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IMT a armar-se??? Moro no Norte e pedem-me para ir a Lisboa

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    IMT a armar-se??? Moro no Norte e pedem-me para ir a Lisboa

    Boas. Então é o seguinte:

    O meu carro chumbou no IPO devido a uma discrepância entre os valores do livrete e os valores da chapa do construtor, relativos aos pesos por eixos.

    Para resolver o problema o mais rápido possível, avancei em duas frentes: fui ao IMT, aqui no Norte, perto de onde eu moro, preenchi modelo 9 e fiquei a aguardar que dessem seguimento ao processo. Porém, também contactei a SIVA, para ver se me podiam ajudar. Para meu espanto, a SIVA respondeu ao meu mail no próprio dia, solicitando os elementos necessários para me resolver o problema. Enviei tudo direitinho. Passado uns dias, a SIVA manda-me outro mail com a papelada que eles remeteram no IMT de Lisboa e Vale do Tejo, dizendo que em breve receberia em casa o novo DUA devidamente corrigido. E assim foi...

    O problema começa agora: É verdade que os valores relativos aos pesos por eixo foram devidamente corrigidos. Mas reparei que, apesar de a SIVA ter colocado de forma explícita nos documentos entregues no IMT quais as medidas de pneumáticos a registar no novo DUA (medidas essas que já estavam homologadas no livrete antigo), o IMT não as colocou todas, "esquecendo-se" das medidas que eu tinha em uso no meu carro.

    Ora, decidi ir então novamente ao IMT onde tinha aberto o processo para o meu problema relacionado com os pesos ser resolvido e, antes de tudo, perguntei sobre o ponto de situação do mesmo e disseram-me: "Está para análise técnica. A ver se o engenheiro vê isso durante a tarde." De salientar que passaram uns dois meses desde que tinha submetido os papéis e, durante esse período, pelos vistos, nada fizeram. Lá expliquei que a SIVA tinha-me resolvido o problema, mas que, no novo DUA que o IMT de Lisboa me enviou não constavam todas as medidas de pneus homologadas no livrete anterior. Ficaram de analisar...

    Passado uns dias, voltei lá e a senhora que me atendeu disse-me que o engenheiro lhe disse que, como foi o IMT de Lisboa a cometer o erro, teriam de ser eles a corrigi-lo e que eu tratasse do assunto com o IMT de Lisboa. Ora, eu moro no Norte, bem no Norte!!! A senhora disse que eu expusesse o assunto de forma formal, por mail. O problema é que já enviei dois mails para o IMT aqui do Norte e não respondem. Já mandei mails para o IMT de Lisboa e também não respondem. E se a GNR me manda parar? Ando com jantes e pneus que deixaram de constar no livrete devido a um erro/esquecimento do qual eu não sou responsável. Felizmente, tenho o livrete antigo, mas não sei até que ponto a GNR não terá esses dados informatizados....

    A minha ideia é que há má vontade da parte do IMT aqui do Norte. Então mas isso é resposta que se dê: "Vá a Lisboa, pois foram eles que se enganaram, não fomos nós." Considero isto uma falta de respeito.

    Soluções? Opiniões? Obrigado e desculpem o longo testamento...

    #2
    Livro de reclamações

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      #3


      FP no seu melhor...

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        #4
        tens alguma coisa contra a função publica? TENS TENS???????? QUERES IR LA PRA FORA????

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          #5
          realmente é o jogo do empurra. em lisboa trataram e erraram, no norte não tê nada a ver com isso. percebe-se que não queiram assumir algo que não é deles.
          no entanto, seria totalmente possível ligarem para lisboa ou comunicarem da forma que eles achassem mais simples e direta, expondo o erro que aconteceu e pedindo alteração do livrete SEM CUSTOS. tens é dois problemas: eles quererem fazer alguma coisa e sermos um país de primeiro mundo. ora nem um nem outro e quem se lixa é o povo, como de costume. eu reclamava, caso não desse em nada novamente. e frisaria isso, que já não era a primeira vez que ia ali e que não respondem nem de um lado nem de outro, não conseguindo tu, mero cidadão, resolver o problema, pois mais que ninguém, és o interessado e queres estar legal, direito a que te assiste. o dever de correção é deles...

