Anúncio

Collapse
No announcement yet.

VW Passat 2.0 tdi 150cv 06/2015 - 156000km - bomba de água pifou

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    VW Passat 2.0 tdi 150cv 06/2015 - 156000km - bomba de água pifou

    Boa noite.

    a minha Passat anda há 3 meses a dar aviso de líquido de refrigeração (esporádico, mas com maior insistência ultimamente), já verifiquei e o líquido nos últimos 5000km mantém-se entre a linha de normal e MIN.

    Nunca repus líquido.

    Portanto, a fuga será mínima.

    Hoje finalmente foi ao mecânico averiguar, e o resultado é fuga pela bomba de água.

    Para trocar, o mecânico recomendou aproveitar e trocar já a distribuição (embora a bomba seja eléctrica).

    O preço que me deram nem considerei caro 270€ + IVA + MO.

    Como supostamente o carro só troca distribuição pelos 200.000km, de acordo com os manuais e o Autodata, em princípio vou fazer já isso e fica feito.


    A minha dúvida é se vale a pena fazer já ou se "vou andando" a repôr o líquido por uns tempos... Parece-me que a fuga é tão pequena que nem me chateava com isso por agora, nem sei...

    Também fiquei a pensar se, ao trocar agora a bomba, será que daqui a 6 anos vai pifar outra vez?! É que em princípio vou colocar exactamente da mesma marca que está lá, será que já são fiáveis agora?

    Agradeço qualquer comentário...

    #2
    Originalmente Colocado por Drifting Ver Post
    Boa noite.

    a minha Passat anda há 3 meses a dar aviso de líquido de refrigeração (esporádico, mas com maior insistência ultimamente), já verifiquei e o líquido nos últimos 5000km mantém-se entre a linha de normal e MIN.

    Nunca repus líquido.

    Portanto, a fuga será mínima.

    Hoje finalmente foi ao mecânico averiguar, e o resultado é fuga pela bomba de água.

    Para trocar, o mecânico recomendou aproveitar e trocar já a distribuição (embora a bomba seja eléctrica).

    O preço que me deram nem considerei caro 270€ + IVA + MO.

    Como supostamente o carro só troca distribuição pelos 200.000km, de acordo com os manuais e o Autodata, em princípio vou fazer já isso e fica feito.


    A minha dúvida é se vale a pena fazer já ou se "vou andando" a repôr o líquido por uns tempos... Parece-me que a fuga é tão pequena que nem me chateava com isso por agora, nem sei...

    Também fiquei a pensar se, ao trocar agora a bomba, será que daqui a 6 anos vai pifar outra vez?! É que em princípio vou colocar exactamente da mesma marca que está lá, será que já são fiáveis agora?

    Agradeço qualquer comentário...

    Problema crónico nas várias marcas no Grupo VW.
    Existem relatos de bombas de água a avariar com 30.000km (!).
    A do meu Skoda Octavia 07/2015 aguentou 58.000km (e já vinha a dar sinal desde os 50.000km, agravando com o tempo).

    É trocar a bomba de água e a distribuição, e ficar descansado durante os próximos anos...

    Comentário


      #3
      Como referido, são diversos os relatos dentro da marca com unidades dessas a fazer das suas.

      Quanto à troca, sinceramente e se é para mexer, fazia a troca de tudo e ficava arrumado.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Drifting Ver Post
        Boa noite.

        a minha Passat anda há 3 meses a dar aviso de líquido de refrigeração (esporádico, mas com maior insistência ultimamente), já verifiquei e o líquido nos últimos 5000km mantém-se entre a linha de normal e MIN.

        Nunca repus líquido.

        Portanto, a fuga será mínima.

        Hoje finalmente foi ao mecânico averiguar, e o resultado é fuga pela bomba de água.

        Para trocar, o mecânico recomendou aproveitar e trocar já a distribuição (embora a bomba seja eléctrica).

        O preço que me deram nem considerei caro 270€ + IVA + MO.

        Como supostamente o carro só troca distribuição pelos 200.000km, de acordo com os manuais e o Autodata, em princípio vou fazer já isso e fica feito.


        A minha dúvida é se vale a pena fazer já ou se "vou andando" a repôr o líquido por uns tempos... Parece-me que a fuga é tão pequena que nem me chateava com isso por agora, nem sei...

