o antigo proprietário estaria de má fé, contudo é um risco inerente na compra de bens usados.

                                  Parece ser um problema simples de resolução.


                                  Ainda recentemente, numa Astra, metia a primeira e entrava a marcha atrás, uma simples afinação de 15min e problema resolvido.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
                                    Vamos assumir que o vendedor, o tal particular, atendia o telemóvel e dizia "Isso não estava assim, foi você que estragou isso!".

                                    Palavra de um contra a de outro, advogados, muito dinheiro gasto, ou estou a ver mal a coisa?

                                    Eu nunca fiz negócios com particulares, por isso é que pergunto... Que proteções tem o comprador após a compra efectivada?
                                    Nenhuma. Não há garantias entre particulares.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por NepYas Ver Post
                                      Nenhuma. Não há garantias entre particulares.
                                      Pois. É que nem consegues provar que o tipo sabia dos problemas e não te disse...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Ano passado, num Expert 1.6hdi, o antigo proprietário garantiu que estava impecável, afinal tinha os discos rachados, levou embraiagem nova passado um mês e outras coisas, um extra de 1000e.

                                        Mas também foi comprada a um preço em conta e ao menos sabe-se o estado real.

                                        Tal como já vendi um carro em que a junta queimou a junta queimou no dia seguinte, nas minhas mãos impecável.

                                        E também já ganhei um carro num sorteio em que me aconteceu o mesmo, e depois de ter ido fazer inspecção e passado à primeira com elogios do engenheiro...[emoji23]


                                        São carros, shit happens... ;)

                                        Comentário


                                          #21
                                          Eu diria que para resolver isso não serão poucas centenas. Apontaria mais para uns 500-1000 euros. Além de peças da caixa/embraiagem não serem baratas, são zonas que comem sempre muita mão de obra.

                                          E seguramente terá sido omitido para despachar o carro. Mas sobre isso já deram sugestões.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Pode tentar-se provar que o dono anterior agiu de má-fé por saber o que se passava, mas implica gastar dinheiro judicialmente. Eu só vendi um carro particularmente no ano passado e não cancelei o seguro antes disso para o futuro dono o poder experimentar, portanto essas histórias de "não ter seguro e só poder dar uma voltinha no bairro" têm muito que se lhe diga...

                                            Comentário


                                              #23
                                              https://www.standvirtual.com/blog/ve...na-a-garantia/

                                              A compra foi há muitos dias? estava aqui a pensar se não daria para reverter a trf bancária...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por i9ar Ver Post
                                                Boas,

                                                Comprei a um particular uma Ford Focus 1.6 diesel, modelo novo de 2013, foi-me dito que não tinha seguro, por isso só dava para dar uma voltinha. Pareceu-me estar tudo ok, fiz negocio e paguei, quando chego na auto estrada e meto a 5ª velocidade ( caixa de 6 ), verifico que ao acelerar ela salta para ponto morto. Se não acelerar ou acelerar muito pouco, ela não salta, mas se acelerar um pouco mais para ganhar velocidade, ela salta. Sem ser isso, todas as outras mudanças entram bem e sem problemas. Tive de fazer a viagem passando de 4ª velocidade directamente para 6ª. Em resumo, fui enganado e vou ter de entrar em despesas, pois quem vendeu nem o telefone atende. Pesquisei na net e vi muita coisa sobre isto noutras marcas e li que tanto pode ser coisas simples ou mais complicadas e caras. Como não estou a conseguir falar com a Ford e não tenho mecanico de confiança ( vou na Midas fazer revisões...), alguem pode dar algum palpite do que possa ser e de quanto poderei ter de gastar, na melhor e na pior das hipoteses?

                                                Obrigado

                                                PS: Peço respostas construtivas de quem puder ajudar, respostas só para me criticar pelo barret que levei de nada servem e chateado com isto já eu estou, preciso de ajuda e não de sermões.
                                                Por curiosidade, há quanto tempo compraste?
                                                Se eu vender o meu carro não vou usar o meu contacto, uso um cartão descartável para deitar fora após a venda.

