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Carro até 1.500€ - Yaris vs Jazz

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    Carro até 1.500€ - Yaris vs Jazz

    Bom dia,

    Estou à procura de um carro para a minha mãe, algo pequeno, fiável e barato de manter. Ela já não conduz há quase 20 anos, mas agora precisa de algo para as suas voltas em cidade (zona do Porto). Não deve ultrapassar 10 mil kms/ano.

    Estou muito inclinado para Yaris ou Jazz. Tenho um negócio que posso fechar nos próximos dias de um Jazz de 2002, mas apesar da fiabilidade destes motores tenho receio dos kms, 290 mil. Tem algumas raspadelas e banco condutor rasgado mas para 1.200€ acho que é um bom preço.

    Resumindo, e mesmo sabendo que carro não è só motor, quase 300 mil neste carro é motivo para procurar outras alternativas?

    #2
    Para mim seria.

    Comentário


      #3
      Tendo em conta o valor inflacionado dos Jazz em usados, estou a achar esse demasiado barato, pelo que tem algum problema certamente. A não ser que conseguisses confirmar revisões, IPO, etc e que estaria tudo certinho, mas...é como diz o Lino, procuraria alternativas.

      Comentário


        #4
        Esses primeiros Jazz eram, reconhecidamente, o supra-sumo da fiabilidade.
        No entanto havia um problema crónico: uns rolamentos da caixa de velocidades iam desta para melhor a quilometragens algo elevadas (em torno dos 200.000km se a memória não me falha).
        Não me admiraria que isso seja um preço para despachar, já que a reparação da caixa é onerosa em mão-de-obra.
        Em todo o caso, vai ser um grande golpe de sorte encontrar um carro de 20 anos, barato e com "tudo no sítio".
        O Yaris é capaz de ser o candidato mais forte.

        Comentário


          #5
          Acho que é de aproveitar, dás uma volta com o carro para ver barulhos e se as mudanças entram bem etc.

          off topic... andam todos loucos já vejo Yaris à venda 2000/1/2 por 3500€

          Comentário


            #6
            ..."clássico em valorização constante..."

            Comentário


              #7
              290 mil e para mais num carro a gasolina, com 20 anos em cima e para alguém que não conduz praticamente desde que o carro era novo, é um mau negócio, por esse preço ou por outro. até pode nem ter nada de mau e ser só um carro velho, mas são demasiados kms para qualquer carro, seja com que combustível seja, ainda para mais para uma senhora que, presumo, tenha alguma idade e não queira que o carro avarie passado pouco tempo, até numa circunvalação qualquer.

              mas por esses preços não irá haver milagres,

              Comentário


                #8
                De referir, que o material da Honda, é mais caro do que material da Toyota, caso sejam necessárias reparações.

                Comentário


                  #9
                  Esse Jazz com 290mil ainda está na rodagem... Vai estar a carroçaria a cair toda de podre e o motor ainda funciona direito.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Oliveiraz33 Ver Post
                    Esse Jazz com 290mil ainda está na rodagem... Vai estar a carroçaria a cair toda de podre e o motor ainda funciona direito.
                    Oh, as verdades absolutas repetidas até à exaustão...

                    Comentário


                      #11
                      Update: Surgiram 2 negócios de outros 2 carros (embora tivesse preferencia pelo jazz ou Yaris). Entre estes 2 negócios qual vos parece melhor?

                      Mazda 2 1.25 2003 - 123 mil kms - 1.500€
                      Peugeot 206 1.1 XT - 2001 - 161 mil - 900€

                      Importante (dentro do possível): Fiabilidade, Espaço, Segurança e Consumos.

                      Comentário


                        #12
                        Mazda sem dúvida, apesar de eu ter vendido precisamente o 206 1.1 XT de 2002 cá de casa com 174.000 km e foi carro que não deu chatices. E vendi-o por praticamente o dobro desse valor, pelo que desconfio fortemente que esse exemplar, por esse preço, deve estar todo rebentado.

                        O Mazda será em princípio mais fiável e bem mais prático, pelo seu formato a puxar para monovolume. Mas também bebe mais que o 206.

                        Comentário


                          #13
                          Esses Mazda 2 eram semi Ford Fiesta, não eram?

