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Opel Corsa C 2003 | Luz do motor e bateria liga e carro vai abaixo | Problema anormal

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    Opel Corsa C 2003 | Luz do motor e bateria liga e carro vai abaixo | Problema anormal

    (correção=é a luz do óleo e da bateria que ligam)
    Olá a todos,
    No final setembro comprei um Opel Corsa C de 2003 em segunda mão num stand do Porto (grande arrependimento) e até agora só tem dado problemas. Tive que mudar as tuches, a correia, filtros do óleo 2x e a lista continua. Até com a bóia do combustível tive problemas. Entretanto vim viver para Évora e desde que cheguei tenho ido pelo menos uma vez por semana ao mecânico. Inicialmente a luz do motor ligou, fui à MForce, não viram nada de mal e apagaram a luz. Na semana a seguir (duas semanas atrás) vinha a entrar num rotunda, reduzi e do nada liga-se a luz do óleo e a luz da bateria e o carro foi abaixo. Desliguei e liguei, apagou e fui diretamente a um mecânico novo. No novo mecânico não viram nada de mal e disseram-me para andar com o carro e tentar ir lá quando o problema voltar. Na semana passada, liga-se outra vez a luz do motor e quando estava a chegar a casa voltou a ligar-se a l luz do óleo e a luz da bateria e o carro foi abaixo. Fui novamente ao mecânico e um eletricista esteve a tentar ver. O problema que dava no aparelho era da sonda lamdba, mas quando o fui buscar no dia a seguir a única coisa que encontraram foram um fios da centralina que estavam sujos. Andei o fim de semana e ontem bem com o carro. Hoje vinha do trabalho, novamente a chegar a uma rotunda, a luz do óleo e a luz da bateria ligam e o carro foi abaixo novamente. Fui direta ao mecânico e desta vez quando cheguei lá o problema voltou a acontecer, mas não deu erro no aparelho que utilizam para ver disso. Fui dar uma volta com o mecânico, ele levou o aparelho ligado e o carro andou na perfeição e não acendeu nada nem foi abaixo.
    Já alguém teve um problema semelhante ou que tenha experiência para me dar luz no que possa estar a acontecer?
    Editado pela última vez por armf15; 30 November 2021, 17:17.

    #2
    Esse carro já não é confiável e com pouco valor comercial para andares a gastar balúrdios em reparações. Se compraste no stand deve ter garantia ou então entrega-o como retoma e levanta outro.
    Editado pela última vez por Rools; 30 November 2021, 16:13.

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      #3
      Nesses Corsas é habitual (pode não ser esse o caso) o sensor da cambota ir à vida, os sintomas são parecidos o carro anda um bocado aquece e o sensor faz desligar o carro.

      As luzes do oleo e bateria é normal pois o carro desligou-se, quando ligas a ignição tambem essas luzes ligam.

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        #4
        Quando desligo a ignição e ligo apagam, depois ele anda normalmente até voltar a acontecer. Mas é raro e ainda não percebi quais são as condições que levam a que aquilo aconteça.

        Comentário


          #5
          Acho que estás a inverter causa e efeito: o carro não vai abaixo porque essas luzes se ligaram, as luzes é que ligaram porque o carro foi abaixo!
          Quando o motor para a bomba de óleo e o alternador param também, daí as luzes se ligarem.
          O que tens de ver é porque é que o motor para.
          Normalmente isso significa uma de três coisas: ou não há faísca nas velas ou não chega gasolina ao motor, ou não chega ar suficiente ao motor.

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            #6
            As velas e os filtros foram mudados quando comprei o carro e o tanque estava cheio, atestei ontem, normalmente nunca deixo passar de meio. Há 800km também meti um aditivo para a injeção.

            Comentário


              #7
              Nunca percebi porque não se leva o carro à máquina da marca. Acho que sai mais barato que andar com maquinetas universais que não despistam o erro com clareza.

