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Importar Elétrico Novo (Model 3)

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    Importar Elétrico Novo (Model 3)

    Bom dia,

    O meu atual carro chegou ao fim da sua longa vida e como tal irei adquirir um novo. Ando há mais de 3 anos a pensar na compra de um elétrico, nomeadamente o Tesla Model 3. A decisão de entrar no mundo dos EV está tomada e desta forma estou a analisar a melhor opção para a compra do mesmo.

    Em cima da mesa estão duas hipóteses:

    a) Comprar um usado importado;
    b) Comprar um novo, através da Tesla Alemã, visto que tenho um familiar a residir lá e fica-me mais barato que o usado.

    Desta forma, a ideia passa por comprar o carro em nome do meu familiar, trazê-lo de imediato para Portugal, fazendo logo mais de 2.000km e colocá-lo na garagem até fazer os 6 meses + 6.000km, de modo a passá-lo para meu nome.

    Com isto surgem algumas questões, que necessitava de tentar esclarecer, caso algum de vocês me consiga ajudar. Nomeadamente:

    1. Posso trazer logo o carro para Portugal ou corro algum risco nas fronteiras ao entrar com um carro de outro país, sendo eu residente em Portugal e o veículo estar em nome de outra pessoa?

    2. Posso fazer um seguro temporário apenas para a viagem e ter o carro estacionado na garagem no restante período sem ter seguro ativo?

    3. Alguém sabe os custos de legalização? Já li valores entre os 450€ e os 1200€, pelo que gostava de perceber com mais certeza o valor para fazer contas.

    Agradeço desde já a ajuda.

    #2
    Sendo um carro estrangeiro, somente o titular do mesmo é que pode circular com o dito, fora do país de origem.

    Portanto a existir controlo logo na França/Espanha/Portugal, etc... e não ser o teu familiar a conduzir o mesmo, se quiserem podem implicar.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por nto Ver Post
      Sendo um carro estrangeiro, somente o titular do mesmo é que pode circular com o dito, fora do país de origem.

      Portanto a existir controlo logo na França/Espanha/Portugal, etc... e não ser o teu familiar a conduzir o mesmo, se quiserem podem implicar.
      Mesmo existindo uma declaração do meu familiar alegando de alguma forma que eu necessito de trazer o veículo?

      Comentário


        #4
        Não sei se digo um asneira, mas não será mais fácil e económico, no sentido de evitar chatices, trazê-lo de reboque?

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por jricardomiguel Ver Post
          Mesmo existindo uma declaração do meu familiar alegando de alguma forma que eu necessito de trazer o veículo?



          Não. Para todos os efeitos e estando em nome dele, só ele pode conduzir no estrangeiro.

          Claro que não faltam casos de quem circule, mas se autoridades estiverem para aí viradas, estarão no direito de autuar.

          Em tempos até a legislação por cá foi colocado, quanto a essa questão de conduzir viaturas de matricula estrangeira fora do país de "origem" e seu titular.

          Comentário


            #6
            Ou seja, a ideia era traze-lo com a matricula alemã, como se viessem "de férias" e depois deixa-lo aqui até fazer o tempo de tratar da legalização, é isto? Não sei como se processa a transação entre particulares, mas teria depois que ser o teu familiar a tratar da "venda" para dar baixa da matricula e não pagar mais nada relativo ao carro (não tenho em mente se lá também pagam IUCs e afins)
            Editado pela última vez por mpereira; 16 February 2022, 11:54.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por mpereira Ver Post
              Ou seja, a ideia era traze-lo com a matricula alemã, como se viessem "de férias" e depois deixa-lo aqui até fazer o tempo de tratar da legalização, é isto? Não sei como se processa a transação entre particulares, mas teria depois que ser o teu familiar a tratar da "venda" para dar baixa da matricula e não pagar mais nada relativo ao carro (não tenho em mente se lá também pagam IUCs e afins)
              Mas pelo que percebo, ele quer andar/circular em Portugal durante uns tempos, com o carro com matricula alemã (convencional) em nome do cunhado.

              Coisa que se autoridades o mandarem parar e estiverem para aí viradas, dá asneira.

              Comentário


                #8
                E já agora, quanto fica o model 3 novo na Alemanha?

