Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Eletrico vs plug-in - pros e contras

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Eletrico vs plug-in - pros e contras

    Peço desculpa de colocar aqui o tópico, mas aquele destinado à compra de carros está meio "morto".

    Vou comprar um carro e estou na dúvida entre elétrico ou hibrido plug-in. 3 ou 4 vezes por semana faço 70km em AE e 10/15 em cidade, sendo que nos restantes dias é apenas cidade. A única questão que me deixa com receios dos elétricos são as longas viagens, e como os carros que estão dentro do meu orçamento têm uma autonomia de cerca de 300km diria, sendo que baixa em AE, as tais longas viagens iriam exigir usar outro carro ou então um planeamento maior.
    No entanto queria que um investimento tão grande desse para poupar alguns €, seja nos consumos ou em despesas como selo. O lado negativo dos hibridos que mais me incomoda sao os consumos, aparentemente, bem piores do que aqueles anunciados pelas marcas, sobretudo em AE.
    Para pagar 40k por um carro que tem consumos de 4L/100km sempre que uso AE, ainda paga selo, etc, sinceramente não sei se me compensa.
    De certeza que alguém por aqui tem tanto um como outro tipo de carro, se me pudessem dar uma ajuda, agradecia.

    Obrigado

    1. Qual a tua faixa etária?

    Tenho 25 anos e sou solteiro
    2. O que valorizas num carro (estética, performance, consumo)?
    Gosto de carros equilibrados, não sou maluco por velocidade nem quero um carro com linhas super arrojadas, quero um carro que cumpra minimamente todos os requisitos, sendo que nos dias que correm os consumos sao essenciais
    3. Quantos km prevês fazer anualmente e que tipo de utilização (estrada, cidade) lhe darás?
    Mensalmente faço cerca de 12.000km, sendo 80% AE e 20% urbano +-. Pelo menos nos próximos 3 anos manter-se-á assim.
    4. Pretendes transportar regularmente passageiros atrás, nomeadamente crianças?
    Alguns passageiros esporadicamente, grande espaço atrás não é prioridade
    5. Qual o orçamento disponível?
    O carro vai ser comprado em nome de uma empresa, por isso a opçao cai entre um elétrico ou um hibrido plug-in, o teto máximo seria 40mil€.
    6. Tens preferência por alguma marca?
    Neste momento não, vi as opçoes de peugeot, opel, skoda, volkswagen, seat, e a escolha deve recair num destes pois o orçamento não permite mais
    7. Usado, novo, ou ambos?
    Novo é sempre novo, mas pelo que tenho visto é possivel poupar alguns milhares num carro com 1 ano e 10/15mil km, o que talvez se justifique, então não há problema em ser usado com alguns km

    #2
    Originalmente Colocado por iscorebelo Ver Post
    Peço desculpa de colocar aqui o tópico, mas aquele destinado à compra de carros está meio "morto".

    Vou comprar um carro e estou na dúvida entre elétrico ou hibrido plug-in. 3 ou 4 vezes por semana faço 70km em AE e 10/15 em cidade, sendo que nos restantes dias é apenas cidade. A única questão que me deixa com receios dos elétricos são as longas viagens, e como os carros que estão dentro do meu orçamento têm uma autonomia de cerca de 300km diria, sendo que baixa em AE, as tais longas viagens iriam exigir usar outro carro ou então um planeamento maior.
    No entanto queria que um investimento tão grande desse para poupar alguns €, seja nos consumos ou em despesas como selo. O lado negativo dos hibridos que mais me incomoda sao os consumos, aparentemente, bem piores do que aqueles anunciados pelas marcas, sobretudo em AE.
    Para pagar 40k por um carro que tem consumos de 4L/100km sempre que uso AE, ainda paga selo, etc, sinceramente não sei se me compensa.
    De certeza que alguém por aqui tem tanto um como outro tipo de carro, se me pudessem dar uma ajuda, agradecia.

