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Fuga de anticongelante pela bomba

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    Fuga de anticongelante pela bomba

    Boas pessoal. Há um ano, mandei mudar o kit de distribuição do meu1.6 HDI (92 CV)
    Na altura perguntaram aqui numa oficina local conceituada se tinha preferência na marca, ao que respondi INA.
    Agora há uns dias, vi que o nível de anticongelante (original) e 10.000km em cima desceu para o meio. Entre o MAX e o MIN.
    Não é que precisasse mas repus para o nível máximo.
    Levou aí meio copo de vinho. Coisa pouca. Isto depois de 1 ano e 10.000km.
    Mandei fazer uma verificação juntamente com uma substituição do kit de embraiagem numa oficina Bosch car serviçe, e detectaram uma pequena fuga pela bomba de água.
    Notei também que depois de que me substituíram a distribuição há um ano, o carro faz um barulho tipo zoada que acompanha a rotação do motor no lado da correia.
    Já vi aqui várias pessoas a queixarem-se do mesmo. Mandei agora verificar também. PensEI que a correia poderia estar muito esticada, mas a Bosch car serviçe, disseram que não, está correto.
    A minha pergunta é:
    É considerado "normal" esta pequeníssima fuga pela bomba? Afinal é INA. É considerado bom material.
    Já vi num vídeo do Eblase, que uma original PIERBURG também tinha um buraco por baixo onde também estava manchado de anticongelante.
    Gostava de saber aqui pelos entendidos...
    Editado pela última vez por ToniGT; 05 January 2022, 21:15.

    #2
    Originalmente Colocado por ToniGT Ver Post
    Boas pessoal. Há um ano, mandei mudar o kit de distribuição do meu1.6 HDI (92 CV)
    Na altura perguntaram aqui numa oficina local conceituada se tinha preferência na marca, ao que respondi INA.
    Agora há uns dias, vi que o nível de anticongelante (original) e 10.000km em cima desceu para o meio. Entre o MAX e o MIN.
    Não é que precisasse mas repus para o nível máximo.
    Levou aí meio copo de vinho. Coisa pouca. Isto depois de 1 ano e 10.000km.
    Mandei fazer uma verificação juntamente com uma substituição do kit de embraiagem numa oficina Bosch car serviçe, e detectaram uma pequena fuga pela bomba de água.
    Notei também que depois de que me substituíram a distribuição, o carro faz um barulho tipo zoada que acompanha a rotação do motor.
    Pensei e na Bosch também ,que poderia ser a correia muito tencionada, mas está tudo correto. Acho que deveria por da Dayco.
    A minha pergunta é:
    É considerado "normal" esta pequeníssima fuga pela bomba? Afinal é INA. É considerado bom material.
    Já vi num vídeo do Eblase, que uma original PIERBURG também tinha um buraco por baixo onde também estava manchado de anticongelante.
    Gostava de saber aqui pelos entendidos...
    O defeito não é da marca INA,mas pelo que explicas pode ser da montagem.

    Quem te montou a correia que dê a garantia.

    Comentário


      #3
      Outra coisa que te esqueci de te perguntar...

      A fuga é no vedante,estanquidade da bomba,ou estanquidade do veio da bomba?

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por PSoares Ver Post
        Outra coisa que te esqueci de te perguntar...

        A fuga é no vedante,estanquidade da bomba,ou estanquidade do veio da bomba?
        Só amanha é que o carro está pronto ( embraiagem), nao perguntei...
        Também não mandei tocar na distribuição. Tinha só pedido a eles para verem a tensão da correia dentada por causa da tal zoada. Foi aí que me ligaram a dizer que a tensão está correcta.
        Só tinha essa pequeníssima fuga. Suponho que seja pela estanquidade da bomba, ou veio da bomba. Se fosse pelo vedante, suponho que seria maior... digo eu.
        Amanha pergunto.
        Editado pela última vez por ToniGT; 05 January 2022, 21:58.

