Isso pode várias coisas, e aqui tentar "adivinhar" ainda por cima sem uma gravação é praticamente impossível acertar.
Uma pequena fissura num dos tubos... (intercooler etc)...
Correia de distribuição muito tencionada, ou a qualidade da mesma... mas isso também faria o barulho parado ao ralentin quando se acelera um pouco...
Enfim...O melhor será pedir opinião a vários mecânicos e depois ver quantos é que disseram a mesma coisa
Um vai dizer que é a caixa (se fosse, penso que faria em todas as marchas)
Outros dirão que é a bomba de água, turbo, tubo... e o mais sábio deverá primeiro fazer um diagnostico visual ás tubagens e afins, ligar a maquina se achar necessário, conduzir o carro com o proprietário, e então só no fim dar a sua opinião.
Boa sorte nisso. Pode ser muita coisa, e pode não ser nada relevante.
Parece... parece não quer dizer que seja, que é a própria caixa a trabalhar, e quando em menos esforço o barulho atenua, ou é menos audível. Aquele barulho característico que se ouve nos carros WRC de rally? Só que nestes, o barulho idêntico é muito mais audível.
Nos carros WRC acontece porque os carretos da caixa são direitos (os dentes). Mais resistentes há torção,mais diretos e rápidos ao engrenar mudanças,... mas mais barulhentos.
Nas caixas normais, os carretos são na maior parte helicoidais (dentes dos carretos) para uma caixa mais silenciosa e macia nas mudanças,... mas menos resistentes.
Isso aí dá me a entender ser uma ligeira folga na caixa entre as engrenagens que origina esse zumbido.Quanto mais a rotação, mais sobe de tom.
Só para descargo, mandava ver o nível do fluido da caixa e há sua substituição. É barato e ao contrário do que as marcas dizem sobre ser vitalício, deve ser trocado pelo menos a cada 100.000km...
A ser esse o problema, que penso não ser nada grave, há uns aditivos para a caixa ficar mais "macia" e silenciosa. Uns serão contra os aditivos, eu pessoalmente acho que não perde nada.
Provavelmente vai fazer muitos e bons quilómetros com esse pequeno barulho e ainda vais vende-lo daqui a uns anos com ele...
O meu com 204.000km também tem já um pequeno barulho na caixa devido ao desgaste. É "normal". Os quilómetros não perdoam, mas não quer dizer que a caixa esteja a entregar a alma ao criador.
Não se pode é contar que tudo funcione na perfeição com o passar do tempo e principalmente dos quilómetros.
É a minha opinião... Não quer dizer que esteja certa. ..... Vale o que vale.
Mas eu mandava ver o nível de óleo da caixa e muda-lo. Com ou sem aditivo. Só para descargo de consciência, e aí já via se melhorou. Pelo menos a caixa fica mais protegida.
Editado pela última vez por ToniGT; 18 June 2022, 18:02.
Parece... parece não quer dizer que seja, que é a própria caixa a trabalhar, e quando em menos esforço o barulho atenua, ou é menos audível. Aquele barulho característico que se ouve nos carros WRC de rally? Só que nestes, o barulho idêntico é muito mais audível.
Nos carros WRC acontece porque os carretos da caixa são direitos (os dentes). Mais resistentes há torção,mais diretos e rápidos ao engrenar mudanças,... mas mais barulhentos.
Nas caixas normais, os carretos são na maior parte helicoidais (dentes dos carretos) para uma caixa mais silenciosa e macia nas mudanças,... mas menos resistentes.
Isso aí dá me a entender ser uma ligeira folga na caixa entre as engrenagens que origina esse zumbido.Quanto mais a rotação, mais sobe de tom.
Só para descargo, mandava ver o nível do fluido da caixa e há sua substituição. É barato e ao contrário do que as marcas dizem sobre ser vitalício, deve ser trocado pelo menos a cada 100.000km...
A ser esse o problema, que penso não ser nada grave, há uns aditivos para a caixa ficar mais "macia" e silenciosa. Uns serão contra os aditivos, eu pessoalmente acho que não perde nada.
Provavelmente vai fazer muitos e bons quilómetros com esse pequeno barulho e ainda vais vende-lo daqui a uns anos com ele...
O meu com 204.000km também tem já um pequeno barulho na caixa devido ao desgaste. É "normal". Os quilómetros não perdoam, mas não quer dizer que a caixa esteja a entregar a alma ao criador.
Não se pode é contar que tudo funcione na perfeição com o passar do tempo e principalmente dos quilómetros.
