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Reprovou IPO - Luz Airbag BWM

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    Reprovou IPO - Luz Airbag BWM

    Ora, o meu BMW reprovou e na descrição do problema puseram "Airbag sistema OBD indica falha" e nas observações em baixo puseram "Luz Airbag Acesa". Ja percebi que o sinal do airbag devia tar aceso no CB, mas será que o tipo da inspecção ligou algo ao ODB e viu os erros q estavam no CB ?? Sou sincero, desta vez o inspector mandou-me sair do carro e ir la pra frente, não fiquei como de costume perto do carro na parte inicial e nao reparei se ele chegou a ligar algo à ficha ODB ou nao...
    Agora fazem isto, ligam ao OBD algo pra ver os erros no CB?? Ou seja da proxima vez vai me ligar à ficha ODB, certo?

    #2
    Não ligam á porta obd, não terá sido um erro pontual?

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por whocarez1973 Ver Post
      Não ligam á porta obd, não terá sido um erro pontual?
      Nunca ouvi falar de tal coisa. Nem eu deixava fazer isso sem minha autorização.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por onesolo Ver Post
        Ora, o meu BMW reprovou e na descrição do problema puseram "Airbag sistema OBD indica falha" e nas observações em baixo puseram "Luz Airbag Acesa". Ja percebi que o sinal do airbag devia tar aceso no CB, mas será que o tipo da inspecção ligou algo ao ODB e viu os erros q estavam no CB ?? Sou sincero, desta vez o inspector mandou-me sair do carro e ir la pra frente, não fiquei como de costume perto do carro na parte inicial e nao reparei se ele chegou a ligar algo à ficha ODB ou nao...
        Agora fazem isto, ligam ao OBD algo pra ver os erros no CB?? Ou seja da proxima vez vai me ligar à ficha ODB, certo?

        A pergunta do costume...quando decidiste ir fazer a ipo não olhaste para o painel a ver se tinha alguma luz acesa que não deveria estar?

        A seguir ao chumbo a luz mantém-se acesa?

        Já o ligaste à máquina para verificar o que se passa?

        Já contaste para a estatistica, dos que lhes são apontadas anomalias, reprovam e não procuram logo ali despistar a coisa, nem questionam a ação do inspetor? Poderia até chumbar com "luz airbag permanentemente acesa" agora a referência ao sistema obd não me parece correta.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por whocarez1973 Ver Post
          Não ligam á porta obd, não terá sido um erro pontual?
          Pois, n sei. A minha dúvida mesmo era saber se ligarem à porta OBD era agora uma coisa habitual. É o q tá no texto principal da anomalia.
          No fim da folha tá nas observações a dizer q o airbag tava a aparecer no visor do CB. Por isso q n sei o de foram buscar o OBD, se viram mesmo, n tava a olhar com atenção, ou se puseram na folha só por pôr.

          Sent from my Pixel 5 using Tapatalk

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            #6
            Originalmente Colocado por onesolo Ver Post
            Ora, o meu BMW reprovou e na descrição do problema puseram "Airbag sistema OBD indica falha" e nas observações em baixo puseram "Luz Airbag Acesa". Ja percebi que o sinal do airbag devia tar aceso no CB, mas será que o tipo da inspecção ligou algo ao ODB e viu os erros q estavam no CB ?? Sou sincero, desta vez o inspector mandou-me sair do carro e ir la pra frente, não fiquei como de costume perto do carro na parte inicial e nao reparei se ele chegou a ligar algo à ficha ODB ou nao...
            Agora fazem isto, ligam ao OBD algo pra ver os erros no CB?? Ou seja da proxima vez vai me ligar à ficha ODB, certo?

            BMW com luzes de airbag acesas é corriqueiro, chumbou porque tens a luz de avaria de airbag acesa no quadrante, possivelmente confirmada via OBD, perfeitamente normal e dentro da lei.

