Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Ajuda, compra de Opel Corsa B 1.2 Swift

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Ajuda, compra de Opel Corsa B 1.2 Swift

    Boas pessoal,
    Venho aqui tentar obter um esclarecimento e opiniões vossas, preciso neste momento de um carro para andar 5 a 6 vezes por mês, compras, aqui e ali, viagem de 150km de tempos em tempos para visita a família.
    Obtive uma proposta interessante de um Opel Corsa b 1.2 swift de 1996 com 101.000kms, carro de garagem conduzido por um idoso, sempre atencioso a revisões, peças e manutenção. Ele pede 800€ pelo mesmo sendo que está em estado impecável de exterior, interior e motor, não ouço um bater de motor, não ouço barulhos parasitas em condução e realmente o carro está em ótimo estado para os anos que tem.
    O mesmo levou distribuição nova à 1000kms bem como 4 pneus novos e travões novos. Carro de não fumador.
    Queria a vossa opinião se vale apena pagar os 800€, conheço pouco deste motor e vendi a minha VW Passat por estar sempre parada e quero algo de pouco investimento e que não me dê chatices, carro para estar parado e andar ao fim de semana.
    Acham uma boa compra, alguém com opinião e experiência nesse motor, vale apena o investimento por um carro de 96 sem direção assistida?
    Obrigado desde já.

    #2
    Pela descrição parece valer a pena - é difícil encontrar carros desta gama e idade com a manutenção bem feita. Além disso, apesar de lento, esse 1.2 é ultra-fiável.

    Já agora, certamente será um Corsa Swing, não Swift.

    Comentário


      #3
      Peço desculpa, o corretor automático corrigiu a palavra, é swing. Só fico meio preocupado por ser um carro com pouca rodagem e por ter tido uma pessoa idosa a conduzir, o que equivale a pouca rotação do motor e por consequente será um carro que terá que ter cuidado na condução inicial até poder pisar mais um pouco o acelerador.
      Único defeito que encontrei foi o circuito de refrigeração ser abastecido de água ao invés de líquido de refrigeração e apresentar certa ferrugem no vaso de expansão, o que motiva a corrosão do bloco. Isso e a embraiagem pegar quase a largar o pedal, não conheço estes carros mas já possibilita a uma troca de embraiagem daqui a uns tempos.
      Tudo o resto está em ordem, sem babadelas e o motor não foi lavado, apenas se nota um pouco de babado perto da tampa do óleo o que pondero que seja a tampa que já não sele corretamente pois não noto nada na junta da tampa das válvulas.
      Sem corrosão exterior visível, tecto de abrir, vidros frontais elétricos e tudo em condição prestina.
      Mas é como digo, não conheço este carro, seja a nível de fiabilidade a longo prazo como o seu consumo por ser um carro com destino a vida citadina de fim de semana e ser a gasolina.
      Agradeço qualquer ponto de atenção na compra bem como opiniões pessoais relacionadas à compra.

      Comentário


        #4
        Esses carros são mulas de trabalho, versáteis e de manutenção simples e acessível.
        Agora lembra-te: o 1.2i é um motor agradável em ambiente urbano, mas é para usar com calma em auto-estrada (100-110km/h é a velocidade máxima confortável com esse motor), o chassis desses carros não gostam nada de manobras bruscas e os travões não são nada de especial, sendo preciso fazer uma condução defensiva e ganhar o hábito (se não o tiveres já) de travar com a caixa.
        Não é um carro alto: a frente pode raspar em passeios e até em rampas que passas facilmente com outro carro.
        A panela de escape tem tendência a ganhar água e apodrecer em poucos anos: faz-lhe um furo para que a água escoe melhor.
        As calhas do tejadilho tendem a ficar com lixo lá preso: atenção a isso.
        Verifica com atenção as embaladeiras pelo lado de dentro: por vezes ganham ferrugem, aparecendo bolhas na pintura.
        Estes carros foram chamados à Opel para resolver um problema com as calhas de fixação dos bancos da frente: quase de certeza que este também foi, mas verifica isso (deverão estar uns autocolantes na estrutura que suporta os bancos da frente).
        Não sei se esse Corsa que viste vem com as rodas de série de 13" ou se colocaram umas rodas de 14": pessoalmente, acho absolutamente desnecessário, as rodas de 13" são as mais adequadas para este modelo com o motor 1.2i.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por To Ver Post
          Esses carros são mulas de trabalho, versáteis e de manutenção simples e acessível.
          Agora lembra-te: o 1.2i é um motor agradável em ambiente urbano, mas é para usar com calma em auto-estrada (100-110km/h é a velocidade máxima confortável com esse motor), o chassis desses carros não gostam nada de manobras bruscas e os travões não são nada de especial, sendo preciso fazer uma condução defensiva e ganhar o hábito (se não o tiveres já) de travar com a caixa.
          Não é um carro alto: a frente pode raspar em passeios e até em rampas que passas facilmente com outro carro.
          A panela de escape tem tendência a ganhar água e apodrecer em poucos anos: faz-lhe um furo para que a água escoe melhor.
          As calhas do tejadilho tendem a ficar com lixo lá preso: atenção a isso.
          Verifica com atenção as embaladeiras pelo lado de dentro: por vezes ganham ferrugem, aparecendo bolhas na pintura.
          Estes carros foram chamados à Opel para resolver um problema com as calhas de fixação dos bancos da frente: quase de certeza que este também foi, mas verifica isso (deverão estar uns autocolantes na estrutura que suporta os bancos da frente).
          Não sei se esse Corsa que viste vem com as rodas de série de 13" ou se colocaram umas rodas de 14": pessoalmente, acho absolutamente desnecessário, as rodas de 13" são as mais adequadas para este modelo com o motor 1.2i.
          Sinceramente não vi autocolantes, apenas notei que os cintos têm pré tensor em caso de colisão e estão colocados numas caixas com tampa nas laterais interiores.
          Ferrugem não noto em qualquer lado, nem mesmo na panela, o vidro do tejadilho raramente foi aberto pois não tem sequer arranhões nos plásticos onde fica a manete de abertura manual. Tem umas batidas no lado do pendura na zona do macaco mas nada de outro mundo.
          Deixo-te umas fotos do mesmo para veres o estado dele. received_724131208840236.jpg received_396321612431555.jpg received_7708236485913710.jpg received_767557761270109.jpg received_396831889142400.jpg received_740501293854915.jpg received_318097450383502.jpg received_360449505992696.jpg received_395899022586755.jpg