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            #6
            lamento dar-te mais uma notícia triste..... é que se tens um DUA mais recente, o antigo fica automaticamente inválido, onde te arriscas a levar multa por falta de documentos válidos.

            Comentário


              #7
              Antes de mais, nos novos DUA (cartão), a informação pode não vir toda lá. Já confirmaste na app, certo?

              assumindo que sim, o problema original está resolvido, o IMT enganou-se e não colocou as medidas de pneus no novo DUA.

              Quando recebeste o novo DUA, diz lá como reclamar desse erro. Não sei qual o processo actual, mas se diz lá que era para mandar um email para o porto ou lisboa e mandaste dentro do prazo, tens o teu problema encaminhado. é andar com prints dos emails no carro caso o policia mande parar.

              O IMT funciona muito à moda antiga, aquela que a malta agora tanto quer reavivar. Um funcionário não esclareceu? é falar com outro.

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                #8
                pede o contacto do inginheiro e chateia-lhe a cabeça todos os dias. E o IMT da tua zona não querer saber também mete uma piada do caraças. Como é que está o processo para o qual submeteste o modelo 9? Se não querem corrigir a borrada dos colegas que tratem do processo que tu lhes deste.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por CoelhoImprudent Ver Post
                  pede o contacto do inginheiro e chateia-lhe a cabeça todos os dias. E o IMT da tua zona não querer saber também mete uma piada do caraças. Como é que está o processo para o qual submeteste o modelo 9? Se não querem corrigir a borrada dos colegas que tratem do processo que tu lhes deste.
                  Por Lei, são obrigados a saber.
                  O Código de Procedimento Administrativo refere que se um procedimento estiver bem, mas apresentado no local errado, estes devem remeter para o certo.

                  Artigo 34º.

                  https://www.ipl.pt/sites/default/fil...rvicos/CPA.pdf

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                    #10
                    Em calhando o IMT de Lisboa pensou que as medidas antigas já não interessavam.
                    Bom, admitindo que foi isso, enfim, todos erram.
                    Assumir os erros é q tá de chuva.

                    Comentário


                      #11
                      Quase meio ano depois (ver 1º post), problema finalmente resolvido. Disseram que me enviaram mail para análise técnica/inspeção à viatura mas que se enganaram no endereço do meu mail ��. Entretanto, após nova marcação para inspeção técnica e realização da mesma (para confirmar nº chassi, medidas de pneus usadas na viatura etc), lá chegou o livrete a casa, devidamente corrigido.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Jarbas83 Ver Post
                        Quase meio ano depois (ver 1º post), problema finalmente resolvido. Disseram que me enviaram mail para análise técnica/inspeção à viatura mas que se enganaram no endereço do meu mail ��. Entretanto, após nova marcação para inspeção técnica e realização da mesma (para confirmar nº chassi, medidas de pneus usadas na viatura etc), lá chegou o livrete a casa, devidamente corrigido.


                        E sempre tiveste de ír a "Lisboa" ou conseguiste fazer as coisas no Norte?

                        Comentário


                          #13
                          ... vender o carro...e ir buscar um sem desacertos?

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por nto Ver Post
                            E sempre tiveste de ír a "Lisboa" ou conseguiste fazer as coisas no Norte?
                            Acabaram por tratar de tudo aqui na delegação da minha zona de residência...

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Jarbas83 Ver Post
                              Acabaram por tratar de tudo aqui na delegação da minha zona de residência...


                              Ainda bem e só fizeram o que tinham a fazer.

                              Comentário


                                #16
                                FP. Não é para fazer. É para ir fazendo devagar, devagarinho, ou parados.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Topolino Ver Post
                                  FP. Não é para fazer. É para ir fazendo devagar, devagarinho, ou parados.



