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Toyota Auris 2010 1.4 D-4D - Luz resistência/pré-aquecimento [Resolvido]

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    Toyota Auris 2010 1.4 D-4D - Luz resistência/pré-aquecimento [Resolvido]

    Boa tarde

    Tenho um Toyota Auris 2010 1.4 D-4D com cerca de 215000 km e desde há uns meses que tem ocorrido a situação que descrevo abaixo. Já fui a uma oficina não oficial e não conseguiram descobrir o problema e continua por resolver. Antes de ir a uma oficina Toyota, gostaria de saber se conhecem caso similar e problema/solução possível.
    • Carro liga normalmente e circula normalmente.
    • Quando a temperatura atinge um certo nível, mas não necessariamente a temperatura normal (normal será a meio do mostrador, talvez à volta dos 30-40%), por vezes acende a luz da resistência/pré-aquecimento (aquela que parece uma mola na horizontal)
    • Por vezes, não acende.
    • Quando acente, a luz fica continuamente acesa.
    • Quando acende, ouço com mais intensidade o turbo ou algo associado (assobio)
    • O carro continua a funcionar normalmente, apesar de no momento em que acende a luz, por vezes sinto um ligeiro solavanco, como se a alimentação tivesse uma mudança de fluxo, mas depois volta ao normal.
    • Por vezes não desliga até terminar a viagem (fica muito tempo ligada)
    • Por vezes desliga durante a viagem (fica pouco tempo ligada, 5 minutos, por aí).
    • Por vezes, com a luz ligada, numa descida com mudança engrenada, o consumo é de 0 l/100km (normal)
    • Por vezes, com a luz ligada, numa descida com mudança engrenada, o consumo é de 2~3 l/100km (anormal)


    Na oficina (não oficial) não detetam nenhum erro no "computador", não detetaram problemas nas velas de incandescência, não descobriram o motivo.

    Suspeitei do combustível, mudei de bomba de combustível e parece-me que diminuiu a frequência das situações em que liga, mas após ter atestado umas 2 vezes, ainda se mantém, pelo que começo a suspeitar que não será daí...

    Antes de ir à Toyota e que corra o risco de começarem a trocar velas e outras coisas e que não resolvam, gostaria de saber se alguém já passou por algo similar.
    Editado pela última vez por pontopt; 03 November 2022, 13:10.

    #2
    Estes são os mais tramados.

    Tenho um Auris de 2008, e o carro tinha uns meses, às vezes a frio não tinha força. Bem, por omissão, a baixas RPM já não tem muita, mas era desesperante. Não passava dos 40 km/h a subir.

    Não acendia nenhuma luz, não havia avaria. MAS se a frio acelerasse uma vez até as 2500RPM, ficava impecável. Com o tempo (semanas) a Toyota descobriu que era um problema do turbo. Substituiram, já passaram 13 anos e anda impecável. O que estas a fazer ja é o ideal, tentar perceber o padrão comportamental. É um tema mais tramado, mas estás no bom caminho para tirar leads e ajudar a resolver.

    Comentário


      #3
      Com certeza haverá aí algo fora do normal. Penso que um diagnostico feito por quem sabe (ligar há ficha OBD) descobrirá algum erro. Se essa oficina não descobriu, é levar a uma outra mais competente...
      uma Bosch car serviçe por exemplo...já que na marca vai doer mais.

      Infelizmente cada vez mais difícil independentemente do preço arranjar uma oficina competente e minimamente honesta...

      Meu ultimo caso, por causa de uma reparação ao radiador de óleo, deixaram a junta do FAP com o turbo com fuga, e o nível de óleo que tiveram de repor, acima do máximo mais de 0.5 Litro...
      Depois repararam a fuga e deixaram uma "recordação" na parte de dentro do radiador. Com certeza quando removeram há força o escudo térmico do filtro de partículas para reparar a fuga de gazes,pois até carvão se nota na imagem.
      Quase o danificaram...Corja de incompetentes...

      Screenshot_20220216_114634_com.huawei.himovie.overseas.jpg
      IMG_20220215_133850.jpg
      Editado pela última vez por ToniGT; 16 February 2022, 10:59.

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        #4
        Originalmente Colocado por pontopt Ver Post
        Boa tarde

        Tenho um Toyota Auris 2010 1.4 D-4D com cerca de 215000 km e desde há uns meses que tem ocorrido a situação que descrevo abaixo. Já fui a uma oficina não oficial e não conseguiram descobrir o problema e continua por resolver. Antes de ir a uma oficina Toyota, gostaria de saber se conhecem caso similar e problema/solução possível.
        • Carro liga normalmente e circula normalmente.
        • Quando a temperatura atinge um certo nível, mas não necessariamente a temperatura normal (normal será a meio do mostrador, talvez à volta dos 30-40%), por vezes acende a luz da resistência/pré-aquecimento (aquela que parece uma mola na horizontal)
        • Por vezes, não acende.
        • Quando acente, a luz fica continuamente acesa.
        • Quando acende, ouço com mais intensidade o turbo ou algo associado (assobio)
        • O carro continua a funcionar normalmente, apesar de no momento em que acende a luz, por vezes sinto um ligeiro solavanco, como se a alimentação tivesse uma mudança de fluxo, mas depois volta ao normal.
        • Por vezes não desliga até terminar a viagem (fica muito tempo ligada)
        • Por vezes desliga durante a viagem (fica pouco tempo ligada, 5 minutos, por aí).
        • Por vezes, com a luz ligada, numa descida com mudança engrenada, o consumo é de 0 l/100km (normal)
        • Por vezes, com a luz ligada, numa descida com mudança engrenada, o consumo é de 2~3 l/100km (anormal)


        Na oficina (não oficial) não detetam nenhum erro no "computador", não detetaram problemas nas velas de incandescência, não descobriram o motivo.

        Suspeitei do combustível, mudei de bomba de combustível e parece-me que diminuiu a frequência das situações em que liga, mas após ter atestado umas 2 vezes, ainda se mantém, pelo que começo a suspeitar que não será daí...

        Antes de ir à Toyota e que corra o risco de começarem a trocar velas e outras coisas e que não resolvam, gostaria de saber se alguém já passou por algo similar.
        Esqueci-me de vir cá atualizar. Afinal era simplesmente o carro a pedir uma regeneração. Na oficina arranjaram uma máquina mais indicada e descobriram o motivo. Fizeram a regeneração e passou.

        Passado meio ano voltou a acender a luz e já percebi como lidar com o assunto. Estando a luz acesa, ir para a autoestrada e, se sem acelerar com o carro engatado estiver a consumir combustível (quando devia dar 0 l/100km), então é porque está a tentar regenerar. Andar com as rotações altas (3500 ~ 4000) em 4.ª ou 5.ª velocidade e aguardar até apagar a luz.

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          #5
          Obrigado por partilhares a solução.

          Infelizmente também tenho que andar a passear o cão em AE porque as pessoas andam a pisar ovos para os consumos e depois tenho de ir gastar gasóleo para a AE...

          Comentário


            #6
            Por aqui, durante 200000 km fui eu a conduzir e nunca ligou esta luz. Entretanto tem sido a minha esposa com condução mais calma, quase com o carro a "morrer" e percursos mais curtos... o resultado é este.

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