    Obrigado

    1. Qual a tua faixa etária?

    Tenho 25 anos e sou solteiro
    2. O que valorizas num carro (estética, performance, consumo)?
    Gosto de carros equilibrados, não sou maluco por velocidade nem quero um carro com linhas super arrojadas, quero um carro que cumpra minimamente todos os requisitos, sendo que nos dias que correm os consumos sao essenciais
    3. Quantos km prevês fazer anualmente e que tipo de utilização (estrada, cidade) lhe darás?
    Mensalmente faço cerca de 12.000km, sendo 80% AE e 20% urbano +-. Pelo menos nos próximos 3 anos manter-se-á assim.
    4. Pretendes transportar regularmente passageiros atrás, nomeadamente crianças?
    Alguns passageiros esporadicamente, grande espaço atrás não é prioridade
    5. Qual o orçamento disponível?
    O carro vai ser comprado em nome de uma empresa, por isso a opçao cai entre um elétrico ou um hibrido plug-in, o teto máximo seria 40mil€.
    6. Tens preferência por alguma marca?
    Neste momento não, vi as opçoes de peugeot, opel, skoda, volkswagen, seat, e a escolha deve recair num destes pois o orçamento não permite mais
    7. Usado, novo, ou ambos?
    Novo é sempre novo, mas pelo que tenho visto é possivel poupar alguns milhares num carro com 1 ano e 10/15mil km, o que talvez se justifique, então não há problema em ser usado com alguns km
    Mensalmente ou anualmente?

    Comentário


      #3
      Anualmente*

      Comentário


        #4
        O hibrido tem menos autonomia. O plug in desde q vás carregando tem mais autonomia eletrica.

        Comentário


          #5
          O híbrido só vale a pena se os teus percursos no dia a dia te permitirem tirar bastante proveito da propulsão elétrica. Se a maioria dos híbridos apenas tem autonomia de 50-60 km, e tu diariamente fizesres mais ou menos isso, julgo que possa ser boa opcao.

          Tenho um hibrido de 1750kg, que em AE com motor de combustão ligado consome 7 litros aos 100. O que compensa é que no dia a dia anda em modo eletrico. Quando quero fazer uma viagem maiorzita, como ja aconteceu, sem stress, vai a gasolina. Fiquei em casa de uns amigos, sem poder carregar, e vim a gasolina tambem de volta. A practicabilidade de um híbrido é porreira - novamente, se conseguires tirar proveito da carga eletrica! Para viagens longas frequentemente o hibrido nao é boa opcao.

          Comentário


            #6
            Se o orçamento der para o E Niro 64 kwh..

            Comentário


              #7
              As viagens grandes que falas, são férias?

              É que para fazer 70kms por dia, ou até o dobro, não vejo o porquê de um plugin.

              Penso que o elétrico é o ideal, não paga IUC, revisões muito mais baratas, muito menos peças de desgaste e muito mais verde.

              Se as grandes viagens, que referes, são férias, podem ser mais programados os carregamentos e sem stress, pois não tens horários a cumprir.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por pedrolima678 Ver Post
                As viagens grandes que falas, são férias?

                É que para fazer 70kms por dia, ou até o dobro, não vejo o porquê de um plugin.

                Penso que o elétrico é o ideal, não paga IUC, revisões muito mais baratas, muito menos peças de desgaste e muito mais verde.

                Se as grandes viagens, que referes, são férias, podem ser mais programados os carregamentos e sem stress, pois não tens horários a cumprir.
                Concordo.

                Falta uma coisa: É para carregar em casa certo? É que se num elétrico compensa muito se for para carregar em casa, num plug-in é quase obrigatório.

                Comentário


                  #9
                  Sendo adquirido por uma empresa compensa comprar eléctrico porque não paga TA (Tributação) o Híbrido plug in paga uma percentagem mediante o valor da viatura.

                  Cumps

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por PugGT Ver Post
                    O hibrido tem menos autonomia. O plug in desde q vás carregando tem mais autonomia eletrica.
                    Sim sim, a ser hibrido teria que ser plug-in para ter a deduçao do IVA

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Ratcher Ver Post
                      O híbrido só vale a pena se os teus percursos no dia a dia te permitirem tirar bastante proveito da propulsão elétrica. Se a maioria dos híbridos apenas tem autonomia de 50-60 km, e tu diariamente fizesres mais ou menos isso, julgo que possa ser boa opcao.