        Também fiquei a pensar se, ao trocar agora a bomba, será que daqui a 6 anos vai pifar outra vez?! É que em princípio vou colocar exactamente da mesma marca que está lá, será que já são fiáveis agora?

        Agradeço qualquer comentário...
        Troca. É habitual tenham elas 30000kms/3anos ou 170000kms/3anos. Kit distribuição com bomba de água(eléctrica ou não), correia e G12EVO.

        Editado pela última vez por eblase; 04 February 2022, 05:53. Razão: +foto

        Comentário


          #5
          Sinceramente, nem sei bem qual a dúvida que coloquei
          Como é óbvio, o ideal é trocar tudo, e é isso que vou fazer.

          Sobre a fiabilidade das novas bombas, alguém tem algo a dizer?

          O mecânico quer colocar exactamente igual ao que estiver lá, para evitar qq chatice.

          Só espero que dure pelo menos 6 anos, de preferência mais!

          Comentário


            #6
            Não tens de colocar o rigatoriamente igual. Desde que uses uma das marcas habituais, por regra tens o serviço garantido.

            Comentário


              #7
              Os 1.6tdi é igual..

              Comentário


                #8
                sim, troca tudo. o preço é normal. Tudo junto manda-se para os 400, mas mais barato só se fores tu a fazer a troca

                andar com isso assim pode funcionar durante uns tempos, mas depois arriscas-te à bomba falhar de vez a meio do caminho pró algarve.. oops

                Comentário


                  #9
                  Admito que o preço não é nada do outro mundo, mas aborrece-me mesmo estas "niquices" dos carros modernos...

                  Ainda por cima, 2 dias sem carro...

                  Tem a vantagem que vou andar de Seat Marbella 2 dias seguidos!!! lolol

                  Hoje trouxe a Passat para o trabalho, e pronto, nunca acendeu a luz da refrigeração. Logo à tarde logo vemos como será.

                  Comentário


                    #10
                    Até penso que os 1.6/2.0 tdi Euro6 tem duas bombas de agua no circuito, mas o Eblase pode confirmar melhor.

                    Comentário


                      #11
                      Essas bombas não estavam a avariar devido ao novo g13 ou g12evo ou lá como se chamava o update que a marca fez ao anti congelante?

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por nmyguel Ver Post
                        Até penso que os 1.6/2.0 tdi Euro6 tem duas bombas de agua no circuito, mas o Eblase pode confirmar melhor.
                        Bomba principal junto distribuição, e tem bomba secundária junto radiador, se não me engano.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Mashahiro Ver Post
                          Bomba principal junto distribuição, e tem bomba secundária junto radiador, se não me engano.

                          O que vi algumas pessoas a queixarem-se é que o carro começava a aquecer do nada e depois arrefecia, e nessa altura mudavam as duas bombas de agua penso.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por nmyguel Ver Post
                            O que vi algumas pessoas a queixarem-se é que o carro começava a aquecer do nada e depois arrefecia, e nessa altura mudavam as duas bombas de agua penso.
                            Isso é da principal, por norma. Como que "bloqueia" e daí que aquece do nada e por vezes volta ao normal. Mas, requere sempre diagnóstico primeiro.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por pepino Ver Post
                              Essas bombas não estavam a avariar devido ao novo g13 ou g12evo ou lá como se chamava o update que a marca fez ao anti congelante?
                              Épá, fiquei curioso (e preocupado!).

                              Expliquem lá melhor, se puderem: a marca fez update ao anticongelante, o tal G12Evo relatado aí acima?

                              É isso que deve ser instalado?

                              É que o meu receio é mesmo a longevidade da nova bomba, se vai pifar também em relativamente pouco tempo...

                              Comentário


                                #16
                                O meu mecânico ensaiou e confirmou (colocou circuito à carga) que a fuga é junto à distribuição.

                                É portanto a bomba principal, julgo.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por nmyguel Ver Post
                                  O que vi algumas pessoas a queixarem-se é que o carro começava a aquecer do nada e depois arrefecia, e nessa altura mudavam as duas bombas de agua penso.
                                  O meu carro não aquece, simplesmente "apita" a indicar nível baixo.

