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    Opel Vectra 1.6S

    Boas pessoal!
    Gostava de saber a vossa opinião (caso tenham conhecimento do assunto), sobre o Opel Vectra A 1.6S de 1990. Infelizmente perdi o meu num acidente a semana passada e encontrei este baratinho!
    Aparentemente o carro está bom mas não conheço este motor.
    Obrigado desde já a quem possa dar uma opinião fiável. 😁😁

    #2
    Originalmente Colocado por VWPoloNorte Ver Post
    Boas pessoal!
    Gostava de saber a vossa opinião (caso tenham conhecimento do assunto), sobre o Opel Vectra A 1.6S de 1990. Infelizmente perdi o meu num acidente a semana passada e encontrei este baratinho!
    Aparentemente o carro está bom mas não conheço este motor.
    Obrigado desde já a quem possa dar uma opinião fiável. 

    É o 1.6 de 82cv.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por nto Ver Post
      É o 1.6 de 82cv.
      Sim, é.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por VWPoloNorte Ver Post
        Sim, é.

        Sim, eu sei que é.

        Comentário


          #5
          Aqui fica um ensaio que em tempos coloquei da época, em que entra o Vectra com esse motor:





          https://forum.motorguia.net/forum-ge...post1069015708








          Originalmente Colocado por nto Ver Post
          Opel Vectra 1.6 GL, Peugeot 405 GL, Renault 21 GTS






          Comentário


            #6
            Esse fala em Vectra 1.6 GL.
            O meu é o GLS, 1.6S. Não sei se existe alguma diferença mas provavelmente não..

            Comentário


              #7
              Existe apenas no nível de equipamento, incluindo eventualmente a qualidade dos estofos. Em termos mecânicos é igual.

              Curiosamente, em Portugal havia o 1.4 GL, com 70 e qualquer coisa CV (não sei se era 72 ou 75) e depois este 1.6 já com 82 CV.

              Na Alemanha e outros países, a base era um 1.6 com 75 CV.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por VWPoloNorte Ver Post
                Esse fala em Vectra 1.6 GL.
                O meu é o GLS, 1.6S. Não sei se existe alguma diferença mas provavelmente não..


                O motor é o mesmo.

                Comentário


                  #9
                  Este tá em excelente estado de conservação. Era de garagem. 150 mil kms. Com todos os extras, 4 vidros eléctricos, antena do rádio eléctrica, encosto de braço, bancos em tecido tipo veludo super confortáveis. E o motor é bastante sonoro e rotativo.
                  Quando está a quente, engasga ali um bocadinho a pegar mas arranca.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                    Existe apenas no nível de equipamento, incluindo eventualmente a qualidade dos estofos. Em termos mecânicos é igual.

                    Curiosamente, em Portugal havia o 1.4 GL, com 70 e qualquer coisa CV (não sei se era 72 ou 75) e depois este 1.6 já com 82 CV.

                    Na Alemanha e outros países, a base era um 1.6 com 75 CV.

                    Correcto.


                    Sendo que este 1.6 de 82cv era a carburador e o 1.6 de 75cv, já era a injecção

                    Mas e como curiosidade ao contrário da diferença de potência possa fazer parecer, o andamento do 1.4 e do 1.6 de 82cv... Era bem diferente mesmo.

                    Existiram ambos na família e um ao pé do outro, parecia outro carro mesmo
                    Editado pela última vez por nto; 04 July 2022, 19:35.

                    Comentário


                      #11
                      Ah sim, acredito plenamente.

                      Comentário


                        #12
                        É.
                        Nessa altura o salto entre 1.4 e 1.6 era bem notório, tal como 1.1/1.2 VS 1.4 no segmento A e B.

                        Lembro-me de que quando se falava em 1.6, as pessoas diziam logo que já era outra loiça.

                        Tal como os diesel com Turbo....que faziam um Corsa 1.5 TD 65cv parecer 1 foguete ou um 309 TD ( ? ) 1 mini canhão

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                          É.
                          Nessa altura o salto entre 1.4 e 1.6 era bem notório, tal como 1.1/1.2 VS 1.4 no segmento A e B.