                      Tenho um hibrido de 1750kg, que em AE com motor de combustão ligado consome 7 litros aos 100. O que compensa é que no dia a dia anda em modo eletrico. Quando quero fazer uma viagem maiorzita, como ja aconteceu, sem stress, vai a gasolina. Fiquei em casa de uns amigos, sem poder carregar, e vim a gasolina tambem de volta. A practicabilidade de um híbrido é porreira - novamente, se conseguires tirar proveito da carga eletrica! Para viagens longas frequentemente o hibrido nao é boa opcao.
                      Essa versatilidade do hibrído agrada-me muito, até pelo receio de daqui a 4 ou 5 anos ter que fazer viagens maiores diariamente ou com mais frequencia. Mas a questão é que na minha cabeça não fiz sentido pagar mais 10k por um carro que em grande parte das vezes vai ter consumos superiores a diesel.
                      É certo que em metade dos dias terá uma utilizaçao apenas em cidade e gasto nada ou quase nada de combustível, na outra metade em AE cerca de 70/80km como disse.
                      Por curiosidade, qual é a autonomia do motor elétrico em velocidade de AE?

                      Comentário


                        #12
                        Um usado com alguns km talvez já se arranje

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por pedrolima678 Ver Post
                          As viagens grandes que falas, são férias?

                          É que para fazer 70kms por dia, ou até o dobro, não vejo o porquê de um plugin.

                          Penso que o elétrico é o ideal, não paga IUC, revisões muito mais baratas, muito menos peças de desgaste e muito mais verde.

                          Se as grandes viagens, que referes, são férias, podem ser mais programados os carregamentos e sem stress, pois não tens horários a cumprir.
                          Sim, no espaço de 3 anos não terei grandes deslocaçoes profissionais, por isso as viagens maiores seriam essencialmente férias.
                          Em metade da semana faço os tais 70km em AE, nos restantes dias é cidade, sendo que ao fim de semana depende muito mas nunca nada de especial
                          Sinceramenta também estou inclinado para elétrico, exatamente por essas questoes que falas.
                          E com o passar dos anos a rede de carregadores também deverá melhor, esperemos.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por edununo Ver Post
                            Concordo.

                            Falta uma coisa: É para carregar em casa certo? É que se num elétrico compensa muito se for para carregar em casa, num plug-in é quase obrigatório.
                            Sim sim, sempre para carregar em casa. Carregar fora só mesmo em caso de desenrasque

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por 1975 Ver Post
                              Sendo adquirido por uma empresa compensa comprar eléctrico porque não paga TA (Tributação) o Híbrido plug in paga uma percentagem mediante o valor da viatura.

                              Cumps
                              Sim, ainda tem mais essa questão da TA a favor do elétrico.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por iscorebelo Ver Post
                                Essa versatilidade do hibrído agrada-me muito, até pelo receio de daqui a 4 ou 5 anos ter que fazer viagens maiores diariamente ou com mais frequencia. Mas a questão é que na minha cabeça não fiz sentido pagar mais 10k por um carro que em grande parte das vezes vai ter consumos superiores a diesel.
                                É certo que em metade dos dias terá uma utilizaçao apenas em cidade e gasto nada ou quase nada de combustível, na outra metade em AE cerca de 70/80km como disse.
                                Por curiosidade, qual é a autonomia do motor elétrico em velocidade de AE?
                                Qual motor eléctrico? De algum carro em específico?

                                É que se for pergunta aberta logicamente que não faz sentido

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por iscorebelo Ver Post
                                  Sim sim, sempre para carregar em casa. Carregar fora só mesmo em caso de desenrasque
                                  Nesse caso eu não teria dúvidas em avançar para um VE. E com orçamento de 40k consegues um Born novo por exemplo. Ou se um segmento B cumprir, ainda consegues mais barato um e208 ou um Zoe.

                                  É que além de dedução de IVA, tens ainda a poupança de IUC anual.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Visitante Ver Post
                                    Qual motor eléctrico? De algum carro em específico?

