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Carro frio em segunda a 1500 rpm soluça

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    Carro frio em segunda a 1500 rpm soluça

    Boas pessoal.
    Como um mal nunca vem só, ontem deparei-me com uma situação estranha.
    Meu 308 1.6 HDI (92CV) que conta agora com 200.000 KM, ontem logo após ligar, andando apenas uns 50 metros em primeira, ao engatar a 2ª a 1500 rpm mantendo essa rotação, o carro teve cortes,soluços,tudo em centésimos de segundo,... mal pressionava um pouco o acelerador, tudo norma.

    Desacelerei mais uma vez ás 1500 rpm mantendo a velocidade e a mesma coisa, como se faltasse a gasolina num carro.
    Pressionei o acelerador novamente , suavemente e tudo normal.

    Andei aí uns 2 km, parei, simulei o mesmo arranque, primeira, segunda, manter nas 1500rpm e tudo normal desta vez.
    Fiz o teste várias vezes durante o dia e tudo normal.


    Se o arranque for feito normalmente, 1ª 2ª 3ª e por aí adiante, nada se passa.
    Nenhuma luz no painel, nenhum aviso, fiz vários testes durante o dia e puxa bem como sempre puxou.

    Pega bem há primeira, sereno sem oscilação na rotação.

    Bom , hoje experimentei outra vez e só se sentiu um ligeiro sintoma tipo como se desse leves toques no acelerador. Só entre as 1400 e 1500 rpm mas só nessa rotação. Andei mais uns 200 metros, reduzi, tornei a meter a 2ª a 1400 e tudo suave, manteve a velocidade e rotação sem qualquer sintoma.

    Fui hoje trocar o filtro de gasóleo e do ar que já tinham 3 anos e meio embora só com 30.000 km! Meteram um aditivo da liqui moly pro line system diesel no gasóleo. Não sei se seria necessário, mas pronto. Este carro tem andado pouco... e em circuitos curtos a maior parte do tempo.
    Aproveitei para lhe dar um puxanso em AE por uns bons kilometros.

    Vou ter que mandar fazer uma descarbonização há admissão e EGR e também ver as velas de aquecimento. Nunca foi feito.

    Vou é ponderar trocar por um a gasolina, se começar a chatear muito...
    Editado pela última vez por ToniGT; 25 January 2022, 16:11.

    #2
    Originalmente Colocado por ToniGT Ver Post
    Boas pessoal.
    Como um mal nunca vem só, ontem deparei-me com uma situação estranha.
    Meu 308 1.6 HDI (92CV) que conta agora com 200.000 KM, ontem logo após ligar, andando apenas uns 50 metros em primeira, ao engatar a 2ª , tinha me esquecido de por o cinto e ao meter o cinto em segunda a 1500 rpm com o pedal acelerador fixo, o carro teve cortes,soluços, mal pressionava um pouco o acelerador, tudo norma.

    Desacelerei mais uma vez ás 1500 rpm mantendo a velocidade e a mesma coisa, corta,anda,corta tudo muito rápido, como se faltasse a gasolina num carro.
    Pressionei o acelerador novamente , suavemente e tudo normal.

    Andei aí uns 2 km, parei, simulei o mesmo arranque, primeira, segunda, manter nas 1500rpm e tudo normal desta vez.
    Fiz o teste várias vezes durante o dia e tudo normal.


    Se o arranque for feito normalmente, 1ª 2ª 3ª e por aí adiante, nada se passa.
    Nenhuma luz no painel, nenhum aviso, fiz vários testes durante o dia e puxa bem como sempre puxou.

    Pega bem há primeira, sereno sem oscilação na rotação.
    Bom , hoje experimentei outra vez e só se sentiu um ligeiro sintoma tipo como se desse leves toques no acelerador. Só entre as 1400 e 1500rpm nos primeiros 100 metros. Andei mais uns 100 metros e já nada fez.
    Fui trocar o filtro de gasóleo e do ar que já tinham 3 anos e meio! Meteram um aditivo da liqui moly pro line system diesel no gasóleo. Não sei se seria necessário, mas pronto. Este carro tem andado pouco e em circuitos curtos a maior parte do tempo.

    Vou é ponderar trocar por um a gasolina, se começar a chatear muito...
    Isso pode ser várias coisas... .

    Se ponderares um a gasolina evita os otto desse grupo sobretudo se a correia for banhada a óleo.

    Mesmo os mais recentes depois de o problema ter sido resolvido estão a dar do que falar.

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      #3
      Se eventualmente mudar, ou Alemão, ou Japonês...
      Este nem tem dado problemas, tirando a fuga permutador.
      Mas uma pessoa anda pouco em AE, e não é a primeira vez que quando chego a casa , lá está ele a regenerar...
      Quando dou conta, lá vou eu dar a volta ao cão... ou Leão.
      Quando o comprei , andava muito.
      Presentemente nem tanto.
      Editado pela última vez por ToniGT; 25 January 2022, 16:54.

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        #4
        berlingo 1.6hdi 75cv de 2008, quando colocava a trabalhar após estar toda a noite parada por exemplo (a frio)
        nos primeiros metros de condução (caso fosse uma condução muito suave) sentia esses micro-soluços
        se fosse uma condução com pé mais pesado já não sentia nada
        mas só sentia esses soluços mesmo nos primeiros metros (certamente até a temperatura do motor começar a subir ou assim)
        "soluços" apareceram antes dos 200 mil km, foi vendida com 400 mil km, e nunca foi feito qualquer intervenção relativamente ao tema, como também nunca piorou

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          #5
          Bem, não sei se foi do aditivo Liqui moly pro line Diesel system 5156, embora ainda só tenha andado 200 km, se de ter mudado o filtro de ar e de gasóleo, ou simplesmente porque hoje a temperatura estava de manha um pouco mais alta, o que é certo é que já não soluçou.
          Não vou mais ligar a isso.
          Brevemente vou só mandar fazer uma descarbonização ao coletor, EGR e mandar ver as velas de incandescência,... pois nunca foi feito!
          Quanto ao aditivo, a cada 20.000 vou usar.
          Fazia um pouco de fumo a frio ao ligar, hoje nao vi fumo.
          Obrigado pelo Feedback TuCa21 e PSoares

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