                                  E se então tiver sido feito numa "outra repartição", eles é que "são" os responsáveis, apesar e de neste caso, ser um serviço de ambito nacional e ligados entre si.

                                  Comentário


                                    #18
                                    lá está, podem nem ser responsáveis, mas só têm que tentar tratar do problema, mesmo passando a pasta a outros. "olhe, não foi aqui que fizeram o erro, mas vamos ligar para o sítio A ou B e eles tratam disso." pelo menos este tipo de resposta, não é empurrar com a barriga e já está, o que não tem culpa que se amanhe... ainda bem que se resolveu, mesmo demorando meio ano! obrigado pela finalização do tópico, já agora.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Jarbas83 Ver Post
                                      Boas. Então é o seguinte:

                                      O meu carro chumbou no IPO devido a uma discrepância entre os valores do livrete e os valores da chapa do construtor, relativos aos pesos por eixos.

                                      Para resolver o problema o mais rápido possível, avancei em duas frentes: fui ao IMT, aqui no Norte, perto de onde eu moro, preenchi modelo 9 e fiquei a aguardar que dessem seguimento ao processo. Porém, também contactei a SIVA, para ver se me podiam ajudar. Para meu espanto, a SIVA respondeu ao meu mail no próprio dia, solicitando os elementos necessários para me resolver o problema. Enviei tudo direitinho. Passado uns dias, a SIVA manda-me outro mail com a papelada que eles remeteram no IMT de Lisboa e Vale do Tejo, dizendo que em breve receberia em casa o novo DUA devidamente corrigido. E assim foi...

                                      O problema começa agora: É verdade que os valores relativos aos pesos por eixo foram devidamente corrigidos. Mas reparei que, apesar de a SIVA ter colocado de forma explícita nos documentos entregues no IMT quais as medidas de pneumáticos a registar no novo DUA (medidas essas que já estavam homologadas no livrete antigo), o IMT não as colocou todas, "esquecendo-se" das medidas que eu tinha em uso no meu carro.

                                      Ora, decidi ir então novamente ao IMT onde tinha aberto o processo para o meu problema relacionado com os pesos ser resolvido e, antes de tudo, perguntei sobre o ponto de situação do mesmo e disseram-me: "Está para análise técnica. A ver se o engenheiro vê isso durante a tarde." De salientar que passaram uns dois meses desde que tinha submetido os papéis e, durante esse período, pelos vistos, nada fizeram. Lá expliquei que a SIVA tinha-me resolvido o problema, mas que, no novo DUA que o IMT de Lisboa me enviou não constavam todas as medidas de pneus homologadas no livrete anterior. Ficaram de analisar...

                                      Passado uns dias, voltei lá e a senhora que me atendeu disse-me que o engenheiro lhe disse que, como foi o IMT de Lisboa a cometer o erro, teriam de ser eles a corrigi-lo e que eu tratasse do assunto com o IMT de Lisboa. Ora, eu moro no Norte, bem no Norte!!! A senhora disse que eu expusesse o assunto de forma formal, por mail. O problema é que já enviei dois mails para o IMT aqui do Norte e não respondem. Já mandei mails para o IMT de Lisboa e também não respondem. E se a GNR me manda parar? Ando com jantes e pneus que deixaram de constar no livrete devido a um erro/esquecimento do qual eu não sou responsável. Felizmente, tenho o livrete antigo, mas não sei até que ponto a GNR não terá esses dados informatizados....

                                      A minha ideia é que há má vontade da parte do IMT aqui do Norte. Então mas isso é resposta que se dê: "Vá a Lisboa, pois foram eles que se enganaram, não fomos nós." Considero isto uma falta de respeito.

                                      Soluções? Opiniões? Obrigado e desculpem o longo testamento...
                                      2 mails e não responderam? Aconselho enviar mail com a devida identificação ou, se possível, anexar pedido em pdf com assinatura digital. A resposta a mail de cidadão devidamente identificado é obrigatória e na falta de resposta podes apresentar queixa à autoridade competente, que no caso penso ser a Inspeção Geral das Finanças.

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