Boas. Então é o seguinte:
O meu carro chumbou no IPO devido a uma discrepância entre os valores do livrete e os valores da chapa do construtor, relativos aos pesos por eixos.
Para resolver o problema o mais rápido possível, avancei em duas frentes: fui ao IMT, aqui no Norte, perto de onde eu moro, preenchi modelo 9 e fiquei a aguardar que dessem seguimento ao processo. Porém, também contactei a SIVA, para ver se me podiam ajudar. Para meu espanto, a SIVA respondeu ao meu mail no próprio dia, solicitando os elementos necessários para me resolver o problema. Enviei tudo direitinho. Passado uns dias, a SIVA manda-me outro mail com a papelada que eles remeteram no IMT de Lisboa e Vale do Tejo, dizendo que em breve receberia em casa o novo DUA devidamente corrigido. E assim foi...
O problema começa agora: É verdade que os valores relativos aos pesos por eixo foram devidamente corrigidos. Mas reparei que, apesar de a SIVA ter colocado de forma explícita nos documentos entregues no IMT quais as medidas de pneumáticos a registar no novo DUA (medidas essas que já estavam homologadas no livrete antigo), o IMT não as colocou todas, "esquecendo-se" das medidas que eu tinha em uso no meu carro.
Ora, decidi ir então novamente ao IMT onde tinha aberto o processo para o meu problema relacionado com os pesos ser resolvido e, antes de tudo, perguntei sobre o ponto de situação do mesmo e disseram-me: "Está para análise técnica. A ver se o engenheiro vê isso durante a tarde." De salientar que passaram uns dois meses desde que tinha submetido os papéis e, durante esse período, pelos vistos, nada fizeram. Lá expliquei que a SIVA tinha-me resolvido o problema, mas que, no novo DUA que o IMT de Lisboa me enviou não constavam todas as medidas de pneus homologadas no livrete anterior. Ficaram de analisar...
Passado uns dias, voltei lá e a senhora que me atendeu disse-me que o engenheiro lhe disse que, como foi o IMT de Lisboa a cometer o erro, teriam de ser eles a corrigi-lo e que eu tratasse do assunto com o IMT de Lisboa. Ora, eu moro no Norte, bem no Norte!!! A senhora disse que eu expusesse o assunto de forma formal, por mail. O problema é que já enviei dois mails para o IMT aqui do Norte e não respondem. Já mandei mails para o IMT de Lisboa e também não respondem. E se a GNR me manda parar? Ando com jantes e pneus que deixaram de constar no livrete devido a um erro/esquecimento do qual eu não sou responsável. Felizmente, tenho o livrete antigo, mas não sei até que ponto a GNR não terá esses dados informatizados....
A minha ideia é que há má vontade da parte do IMT aqui do Norte. Então mas isso é resposta que se dê: "Vá a Lisboa, pois foram eles que se enganaram, não fomos nós." Considero isto uma falta de respeito.
Soluções? Opiniões? Obrigado e desculpem o longo testamento...
O meu carro chumbou no IPO devido a uma discrepância entre os valores do livrete e os valores da chapa do construtor, relativos aos pesos por eixos.
Para resolver o problema o mais rápido possível, avancei em duas frentes: fui ao IMT, aqui no Norte, perto de onde eu moro, preenchi modelo 9 e fiquei a aguardar que dessem seguimento ao processo. Porém, também contactei a SIVA, para ver se me podiam ajudar. Para meu espanto, a SIVA respondeu ao meu mail no próprio dia, solicitando os elementos necessários para me resolver o problema. Enviei tudo direitinho. Passado uns dias, a SIVA manda-me outro mail com a papelada que eles remeteram no IMT de Lisboa e Vale do Tejo, dizendo que em breve receberia em casa o novo DUA devidamente corrigido. E assim foi...
O problema começa agora: É verdade que os valores relativos aos pesos por eixo foram devidamente corrigidos. Mas reparei que, apesar de a SIVA ter colocado de forma explícita nos documentos entregues no IMT quais as medidas de pneumáticos a registar no novo DUA (medidas essas que já estavam homologadas no livrete antigo), o IMT não as colocou todas, "esquecendo-se" das medidas que eu tinha em uso no meu carro.
Ora, decidi ir então novamente ao IMT onde tinha aberto o processo para o meu problema relacionado com os pesos ser resolvido e, antes de tudo, perguntei sobre o ponto de situação do mesmo e disseram-me: "Está para análise técnica. A ver se o engenheiro vê isso durante a tarde." De salientar que passaram uns dois meses desde que tinha submetido os papéis e, durante esse período, pelos vistos, nada fizeram. Lá expliquei que a SIVA tinha-me resolvido o problema, mas que, no novo DUA que o IMT de Lisboa me enviou não constavam todas as medidas de pneus homologadas no livrete anterior. Ficaram de analisar...
Passado uns dias, voltei lá e a senhora que me atendeu disse-me que o engenheiro lhe disse que, como foi o IMT de Lisboa a cometer o erro, teriam de ser eles a corrigi-lo e que eu tratasse do assunto com o IMT de Lisboa. Ora, eu moro no Norte, bem no Norte!!! A senhora disse que eu expusesse o assunto de forma formal, por mail. O problema é que já enviei dois mails para o IMT aqui do Norte e não respondem. Já mandei mails para o IMT de Lisboa e também não respondem. E se a GNR me manda parar? Ando com jantes e pneus que deixaram de constar no livrete devido a um erro/esquecimento do qual eu não sou responsável. Felizmente, tenho o livrete antigo, mas não sei até que ponto a GNR não terá esses dados informatizados....
A minha ideia é que há má vontade da parte do IMT aqui do Norte. Então mas isso é resposta que se dê: "Vá a Lisboa, pois foram eles que se enganaram, não fomos nós." Considero isto uma falta de respeito.
Soluções? Opiniões? Obrigado e desculpem o longo testamento...
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