          Comentário


            #6
            Como referido, não é um carro de correrias, mas se sabes ao que vais e se está direito, é o que interessa.

            Já agora esse 1.2 tinha 45cv.

            Comentário


              #7
              Como mera curiosidade, fica info sobre a viatura.

              Já agora, indicam os problemas já referidos acima, alertando também para a questão da fuga na tampa das válvulas ou ainda, a questão de trocar a correia ao 60.000km



              https://www.auto-moto.com/occasion/g...que-71169.html


              https://www.autobild.de/artikel/opel...00--35285.html

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por To Ver Post
                Esses carros são mulas de trabalho, versáteis e de manutenção simples e acessível.
                Agora lembra-te: o 1.2i é um motor agradável em ambiente urbano, mas é para usar com calma em auto-estrada (100-110km/h é a velocidade máxima confortável com esse motor), o chassis desses carros não gostam nada de manobras bruscas e os travões não são nada de especial, sendo preciso fazer uma condução defensiva e ganhar o hábito (se não o tiveres já) de travar com a caixa.
                Não é um carro alto: a frente pode raspar em passeios e até em rampas que passas facilmente com outro carro.
                A panela de escape tem tendência a ganhar água e apodrecer em poucos anos: faz-lhe um furo para que a água escoe melhor.
                As calhas do tejadilho tendem a ficar com lixo lá preso: atenção a isso.
                Verifica com atenção as embaladeiras pelo lado de dentro: por vezes ganham ferrugem, aparecendo bolhas na pintura.
                Estes carros foram chamados à Opel para resolver um problema com as calhas de fixação dos bancos da frente: quase de certeza que este também foi, mas verifica isso (deverão estar uns autocolantes na estrutura que suporta os bancos da frente).
                Não sei se esse Corsa que viste vem com as rodas de série de 13" ou se colocaram umas rodas de 14": pessoalmente, acho absolutamente desnecessário, as rodas de 13" são as mais adequadas para este modelo com o motor 1.2i.
                No fundo é pensar que está a conduzir um carro elétrico.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por nto Ver Post
                  Como mera curiosidade, fica info sobre a viatura.

                  Já agora, indicam os problemas já referidos acima, alertando também para a questão da fuga na tampa das válvulas ou ainda, a questão de trocar a correia ao 60.000km



                  https://www.auto-moto.com/occasion/g...que-71169.html


                  https://www.autobild.de/artikel/opel...00--35285.html
                  Muito obrigado, os artigos são extremamente objetivos e claros e diretos ao assunto, muito interessante!
                  Acabei por me aperceber no todo que são mesmo "carrinhos de compras", o que por um lado é bom mas por outro me retira confiança em viagens longas pontuais pelo facto de ter que ser demasiado zeloso na condução e ter que "perder" tempo a admirar as paisagens. Por outro o facto do artigo alertar para o motor não gostar de viagens de curta distância e que se reflete em coices, coisa que o dono me tinha alertado que aconteceu na última pequena travessia que fez de curta distância para ele rodar um pouco, também não me ajuda na conquista.
                  Penso que vou tentar gastar mais um pouco de dinheiro e talvez comprar um diesel compacto com um pouco mais de jogo de cintura e manobra, mesmo pelo intuito de ficar para a mulher quando necessita e a falta de direção assistida ser um caso sério no que toca a estacionar devido ao esforço necessário.
                  Agradeço desde já a todos os que perderam um pouco do tempo e me focaram no todo e não só nas condições de estima do mesmo e os poucos kms.
                  Fortes saudações 😀

