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No âmbito do funcionamento do carro, qual é a diferença real entre gasolina 95 e 98?

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    No âmbito do funcionamento do carro, qual é a diferença real entre gasolina 95 e 98?

    Basicamente o título.

    Venho aqui porque basicamente o meu carro praticamente sempre leva 98 há já muitos anos.

    Hoje em conversa com um conhecido, perguntou-me a razão e para mim, embora seja uma cena ligeira, a gasolina 98 da mais pujança ao carro principalmente nas subidas porque apesar do meu Megane ser um 1.6 107cv (1999), é algo pachorrento e noto principalmente essa pujança nas subidas da AE e até no próprio trabalhar do carro, parece mais silencioso ou um trabalhar melhor e sempre me parece consumir menos.

    Isso deixou-me a pensar se realmente dará esses efeitos positivos ou se será apenas uma espécie de efeito placebo. Também já ouvi dizer por bastante gente que, devido à explosão ser supostamente maior o combustível é melhor queimado e causa menos carvão, mas lá está, é a cena do diz que disse.

    Já meti algumas vezes 95 e parece-me sempre pior, parece que desaparece muito rápido e sinto que perde alguma pujança, lá está, será efeito placebo?

    Venho aqui então tentar esclarecer isto convosco, porque combustível como já deu para perceber não é o meu forte.

    Enviado do meu M2012K11AG através do Tapatalk

    #2
    Placebo.
    gasolina 98 é apenas uma gasolina que detona com menos facilidade sob alta compressão. Gasolina 98 até é menos energética que 95, uma vez que tem mais aditivos para prevenir pré-detonação, mais aditivos, menos gasolina.

    Gasolina 98 só tem vantagem em motores de alta compressão, onde a gasolina 95 "rebenta" antes do pistão chegar ao topo. Alguns carros modernos feitos para levar 98, conseguem andar com 95, a centralina ajusta o tempo de ignição de forma a poder desenrascar com 95, Mas perde potencia e consome mais.

    Não sei as especificações de um megane 1.6, Mas tenho sérias dúvidas que o motor exiga 98. Se não exigir 98, é deitar dinheiro fora.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Oliveiraz33 Ver Post
      Placebo.
      gasolina 98 é apenas uma gasolina que detona com menos facilidade sob alta compressão. Gasolina 98 até é menos energética que 95, uma vez que tem mais aditivos para prevenir pré-detonação, mais aditivos, menos gasolina.

      Gasolina 98 só tem vantagem em motores de alta compressão, onde a gasolina 95 "rebenta" antes do pistão chegar ao topo. Alguns carros modernos feitos para levar 98, conseguem andar com 95, a centralina ajusta o tempo de ignição de forma a poder desenrascar com 95, Mas perde potencia e consome mais.

      Não sei as especificações de um megane 1.6, Mas tenho sérias dúvidas que o motor exiga 98. Se não exigir 98, é deitar dinheiro fora.
      Obrigado pelo comentário.

      Basicamente o carro não específica o tipo de gasolina. Na tampa do depósito apenas diz "unleaded fuel".

      Acho que vou tentar pesquisar a ver se encontro alguma informação relativa ao que será melhor para o motor então.

      Enviado do meu M2012K11AG através do Tapatalk

      Comentário


        #4
        @Oliveiraz33

        Como falaste em especificações, isso deu-me aquele empurrãozinho para ir procurar qual é a gasolina indicada para o meu carro e lá dei com um site que ainda não tinha visto que fala das diferenças entre a 95 e a 98 e lá diz que a 98 é para carros com uma compressão 11:1 ou mais.

        Fui pesquisar sobre o meu carro, a sua taxa de compressão é de 10:1 com um curso de cilindro de 80,5mm (3,17 polegadas - isto é chinês para mim). Então embora esteja perto de se tornar exclusivo à 98, o seu combustível é 95, embora aparentemente a 98 também não lhe tem feito mal.

        Dá para concluir então que muito provavelmente é um efeito placebo que eu tenho. No entanto, segundo lá o site das diferenças entre 95 e 98, a 98 como referes tem mais aditivos, e embora provavelmente não esteja a aproveitar o rendimento da 98, a mim também me importa manter o motor limpo.
        Mas pelo menos agora posso ficar descansado, sei que a 98 não lhe fez mal (visto o carro já a usar à uma porrada de anos) e se meter 95 também não há stress, ou seja, isto da 95vs98 então acaba por ser uma questão de preferência penso eu.

        Enviado do meu M2012K11AG através do Tapatalk

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          #5
          Só para teres uma ideia, o GPL tem cerca de 100 octanas e não é por isso que dá mais rendimento energético em comparação com a gasolina 95.
          Usar gasolina 98 num veiculo que não a exige é simplesmente um desperdício de dinheiro, nem sequer os aditivos que tem fazem com que seja melhor que na 95 no que diz respeito a limpeza e consumos.
          Normalmente, o manual dos veículos comuns indica gasolina 95 e admissível 98.
          Tal como indicaram anteriormente, a alta octanagem serve para evitar a detonação precoce dentro do cilindro, fenômeno que ocorre em veículos com taxas de compressão muito elevadas.

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            #6
            O que é indicado no manual do teu carro, é que pode usar 95 ou 98.

            Até indica mesmo como alternativa e na falta de uma das duas acima, que pode usar a de 91.


            É ver a página 6.07 do manual, que tem lá isso indicado.

            Comentário


              #7
              Como já disseram, nesse motor não há qualquer vantagem em usar gasolina 98.

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                #8
                A malta continua com a teoria da alta octanagem somente para taxas de compressão elevadas quando na realidade automovel isso não é nada linear e exclui algo tão simples como a sobrealimentação.
                Exemplos extremos, nissan gtr ou bugatti chiron com taxas de 9:1 e recomendação de 98 para cima. Motores mazda skyactive com uns abismais 13:1 e recomendação de 95.

                Comentário


                  #9
                  Acho que devem usar mais as novas designações, ou seja, E10 e E85.

                  Um dos carros que tenho diz no manual que usa SC95, mas não pode usar E85 por causa do catalisador (aliás como a grande maioria dos carros anteriores à norma Euro 4).

                  Entre a E10 e E5 é uma questão quer ambiental, quer de rendimento dos motores devido à incorporação de 10% e 5% de etanol. E ao contrário do que dizem a gasolina com maior percentagem de etanol é mais eficaz e mais limpa.
                  Editado pela última vez por PSerra; 11 December 2021, 12:01.

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                    #10
                    Andei com RON 91 e 95 num Renault 1.0 e não notei diferenças.

                    Comentário


                      #11
                      A menos que o motor exija especificamente gasolina 98 (ex. o motor hiper-rotativo dum s2000) só estás a deitar dinheiro ao lixo, porque não vais tirar vantagem nenhuma em ter 98.

                      Mete uma 95 aditivada decente que cumpre bem o propósito e poupas ainda algum dinheiro

                      Comentário

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