Olá a todos
Precisava da vossa opinião/sugestão para uns problemas que já me estão a tirar do sério e a pensar mandar o carro para a sucata, embora tenha poucos quilómetros.
Trata-se de um Focus mk1 Tddi, que comprei o ano passado com 80 e tal mil quilómetros ( garantidos ) e que agora tem +-100mk. O que se passa é que eu estou com bastantes dificuldades em introduzir as velocidades, particularmente a 2ª e a 3ª. A frio custam um pouco a entrar, o que embora não seja normal, é aceitável. Mas quando a caixa aquece quase não as consigo meter, nomeadamente a segunda, que se forçar até arranha ( isto já não é normal ). Para entrar bem, tenho que as “decompor” suavemente. Quando comprei o carro a caixa entrava bem, mas a embraiagem estava a pegar muito em cima e pesada. O normal. Passados ± 3mk comecei a notar o problema. Resolvi então trocar a embraiagem que ainda era original, por um kit sachs ( que neste carro é mono-massa ). O que foi feito:
1º mecânico- alertei para a dificuldade e para ver a valvulina. Resultado: embraiagem leve, mas a dificuldade em meter as mudanças continuou. Valvulina? Estava tudo ok!! Pois…..Segundo ele esta caixa é dura e as mudanças custam a entrar. Não há nada a fazer. Treta. Tenho outro igual com 292mk e entram como manteiga e a embraiagem já tem mais de 50mk.
Passei uns meses assim e como não gostei da resposta, tentei outro mecânico.
2º mecânico – viu os cabos e disse que estavam em bom estado. Trocou a valvulina por uma com especificações Ford. Faltava-lhe ± meio litro. Afinou selector e as mudanças começaram a entrar ligeiramente melhor. Sol de pouca dura. 500 quilómetros depois volta ao mesmo. Disse para andar assim uns tempos que a caixa iria melhorar!!! Voltei lá, falei, mas disse-me que é o desgaste normal! Num carro com 100mk?!
Mais uns meses assim, até que me chateei e consultei um terceiro mecânico de quem tive boas referências.
3ª mecânico – diagnóstico: carretos da caixa de velocidades gripados, melhor trocar de caixa. Compro caixa de velocidades usada com garantia. Instala a caixa, diz que a valvulina está nova, bem como o kit de embraiagem, e os cabos estão em muito bom estado. Pego no carro...está na mesma!!!! Só não mandei logo o carro pelo monte abaixo porque preciso dele. Chamo-lhe a atenção e diz-me que pode ser esta “nova” caixa que pode ter defeito. Como ? Se os sintomas são exactamente iguais nas mesmas mudanças?! Era mesmo muita coincidência, não? Diz-me para andar um dia.
No dia seguinte começo a ter novos problemas. Ao ligar e desligar o carro o motor abana todo, parece que se vai desfazer, estilo o barulho dos bi-massa. Lá pensei que fossem os apoios e troquei-os. Mas ficou na mesma. Se carregar na embraiagem por vezes não faz nada, outras vezes, por frações de segundo, até parece bater válvulas. Se não carregar, até parece que vai sair do chassis. Agora o mais curioso é que quando arranco a frio quase não faz nada e a quente aparecem estes sintomas. Depois de arrancar, fica sereno a trabalhar. De referir que antes de trocar a caixa, também pedi para trocar o tensor da correia de acessórios, que fazia a chiadeira típica, mas trocaram-me apenas o rolamento do tensor, ao contrário do que tinha pedido. Curiosamente a partir daí quando ligo o carro, o motor de arranque parece que fica a rodar mais que o normal, embora pegue logo.
Como já estou a ficar desanimado, agradecia as vossas opiniões. Será que a caixa não “desembraia” bem? Carretos nesta “nova” caixa? Selector? Cabos lixados? Poderá este novo sintoma ter a ver com o motor de arranque? Volante de motor? Poderá existir alguma ligação entre tudo? Será que é o tensor que provoca esta vibração ao ligar? O mecânico diz que não “desengata” bem, daí esta vibração. Para carregar sempre na embraiagem. Então o meu outro com 290mk não faz isto e este com 100mk faz? Agradecia a vossa opinião ou a indicação de um mecânico competente, na zona do Porto.
Obrigado e desculpem o testamento.