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por 1000k Ver Post
                            Esses Mazda 2 eram semi Ford Fiesta, não eram?

                            Sim, era. Usava a plataforma do Fiesta de 2002 bem como o motor, no caso já que é o 1.25.
                            Editado pela última vez por nto; 26 March 2022, 08:28.

                            Comentário


                              #15
                              O Peugeot é correia de distribuição, certo? O Mazda 2 é corrente?

                              Em termos de consumos mistos, o Peugeot fará 6,5 e o Mazda 7,5?

                              Comentário


                                #16
                                Tenho um yaris 2000 perto dos 300k sempre à bombar! Nunca tive problemas de motor! Máquina!

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por danger898 Ver Post
                                  O Peugeot é correia de distribuição, certo? O Mazda 2 é corrente?

                                  Em termos de consumos mistos, o Peugeot fará 6,5 e o Mazda 7,5?
                                  Sim, com o 206 consegues fazer 6,5 ou mesmo menos, dependendo do uso. Mas só em cidade também andará mais à volta dos 7 l. Mas acho normal.

                                  Comentário


                                    #18
                                    O truque é encontrares um "carro de senhora que conduzia pouco" para uma "senhora que conduz pouco".

                                    Comentário


                                      #19
                                      Vai aqui a opinião de quem teve um jazz de 2002 herdado dos meus pais durante 8 anos e dos 40 aos 330 mil kms.

                                      - Caixa de velocidades a reparar, problema canceroso (pode ocorrer em qualquer altura há relatos aos 100 mil e outros aos 200) num rolamento do veio primário que apesar de custar apenas 30 euros, faz tirar a embraiagem e a caixa fora tornando dispendioso a operação.

                                      - Bobines de ignição em quilometragens elevadas começam a dar o estouro, o carro não para mas começa a soluçar em baixas rotações. Na honda custam quase 600 euros o conjunto de 8, no entanto tens da concorrência a cerca de 30 e poucos euros cada. Eu comprei da marca mobiletron e fizeram outros tantos kms até vender o carro sem ter dado mais problemas.

                                      - Rolamentos das rodas traseiras, pode acontecer em qualquer carro mas parece que nos jazz até 2004 também se tornou comum.

                                      - Rádio FM, queima um componente e deixas de ter rádio. AUX IN e CD continuam a funcionar perfeitamente.

                                      De motor, foi para o stand para troca por um novo com 330 mil a funcionar como um relógio. Tem corrente de distribuição, é uma vantagem, mas para que dure é imperativo usar sempre um bom óleo equivalente ao 0W20 da honda. É espaçoso, e os bancos traseiros envergonham qualquer condutor de mégane.


                                      Deixo aqui as threads que abri na altura em que o meu teve todos esses problemas:

                                      https://forum.motorguia.net/boxes/14...e-ignicao.html

                                      https://forum.motorguia.net/forum-ge...locidades.html

                                      Para o problema do rádio tens uma thread do user PedroTp aqui:
                                      https://forum.motorguia.net/auto-aju...pia-chave.html


                                      Os rolamentos traseiros não foi preciso thread porque qualquer Manel GT da esquina resolve isso.
                                      Editado pela última vez por blakke; 26 March 2022, 12:09.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por danger898 Ver Post
                                        O Peugeot é correia de distribuição, certo? O Mazda 2 é corrente?

                                        Em termos de consumos mistos, o Peugeot fará 6,5 e o Mazda 7,5?
                                        O Mazda também é de correia.
                                        Cá por casa há um Fiesta 1.25 de 2000 e é correia.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Quando é que deve ser mudada a correia no Mazda? O carro tem apenas 120 mil kms mas já são quase 20 anos, por isso se não mudou já tem que mudar agora...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Já agora, o Colt fica atrás do Mazda? O motor 1.1 do Colt é pior que o 1.25 do que equipa o Mazda 2?

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por danger898 Ver Post
                                              Quando é que deve ser mudada a correia no Mazda? O carro tem apenas 120 mil kms mas já são quase 20 anos, por isso se não mudou já tem que mudar agora...

                                              Ao fim de 8 anos ou 160.000km... o que ocorrer primeiro.