                          Lembro-me de que quando se falava em 1.6, as pessoas diziam logo que já era outra loiça.

                          Tal como os diesel com Turbo....que faziam um Corsa 1.5 TD 65cv parecer 1 foguete ou um 309 TD ( ? ) 1 mini canhão
                          O 1.5 do Corsa, tinha 67cv.

                          Quanto ao 309TD, tinha 78cv.

                          Mas a questão que quis realçar, era que no Vectra à época, é que apesar da diferença de cavalagem entre o 1.4 75cv e o 1.6 82cv ser de poucos cavalos de diferença, o andamento era totalmente diferente.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por nto Ver Post
                            O 1.5 do Corsa, tinha 67cv.

                            Quanto ao 309TD, tinha 78cv.

                            Mas a questão que quis realçar, era que no Vectra à época, é que apesar da diferença de cavalagem entre o 1.4 75cv e o 1.6 82cv ser de poucos cavalos de diferença, o andamento era totalmente diferente.
                            Sim mas em % ainda é considerável, e portanto qq turbito ou 1 pouco mais de cilindrada fazia logo uma diferença considerável, dependendo dos casos é certo, mas fazia.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                              Sim mas em % ainda é considerável, e portanto qq turbito ou 1 pouco mais de cilindrada fazia logo uma diferença considerável, dependendo dos casos é certo, mas fazia.


                              Sim claro.

                              Mas aí está, à época quem comprou o dito Vectra 1.4 que referi acima, podia muito bem ter adquirido o Vectra 1.6, mas pela diferença "mínima" de 7cv, achou que não valia a pena... certo é, que em pouco tempo se arrependeu. Porque tinha familiar com o dito Vectra 1.6 e bem via que andamento de um e de outro, era bem diferente.

                              Comentário


                                #16
                                Se calhar a relação de transmissão também não era a mesma... digo eu!

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                  Se calhar a relação de transmissão também não era a mesma... digo eu!
                                  Sim, tambem pode acontecer, e essa era outra coisa que fazia muita diferença.
                                  Numa época sem turbos para motores " normais " , uma caixa mais curta fazia milagres.

                                  Por curiosidade diria que nessa época, já no Golf III, devia ser o caso de maior diferença 1.4i face a 1.6i em PT, já que eram 60cv monoponto ( diferente do motor do Polo ) e multiponto 100cv !!

                                  Quanto ao topico e o autor que me desculpe o offtopic, já conheces os segredos do Vectra 1.6, ora nada melhor para experimentar esse que andas a ver, para detectares facilmente o estado dele.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                    Se calhar a relação de transmissão também não era a mesma... digo eu!

                                    Sim, claro.

                                    Mas mesmo em ambiente "urbano", o 1.6 tinha outro pulmão e duvido que as relações de caixa mais baixas do 1.6, fossem mais "curtas" que o 1.4.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                      Sim, tambem pode acontecer, e essa era outra coisa que fazia muita diferença.
                                      Numa época sem turbos para motores " normais " , uma caixa mais curta fazia milagres.

                                      Por curiosidade diria que nessa época, já no Golf III, devia ser o caso de maior diferença 1.4i face a 1.6i em PT, já que eram 60cv monoponto ( diferente do motor do Polo ) e multiponto 100cv !!

                                      Quanto ao topico e o autor que me desculpe o offtopic, já conheces os segredos do Vectra 1.6, ora nada melhor para experimentar esse que andas a ver, para detectares facilmente o estado dele.


                                      Como curiosidade e mais uma vez, no caso do Golf III, também existia o 1.6i de 75cv, mas que em Portugal não era comercializado.

                                      Porque aí está, a nível de impostos, o 1.6 de 75cv pagava o mesmo que o 1.6 de 100cv e assim sendo, o importador só disponibilizava a versão mais potente.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Ora e segundo as cábulas, o Vectra A 1.4 tinha a caixa F10 com desmultiplicação 4.29.