                Comentário


                  #9
                  Em França um Model 3 Rwd fica a volta dos 38 mil euros com o apoio de 6 mil euros do estado mas não sei até que ponto dá para usufruir dessa ajuda e vende lo passado meio ano, na Alemanha também deve ter ajudas do estado, já agora qual é a versão escolhida?

                  Cumps

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por 1975 Ver Post
                    Em França um Model 3 Rwd fica a volta dos 38 mil euros com o apoio de 6 mil euros do estado mas não sei até que ponto dá para usufruir dessa ajuda e vende lo passado meio ano, na Alemanha também deve ter ajudas do estado, já agora qual é a versão escolhida?

                    Cumps
                    Falas da ST, certo?

                    Comentário


                      #11
                      Regra geral, pode conduzir um carro (ou outro veículo) com matrícula estrangeira em Portugal se cumprir todas as seguintes condições:
                      • não residir em Portugal
                      • for o proprietário (ou legítimo detentor - leasing, por exemplo) ou for familiar do proprietário (cônjuges, unidos de facto, ascendentes e descendentes em primeiro grau)
                      • o automóvel não ficar no país mais de 6 meses por cada 12 meses
                      • o veículo tiver uma matrícula definitiva de um país da UE

                      De forma geral é proibido:
                      • um cidadão residente em Portugal conduzir um carro com matrícula estrangeira (inclui familiares de emigrantes)
                      • deixar o carro em Portugal mais de 6 meses a cada 12 meses

                      É importante salientar que este regime de admissão temporária é apenas aplicável a países da UE - a Suíça está excluída.

                      VER AQUI: https://impostosobreveiculos.info/is...a-em-portugal/

                      Comentário


                        #12
                        Aqui, também se pode ver alguma informação:
                        https://www.razaoautomovel.com/2021/...geira-portugal

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por strecht Ver Post
                          Regra geral, pode conduzir um carro (ou outro veículo) com matrícula estrangeira em Portugal se cumprir todas as seguintes condições:
                          • não residir em Portugal
                          • for o proprietário (ou legítimo detentor - leasing, por exemplo) ou for familiar do proprietário (cônjuges, unidos de facto, ascendentes e descendentes em primeiro grau)
                          • o automóvel não ficar no país mais de 6 meses por cada 12 meses
                          • o veículo tiver uma matrícula definitiva de um país da UE

                          De forma geral é proibido:
                          • um cidadão residente em Portugal conduzir um carro com matrícula estrangeira (inclui familiares de emigrantes)
                          • deixar o carro em Portugal mais de 6 meses a cada 12 meses

                          É importante salientar que este regime de admissão temporária é apenas aplicável a países da UE - a Suíça está excluída.

                          VER AQUI: https://impostosobreveiculos.info/is...a-em-portugal/


                          Aí está.

                          Mas há por aí e já cá no fórum em tempos coloquei legislação.

                          Mas voltamos ao mesmo, há casos que arriscam e corre bem, mas e se autoridades mandarem parar e estiverem para aí viradas, é autuado.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por nto Ver Post
                            Aí está.

                            Mas há por aí e já cá no fórum em tempos coloquei legislação.

                            Mas voltamos ao mesmo, há casos que arriscam e corre bem, mas e se autoridades mandarem parar e estiverem para aí viradas, é autuado.
                            E provavelmente o carro será apreendido...

                            Comentário


                              #15
                              Não será mais fácil comprar lá e deixar parado lá 6 meses?

                              Enviado do meu Pixel 5 através do Tapatalk

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por ramscosta Ver Post
                                Não será mais fácil comprar lá e deixar parado lá 6 meses?

                                Enviado do meu Pixel 5 através do Tapatalk

                                E os 6000km, como os faz?

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por pontopt Ver Post
                                  E provavelmente o carro será apreendido...


                                  Já não me recordo, só vendo o diploma. Mas possivelmente.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Antes de mais, obrigado a todos pelas respostas. Sei que dá o seu trabalho, mas a diferença de valores compensa...

                                    Originalmente Colocado por mpereira Ver Post
                                    Ou seja, a ideia era traze-lo com a matricula alemã, como se viessem "de férias" e depois deixa-lo aqui até fazer o tempo de tratar da legalização, é isto? Não sei como se processa a transação entre particulares, mas teria depois que ser o teu familiar a tratar da "venda" para dar baixa da matricula e não pagar mais nada relativo ao carro (não tenho em mente se lá também pagam IUCs e afins)
                                    A ideia era ir buscá-lo, fazer a viagem até Portugal (aproveitando para fazer logo mais de 2 mil km) e estacionar na garagem durante 6 meses.