        Comentário


          #5
          Sobre a garantia, já falei com a antiga oficina.
          Vieram com a conversa que eu é que escolhui a marca. Que ele até queria era por de origem.
          Punha a bomba mas teria de pagar a mão de obra...
          Mandei o há fava.
          É uma coisa tão pequena que vou deixar andar. Lembro-me antes de mudar que já consumia o mesmo com a de origem. Todos os anos acrescentava muito pouco. Nunca chegou a ficar abaixo do mínimo.
          Se agravar mando por na Bosch . Kit correia Dayco + retentores que não levaram, 400 euros.
          Para já vou largar 500€ pelo kit Luk mais retentor da cambota e rectificação do prato. (não é Bi-massa). Não me pareceu caro.
          Editado pela última vez por ToniGT; 05 January 2022, 21:51.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por ToniGT Ver Post
            Sobre a garantia, já falei com a antiga oficina.
            Vieram com a conversa que eu é que escolhu a marca. Que ele até queria era por de origem.
            Punha a bomba mas teria de pagar a mao de obra...
            Mandei o há ****
            Se o defeito for da peça,o próprio fabricante garante a troca da mesma e o restante da MO.

            Tens a fatura?

            Se tiveres ele não te pode negar a garantia...isso que ele te conta são conversas!

            Comentário


              #7
              Sim, eu sei e tenho factura. Já fez mais de 1 ano. (14 meses)
              A garantia é 1 ano ou 2?
              Mas já estive a pensar...
              Vou me chatear...Ainda depois de lhe ter dito umas verdades que ele não gostou..
              Depois mudam a peça e se calhar o problema retorna, ou nem mudam e dizem que mudaram...
              Como a fuga é tão pequena, só vou notar depois de uns meses largos se tem fuga ou não.
              Entretanto acaba a garantia. Paguei 280 euros. Um preço bom, mas nem retentores por prevenção puseram.
              Já um outro carro meu (Honda Civic1.5 Vtec) foi substituído o kit distribuição na altura também. (BluePrint)
              De há umas semanas para cá, pinga óleo pelo lado da distribuição.
              Suponho que seja pelo retentor da cambota que nao mudaram também.
              Uma coisa de 20 euros, agora vou pagar 100 para por o que deveriam ter posto na altura por prevenção.
              Cambada de incompetentes.
              Nao vou mandar fazer mais nada lá.
              Daqui a um ano ou 2 se nao piorar a fuga, mando por tudo em condições aqui nesta oficina da Bosch. Um pouco mais caro, o barato acaba por sair caro.
              Editado pela última vez por ToniGT; 05 January 2022, 22:14.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por ToniGT Ver Post
                Sim , tenho factura. Já fez mais de 1 ano. (14 meses)
                A garantia é 1 ano ou 2?
                Mas já estive a pensar...
                Vou me chatear...
                Depois mudam a peça e se calhar o problema retorna, ou nem mudam e dizem que mudaram...
                Como a fuga é tºao pequena, só vou notar depois de uns meses.
                Entretanto acaba a garantia. Paguei 280 euros. Um preço bom, mas nem retentores por prevenção puseram.
                Já um outro carro meu (Honda Civic1.5 Vtec) foi substituído o kit distribuição na altura também. (BluePrint)
                De há umas semanas para cá, pinga óleo pelo lado da distribuição.
                Suponho que seja pelo retentor da cambota que nao mudaram também.
                Uma coisa de 20 euros, agora vou pagar 100 para por o que deveriam ter posto na altura por prevenção.
                Cambada de incompetentes.
                Nao vou mandar fazer mais nada lá.
                Daqui a um ano ou 2 se nao piorar a fuga, mando por tudo em condições aqui nesta oficina da Bosch. Um pouco mais caro, o barato acaba por sair caro.
                Tu é que sabes,infelizmente é assim,nem toda a gente trabalha como se de deve.

                Boa sorte para as próximas intervenções.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por PSoares Ver Post
                  Tu é que sabes,infelizmente é assim,nem toda a gente trabalha como se de deve.