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                #8
                Originalmente Colocado por armf15 Ver Post
                As velas e os filtros foram mudados quando comprei o carro e o tanque estava cheio, atestei ontem, normalmente nunca deixo passar de meio. Há 800km também meti um aditivo para a injeção.
                Mas o problema que o amigo tem aí não é de material de desgaste.
                Essas coisas de que fala não matam o motor de repente, vão fazendo uma degradação subtil.
                O problema que tem aí, pela sua natureza intermitente, arriscaria a dizer que é do foro elétrico.
                Bobinas de ignição a falhar/faiscar internamente, cabos de velas ou cachimbos, ligação de massa solta, etc...
                O que lhe disseram do sensor da cambota também pode ser verdade: se a centralina não tem noção perfeita do ponto em que se encontra o motor, vai pará-lo.

                Comentário


                  #9
                  Eu continuo a apontar para o sensor da cambota, normal nesses carros, o Corsa C que a minha irmã teve também lhe aconteceu isso.

                  Comentário


                    #10
                    Obrigada pelo seu comentário. Foi bastante úti. Este é o meu primeiro carro, sou nova no mundo automóvel e estou a aprender, infelizmente da pior forma.

                    Comentário


                      #11
                      Ou erro de utilizador, o carro ir abaixo ao chegar a uma rotunda sem mais dados diria que é alguém que pressiona o travão e esquece a embraiagem, fazendo o motor morrer, quando o motor para é normal acender a luz do alternador e pressão de óleo.

                      Eu que tenho muitos anos de condução, desde que me habituei à caixa automática, sucede-me isso por vezes quando pego no carro da maria, demoro algum tempo a reassumir o automatismo da perna esquerda premir a embraiagem.

                      Comentário


                        #12
                        Aconteceu em ponto morto quando fui ao mecânico. Não é erro de utilizador.

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                          #13
                          Em vez de vires aqui chorar a má compra porque nao acionas a garantia do stand? Voçês são papados porque querem

                          Comentário


                            #14
                            Isto deveria ser resolvido com o stand, mas tentando pensar simples e "fora da box", verifica se os bornes da bateria não estão mal apertados...

                            Comentário


                              #15
                              Sensor da cambota, manda trocar que resolve o problema, mas manda trocar no stand a onde foi comprado, se não chega-lhe lá o fogo!

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                                #16
                                O rapaz está a viver em Évora, o stand é no Porto, então se for daqueles que fogem com o rabo à seringa. Mais vale comprar um por 20€ e mandar por.

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                                  #17
                                  Update: fui a um eletricista novo e o ralenti estava demasiado baixo. Eles disseram que a zona da borboleta estava suja assim como desalinhada e deixava pouco ar passar. A mistura estava demasiado rica e com pouco comburente. Ou seja, quando eu andava em marcha lenta, a chegar à rotundas ou em paragens (au ralenti) ele simplesmente desligava. Limparam e alinharam e quando fui buscar notei logo diferença no trabalhar.

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                                    #18
                                    Originalmente Colocado por armf15 Ver Post
                                    Update: fui a um eletricista novo e o ralenti estava demasiado baixo. Eles disseram que a zona da borboleta estava suja assim como desalinhada e deixava pouco ar passar. A mistura estava demasiado rica e com pouco comburente. Ou seja, quando eu andava em marcha lenta, a chegar à rotundas ou em paragens (au ralenti) ele simplesmente desligava. Limparam e alinharam e quando fui buscar notei logo diferença no trabalhar.

                                    Não e possível...!!! Um user recente que vem pedir ajuda e depois dá o feedback. Alguém que dê um prémio a este senhor.

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                                      #19
                                      Senhora*

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                                        #20
                                        Originalmente Colocado por armf15 Ver Post
                                        Senhora*
                                        Logo vi que não era normal... Tinha que ser um ser mais intelectualmente + desenvolvido .

                                        Comentário

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