                                    Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                    Mas pelo que percebo, ele quer andar/circular em Portugal durante uns tempos, com o carro com matricula alemã (convencional) em nome do cunhado.

                                    Coisa que se autoridades o mandarem parar e estiverem para aí viradas, dá asneira.
                                    A ideia não é circular com ele em Portugal, atenção. É apenas trazê-lo até Portugal. Depois durante 6 meses ficava guardado na garagem. Dava apenas umas voltas (muitas voltas lol) ao quarteirão durante esse período para fazer os 6000km.

                                    Originalmente Colocado por Afcivic Ver Post
                                    E já agora, quanto fica o model 3 novo na Alemanha?
                                    Depende da versão. A que quero ficaria a 40k sensilvemente, com jantes de 19" e pintura preta. Se for a base fica por cerca de 37/38k. Paises avançados têm bons apoios... Aqui na tugolândia é que temos preços de carros como se fossemos o país mais rico da Europa.

                                    Originalmente Colocado por 1975 Ver Post
                                    Em França um Model 3 Rwd fica a volta dos 38 mil euros com o apoio de 6 mil euros do estado mas não sei até que ponto dá para usufruir dessa ajuda e vende lo passado meio ano, na Alemanha também deve ter ajudas do estado, já agora qual é a versão escolhida?

                                    Cumps
                                    Na Alemanha o estado ajuda com 9000€. 3k são logo deduzidos na compra do carro, os outros 6k são devolvidos após 3 meses. Tens é que ser residente lá e ficar com o carro pelo menos 6 meses.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por jricardomiguel Ver Post
                                      A ideia não é circular com ele em Portugal, atenção. É apenas trazê-lo até Portugal. Depois durante 6 meses ficava guardado na garagem. Dava apenas umas voltas (muitas voltas lol) ao quarteirão durante esse período para fazer os 6000km.


                                      Mas mesmo na viagem até Portugal, se fores mandado parar fora da Alemanha, podes ser autuado (já que carro estará em nome do teu cunhado).

                                      E depois, mesmo nas voltinhas como referes, pode acontecer o mesmo.


                                      Fica só a deixa, quanto aos riscos e se estás disposto ou não arriscar nisso.

                                      Comentário


                                        #20
                                        o mais simples de tudo é o teu familiar comprar o carro, novo ou semi novo. se for novo, ele fica com ele 6 meses e trá-lo nas férias (já não deve vir a tempo disso, só se ficar aqui cerca de 1 mês parado à espera dos 6 meses). ou então trá-lo num f-d-s alargado e tratam de tudo aí, indo ele embora de avião.

                                        assim compra-se o carro, fica com ele 6 meses, pode vir a rolar e tem os kms necessários. ou isso ou vais depois lá tu de avião e trazes o bólide a rolar, já devidamente legalizado. tantos esquemas para quê se podes fazer o mais simples' quem esperou 3 anos, espera mais alguns. eu também queria outro carro (nem digo novo, apenas não muito coçado) já há anos e continuo com o mesmo e ainda não morri...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                                          o mais simples de tudo é o teu familiar comprar o carro, novo ou semi novo. se for novo, ele fica com ele 6 meses e trá-lo nas férias (já não deve vir a tempo disso, só se ficar aqui cerca de 1 mês parado à espera dos 6 meses). ou então trá-lo num f-d-s alargado e tratam de tudo aí, indo ele embora de avião.

                                          assim compra-se o carro, fica com ele 6 meses, pode vir a rolar e tem os kms necessários. ou isso ou vais depois lá tu de avião e trazes o bólide a rolar, já devidamente legalizado. tantos esquemas para quê se podes fazer o mais simples' quem esperou 3 anos, espera mais alguns. eu também queria outro carro (nem digo novo, apenas não muito coçado) já há anos e continuo com o mesmo e ainda não morri...
                                          Também eu andava com o meu querido carro com 20 aninhos e que tanto adorava, mas infelizmente deu de si a semana passada e como tal preciso de um novo. Tenho andado com o da minha mulher, pelo que poderei esperar uns mesitos e comprar uma coisa melhor.

