Ontem estava com o carro parado e comecei a sentir uma vibração e a ouvir algo que parecia água a ferver.
Desliguei o carro, abro o capot e vejo que o nível do anticongelante estava bem acima do máximo. A temperatura estava ok.
Ao mesmo tempo vejo que à volta da tampa está molhado, e tenho anticongelante no chão.
Com cuidado abri a tampa, e vejo que o nível desceu, para próximo do mínimo. Segui até casa.
Mais tarde, com o carro frio, fui ver o nível e estava bem abaixo no mínimo, mas não aparentava ter havido nova perda.
O anticongelante está verde conforme esperado, não parece ter óleo misturado.
Do que já apanhei aqui pelo forum, pode ser algo tão simples como uma falha na tampa ou vaso de expansão, ou algo mais complexo como a junta da colaça.
Agora vem a pergunta: alguma forma "caseira" de fazer o diagnóstico?
Para complementar: o carro é um Megane a gasolina, levou correia e bomba de água há uns 6 meses, e uma troca da tampa do vaso de expansão recente.
Desliguei o carro, abro o capot e vejo que o nível do anticongelante estava bem acima do máximo. A temperatura estava ok.
Ao mesmo tempo vejo que à volta da tampa está molhado, e tenho anticongelante no chão.
Com cuidado abri a tampa, e vejo que o nível desceu, para próximo do mínimo. Segui até casa.
Mais tarde, com o carro frio, fui ver o nível e estava bem abaixo no mínimo, mas não aparentava ter havido nova perda.
O anticongelante está verde conforme esperado, não parece ter óleo misturado.
Do que já apanhei aqui pelo forum, pode ser algo tão simples como uma falha na tampa ou vaso de expansão, ou algo mais complexo como a junta da colaça.
Agora vem a pergunta: alguma forma "caseira" de fazer o diagnóstico?
Para complementar: o carro é um Megane a gasolina, levou correia e bomba de água há uns 6 meses, e uma troca da tampa do vaso de expansão recente.
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