                                              Comentário


                                                #24
                                                O Mazda 2 mk1 foi o meu carrinho de instrução, mas com o motor 1.4 a diesel.

                                                Mesmo assim era espaçoso e fácil de conduzir.

                                                Ainda pensei num desses, mas não há muitas unidades, o material da Mazda costuma ser caro e não é fácil safar peças nas sucatas.
                                                Não se vendeu tanto como o Yaris.

                                                Sugeria que também visses os franceses da época. Também encontras 306 e Xsara a bons preços.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por danger898 Ver Post
                                                  Update: Surgiram 2 negócios de outros 2 carros (embora tivesse preferencia pelo jazz ou Yaris). Entre estes 2 negócios qual vos parece melhor?

                                                  Mazda 2 1.25 2003 - 123 mil kms - 1.500€
                                                  Peugeot 206 1.1 XT - 2001 - 161 mil - 900€

                                                  Importante (dentro do possível): Fiabilidade, Espaço, Segurança e Consumos.
                                                  Tive um 206 quase 10 anos e diria que em espaço e fiabilidade é capaz de ser superior ao Mazda. As peças para revisão são muito em conta, pois esse motor TU 1.1 existia em mais modelos e era "de guerra", apesar das prestações fracas. Os consumos batem com o que o Lino disse, 5,x/6 em estrada, 7 em cidade.
                                                  Mas esse 206, para esse preço, deve estar muito maltratado de chapa/pintura, no mínimo.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Voltando ao tópico.

                                                    Sendo um carro completamente diferente do Yaris-Jazz, mas ainda no plafond dos +-1.500€, qual a vossa opinião sobre os Volvo S40 1.6 109 cv 2001? Em termos de segurança, qualidade geral e até fiabilidade, penso que são pontos positivos do carro (pelo que tenho lido), mas os consumos intrigam-me.

                                                    Enquanto acredito que no Yaris/Jazz se consiga médias mistas de 5/6, neste Volvo será que se consegue médias mistas abaixo de 8? Os consumos são naturalmente importantes, mas como serão uns 10 mil kms ano não é a primeira determinante. Só não queria um carro que fizesse médias mistas de 10...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por danger898 Ver Post
                                                      Voltando ao tópico.

                                                      Sendo um carro completamente diferente do Yaris-Jazz, mas ainda no plafond dos +-1.500€, qual a vossa opinião sobre os Volvo S40 1.6 109 cv 2001? Em termos de segurança, qualidade geral e até fiabilidade, penso que são pontos positivos do carro (pelo que tenho lido), mas os consumos intrigam-me.

                                                      Enquanto acredito que no Yaris/Jazz se consiga médias mistas de 5/6, neste Volvo será que se consegue médias mistas abaixo de 8? Os consumos são naturalmente importantes, mas como serão uns 10 mil kms ano não é a primeira determinante. Só não queria um carro que fizesse médias mistas de 10...



                                                      Consumos, do S40 1.6i... é contar com uns 7.5 a 8.5, de uma forma geral com todo o tipo de percurso.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Estes tópicos deprimem-me

                                                        O valor dos usados é mesmo completamente ridículo

                                                        1200 euros carro com 20 anos.

                                                        Bom mas é o que é: que esteja em bom estado ao menos.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          não contes com menos de 8 litros. carro algo pesado, formato retangular, motor 1600cc ao estilo dos da época, 20 anos em cima...

                                                          quanto à segurança, os do meu pai, não sendo supra-sumos nas suas versões, eram bastante fiáveis nesse aspeto e salvaram-no num acidente sem culpa que até a jante do lado do condutor rachou, precisamente num 1.9 a gasóleo desse ano, na altura com 11 meses. o carro foi dado como salvado (embora alguém o tenha depois comprado na volvo e posto a andar). depois um de 2002 e outro de 2004. esse, sendo o base de gama, deverá ter boas prestações em termos de segurança, não sei é se será igual aos a gasóleo. talvez tenha quase todos os itens.

                                                          mas não deixam de ser carros com segurança igual ou melhor ao que a renault fazia na altura, que entretanto começaram a ser bastante seguros também na marca francesa.

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