                                          Não tenho pressa de o trazer para cá, porque não iria andar com ele. Mas apesar de ser meu familiar, quero incomodar o minimo as pessoas e não terem um lugar ocupado com um carro que não é deles.

                                          A última hipótese, e talvez a melhor, é pagar o transporte...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Alguém me consegue explicar qual o racional em comprar uma viatura nova na Alemanha, não usufruir da mesma por ter de pará-la por 6 meses com pelo menos 6.000 Kms (quer seja em Portugal quer na Alemanha), suportando por sua conta o custo de desvalorização da viatura,

                                            Versus,

                                            Comprar uma viatura usada na Alemanha, com pelo menos 6 meses e 6.000 Kms, fazer o processo de importação e legalização sem “caldeiradas”, pagando um preço inferior por ter sido o proprietário inicial a suportar a desvalorização da mesma?

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por jhermen Ver Post
                                              Alguém me consegue explicar qual o racional em comprar uma viatura nova na Alemanha, não usufruir da mesma por ter de pará-la por 6 meses com pelo menos 6.000 Kms (quer seja em Portugal quer na Alemanha), suportando por sua conta o custo de desvalorização da viatura,

                                              Versus,

                                              Comprar uma viatura usada na Alemanha, com pelo menos 6 meses e 6.000 Kms, fazer o processo de importação e legalização sem “caldeiradas”, pagando um preço inferior por ter sido o proprietário inicial a suportar a desvalorização da mesma?
                                              O racional aqui é que um Tesla usado com 12.000km e 1 ano na Alemanha fica mais caro quase 4k a 6k que um NOVO a estrear... Como deves calcular, essa opção está em aberto, conforme indicado no primeiro post.
                                              Editado pela última vez por jricardomiguel; 16 February 2022, 15:38.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Deixa-me ver se percebi.

                                                O que me estás a dizer é que se comprares na Alemanha um Tesla usado com 1 ano e 12.000 Kms, pagas mais 4 a 6K euros do que se levantares no stand viatura idêntica com zero quilómetros?

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Afcivic Ver Post
                                                  Falas da ST, certo?
                                                  Falo do mais acessível.

                                                  Cumps

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                                                    #26
                                                    Demasiada chatice. Um dos objetivos de ter algum dinheiro é também comprar alguma tranquilidade.

                                                    Eu, se fosse o teu familiar, nunca faria esse negócio. Nunca emprestaria um carro meu durante 6000km e 6 meses, mas isto é a minha opinião pessoal. Além de que 4000km em voltas ao quarteirão... é preciso que o quarteirão seja bem grande. Ou vais acabar por ficar tonto.

                                                    Não era para mim.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por jhermen Ver Post
                                                      Deixa-me ver se percebi.

                                                      O que me estás a dizer é que se comprares na Alemanha um Tesla usado com 1 ano e 12.000 Kms, pagas mais 4 a 6K euros do que se levantares no stand viatura idêntica com zero quilómetros?
                                                      Se tiveres interesse faz uma pesquisa pelos sites de usados e chegas à tua conclusão. Fica mais caro, porque o carro só fica aquele preço com os incentivos para residentes. Ora, eles sabem que podem vender o carro mais caro que novo lá porque existe sempre alguém que os vai importar e pagar na mesma mais baixo que o seu país, como por exemplo Portugal.

                                                      Este carro, em especifico, sem incentivos na Alemanha ficaria a 49k. Se tirares os 9k dos apoios ambientes é que fica a 40k. Ora, se em Portugal custa 51k e eu for lá comprar a 45k, é uma situação de win-win ou não?

                                                      Eu coloco esta opção em cima da mesa porque para além de ser um carro novo em 1ª mão, não tenho pressa em o ter na minha mão amanhã. No entanto, estou a avaliar os prós e contras, e conforme disseram acima, a tranquilidade também tem o seu preço.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Em França fica mais barato do que na Alemanha, sem ajudas não chega aos 44 mil euros.

                                                        Cumps

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                                                          #29
                                                          Atenção que pelo que li em alguns países eles dão apoios, mas depois durante algum tempo não podes vender ou vender para o estrangeiro, caso isso aconteça obrigam a devolver o beneficio, tenham atenção aos pormenores todos.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Já se compra em PT um TM3 de 2021 com 7000km por 43k chave na mão. Importar o mesmo modelo com tudo pago deve ficar uns 5k mais barato? 3k?

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