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barras A.A. e accidentes

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    barras A.A. e accidentes

    ontem dei por mim a pensar.
    uma barra anti-aproximação é usada para limitar os movimentos da carroçaria.
    obviamente movimentos diferentes daqueles que acontecem num accidente.
    de qualquer maneira, sendo a barra um 'corpo estranho', não poderá ela influenciar o funcionamento dos sistemas de segurança de um automóvel (sejam as zonas de deformação programada, sejam os sistemas de retenção, etc..)?
    ou será completamente indiferente??
    é algo que gostava de ver discutido.
    é que sinceramente não faço a mínima idéia...

    ld

    #2
    Boa pergunta, só me lembrei disso depois de ter posto uma no meu carro e o meu pai na brincadeira pergunta:

    "Entao e em caso de acidente, é pior porque levas com a barra na corneta!"

    Ficamos um a olhar para o outro como quem diz... pois é, e em caso de acidente??"

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      #3
      Se não me engano, o metal da barra não é assim muito resistente!Sendo apenas o suficiente para fazer o seu priopósito.

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        #4
        Não é um assim tão "corpo estranho", já que muitos carros trazem-nas já de série.

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          #5
          citação:Originalmente colocada por REDLINER_

          Se não me engano, o metal da barra não é assim muito resistente!Sendo apenas o suficiente para fazer o seu priopósito.
          As q ja vêm de origem...ou as de "marcas" de renome...talvez...
          lol agora as aplicações caseiras duvido... é q ha quem axe q quanto mais rijo melhor [}][}]

          Comentário


            #6
            citação:Originalmente colocada por REDLINER_

            Se não me engano, o metal da barra não é assim muito resistente!Sendo apenas o suficiente para fazer o seu priopósito.
            Exatamente.
            Em caso de acidente aquela barra não será mais do que uma chapa.
            Agora, como dizem, as caseiras já serão outra história.

            Aliás ,agora pensando bem, a chapa em principio não se solta pois está aparafusada e acho que as probabilidades de se soltar são muito poucas.

            Comentário


              #7
              a barra AA é transversal em relação ao carro, ou seja tem muito pouca influencia num embate frontal já que a sua resistencia é grande em termos de compressão e distensão mas pequena em termos de torção. Em caso de impacto lateral, não está na zona do habitáculo por isso...

              mas isto sou eu a pensar... n sei se será assim mesmo.

              Comentário


                #8
                citação:Originalmente colocada por ppais

                a barra AA é transversal em relação ao carro, ou seja tem muito pouca influencia num embate frontal já que a sua resistencia é grande em termos de compressão e distensão mas pequena em termos de torção. Em caso de impacto lateral, não está na zona do habitáculo por isso...

                mas isto sou eu a pensar... n sei se será assim mesmo.
                ppais, as barras estão pensadas para trabalhar à flexão.

                Comentário


                  #9
                  hum....
                  eu lembrei-me disto porque no livro de instrucções vinha a dizer que alterações no chassis podiam influenciar o comportamento dos sistemas de segurança em caso de accidente.

                  uma barra dessas não é uma intervenção directa no chassis, mas não deixa de 'influenciar' o comportamento deste.

                  duvido é que levemos com elas nas trombas.
                  pelo menos as que forem boas e com um bom trabalho de mão-de-obra

                  ld

                  Comentário


                    #10
                    Já agora, para aproveitar a deixa... E os MATA-BOIS que os TT costumam instalar???

                    Com isso instalado, a deformação dos TT presumo que não seja a mesma, podendo mesmo originar danos superiores e mais graves nos carros em que for embater...

                    Digo eu...

                    Comentário


                      #11
                      citação:Originalmente colocada por Vortice

                      ppais, as barras estão pensadas para trabalhar à flexão.
                      Mais ou menos, a principal função das barras é evitar a aproximação (como o nome diz) das torres da suspensão. Como a barra é montada entre as duas torres, a aproximação delas é uma força de compressão da barra, e nisso ela é muito forte. Naturalmente que há também flexão mas é pouca. Agora duvido que tenhas grande dificuldade em dobrar uma barra daquelas se tiveres um fulcro. Não são assim tão grossas. (obvio que nao estou a dizer para o fazeres à mão).

                      Já agora, não estarás a confundir com barras estabilizadoras, essas sim cuja principal função é através de resistência à flexão?

                      Comentário


                        #12
                        citação:Originalmente colocada por nto

                        Já agora, para aproveitar a deixa... E os MATA-BOIS que os TT costumam instalar???

                        Com isso instalado, a deformação dos TT presumo que não seja a mesma, podendo mesmo originar danos superiores e mais graves nos carros em que for embater...

                        Digo eu...
                        Mais que isso o pior é o resultado em termos de embate para peões... É que se "matam-bois" imaginem o que fazem a uma pessoa.

                        Comentário


                          #13
                          Não acredito que essas barras tenham alguma influência em caso de acidente. Basicamente a única função delas é não permitirem que as torres dos amortecedores tenham um movimento maior quando em aceleração, travagem ou curva. Em alguns casos até poderão ajudar a evitar um acidente, mantendo de forma mais eficiente a roda em contacto com a estrada.

                          Quanto aos mata bois são um pau de dois bicos. Como sabem um jipe é construido de maneira diferente de um carro. Normalmente esses mata bois estão aparafusados às longarinas o que em caso de acidente poderá danificar ainda mais a estrutura do que se não estivesse lá. Claro que quando bate nos outros carros aquilo deixa de ser mata bois para ser amolga carros. :D

                          Comentário


                            #14
                            citação:Originalmente colocada por ppais

                            citação:Originalmente colocada por nto

                            Já agora, para aproveitar a deixa... E os MATA-BOIS que os TT costumam instalar???