                                                Já alguém falou em advogados mas sinceramente não vejo qual o motivo.
                                                Para futuro, podes validar no portal da ASF se efetivamente tem seguro (mas o vendedor está no direito de te recusar a dar uma voltinha).

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por i9ar Ver Post
                                                  É necessario abrir a caixa para arranjar isso? Se for esse anel poderá custar quanto todo o arranjo com mao de obra? Obrigado
                                                  Se não houver problemas maiores pagas no máximo 300€ sendo este custo maioritariamente mão de obra.
                                                  A peça em questão é algo parecido com isto:

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Tentando ser construtivo... pode ser mais simples do que comprar uma caixa reconstruída (porque as velhas e usadas dos salvados nunca se sabe quantas mudanças irão saltar...) e mesmo não o sendo... (simples!) mas não sei onde moras ou circulas... há um marmanjo muito jeitoso neste fórum que até tem pachorra para abrir caixas de velocidades e depois muda o que for preciso e elas normalmente até ficam a funcionar bem...

                                                    Eu recomendo-te a falar com ele... chama-se eblase ou coisa do género, mas é de Odivelas ou coisa do género.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      burlas dá para os 2 lados

                                                      tanto pode ser um vendedor desonesto como um comprador desonesto

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        E vamos imaginar que não estava de má fé?
                                                        Que de facto a avaria deu-se nas tuas mãos?

                                                        A mim sempre me disseram que fizesse coisas muito práticas e simples num negocio entre particulares.
                                                        Verificar, tentar procurar pontos de adulteração de quilometragem, maior desgate, indícios de batidas, etc.
                                                        Dar uma volta, pequena ou grande, observar, ouvir.

                                                        E acima de tudo fazer a compra entre particulares, poupando o dinheiro que pagaria no stand, e ir com o carro imediatamente a um mecânico de confiança, ja avisado do que ia adquirir.
                                                        Trocar óleos, filtros todos, e deixa-lo analisar , investindo o dinheiro que poupei em manutenção preventiva.

                                                        Não quer este tipo de problemas?
                                                        Vai a um Stand grande, paga mais , verifica as garantias ( de preferência sem serem de seguros) , e quando tiver problemas já tem onde ir.

                                                        O melhor dos dois mundos, que é comprar mais barato que o tipo que vai ao stand, e não ter trabalho nenhum como o tipo que vai ao Stand, desconheço.

                                                        Em relação a advogados, juízes, tribunais, etc
                                                        Não vai dar em nada, absolutamente e rigorosamente nada, correndo ainda o risco de ter de explicar as Finanças porque andam 2 indivíduos sem relações familiares directas a transferirem dinheiro entre contas sem o declararem.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por CL Ver Post
                                                          Tentando ser construtivo... pode ser mais simples do que comprar uma caixa reconstruída (porque as velhas e usadas dos salvados nunca se sabe quantas mudanças irão saltar...) e mesmo não o sendo... (simples!) mas não sei onde moras ou circulas... há um marmanjo muito jeitoso neste fórum que até tem pachorra para abrir caixas de velocidades e depois muda o que for preciso e elas normalmente até ficam a funcionar bem...

                                                          Eu recomendo-te a falar com ele... chama-se eblase ou coisa do género, mas é de Odivelas ou coisa do género.
                                                          ... até ficam a funcionar bem...
                                                          Essa frase fez-me lembrar de um outro que desmontava a caixa e depois ao montar, mandava as peças á pázada lá para dentro á espera que ficasse tudo bem... lol

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Se eu não tivesse confiança nesse marmanjo não o referia.




                                                            Por acaso já não o vejo há c'anos!






                                                            Mas a garantia tem que ser ele a dar!




                                                            Não sou eu que não recebi ainda comixão nenhuma!



                                                            Mas quem se atreve a mexer nisto e deixá-la a funcionar bem... merece o meu maior respeito! E este carro nem era meu nem sei qual é a caixa...




                                                            Mas sei onde irei se e quando precisar!
                                                            Editado pela última vez por CL; 25 November 2021, 21:18.

                                                            Comentário

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