É a minha opinião... Não quer dizer que esteja certa. ..... Vale o que vale.
Mas eu mandava ver o nível de óleo da caixa e muda-lo. Com ou sem aditivo. Só para descargo de consciência, e aí já via se melhorou. Pelo menos a caixa fica mais protegida.
Eu tambem acredito que seja da caixa, vou experimentar fazer a mudança do oleo da caixa com aditivo a ver no que da
Só para descartar que seja da embraiagem: com o carro parado, ou seja em ponto-morto, acelera o motor ás +-2000 rpm : acciona o pedal da embraiagem e tira e ouve se notas diferença de ruido no motor.
Só para descartar que seja da embraiagem: com o carro parado, ou seja em ponto-morto, acelera o motor ás +-2000 rpm : acciona o pedal da embraiagem e tira e ouve se notas diferença de ruido no motor.
Se fora da caixa, mal carregues no pedal da embraiagem o ruído deve desaparecer...será algum rolamento gripado na caixa...
Para despistar se é da caixa de velocidades ou não, carregue na embraiagem em movimento (pode ser aos tais 130 Km/h em 5a) e confira se há alterações no ruído.
Para despistar se é da caixa de velocidades ou não, carregue na embraiagem em movimento (pode ser aos tais 130 Km/h em 5a) e confira se há alterações no ruído.
O barulho desaparece, e desaparece quando deixo de acelerar
Sim. Tudo indica que seja a caixa, mas eu não me preocuparia muito com isso. Para mim, é o desgaste normal de uma caixa com essa quilometragem. O meu faz isso mais em 2ª. Na marcha há ré todos fazem um ruído semelhante e bem audível por serem dentes retos e não helicoidais como são os carretos da 1,2,3,4,5, ou 6. Isso para mim é o ruído e a folga necessária entre carretos um pouco mais acentuada.
Ao carregar na embraiagem o barulho tipo um chocalho desaparece. Claro, os carretos e toda a caixa inclusive o veio primário param, quando larga o pedal os carretos rodam,junto com veios e respetivos rolamentos...
Meu 308 faz isso, o meu Honda também, embora mais baixo, e que me lembre quase todos os carros que tive faziam e foram todos vendidos ou trocados com muitos quilómetros e a caixa nunca avariou.
Raramente se encontra uma caixa manual completamente silenciosa. (Ouvir só em espaço fechado).
Se alguém aqui tiver um carro com já alguns bons quilómetros rodados e que seja completamente silenciosa, de aqui o feedback...
Eu que me lembre, acho que nunca tive nenhum carro que não fizesse ruído. Uns mais, outros menos.
Mas é apenas a minha opinião pessoal. Vale o que vale...
Mais detalhe pode ser visto aqui numa rápida busca que fiz agora.
O barulho desaparece, e desaparece quando deixo de acelerar
Então será da caixa.
Podes descobrir mais se experimentares nas várias mudanças. Em que mudanças faz e não faz diz-te que rolamentos estão com problemas. Mas a abrir a caixa normalmente trocam-se todos.
Mas a ser o rolamento a meu ver, faria mais barulho sobre carga,não? O que não é o caso.
É precisamente o contrário.
Quando está com menos carga é que é audível. Levando-me a crer que é precisamente quando o jogo dos carretos estão com menos esforço,logo ouvindo-se esse ruído da suposta folga entre eles já fora da tolerância desejada.
Não desfazendo a opinião dos restantes aqui obviamente. Apenas trocando ideias.
Uma casa da especialidade "honesta" lhe dará uma opinião mais precisa, porque se não forem os rolamentos acredito que eles não o vão enganar investindo na reparação e substituição dos mesmos e depois continuar com o mesmo ruído.
A ser algum rolamento, apontaria para o rolamento do veio primário. É o mais solicitado, e o mais barulhento.
Embora eu ainda diga que se fosse comigo não me preocuparia muito com isso.
Editado pela última vez por ToniGT; 24 June 2022, 07:10.
Os meus carros, não tem caixas 100 % silenciosas (de facto também nunca ouvi uma assim),mas esse ruido parece-me intenso de mais. Por outro lado, já tive um polo que tinha os rolamentos gripados e de facto era com mais carga que aparecia o ruido e era tipo um raspar. Despachei o carro por 500 € e pouco tempo depois deixei de o ver a circular por provavelmente, as mudanças começarem a saltar.
Seja como for, já fizeste o que podia ser feito: trocar o óleo da caixa e verificar nivel. Se o carro não tem garantia, é circular com o carro. O pior é quando começam a saltar mudanças.
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