                            Com isso instalado, a deformação dos TT presumo que não seja a mesma, podendo mesmo originar danos superiores e mais graves nos carros em que for embater...

                            Digo eu...
                            Mais que isso o pior é o resultado em termos de embate para peões... É que se "matam-bois" imaginem o que fazem a uma pessoa.
                            Sim, já nem quero ir por aí, porque realmente coitado dos peões...

                            Comentário


                              #15
                              Quem julga que as AA não tem influencia em acidentes...

                              Ora pensem lá um bocadinho... O que faz uma barra AA?

                              Não liga 2 torres?

                              Ora imaginem um embate frontal descentrado... e que de um dos lados, a longarina vai para dentro e a torre desloca-se... se ela se desloca o que acontece à outra? É só mais uma ajudinha para uma perda total...

                              Comentário


                                #16
                                citação:Originalmente colocada por nto

                                citação:Originalmente colocada por ppais

                                citação:Originalmente colocada por nto

                                Já agora, para aproveitar a deixa... E os MATA-BOIS que os TT costumam instalar???

                                Com isso instalado, a deformação dos TT presumo que não seja a mesma, podendo mesmo originar danos superiores e mais graves nos carros em que for embater...

                                Digo eu...
                                Mais que isso o pior é o resultado em termos de embate para peões... É que se "matam-bois" imaginem o que fazem a uma pessoa.
                                Sim, já nem quero ir por aí, porque realmente coitado dos peões...

                                eles que não metam a cornadura á frente do jipe,
                                e a nissan ainda usa mata bóis ou vacas em ferro ou aço inox.
                                agora quanto a danos em caso de enbate noutro carro talvez não sejam assim tão graves para quem possua mata vacas (tambem depende da velocidade de embate) em mocadas de frente a 20kmh o carro não sofre práticamente qualquer dano e quanto ao carro ficar enpenado é só trocar o charrion ou a carroçaria (que é a mesma coisa).

                                Comentário


                                  #17
                                  citação:Originalmente colocada por nto

                                  citação:Originalmente colocada por ppais

                                  citação:Originalmente colocada por nto

                                  Já agora, para aproveitar a deixa... E os MATA-BOIS que os TT costumam instalar???

                                  Com isso instalado, a deformação dos TT presumo que não seja a mesma, podendo mesmo originar danos superiores e mais graves nos carros em que for embater...

                                  Digo eu...
                                  Mais que isso o pior é o resultado em termos de embate para peões... É que se "matam-bois" imaginem o que fazem a uma pessoa.
                                  Sim, já nem quero ir por aí, porque realmente coitado dos peões...

                                  eles que não metam a cornadura á frente do jipe,
                                  e a nissan ainda usa mata bóis ou vacas em ferro ou aço inox.
                                  agora quanto a danos em caso de enbate noutro carro talvez não sejam assim tão graves para quem possua mata vacas (tambem depende da velocidade de embate) em mocadas de frente a 20kmh o carro não sofre práticamente qualquer dano e quanto ao carro ficar enpenado é só trocar o charrion ou a carroçaria (que é a mesma coisa).

                                  Comentário


                                    #18
                                    O telmauto disse tudo. O maior problema disso é que se levam um toquezinho do lado direito, o lado esquerdo já não fica lá muito bom.

                                    Comentário


                                      #19
                                      citação:Originalmente colocada por ciber007

                                      O telmauto disse tudo. O maior problema disso é que se levam um toquezinho do lado direito, o lado esquerdo já não fica lá muito bom.
                                      Mas se levas uma batida suficientemente grande que deforme uma peça estrutural como uma longarina, vai haver grande salvação para o carro?

                                      Comentário


                                        #20
                                        citação:Originalmente colocada por ppais

                                        citação:Originalmente colocada por ciber007

                                        O telmauto disse tudo. O maior problema disso é que se levam um toquezinho do lado direito, o lado esquerdo já não fica lá muito bom.
                                        Mas se levas uma batida suficientemente grande que deforme uma peça estrutural como uma longarina, vai haver grande salvação para o carro?
                                        Ele ta a falar de Barras AA. Os carros que têm longarinas geralmente nao usam AAs...

                                        Comentário


                                          #21
                                          citação:Originalmente colocada por eser

                                          citação:Originalmente colocada por ppais

                                          citação:Originalmente colocada por ciber007

                                          O telmauto disse tudo. O maior problema disso é que se levam um toquezinho do lado direito, o lado esquerdo já não fica lá muito bom.
                                          Mas se levas uma batida suficientemente grande que deforme uma peça estrutural como uma longarina, vai haver grande salvação para o carro?
                                          Ele ta a falar de Barras AA. Os carros que têm longarinas geralmente nao usam AAs...

                                          ??? Bem, então o que é uma longarina?

                                          Pode ser ignorância minha, mas para mim uma longarina são as secções de chassis de largura variável que são montadas longitudinalmente.

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                                            #22
                                            citação:Originalmente colocada por testenick

                                            Quem julga que as AA não tem influencia em acidentes...

                                            Ora pensem lá um bocadinho... O que faz uma barra AA?

                                            Não liga 2 torres?

                                            Ora imaginem um embate frontal descentrado... e que de um dos lados, a longarina vai para dentro e a torre desloca-se... se ela se desloca o que acontece à outra? É só mais uma ajudinha para uma perda total...
                                            é essa uma das minhas dúvidas

                                            ld

                                            Comentário

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