            Directiva Europeia 214/45/UE

            7.1.5. Airbags
            Inspeção visual e/ou via o interface eletrónico (OBD)
            a) Airbags claramente inexistentes ou inadequados para o veículo
            X
            b) O sistema indica a falha através do interface eletrónico do veículo (OBD)
            X
            c) Airbag claramente inoperacional
            X

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por PugGT Ver Post
              Nunca ouvi falar de tal coisa. Nem eu deixava fazer isso sem minha autorização.
              se faz parte do procedimento, caso o queiram o usar, como é que vais resolver? chumbam?!

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por onesolo Ver Post
                Ora, o meu BMW reprovou e na descrição do problema puseram "Airbag sistema OBD indica falha" e nas observações em baixo puseram "Luz Airbag Acesa". Ja percebi que o sinal do airbag devia tar aceso no CB, mas será que o tipo da inspecção ligou algo ao ODB e viu os erros q estavam no CB ?? Sou sincero, desta vez o inspector mandou-me sair do carro e ir la pra frente, não fiquei como de costume perto do carro na parte inicial e nao reparei se ele chegou a ligar algo à ficha ODB ou nao...
                Agora fazem isto, ligam ao OBD algo pra ver os erros no CB?? Ou seja da proxima vez vai me ligar à ficha ODB, certo?
                Esse OBD é o "On-board Diagnostics" do carro... A vulgar luz acesa no quadrante e neste(e noutros) casos acompanhada de mensagem escrita no computador de bordo(airbag com defeito/erro/etc).
                Não ligam nada na ficha dos carros. Ainda...

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por zezoca Ver Post
                  se faz parte do procedimento, caso o queiram o usar, como é que vais resolver? chumbam?!
                  Estou a dizer q devem informar-me do q vao fazer. Nao é chegar lá e ligar só porque sim.

                  Comentário


                    #10
                    Muda de centro.
                    Há anos que levo um carro à inspecção com a luz do airbag ligada e nem sequer um comentário ouvi.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por PugGT Ver Post
                      Estou a dizer q devem informar-me do q vao fazer. Nao é chegar lá e ligar só porque sim.
                      Perante a lei não têm obrigação de te informar.
                      O teu carro está a ser submetido a uma inspecção obrigatória por lei.
                      Todos os meios não invasivos podem ser utilizados caso queiram verificar ou tirar alguma suspeita sobre determinada não conformidade.
                      Não podem danificar a viatura como é obvio nem recorrer a algum procedimento que danifique a mesma e consequentemente a faça chumbar.
                      Agora consultar, podem consultar toda a informação.

                      Neste caso , como já foi esclarecido, o OBD não é o OBD que pensas. É simplesmente a singla de informação de painel.

                      No entanto, é permitido ao centro de inspecções ligar ficha ao carro.
                      E no futuro isso será comum , visto que hoje em dia está tudo lá.
                      A informação que dai advém não têm nada de pessoal ou intransmissível. É a informação do veiculo inspecionado.
                      Editado pela última vez por ATORRES; 16 December 2021, 08:49.

                      Comentário


                        #12
                        Ligar ficha ao carro já me parece ser um meio invasivo.

                        Com todos os riscos que isso acarreta, inclusive o pior cenário possível, o de "fritar" a centralina.

                        Comentário


                          #13
                          https://controlauto.pt/assets/documents/rgpd-anexo1.pdf

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por ATORRES Ver Post
                            Perante a lei não têm obrigação de te informar.
                            O teu carro está a ser submetido a uma inspecção obrigatória por lei.
                            Todos os meios não invasivos podem ser utilizados caso queiram verificar ou tirar alguma suspeita sobre determinada não conformidade.
                            Não podem danificar a viatura como é obvio nem recorrer a algum procedimento que danifique a mesma e consequentemente a faça chumbar.
                            Agora consultar, podem consultar toda a informação.

                            Neste caso , como já foi esclarecido, o OBD não é o OBD que pensas. É simplesmente a singla de informação de painel.

                            No entanto, é permitido ao centro de inspecções ligar ficha ao carro.
                            E no futuro isso será comum , visto que hoje em dia está tudo lá.
                            A informação que dai advém não têm nada de pessoal ou intransmissível. É a informação do veiculo inspecionado.