Precisava da vossa opinião/sugestão para uns problemas que já me estão a tirar do sério e a pensar mandar o carro para a sucata, embora tenha poucos quilómetros.
Trata-se de um Focus mk1 Tddi, que comprei o ano passado com 80 e tal mil quilómetros ( garantidos ) e que agora tem +-100mk. O que se passa é que eu estou com bastantes dificuldades em introduzir as velocidades, particularmente a 2ª e a 3ª. A frio custam um pouco a entrar, o que embora não seja normal, é aceitável. Mas quando a caixa aquece quase não as consigo meter, nomeadamente a segunda, que se forçar até arranha ( isto já não é normal ). Para entrar bem, tenho que as “decompor” suavemente. Quando comprei o carro a caixa entrava bem, mas a embraiagem estava a pegar muito em cima e pesada. O normal. Passados ± 3mk comecei a notar o problema. Resolvi então trocar a embraiagem que ainda era original, por um kit sachs ( que neste carro é mono-massa ). O que foi feito:
1º mecânico- alertei para a dificuldade e para ver a valvulina. Resultado: embraiagem leve, mas a dificuldade em meter as mudanças continuou. Valvulina? Estava tudo ok!! Pois…..Segundo ele esta caixa é dura e as mudanças custam a entrar. Não há nada a fazer. Treta. Tenho outro igual com 292mk e entram como manteiga e a embraiagem já tem mais de 50mk.
Passei uns meses assim e como não gostei da resposta, tentei outro mecânico.
2º mecânico – viu os cabos e disse que estavam em bom estado. Trocou a valvulina por uma com especificações Ford. Faltava-lhe ± meio litro. Afinou selector e as mudanças começaram a entrar ligeiramente melhor. Sol de pouca dura. 500 quilómetros depois volta ao mesmo. Disse para andar assim uns tempos que a caixa iria melhorar!!! Voltei lá, falei, mas disse-me que é o desgaste normal! Num carro com 100mk?!
Mais uns meses assim, até que me chateei e consultei um terceiro mecânico de quem tive boas referências.
3ª mecânico – diagnóstico: carretos da caixa de velocidades gripados, melhor trocar de caixa. Compro caixa de velocidades usada com garantia. Instala a caixa, diz que a valvulina está nova, bem como o kit de embraiagem, e os cabos estão em muito bom estado. Pego no carro...está na mesma!!!! Só não mandei logo o carro pelo monte abaixo porque preciso dele. Chamo-lhe a atenção e diz-me que pode ser esta “nova” caixa que pode ter defeito. Como ? Se os sintomas são exactamente iguais nas mesmas mudanças?! Era mesmo muita coincidência, não? Diz-me para andar um dia.
No dia seguinte começo a ter novos problemas. Ao ligar e desligar o carro o motor abana todo, parece que se vai desfazer, estilo o barulho dos bi-massa. Lá pensei que fossem os apoios e troquei-os. Mas ficou na mesma. Se carregar na embraiagem por vezes não faz nada, outras vezes, por frações de segundo, até parece bater válvulas. Se não carregar, até parece que vai sair do chassis. Agora o mais curioso é que quando arranco a frio quase não faz nada e a quente aparecem estes sintomas. Depois de arrancar, fica sereno a trabalhar. De referir que antes de trocar a caixa, também pedi para trocar o tensor da correia de acessórios, que fazia a chiadeira típica, mas trocaram-me apenas o rolamento do tensor, ao contrário do que tinha pedido. Curiosamente a partir daí quando ligo o carro, o motor de arranque parece que fica a rodar mais que o normal, embora pegue logo.
Como já estou a ficar desanimado, agradecia as vossas opiniões. Será que a caixa não “desembraia” bem? Carretos nesta “nova” caixa? Selector? Cabos lixados? Poderá este novo sintoma ter a ver com o motor de arranque? Volante de motor? Poderá existir alguma ligação entre tudo? Será que é o tensor que provoca esta vibração ao ligar? O mecânico diz que não “desengata” bem, daí esta vibração. Para carregar sempre na embraiagem. Então o meu outro com 290mk não faz isto e este com 100mk faz? Agradecia a vossa opinião ou a indicação de um mecânico competente, na zona do Porto.
Obrigado e desculpem o testamento.
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