Ola boa tarde, dia 16 dezembro comprei uma viatura a uma stand(basicamente sem espaço fisico, o senhor veio ter comigo) mostrou-me que realmente estava registado como stand e este deu me garantia de motor e caixa. Eu nao me interessei pela garantia pois como antes ia comprar a particular nem me informei. Sei que isto ao olhos da lei é ilegal. No inicio deste ano fiquei sem direção e foi logo rebocado e mandei para oficina da confiança do vendedor e mesmo me referiu que o problema era na centralina da direção e que só era possivel arranjar a direção pela troca total da direção. Valores a rondar os 1700 euros. Entretanto o mesmo referiu que tinha um conhecido que era eletrecista e que fazia reparação de centralinas. Na semana a seguir ele por ter tambem conhecidos na volvo o carro foi para la e averiguaram que o cabo que liga a direção tinha sido ruido. Eu próprio vi as fotos e estava completamente roido tendo sido me dito que foi por um rato. Entretanto arranjaram o cabo e verificaram a centralina e mesmo assim não funcionava. Depois disso o carro saiu de lá, sem nenhum valor cobrado e segundo o que me diz esta a espera que o eletricista tenha tempo para ver o carro e tentar arranjar a centralina. Isto tudo sem assumir a reparação em caso de reparação da centralina ou na troca total da direção. Como disse nem 1000km fiz com o carro pois tive covid e tive de ficar em casa. O carro foi comprado dia 16 e rebocado no dia 12 de janeiro. Eu não sei o que possa fazer. Se devo ir la tirar o carro e tentar resolver a situação ou se ele deve ou não assimir a avaria. IMG-20220117-WA0004.jpgIMG-20220117-WA0005.jpgIMG-20220112-WA0011.jpg
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Originalmente Colocado por Grimy Ver PostOla boa tarde, dia 16 dezembro comprei uma viatura a uma stand(basicamente sem espaço fisico, o senhor veio ter comigo) mostrou-me que realmente estava registado como stand e este deu me garantia de motor e caixa. Eu nao me interessei pela garantia pois como antes ia comprar a particular nem me informei. Sei que isto ao olhos da lei é ilegal. No inicio deste ano fiquei sem direção e foi logo rebocado e mandei para oficina da confiança do vendedor e mesmo me referiu que o problema era na centralina da direção e que só era possivel arranjar a direção pela troca total da direção. Valores a rondar os 1700 euros. Entretanto o mesmo referiu que tinha um conhecido que era eletrecista e que fazia reparação de centralinas. Na semana a seguir ele por ter tambem conhecidos na volvo o carro foi para la e averiguaram que o cabo que liga a direção tinha sido ruido. Eu próprio vi as fotos e estava completamente roido tendo sido me dito que foi por um rato. Entretanto arranjaram o cabo e verificaram a centralina e mesmo assim não funcionava. Depois disso o carro saiu de lá, sem nenhum valor cobrado e segundo o que me diz esta a espera que o eletricista tenha tempo para ver o carro e tentar arranjar a centralina. Isto tudo sem assumir a reparação em caso de reparação da centralina ou na troca total da direção. Como disse nem 1000km fiz com o carro pois tive covid e tive de ficar em casa. O carro foi comprado dia 16 e rebocado no dia 12 de janeiro. Eu não sei o que possa fazer. Se devo ir la tirar o carro e tentar resolver a situação ou se ele deve ou não assimir a avaria. [ATTACH]154930[/ATTACH][ATTACH]154931[/ATTACH][ATTACH]154932[/ATTACH]
Tens factura da compra?
Em todo o caso, junta todos os elementos da viatura e dirige-te a um advogado.
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Originalmente Colocado por Grimy Ver PostTenho a declaração de compra e venda e o comprovativo da transferência e a garantia de motor e caixa por 12 meses. Mas ele tem de assumir esse defeito?
Essas garantias são nulas.
Isto é, para efeitos legais essas clausulas não produzem efeitos.
No entanto e se queres fazer valer os teus direitos, duvido que lá vás com conversas com vendedor.
Posto isto, solução passará de facto por recorrer a advogado e sim, podes ír a um qualquer.
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Mas leram o texto?
"Na semana a seguir ele por ter tambem conhecidos na volvo o carro foi para la e averiguaram que o cabo que liga a direção tinha sido ruido. Eu próprio vi as fotos e estava completamente roido tendo sido me dito que foi por um rato."
É irrelevante a garantia do stand, nenhuma garantia cobre isto...
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Originalmente Colocado por Grimy Ver PostTenho a declaração de compra e venda e o comprovativo da transferência e a garantia de motor e caixa por 12 meses. Mas ele tem de assumir esse defeito?
Originalmente Colocado por Bolide Ver PostMas leram o texto?
"Na semana a seguir ele por ter tambem conhecidos na volvo o carro foi para la e averiguaram que o cabo que liga a direção tinha sido ruido. Eu próprio vi as fotos e estava completamente roido tendo sido me dito que foi por um rato."
É irrelevante a garantia do stand, nenhuma garantia cobre isto...Editado pela última vez por ZylmhuinVII; 04 February 2022, 14:56.
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Originalmente Colocado por Bolide Ver PostMas leram o texto?
"Na semana a seguir ele por ter tambem conhecidos na volvo o carro foi para la e averiguaram que o cabo que liga a direção tinha sido ruido. Eu próprio vi as fotos e estava completamente roido tendo sido me dito que foi por um rato."
É irrelevante a garantia do stand, nenhuma garantia cobre isto...
Li na diagonal.
De facto se foi ruído, aí nada há a fazer, já que não é uma avaria "propriamente" dita.
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Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver PostA declaração de compra e venda refere o stand ou um particular? É que se for a segunda, esquece...
Essa parte sim, mas se mesmo com cabo novo tem problemas, algo está mal... "Entretanto arranjaram o cabo e verificaram a centralina e mesmo assim não funcionava."
mesmo após colocar um cabo novo, não resolveu o problema ? normal, provavelmente durante o "traçar" dos cabos, terá provocado algum curto circuito e danificou algo mais
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Essas garantias não são nulas. O stand dá sempre garantia de 12 ou 24 meses (agora 18/36) a partir da data da venda, conforme a sua obrigação legal.
Pode delegar toda ou parte dessa responsabilidade a outra entidade, mas assume o resto. Esse delegou a parte de motor e caixa. Pode não te dizer, pode até negar (porque desconhece ou escolhe desconhecer), mas assume o resto.
Ainda assim, nenhuma garantia cobre cabos ruidos, nem danos causados por isso. pela descrição, é provável que seja resultado dos ratos, mas há casos e casos...
um especialista independente deve conseguir aferir isso e eventualmente até reparar a centralina
Assumo que a volvo já viu que não é apenas falta de programação
Caso o defeito da centralina não seja resultado dos ratos, a reparação será da responsabilidade do stand
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Infelizmente, parece que com ou sem garantia vais ter de pagar isso do próprio bolso... se realmente foram os ratos, não haverá muito a fazer.
Só uma nota: roído é triturar com os dentes (verbo roer), ruído é o que faz a Maria Leal (eventualmente também pode roer qualquer coisa com aquelas favolas ).
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