                            Se ligarem o leitor ao veiculo devem informar o condutor do veiculo e mostrar o erro/anomalia.

                            Se um centro de IPO tiver o programa e respetivo equipamento para todos os veiculos do mercado nacional tem de ter um bom pé de meia, nem todos os veiculos têm fichas iguais.

                            Mas é porreiro em vez de se pagar um diagnóstico numa oficina, pede-se o print na IPO, assim os 30 e tal euros da IPO já valem a pena...há casas a pedirem 40€ por um diagnóstico OBD...

                            Agora a sério... até à data ainda não ve nenhum centro de IPO executar essa acção...se na mera consulta der asneira, a cobertura legal está escassa...


                            A normativa europeia até já prevê isso...ainda não vi no texto das IPO a transposição direta para operacionalização do procedimento.

                            "...os Estados Membro podem autorizar a utilização do OBD..." - caramba falta sempre o raio da portaria...

                            2022 pode ser o ano da mudança, supostamente temos as motas a arrancarem com IPO no Continente (nas regiões autónomas já o fazem aos anos)...

                            https://www.checksum.pt/ipos-novas-r...rolo-via-obd2/

                            https://controlauto.pt/inspecao-auto...visual-veiculo

                            https://controlauto.pt/inspecao-auto...missoes-de-co2
                            Editado pela última vez por midnightblack; 16 December 2021, 09:46.

                            Comentário


                              #15
                              Boas Malta.

                              Vamos lá enquadrar a questão.
                              Se correr mal , o Centro é totalmente responsável. Mas é se fritar a Centralina, se o técnico partir uma peça do carro, se danificar uma jante, se partir o tubo de escape a meter o sensor, se ao andar com o carro bater com ele, etc
                              A lei dá direitos ao Centro e deveres. Deveres esses que nos protegem.
                              A partir do momento em que o veiculo está a ser sujeito a inspecção, encontra-se a responsabilidade de causa - efeito sobre as acções de inspecção.

                              Verificar a informação da centralina do carro através de diagnostico , dá ao técnico informações sobre o alvo da inspecção.
                              Não sobre o dono do alvo da inspecção.

                              O Técnico da Inspecção do Centro deve , ao abrigo das suas funções, e relembro que o mesmo está a executar a implementação e cumprimento de uma normativa legal ( A inspecção e os seus prazos são obrigatórios perante a lei dentro dos prazos definidos), ele pode e deve levar a cabo todas as acções sobre o veiculo no sentido de apurar se o mesmo se encontra cumpridor de todas as normas que o permitam circular.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por ATORRES Ver Post
                                Boas Malta.

                                Vamos lá enquadrar a questão.
                                Se correr mal , o Centro é totalmente responsável. Mas é se fritar a Centralina, se o técnico partir uma peça do carro, se danificar uma jante, se partir o tubo de escape a meter o sensor, se ao andar com o carro bater com ele, etc
                                A lei dá direitos ao Centro e deveres. Deveres esses que nos protegem.
                                A partir do momento em que o veiculo está a ser sujeito a inspecção, encontra-se a responsabilidade de causa - efeito sobre as acções de inspecção.

                                Verificar a informação da centralina do carro através de diagnostico , dá ao técnico informações sobre o alvo da inspecção.
                                Não sobre o dono do alvo da inspecção.

                                O Técnico da Inspecção do Centro deve , ao abrigo das suas funções, e relembro que o mesmo está a executar a implementação e cumprimento de uma normativa legal ( A inspecção e os seus prazos são obrigatórios perante a lei dentro dos prazos definidos), ele pode e deve levar a cabo todas as acções sobre o veiculo no sentido de apurar se o mesmo se encontra cumpridor de todas as normas que o permitam circular.

                                Tudo certo...porém à data a diretiva europeia foi transposta mas falta a implementação da utilização dos aparelhos de diagnóstico...da mesma maneira que para as motas demorou algum tempo alguns centros a instalar linhas para motas, também nesta componente deve levar o seu tempo...não é algo que atualmente (que eu tenha conhecimento) seja executado por norma.