                  Boa sorte para as próximas intervenções.
                  Obrigado. Realmente é preciso ter azar. Se fosse um problema grave, não lhe perdoava, mas é tão pequeno o vazamento...
                  Amanha vou buscar o carro há Bosch. Tinha o pedal muito duro e barulho no rolamento de encosto. Já estou a bater na madeira.
                  Eu avise-ios que queria o serviço impecável. Tanto é que era para receber o carro hoje, mas atrasaram-se porque levaram o prato a rectificar pelo sim pelo nao.
                  Vai correr bem. Eles estao bem cotados aqui na regiao. É só carros de topo lá....
                  Também por 35,70 € há hora...
                  Editado pela última vez por ToniGT; 08 January 2022, 18:59.

                  Comentário


                    #10
                    Ainda estou para descobrir uma marca de bombas que tenham fugas. É que nem a de origem [emoji2369]

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                      Ainda estou para descobrir uma marca de bombas que tenham fugas. É que nem a de origem [emoji2369]

                      Então? Ou defeito na peça ou montagem incorreta (fator humano)?

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por midnightblack Ver Post
                        Então? Ou defeito na peça ou montagem incorreta (fator humano)?
                        Mesmo de fábrica...? E estou a falar de viaturas de 2018, 2019. O primeiro 1.6hdi era mato. Mas acontece em 1.4/1.5/1.6 hdi/tdci ou 1.6tdi/2.0tdi

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                          Mesmo de fábrica...? E estou a falar de viaturas de 2018, 2019. O primeiro 1.6hdi era mato. Mas acontece em 1.4/1.5/1.6 hdi/tdci ou 1.6tdi/2.0tdi
                          Pois então. O meu é de 2011 1.6 308. Fui hoje levantar o carro. A embraiagem está macia agora.
                          Ainda ouço um leve som na embraiagem, mas ao carregar o pedal deixa de fazer. O mecânico que fez o trabalho disse que substituiu o rolamento e que esse leve barulho é normal. Isto na Bosch car center.
                          Sobre a bomba, disse que tinha um pouco de mancha do anticongelante por baixo do furo e que todo o kit é praticamente novo e é INA , que foi o que mandei por na altura na outra oficina....
                          Parece que tive um azar dos diabos.
                          A tensão está correta e o barulho de funcionamento é mesmo da qualidade da mesma. (zoeira). Depois das 2000rm já nem se ouve. Já vi carros com esse barulho da mesma marca. Uns mais alto, outros mais baixo...
                          A oficina onde montaram, assume a troca da peça, mas a mão de obra deu entender que não.
                          Também para por da mesma marca, já não me convence...
                          Na Bosch pedem 400 euros por todo o kit e retentores, dizem só assim garantir o serviço.
                          Não sei o que fazer. Deixar andar assim e ir vendo o consumo.

                          Se agravar ,prefiro pagar os 400 mas ficar com o serviço completo bem feito.
                          Ptzzz de sorte...
                          Só por curiosidade... vejam quanto a marca me queria cobrar pelo kit de embraiagem com mais umas porcas e afins...
                          KIT EMBRAIAGEM NOVOa-2 copiar.jpg
                          Editado pela última vez por ToniGT; 06 January 2022, 17:22.

                          Comentário


                            #14
                            Bem...para concluir.
                            Passei ontem na oficina que substitui o kit distribuição.
                            Disse-me o encarregado, para não acrescentar mais fluido.
                            Deixa-lo estar assim a meio do pote , porque segundo ele, se estiver acima disso, pode ser expelido pela tampa que tem uma válvula de pressão...
                            Disse que o que os gajos da Bosch que viram o ressoado na bomba, pode ser a mancha antiga, porque estas bombas com redentores há base de carbono, é considerado normal no inicio verter um pouco pelo furo de respiro até acamar...
                            Se bem que já li isso num blog qualquer, não sei se é mesmo assim ou não.
                            Também disse que, se o nível baixar para o mínimo, eles assumem a reparação. Que só não querem ser prematuros sem ter a certeza. Ainda falei que podiam testar a pressão, mas na altura disse que estava muito apertado de serviço...

                            Vou deixar andar e ir vendo.
                            Se o nível descer abaixo do minimo, levo lá o carro que eles assumem.



                            Eu acho é que a qualidade das peças já não é o que era. Mesmo compradas na marca.
                            Editado pela última vez por ToniGT; 09 January 2022, 10:51.

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