                                    É que se for pergunta aberta logicamente que não faz sentido
                                    Estava a perguntar ao @Ratcher, visto que ele tem um hibrido plug-in

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por iscorebelo Ver Post
                                      Estava a perguntar ao @Ratcher, visto que ele tem um hibrido plug-in
                                      O meu é um Cupra Formentor, tem anunciados acho que 55km de autonomia e já cheguei a fazer 61km.

                                      Em autoestrada a 100-120km diria que faz cerca de 45-55km, dependendo se for a subir ou não. A subir a diferença é gigante. No entanto, uso o carro maioritariamente em cidade.

                                      Para fazer muita quilometragem nada como um diesel.
                                      E tu mencionas algo importante - mais 10k para um híbrido eu não sei se daria. É preciso muito quilómetro para fazer valer a pena.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por iscorebelo Ver Post
                                        Estava a perguntar ao @Ratcher, visto que ele tem um hibrido plug-in
                                        Erro meu então, não percebi a quem era dirigida a pergunta

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por iscorebelo Ver Post
                                          Sim sim, sempre para carregar em casa. Carregar fora só mesmo em caso de desenrasque
                                          Então acho que o elétrico é o ideal.
                                          É complicado termos um carro que serve a 100% para o que queremos. Seja por espaço, autonomia, performance etc...
                                          O meu I3 faz normalmente acima dos 200 kms por carga, até porque não faço muita AE. Em 10 meses de uso só nas férias senti necessidade de mais autonomia. Nós restantes 90 e tal % dos dias chega e sobra.
                                          Aliás acho que fiz bem em ter comprado a versão com a bateria intermédia. Poupei 5000 euros e poucas vezes iria usar essa autonomia adicional.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Ratcher Ver Post
                                            O meu é um Cupra Formentor, tem anunciados acho que 55km de autonomia e já cheguei a fazer 61km.

                                            Em autoestrada a 100-120km diria que faz cerca de 45-55km, dependendo se for a subir ou não. A subir a diferença é gigante. No entanto, uso o carro maioritariamente em cidade.

                                            Para fazer muita quilometragem nada como um diesel.
                                            E tu mencionas algo importante - mais 10k para um híbrido eu não sei se daria. É preciso muito quilómetro para fazer valer a pena.
                                            Para ser sincero não estava à espera dessa autonomia em AE. Tenho procurado por essa internet e geralmente falam em 35/40km, em carros com autonomia anunciada de 50/55.
                                            Se eles tivessem uns 100km de autonomia eletrica ia para um hibrido plug-in quase sem pensar, mas assim o percurso de 70/80 km que faço em AE já me vai fazer gastar gasolina, e acaba por se perder um bcd a ideia da poupança.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por edununo Ver Post
                                              Então acho que o elétrico é o ideal.
                                              É complicado termos um carro que serve a 100% para o que queremos. Seja por espaço, autonomia, performance etc...
                                              O meu I3 faz normalmente acima dos 200 kms por carga, até porque não faço muita AE. Em 10 meses de uso só nas férias senti necessidade de mais autonomia. Nós restantes 90 e tal % dos dias chega e sobra.
                                              Aliás acho que fiz bem em ter comprado a versão com a bateria intermédia. Poupei 5000 euros e poucas vezes iria usar essa autonomia adicional.
                                              É verdade, e acho que no meu caso tanto um plug-in como um EV servem para 90% das vezes como falas também. A questão é a poupança que consigo com um EV em relaçao a um plug-in, e como planeio manter o carro por alguns anos, acho que faz sentido.
                                              E sim, a ansiedade da autonomia por vezes faz gastar mais dinheiro até desnecessariamente. A mesma questão das viagens longas, a grande parte da população não faz viagens longas, ou se faz é uma ou duas por ano. É claro que é sempre bom ter uma segurança ou margem de manobra, mas às vezes sao milhares de euros gastos um pouco sem nexo

                                              Comentário


                                                #24
                                                esses híbridos EM MÉDIA andam entre os 35 a 50kms, alguns modelos novos provavelmente farão mais que 50kms, mas poucos e se calhar só em condições de testes de fábrica. o ideal seria realmente um elétrico e se for como empresa (do pai?) ainda melhor. assim não precisarias de gastar gasolina. um ID3 podeia ser um carro bom para ti, por exemplo.