                                Mas quando for generalizado...vai ser interessante de avaliar o impacto na segurança dos veiculos em circulação.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por onesolo Ver Post
                                  Ora, o meu BMW reprovou e na descrição do problema puseram "Airbag sistema OBD indica falha" e nas observações em baixo puseram "Luz Airbag Acesa". Ja percebi que o sinal do airbag devia tar aceso no CB, mas será que o tipo da inspecção ligou algo ao ODB e viu os erros q estavam no CB ?? Sou sincero, desta vez o inspector mandou-me sair do carro e ir la pra frente, não fiquei como de costume perto do carro na parte inicial e nao reparei se ele chegou a ligar algo à ficha ODB ou nao...
                                  Agora fazem isto, ligam ao OBD algo pra ver os erros no CB?? Ou seja da proxima vez vai me ligar à ficha ODB, certo?
                                  Até porque sinceramente, e com todo o respeito pelo forista.

                                  A questão é simples:

                                  Verificou-se a condição necessária para o carro reprovar e levar anotação?

                                  Sim.
                                  Não houve injustiça nenhuma.
                                  Acontece.

                                  Comentário


                                    #18
                                    começo por informar que o uso de leitor OBD está devidamente decretado pela legislação nacional desde 2017 (julgo que até antes....)
                                    no anexo II está especificado as situações em que pode ser usado e no anexo V está contemplado como sendo parte do equipamento obrigatório de centros de inspecção licenciados.
                                    https://files.dre.pt/1s/2017/11/23000/0623906466.pdf

                                    depois faz-me confusão haver gente que acha que um leitor/analisador obd é equipamento de escrita ou alteração de uma centralina ao ponto de a fritar. o leitor pode nem sequer apagar erro, só ler.
                                    depois desenganem-se se acham que centros de inspecção usam leitores clones comprados no aliexpress ou mesmo uma autel ou launch sem actualizações ou assistência oficial europeia.

                                    é um equipamento de analise como todos os outros usados nos centros e que não carece de pedido ou autorização por parte do proprietário da viatura. quanto muito o proprietário pode é questionar que aparelho é e o que faz e o analisador responde eventualmente numa conversa informal.
                                    o chumbo é um direito tanto do proprietário que leva o carro podre como do que não quer deixar inspeccionar com os instrumentos legais.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por zezoca Ver Post
                                      começo por informar que o uso de leitor OBD está devidamente decretado pela legislação nacional desde 2017 (julgo que até antes....)
                                      no anexo II está especificado as situações em que pode ser usado e no anexo V está contemplado como sendo parte do equipamento obrigatório de centros de inspecção licenciados.
                                      https://files.dre.pt/1s/2017/11/23000/0623906466.pdf

                                      depois faz-me confusão haver gente que acha que um leitor/analisador obd é equipamento de escrita ou alteração de uma centralina ao ponto de a fritar. o leitor pode nem sequer apagar erro, só ler.
                                      depois desenganem-se se acham que centros de inspecção usam leitores clones comprados no aliexpress ou mesmo uma autel ou launch sem actualizações ou assistência oficial europeia.

                                      é um equipamento de analise como todos os outros usados nos centros e que não carece de pedido ou autorização por parte do proprietário da viatura. quanto muito o proprietário pode é questionar que aparelho é e o que faz e o analisador responde eventualmente numa conversa informal.
                                      o chumbo é um direito tanto do proprietário que leva o carro podre como do que não quer deixar inspeccionar com os instrumentos legais.
                                      Então garantes a 100% que ligar um leitor OBD a um carro nunca o pode danificar?

