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Barulho agudo ao acelerar

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    Barulho agudo ao acelerar

    Boa Tarde a todos,



    Desde já um obrigado
    Editado pela última vez por Pretty2K; 19 October 2022, 00:06.

    #2
    Era uma gravação...

    Comentário


      #3
      Se fosse da distribuicao ou da caixa nao parava ao tirar o pe do acelerador pois depende das rotacoes do motor


      Turbo? Injectores?

      Comentário


        #4
        Algo a ver com a embraiagem/ caixa/ transmissão (diferencial). O que é não sei, é esperar por alguém mais entendido.

        Comentário


          #5
          Isso pode várias coisas, e aqui tentar "adivinhar" ainda por cima sem uma gravação é praticamente impossível acertar.
          Uma pequena fissura num dos tubos... (intercooler etc)...
          Correia de distribuição muito tencionada, ou a qualidade da mesma... mas isso também faria o barulho parado ao ralentin quando se acelera um pouco...

          Enfim...O melhor será pedir opinião a vários mecânicos e depois ver quantos é que disseram a mesma coisa
          Um vai dizer que é a caixa (se fosse, penso que faria em todas as marchas)

          Outros dirão que é a bomba de água, turbo, tubo... e o mais sábio deverá primeiro fazer um diagnostico visual ás tubagens e afins, ligar a maquina se achar necessário, conduzir o carro com o proprietário, e então só no fim dar a sua opinião.

          Boa sorte nisso. Pode ser muita coisa, e pode não ser nada relevante.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por ToniGT Ver Post
            Era uma gravação...
            Fiz uma gravação para ver se conseguem perceber melhor
            http://youtube.com/shorts/lu8pEvRmMW4?feature=share

            Comentário


              #7
              Tambem acontece com o AC desligado?

              Comentário


                #8
                Parece... parece não quer dizer que seja, que é a própria caixa a trabalhar, e quando em menos esforço o barulho atenua, ou é menos audível. Aquele barulho característico que se ouve nos carros WRC de rally? Só que nestes, o barulho idêntico é muito mais audível.
                Nos carros WRC acontece porque os carretos da caixa são direitos (os dentes). Mais resistentes há torção,mais diretos e rápidos ao engrenar mudanças,... mas mais barulhentos.

                Nas caixas normais, os carretos são na maior parte helicoidais (dentes dos carretos) para uma caixa mais silenciosa e macia nas mudanças,... mas menos resistentes.

                Isso aí dá me a entender ser uma ligeira folga na caixa entre as engrenagens que origina esse zumbido.Quanto mais a rotação, mais sobe de tom.

                Só para descargo, mandava ver o nível do fluido da caixa e há sua substituição. É barato e ao contrário do que as marcas dizem sobre ser vitalício, deve ser trocado pelo menos a cada 100.000km...

                A ser esse o problema, que penso não ser nada grave, há uns aditivos para a caixa ficar mais "macia" e silenciosa. Uns serão contra os aditivos, eu pessoalmente acho que não perde nada.
                Provavelmente vai fazer muitos e bons quilómetros com esse pequeno barulho e ainda vais vende-lo daqui a uns anos com ele...

                O meu com 204.000km também tem já um pequeno barulho na caixa devido ao desgaste. É "normal". Os quilómetros não perdoam, mas não quer dizer que a caixa esteja a entregar a alma ao criador.

                Não se pode é contar que tudo funcione na perfeição com o passar do tempo e principalmente dos quilómetros.

                É a minha opinião... Não quer dizer que esteja certa. ..... Vale o que vale.
                Mas eu mandava ver o nível de óleo da caixa e muda-lo. Com ou sem aditivo. Só para descargo de consciência, e aí já via se melhorou. Pelo menos a caixa fica mais protegida.
                Editado pela última vez por ToniGT; 18 June 2022, 18:02.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por mok Ver Post
                  Tambem acontece com o AC desligado?
                  acontece com ac desligado e ligado

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por ToniGT Ver Post
                    Parece... parece não quer dizer que seja, que é a própria caixa a trabalhar, e quando em menos esforço o barulho atenua, ou é menos audível. Aquele barulho característico que se ouve nos carros WRC de rally? Só que nestes, o barulho idêntico é muito mais audível.
                    Nos carros WRC acontece porque os carretos da caixa são direitos (os dentes). Mais resistentes há torção,mais diretos e rápidos ao engrenar mudanças,... mas mais barulhentos.

                    Nas caixas normais, os carretos são na maior parte helicoidais (dentes dos carretos) para uma caixa mais silenciosa e macia nas mudanças,... mas menos resistentes.

                    Isso aí dá me a entender ser uma ligeira folga na caixa entre as engrenagens que origina esse zumbido.Quanto mais a rotação, mais sobe de tom.

                    Só para descargo, mandava ver o nível do fluido da caixa e há sua substituição. É barato e ao contrário do que as marcas dizem sobre ser vitalício, deve ser trocado pelo menos a cada 100.000km...

                    A ser esse o problema, que penso não ser nada grave, há uns aditivos para a caixa ficar mais "macia" e silenciosa. Uns serão contra os aditivos, eu pessoalmente acho que não perde nada.
                    Provavelmente vai fazer muitos e bons quilómetros com esse pequeno barulho e ainda vais vende-lo daqui a uns anos com ele...

                    O meu com 204.000km também tem já um pequeno barulho na caixa devido ao desgaste. É "normal". Os quilómetros não perdoam, mas não quer dizer que a caixa esteja a entregar a alma ao criador.