                                                eu quando li isto ---» Gosto de carros equilibrados, não sou maluco por velocidade nem quero um carro com linhas super arrojadas, quero um carro que cumpra minimamente todos os requisitos, sendo que nos dias que correm os consumos sao essenciais, ainda a pensar em veículos tradicionais, pensei logo num vw ou toyota, os mais normais que deve haver por aí. não estou a implicar contigo, embora pareça, mas para mim dos normais só gosto do leaf, de resto tem que ser tipo um cupra ou um SUV ou então com estilo desportivo.

                                                lembrei-me agora de outro, que não será desportivo, mas porventura poderás gostar e que parece estar a sair minimamente bem: um hyundai tucson. em preto fica bastante giro. ou esperas pelo megane que sai em setembro, com preços a começarem nos 35 mil com bateria de 40kw para cerca de 300 kms.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Com esse orçamento, a volta dos 40 mil, já deve dar para comprar esta máquina

                                                  https://ev-database.org/car/1521/Ren...ech-EV60-220hp

                                                  Cumps

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                                                    esses híbridos EM MÉDIA andam entre os 35 a 50kms, alguns modelos novos provavelmente farão mais que 50kms, mas poucos e se calhar só em condições de testes de fábrica. o ideal seria realmente um elétrico e se for como empresa (do pai?) ainda melhor. assim não precisarias de gastar gasolina. um ID3 podeia ser um carro bom para ti, por exemplo.

                                                    eu quando li isto ---» Gosto de carros equilibrados, não sou maluco por velocidade nem quero um carro com linhas super arrojadas, quero um carro que cumpra minimamente todos os requisitos, sendo que nos dias que correm os consumos sao essenciais, ainda a pensar em veículos tradicionais, pensei logo num vw ou toyota, os mais normais que deve haver por aí. não estou a implicar contigo, embora pareça, mas para mim dos normais só gosto do leaf, de resto tem que ser tipo um cupra ou um SUV ou então com estilo desportivo.

                                                    lembrei-me agora de outro, que não será desportivo, mas porventura poderás gostar e que parece estar a sair minimamente bem: um hyundai tucson. em preto fica bastante giro. ou esperas pelo megane que sai em setembro, com preços a começarem nos 35 mil com bateria de 40kw para cerca de 300 kms.
                                                    Sim, a empresa pertence à minha mãe. Eu gostava do ID3, hoje fui ao representante da Volkswagen e o homem quase chorou durante a conversa porque só prevêm entregar elétricos novos em 2023 . O Cupra Born ja nao me agrada tanto. Mas a Peugeot tem alguns que estão para chegar em Maio e gostei bastante do e2008. O novo 308 tambem estava incrivel mas ainda nãio há versão elétrica.

                                                    O Hyundai a mim já me transmite a sensaçao de ser um carro convencional, demasiado. Na luta entre SUV prefiro om e2008 porque tem umas linhas um pouco mais arrojadas.
                                                    Eu não quero um super arrojado mas tanbem não quero um carro de família

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por 1975 Ver Post
                                                      Com esse orçamento, a volta dos 40 mil, já deve dar para comprar esta máquina

                                                      https://ev-database.org/car/1521/Ren...ech-EV60-220hp

                                                      Cumps
                                                      Vi alguns videos desse também, e o que me faz perder o interesse é a mesma razao do Enyaq, parecem-me carros demasiado grandes, sobretudo as traseiras. O Enyaq é muito bonito, o interior também, mas já se aproxima um bocado de "banheira", parece-me. Para uma família deve ser um carro incrivel, mas nao era já isso que queria agora

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por iscorebelo Ver Post
                                                        Vi alguns videos desse também, e o que me faz perder o interesse é a mesma razao do Enyaq, parecem-me carros demasiado grandes, sobretudo as traseiras. O Enyaq é muito bonito, o interior também, mas já se aproxima um bocado de "banheira", parece-me. Para uma família deve ser um carro incrivel, mas nao era já isso que queria agora
                                                        Estás equivocado.
                                                        Esse Megane E-tech é mais curto que um Peugeot 2008. Até é bastante compacto.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Eu o ano passado pensei no caso, e lembrei-me de um dichote: "Now you have two problems."

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Viste o kauai?

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X