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Clubman1d Ver Post
                                        Então garantes a 100% que ligar um leitor OBD a um carro nunca o pode danificar?
                                        não há garantias a 100%, nem sequer para um frenómetro ou analisador de folgas e isto é válido para um centro de inspeções como para um concessionário oficial
                                        mas a percentagem de não haver algum tipo de azar é bem perto desses 100% pois relembro, tal como disse anteriormente, não estamos a falar de equipamentos aliexpress, nem app compradas na playstore & cia.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por zezoca Ver Post
                                          não há garantias a 100%, nem sequer para um frenómetro ou analisador de folgas e isto é válido para um centro de inspeções como para um concessionário oficial
                                          mas a percentagem de não haver algum tipo de azar é bem perto desses 100% pois relembro, tal como disse anteriormente, não estamos a falar de equipamentos aliexpress, nem app compradas na playstore & cia.

                                          Claro e como são equipamentos onerosos e dependentes de licenças...a probabilidade de encontrar um centro com isso disponível é bastante reduzida.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por zezoca Ver Post
                                            não há garantias a 100%, nem sequer para um frenómetro ou analisador de folgas e isto é válido para um centro de inspeções como para um concessionário oficial
                                            mas a percentagem de não haver algum tipo de azar é bem perto desses 100% pois relembro, tal como disse anteriormente, não estamos a falar de equipamentos aliexpress, nem app compradas na playstore & cia.
                                            Não te podes esquecer da variável "uso", quantos e quantos centros de inspecção têm equipamento a cair aos bocados, seguro literalmente por fita-cola.

                                            Não era eu que deixava que ligassem um aparelho OBD todo escafiado a um carro meu.

                                            Da ultima vez que levei um carro à inspecção o inspector tinha de estar a segurar no cabo que liga ao chassis do carro para conseguir ter uma leitura de gases. O cabo devia ter umas 2 ou 3 emendas.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Clubman1d Ver Post
                                              Muda de centro.
                                              Há anos que levo um carro à inspecção com a luz do airbag ligada e nem sequer um comentário ouvi.
                                              Resolução à tuga...

                                              Depois passam a vida a queixar-se das notícias do estado do país.

                                              Se a luz está acessa algo está mal... Ou não ter airbag , ou o mesmo está com erro. Logo é uma falha grave que deve e bem ser chumbada.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                                                Resolução à tuga...

                                                Depois passam a vida a queixar-se das notícias do estado do país.

                                                Se a luz está acessa algo está mal... Ou não ter airbag , ou o mesmo está com erro. Logo é uma falha grave que deve e bem ser chumbada.
                                                Infelizmente é a solução possível.

                                                E olha que não andei a fugir ao problema nem a tentar encontrar um centro que me passasse o carro.
                                                Durantes os anos que tem a luz acesa já deve ter ido a 3 ou 4 centros diferentes e sempre sem problemas.
                                                Põe é em causa a competência dos centros.

                                                Nunca consegui encontrar solução para o problema e não foi por falta de tentar, já foi a muito Manel GT e oficinas oficiais e nenhuma delas consegue solucionar o problema.
                                                Houve uma altura em que andei literalmente à caça de oficinas que no passado já tivessem tratado desta marca para ver se alguma ainda tinha equipamento de leitura.
                                                O problema começa logo por ser pré OBD e ter uma centralina propria para o airbag. Já não há equipamento de diagnóstico e a resposta acaba por ser sempre a mesma: "Não consigo aceder ao modulo".

                                                Em Janeiro deixa de circular.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Clubman1d Ver Post
                                                  Então garantes a 100% que ligar um leitor OBD a um carro nunca o pode danificar?
                                                  Se ambas as partes estiverem a funcionar corretamente e forem utilizadas como deve ser, não pode danificar. Agora é como tudo. Podes ir à inspeção e sair com um pneu furado., Mas em condições normais não devia.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Clubman1d Ver Post
                                                    Infelizmente é a solução possível.

                                                    E olha que não andei a fugir ao problema nem a tentar encontrar um centro que me passasse o carro.
                                                    Durantes os anos que tem a luz acesa já deve ter ido a 3 ou 4 centros diferentes e sempre sem problemas.
                                                    Põe é em causa a competência dos centros.