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por blind3 Ver Post
                    Muito obrigado, os artigos são extremamente objetivos e claros e diretos ao assunto, muito interessante!
                    Acabei por me aperceber no todo que são mesmo "carrinhos de compras", o que por um lado é bom mas por outro me retira confiança em viagens longas pontuais pelo facto de ter que ser demasiado zeloso na condução e ter que "perder" tempo a admirar as paisagens. Por outro o facto do artigo alertar para o motor não gostar de viagens de curta distância e que se reflete em coices, coisa que o dono me tinha alertado que aconteceu na última pequena travessia que fez de curta distância para ele rodar um pouco, também não me ajuda na conquista.
                    Penso que vou tentar gastar mais um pouco de dinheiro e talvez comprar um diesel compacto com um pouco mais de jogo de cintura e manobra, mesmo pelo intuito de ficar para a mulher quando necessita e a falta de direção assistida ser um caso sério no que toca a estacionar devido ao esforço necessário.
                    Agradeço desde já a todos os que perderam um pouco do tempo e me focaram no todo e não só nas condições de estima do mesmo e os poucos kms.
                    Fortes saudações 


                    Há uns aninhos os Minis, os Fiat Uno e companhia levavam às vezes até mais que a lotação máxima mais a bagagem das férias durante centenas de quilómetros e um Corsa mais recente não consegue?
                    E a alternativa é comprar um diesel? Por 800€? Ou 8000€? E esse não dá coices ao andar nas voltinhas pequenas?
                    Acho que, não querendo gastar muito dinheiro, e para a utilização que queres, esse Corsa é um achado. Manda-me o nº do vendedor por PM.

                    Comentário


                      #11
                      Esse motor é muito muito fiável. Não é dado a correrias, mesmo a direito a velocidade máxima anda ali nos 145km/h.
                      Conheci algumas unidades já acima dos 500.000 km sem problemas de maior.

                      Verifica se o sistema de refrigeração não tem ferrugem e se a sofagem funciona.

                      Comentário


                        #12
                        por 800€ e para durar até aos 30 anos não se pode pedir muito! a minha esposa teve um 1.0 eco de 99 durante alguns anos. foi dos piores carros que conduzi, eu abominava aquilo! ainda para mais com um motor que não andava um corno! mas ela estava contente, até se habituar ao meu! ou era eu que estava mal habituado, lá está!

                        quanto ao motor, é de guerra, sem nada para avariar à volta. é fazer uma mudança de correia num mecânico de esquina, ver o estado dos travões, lembrares-te que isso sao abrandadores, nada mais, verificares o líquido da refrigeração e pouco mais. as panelas realmente davam chatices. ela comprou-o acho que com 2 anos e durante outros 2 a panela deu chatices e teve que ser mudada penso que duas vezes e teve mais uma chatice qualquer. de resto acabou a garantia e acabaram-se os problemas, ironicamente! depois lá o conseguiu vender quando fez 9 anos e no ano passado apareceu finalmente à venda outra vez, após muitos anos com o mesmo dono. se esse é de um velhote, deve estar bastante preso, ainda para mais com esses parcos kms. se calhar devias limpar o sistema de combustível também, nem que fosse com um aditivo e pouca gasolina. até deve sair ferrugem de dentro do escape!

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por blind3 Ver Post
                          Peço desculpa, o corretor automático corrigiu a palavra, é swing. Só fico meio preocupado por ser um carro com pouca rodagem e por ter tido uma pessoa idosa a conduzir, o que equivale a pouca rotação do motor e por consequente será um carro que terá que ter cuidado na condução inicial até poder pisar mais um pouco o acelerador.
                          Único defeito que encontrei foi o circuito de refrigeração ser abastecido de água ao invés de líquido de refrigeração e apresentar certa ferrugem no vaso de expansão, o que motiva a corrosão do bloco. Isso e a embraiagem pegar quase a largar o pedal, não conheço estes carros mas já possibilita a uma troca de embraiagem daqui a uns tempos.
                          Tudo o resto está em ordem, sem babadelas e o motor não foi lavado, apenas se nota um pouco de babado perto da tampa do óleo o que pondero que seja a tampa que já não sele corretamente pois não noto nada na junta da tampa das válvulas.
                          Sem corrosão exterior visível, tecto de abrir, vidros frontais elétricos e tudo em condição prestina.
                          Mas é como digo, não conheço este carro, seja a nível de fiabilidade a longo prazo como o seu consumo por ser um carro com destino a vida citadina de fim de semana e ser a gasolina.
                          Agradeço qualquer ponto de atenção na compra bem como opiniões pessoais relacionadas à compra.
                          Originalmente Colocado por now Ver Post
                          Esse motor é muito muito fiável. Não é dado a correrias, mesmo a direito a velocidade máxima anda ali nos 145km/h.
                          Conheci algumas unidades já acima dos 500.000 km sem problemas de maior.

                          Verifica se o sistema de refrigeração não tem ferrugem e se a sofagem funciona.



                          Nesse post, ele referiu que o circuito tem ferrugem.

                          Como é claro, teria que ser limpo.

                          Comentário

                          AD fim dos posts Desktop

                          Collapse

                          Ad Fim dos Posts Mobile

                          Collapse
                          Working...
                          X