                                  Já devo ter feito uns 6000km com ele assim.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Só para teres noção, quando comecei a receber os primeiros avisos "Verificar o nível do líquido de refrigeração", atestava o vaso de expansão e andava uns 1000/1500km até ao próximo aviso.
                                    Esse intervalo de quilómetros começou a encurtar, e os avisos a ser cada vez mais frequentes.
                                    Nos dias antes de trocar a bomba de água (e distribuição por acréscimo), já tinha de andar com uma garrafa de água sempre preparada e fazia no máximo uns 100km entre os avisos.
                                    O carro nunca aqueceu porque sempre teve água no circuito, mas chegou a perder 0,5lt a 1 lt por cada 100km...

                                    Acho que tenho para aqui umas fotos da bomba de água antiga no telemóvel. Vou ver se encontro e faço o upload.
                                    O problema era no veio da bomba de água, que cedeu e perdia a água/anti-congelante por aí...

                                    Comentário


                                      #19




                                      Aqui vão fotos da bomba de água avariada.
                                      Notar que o "veio central" está todo ferrugento, devido à fuga do líquido...

                                      received_692155555519865.jpeg
                                      received_1433796433657666.jpeg
                                      received_165440898970057.jpeg
                                      received_241938474602659.jpeg
                                      received_699231541474280.jpeg
                                      Editado pela última vez por MLopes; 04 February 2022, 14:40.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Importado...?

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                          Importado...?
                                          Não, nacional.

                                          Porque perguntas?

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por MLopes Ver Post
                                            Não, nacional.

                                            Porque perguntas?



                                            Estará a perguntar pelo calcinado que se vê.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Nunca vi uma assim no veio. Acho que nem aqueles que andam com água del cano.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Pois, não sei o que se passou, já que não sou o primeiro dono.
                                                Mas a bomba era de origem, com a data de fabrico de acordo com a matrícula do automóvel.

                                                No entanto, basta pesquisar na net que os relatos de bombas de água avariadas nos TDI do Grupo VW são mais que muitos...
                                                Algum defeito na concepção destes equipamentos.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                                  Troca. É habitual tenham elas 30000kms/3anos ou 170000kms/3anos. Kit distribuição com bomba de água(eléctrica ou não), correia e G12EVO.

                                                  Um carro que tive com o motor 2.0 TDI de 150 cvs, teve fuga numa peça plastica que fica atrás dessa polie e que fica por cima do carter, pma +eça de plástico, cujo nome já não me lembro.

                                                  Vê também isso, que é um problema também crónico nesses motores.

                                                  Podes ajudar, Eblase?

                                                  Cumps

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por MLopes Ver Post
                                                    Só para teres noção, quando comecei a receber os primeiros avisos "Verificar o nível do líquido de refrigeração", atestava o vaso de expansão e andava uns 1000/1500km até ao próximo aviso.
                                                    Esse intervalo de quilómetros começou a encurtar, e os avisos a ser cada vez mais frequentes.
                                                    Nos dias antes de trocar a bomba de água (e distribuição por acréscimo), já tinha de andar com uma garrafa de água sempre preparada e fazia no máximo uns 100km entre os avisos.
                                                    O carro nunca aqueceu porque sempre teve água no circuito, mas chegou a perder 0,5lt a 1 lt por cada 100km...

                                                    Acho que tenho para aqui umas fotos da bomba de água antiga no telemóvel. Vou ver se encontro e faço o upload.
                                                    O problema era no veio da bomba de água, que cedeu e perdia a água/anti-congelante por aí...
                                                    Boas.
                                                    Viajei há pouco (portanto cerca de 100km hoje) e não apitou.
                                                    Nunca tive de repor líquido.
                                                    Essas fotos da bomba nesse estado deixam a ideia que o carro devia pingar para o chão, o meu não faz isso.

                                                    De qq modo, na próxima semana já vai levar com bomba nova, ou então depois na outra semana.

                                                    Essa outra peça plástica é o quê? Vale a pena aproveitar e trocar já?!

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Eu troquei a peça plastica porque estava com fuga de oleo.

                                                      O que referi, foi para teres atenção, se esta peça está com fuga.

                                                      Esperamos a ajuda do Eblase!!

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Retentor da cambota?

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          No meu ( golf V 2.0 tdi 140 cv 2007 ) também tive um problema parecido. Falange da bomba de água estalou, em que também ia perdendo aos poucos. Segundo me disse o mecânico é normal o plástico de que é feito a falange é fraco .Posteriormente ( talvez dois anos) foi um tubo perto da bomba de água. Reparo que dez anos depois a marca continua a utilizar material de qualidade duvidosa.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                                            Retentor da cambota?
                                                            É isso mesmo!!

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X