                    Não se pode é contar que tudo funcione na perfeição com o passar do tempo e principalmente dos quilómetros.

                    É a minha opinião... Não quer dizer que esteja certa. ..... Vale o que vale.
                    Mas eu mandava ver o nível de óleo da caixa e muda-lo. Com ou sem aditivo. Só para descargo de consciência, e aí já via se melhorou. Pelo menos a caixa fica mais protegida.
                    Eu tambem acredito que seja da caixa, vou experimentar fazer a mudança do oleo da caixa com aditivo a ver no que da

                    Comentário


                      #11
                      Parece ser mesmo da caixa ou algo no diferencial.

                      Só para descartar que seja da embraiagem: com o carro parado, ou seja em ponto-morto, acelera o motor ás +-2000 rpm : acciona o pedal da embraiagem e tira e ouve se notas diferença de ruido no motor.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por ELVTMB Ver Post
                        Parece ser mesmo da caixa ou algo no diferencial.

                        Só para descartar que seja da embraiagem: com o carro parado, ou seja em ponto-morto, acelera o motor ás +-2000 rpm : acciona o pedal da embraiagem e tira e ouve se notas diferença de ruido no motor.
                        Se fora da caixa, mal carregues no pedal da embraiagem o ruído deve desaparecer...será algum rolamento gripado na caixa...

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por DonJuan1 Ver Post
                          Se fora da caixa, mal carregues no pedal da embraiagem o ruído deve desaparecer...será algum rolamento gripado na caixa...
                          Realizei a mudança do oleo da caixa com o aditivo e o barulho continua la, será um rolamento?

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                            #14
                            Para despistar se é da caixa de velocidades ou não, carregue na embraiagem em movimento (pode ser aos tais 130 Km/h em 5a) e confira se há alterações no ruído.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por MSchumacher Ver Post
                              Para despistar se é da caixa de velocidades ou não, carregue na embraiagem em movimento (pode ser aos tais 130 Km/h em 5a) e confira se há alterações no ruído.
                              O barulho desaparece, e desaparece quando deixo de acelerar

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                                #16
                                Sim. Tudo indica que seja a caixa, mas eu não me preocuparia muito com isso. Para mim, é o desgaste normal de uma caixa com essa quilometragem. O meu faz isso mais em 2ª. Na marcha há ré todos fazem um ruído semelhante e bem audível por serem dentes retos e não helicoidais como são os carretos da 1,2,3,4,5, ou 6. Isso para mim é o ruído e a folga necessária entre carretos um pouco mais acentuada.

                                Ao carregar na embraiagem o barulho tipo um chocalho desaparece. Claro, os carretos e toda a caixa inclusive o veio primário param, quando larga o pedal os carretos rodam,junto com veios e respetivos rolamentos...
                                Meu 308 faz isso, o meu Honda também, embora mais baixo, e que me lembre quase todos os carros que tive faziam e foram todos vendidos ou trocados com muitos quilómetros e a caixa nunca avariou.
                                Raramente se encontra uma caixa manual completamente silenciosa. (Ouvir só em espaço fechado).

                                Se alguém aqui tiver um carro com já alguns bons quilómetros rodados e que seja completamente silenciosa, de aqui o feedback...

                                Eu que me lembre, acho que nunca tive nenhum carro que não fizesse ruído. Uns mais, outros menos.
                                Mas é apenas a minha opinião pessoal. Vale o que vale...
                                Mais detalhe pode ser visto aqui numa rápida busca que fiz agora.

                                https://www.razaoautomovel.com/2017/...s-som-estranho

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                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Pretty2K Ver Post
                                  O barulho desaparece, e desaparece quando deixo de acelerar
                                  Então será da caixa.

                                  Podes descobrir mais se experimentares nas várias mudanças. Em que mudanças faz e não faz diz-te que rolamentos estão com problemas. Mas a abrir a caixa normalmente trocam-se todos.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Mas a ser o rolamento a meu ver, faria mais barulho sobre carga,não? O que não é o caso.
                                    É precisamente o contrário.
                                    Quando está com menos carga é que é audível. Levando-me a crer que é precisamente quando o jogo dos carretos estão com menos esforço,logo ouvindo-se esse ruído da suposta folga entre eles já fora da tolerância desejada.
                                    Não desfazendo a opinião dos restantes aqui obviamente. Apenas trocando ideias.

                                    Uma casa da especialidade "honesta" lhe dará uma opinião mais precisa, porque se não forem os rolamentos acredito que eles não o vão enganar investindo na reparação e substituição dos mesmos e depois continuar com o mesmo ruído.
                                    A ser algum rolamento, apontaria para o rolamento do veio primário. É o mais solicitado, e o mais barulhento.
                                    Embora eu ainda diga que se fosse comigo não me preocuparia muito com isso.
                                    Editado pela última vez por ToniGT; 24 June 2022, 07:10.

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                                      #19
                                      Os meus carros, não tem caixas 100 % silenciosas (de facto também nunca ouvi uma assim),mas esse ruido parece-me intenso de mais. Por outro lado, já tive um polo que tinha os rolamentos gripados e de facto era com mais carga que aparecia o ruido e era tipo um raspar. Despachei o carro por 500 € e pouco tempo depois deixei de o ver a circular por provavelmente, as mudanças começarem a saltar.

                                      Seja como for, já fizeste o que podia ser feito: trocar o óleo da caixa e verificar nivel. Se o carro não tem garantia, é circular com o carro. O pior é quando começam a saltar mudanças.

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