                                                    Nunca consegui encontrar solução para o problema e não foi por falta de tentar, já foi a muito Manel GT e oficinas oficiais e nenhuma delas consegue solucionar o problema.
                                                    .
                                                    Em primeiro lugar , peço desculpa mas o seu raciocínio distorce a raiz do problema.
                                                    " Bem o problema não é meu, revela é o problema dos centros de inspecção"
                                                    Isso é o mesmo que dizer que fiz durante 10 anos assaltos a casas e nunca conseguiram provas.
                                                    Á Décima primeira fui detido e preso. Revela bem a competência dos policias anteriores."
                                                    O Problema não é o ladrão ou a ilegalidade, mas sim justifica-la com o facto de ser apanhado ou não.

                                                    Existe claramente solução para o problema.
                                                    Agora qual é a solução que pretende? Apagar só a luz?
                                                    Ou pretende resolver de facto o problema?

                                                    È que o custo da resolução é que pode ser o entrave, não a existência dele.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Clubman1d Ver Post
                                                      Não te podes esquecer da variável "uso", quantos e quantos centros de inspecção têm equipamento a cair aos bocados, seguro literalmente por fita-cola.

                                                      Não era eu que deixava que ligassem um aparelho OBD todo escafiado a um carro meu.

                                                      Da ultima vez que levei um carro à inspecção o inspector tinha de estar a segurar no cabo que liga ao chassis do carro para conseguir ter uma leitura de gases. O cabo devia ter umas 2 ou 3 emendas.
                                                      Quer dizer voçe pode ir para a inspecção com a luz do airbag em erro e com potencial avaria, sem a resolver mas não admite que lhe liguem um cabo com emendas ao seu carro.

                                                      Eu sinceramente, e com o todo o respeito, é preciso ter lata.

                                                      È como ir para a inspecção com o carro todo sujo e não admitir que o técnico entre lá com as calças com pó.
                                                      Editado pela última vez por ATORRES; 17 December 2021, 10:26.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Durante uns 2 ou 3 anos tive um amigo que fez as inspecçoes a um 206 com a luz do motor sempre acesa e passou sempre. Achei sempre que chumbassem por verem a luz acesa.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          nmyguel,

                                                          E um carro passar com o quadrante totalmente off?
                                                          Inclusive ser o técnico a andar com o carro, e não dizer absolutamente nada ou não reparar e passar o carro sem anotações? =)))))
                                                          Atenção, foi a primeira vez que o carro foi lá, e não havia qualquer conhecimento de ninguem lá =)

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por ATORRES Ver Post
                                                            Em primeiro lugar , peço desculpa mas o seu raciocínio distorce a raiz do problema.
                                                            " Bem o problema não é meu, revela é o problema dos centros de inspecção"
                                                            Isso é o mesmo que dizer que fiz durante 10 anos assaltos a casas e nunca conseguiram provas.
                                                            Á Décima primeira fui detido e preso. Revela bem a competência dos policias anteriores."
                                                            O Problema não é o ladrão ou a ilegalidade, mas sim justifica-la com o facto de ser apanhado ou não.

                                                            Existe claramente solução para o problema.
                                                            Agora qual é a solução que pretende? Apagar só a luz?
                                                            Ou pretende resolver de facto o problema?

                                                            È que o custo da resolução é que pode ser o entrave, não a existência dele.
                                                            Ignorando o tom incendiário...

                                                            Expliquei o porque do carro continuar a ir ao centro com a luz ligada, é um problema que me ultrapassa e que tentei solucionar, não o tendo encontrado não ia encostar o carro.
                                                            Apenas para justificar que o carro anda com a luz ligada por falta de solução e não por não haver problema na inspecção.

                                                            E sim, revela um problema dos centros de inspecção, porque se de facto a luz do airbag é motivo para reprovar então algo vai mal.
                                                            Tendo em conta a minha experiencia e a de outros, até pensei que não houvesse problema e nem fosse um elemento a ter em conta.

                                                            Eu aconselho a ler de novo o que escrevi sobre o problema e o que tentei fazer para o solucionar.

                                                            Comentário

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