                                        O Vectra A 1.6, já tinha a caixa F13 com desmultiplicação 3.94

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                                          #21
                                          Originalmente Colocado por VWPoloNorte Ver Post
                                          Boas pessoal!
                                          Gostava de saber a vossa opinião (caso tenham conhecimento do assunto), sobre o Opel Vectra A 1.6S de 1990. Infelizmente perdi o meu num acidente a semana passada e encontrei este baratinho!
                                          Aparentemente o carro está bom mas não conheço este motor.
                                          Obrigado desde já a quem possa dar uma opinião fiável. 
                                          espero que tenha ficado tudo bem e que não tenham havido mazelas. quanto ao vectra, infelizmente perdeste-o. agora é tentares encontrar algo mais recente que gostes. penso que não voltaria a ter outro igual para "substituir" o antigo, uma vez que há tanta coisa por aí diferente.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                                            espero que tenha ficado tudo bem e que não tenham havido mazelas. quanto ao vectra, infelizmente perdeste-o. agora é tentares encontrar algo mais recente que gostes. penso que não voltaria a ter outro igual para "substituir" o antigo, uma vez que há tanta coisa por aí diferente.
                                            Oh mas vai-se meter num qualquer clio 1.2....

                                            O Vectra é tão giro

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                                              #23
                                              sinais dos tempos. nem é preciso ser um clio qualquer, há muita coisa por aí, como digo. e nem precisa de ter pressa. se a tiver... há por aí muita coisa!

                                              mais que não seja, sai de um vectra mais antigo e mete-se num mais moderno, como muita gente faz para não ter que procurar muito. seguem para o mesmo modelo, mas da geração seguinte. jogam pelo seguro.

                                              Comentário


                                                #24
                                                O Vectra foi o que comprei agora ! Não foi o que espatifei..
                                                Se bem que o gajo às vezes a quente custa um bocado a pegar e tem o relanti um pouco alto, mesmo com o pé na embraiagem.. não sei o que possa ser.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  170 km/h de velocidade máxima para o Vectra? Dá muito mais. Ontem só a esticá-lo um bocadinho numa recta, foi num ápice aos 160.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por VWPoloNorte Ver Post
                                                    O Vectra foi o que comprei agora ! Não foi o que espatifei..
                                                    Se bem que o gajo às vezes a quente custa um bocado a pegar e tem o relanti um pouco alto, mesmo com o pé na embraiagem.. não sei o que possa ser.
                                                    Custar a pegar a quente normalmente é segmentos...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                                      Custar a pegar a quente normalmente é segmentos...
                                                      Mas segundo já li, os segmentos desgastados normalmente dão perda de potência, fumo, ec.. ele não tem nada disso, até puxa muito bem por acaso .. mas tem o relanti um bocado alto e a frio de manhã também tenho que o acelerar um bocadinho para ele estabilizar nas 1000 rpm ao relanti, senão soluça um pouco ali nas 400/500 rpm.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Se puderes posta aí umas fotos da máquina, que isso já é algo raro de ser ver!

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por VWPoloNorte Ver Post
                                                          170 km/h de velocidade máxima para o Vectra? Dá muito mais. Ontem só a esticá-lo um bocadinho numa recta, foi num ápice aos 160.


                                                          Não esquecer o erro que o velocímetros tem.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por VWPoloNorte Ver Post
                                                            Boas pessoal!
                                                            Gostava de saber a vossa opinião (caso tenham conhecimento do assunto), sobre o Opel Vectra A 1.6S de 1990. Infelizmente perdi o meu num acidente a semana passada e encontrei este baratinho!
                                                            Originalmente Colocado por VWPoloNorte Ver Post
                                                            O Vectra foi o que comprei agora ! Não foi o que espatifei..
                                                            Se bem que o gajo às vezes a quente custa um bocado a pegar e tem o relanti um pouco alto, mesmo com o pé na embraiagem.. não sei o que possa ser.
                                                            tinha sido então induzido em erro pelo teu primeiro post. pensei que querias adquirir um. assim sendo, o mal já está feito! já não dá para te tentar dissuadir a comprar outro diferente!

                                                            Comentário

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