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    Possível compra de EV! Sugestões??

    Caros foristas,

    Encontro-me num possível momento de transição profissional, onde poderei passar de uma situação em que disponho de veículo de empresa, para um desafio que não inclui este benefício.
    E se isso acontecer, acho que darei o salto para um EV, numa utilização talvez menos óbvia, considerando aquilo que os Evs são mais talhados (que é o consumo urbano).
    Ao invés, além das voltinhas normais rotineiras (nada de destaque), irei necessitar que o EV consiga fazer tiradas de ~230km a 130/140km/h.

    Ou seja, seria um EV para papar km em AE (dentro dos limites indicados).
    Vivendo a meio de Algarve, terei de me deslocar pelo menos uma vez por semana a Lisboa (com regresso provavelmente noutro dia ou no próprio mas com tempo no meio para recarregar), e mensalmente uma ida e volta a Sevilha (que fica sensivelmente à mesma distância).

    Tendo em conta que preciso como mínimo autonomia suficiente para fazer a viagem de ida ou volta de uma tirada (parar a meio para recarregar, não será opção), ando a pensar nos Niro/Kauai 64Kwh. Menos que esta capacidade de bateria, não servirá à partida o meu propósito, a não ser que haja um outro modelo tão económico que mesmo com menos capacidade, possa ser opção.

    Idealmente claro que preferia um EV capaz de fazer as idas e voltas de uma assentada, sem ter de recarregar, mas dado o que pretendia gastar, à oferta actual, não me parece exequível. Para isso só talvez um Model 3 LR, ou os novos Ioniq 5 com 73Kwh.
    Preferia gastar uns 30.000€ no máximo, o que manifestamente é insuficiente para os modelos indicados, mesmo para os de 64Kwh, já vi que terei de esticar o orçamento para uns 35.000€, de forma a poder chegar às capacidades de bateria que necessito. Mais que este valor, não estava para já virado.

    O que vinha perguntar era a vossa opinião/experiência (positiva e negativa) nestes modelos e possíveis alternativas?

    1- Pode parecer mariquice, mas os Niro/Kauai já têm uma App que possa dar para seguir cargas e estados no telemóvel? Aqui há uns tempos não havia nada.
    2- Tem de ter Android Auto / Apple Car Play.
    3- Zoe 50, será para esquecer, correcto? Os 40 diziam fazer uns 300-350km (anunciados), mas em estrada já se via aflito para chegar aos 300km. Mas creio que o 50, não trouxe uma longevidade por aí além.
    4- Leaf 64Kwh? Faz sentido, já estando o modelo em fim de vida? É mais eficiente que os Coreanos?
    5- Uma das razões para olhar para estes modelos Coreanos, prende-se com a vantagem de provavelmente caber na bagageira uma caixa para 2 cães de 25kg cada, ainda que no Kauai tenho as minhas dúvidas, antes teria de experimentar. Creio que a mala do Niro é um pouco maior.
    6- 208/2008 etc, não tem nada com range suficiente, certo?
    7- Valerá a pena importar directamente? Vasculhei rapidamente no Mobile.de e não vi preços muito melhores dos que os que vejo praticados por cá. Sugestões? Espanha? França? Algum site que mereça a pena?
    8- ...?

    Obrigado.
    A ter mesmo de avançar, darei por aqui feedback.
    Editado pela última vez por DV82; 11 July 2022, 15:18.

    #2
    cada vez que aparece um tópico destes eu fico cada vez mais para trás!
    quanto aos kia de 64kw, houve ontem alguém que indicou ter importado um de frança, em que esperou os 6 meses porque era novo e no final ficou, penso eu, por 34 mil. lamento não te indicar qual o tópico correto, mas são tantos que vejo...

    se tens que fazer tiradas de albufeira ou mais para o barlavento até sevilha, ainda te safas. carregas e depois vens embora ou se calhar nem precisas disso. de quarteira eram 120kms, acho eu, quando vivi lá fiz essa viagem para sevilha. a primeira vez que lá fui tinha sido daqui do norte, não conta. agora para lisboa tens que fazer outras contas, claro. mas não é muito difícil. é carregar e vir embora.
    ainda ontem vi um tesla 100D inglês. mas esses custam os olhos da cara, mesmo usados, mas implicam menos complicações. não sei se conseguirás algo com um 3 ou com um tesla mais usado e bateria entretanto alterada ou que esteja a 90%.

    Comentário


      #3
      ainda não estou muito senil. tens sorte que foi ontem!
      post 9 e um post snterior dele também. entra em contacto com ele e pergunta-lhe, explicando o teu caso.

      https://forum.motorguia.net/forum-ge...exclusivo.html

      Comentário


        #4
        Kia 64Kwh ou Kauwai são os indicados.

        Maiores autonomias pelo preço dos concorrentes com muito menos autonomia

        Comentário


          #5
          Podendo ir para um tesla 3 seria a escolha ideal, aqui estão caros, mas em França consegues um a volta dos 37 mil euros.

          Cumps

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por 1975 Ver Post
            Podendo ir para um tesla 3 seria a escolha ideal, aqui estão caros, mas em França consegues um a volta dos 37 mil euros.

            Cumps
            Têm menos autonomia do que os anteriormente citados.

            Comentário


              #7
              O Tesla LR tem menos autonomia do que qual?

              https://www.leboncoin.fr/voitures/2175097507.htm

              Cumps

              Comentário


                #8
                Basicamente é escolher o melhor negócio que apareça em qualquer modelo com bateria de 60kwh ou mais.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por 1975 Ver Post
                  O Tesla LR tem menos autonomia do que qual?

                  https://www.leboncoin.fr/voitures/2175097507.htm

                  Cumps
                  Todos os model 3 normais.

                  Comentário


                    #10
                    Os model 3 LR creio que têm cerca de 63Kwh.
                    Ou seja, ou são muito mais económicos que os coreanos, ou não farão muitos mais km.

                    Mais range só creio que o 3 AWD, esse sim, com à volta de 75Kwh...mas os preços, upa upa.

                    Quanto é que ficaria a importação de um desses?
                    E que país tem por norma melhores preços? França? Alemanha? Espanha?
                    Editado pela última vez por DV82; 12 July 2022, 07:18.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por DV82 Ver Post
                      Os model 3 LR creio que têm cerca de 63Kwh.
                      Ou seja, ou são muito mais económicos que os coreanos, ou não farão muitos mais km.

                      Mais range só creio que o 3 AWD, esse sim, com à volta de 75Kwh...mas os preços, upa upa.

                      Quanto é que ficaria a importação de um desses?
                      E que país tem por norma melhores preços? França? Alemanha? Espanha?


                      Só pagarás mesmo a legalização da viatura, já que estão isentos de ISV. Tens é de reuniar as condições de 6 meses e mais de 6000km.... tirando isso...



                      Se o automóvel eléctrico for importado de um país da UE está completamente isento de ISV, ou seja, não paga qualquer imposto em Portugal desde que tenha pago o IVA no país de origem e seja considerado usado.
                      Apenas pagará as despesas relacionadas com o processo de legalização e as despesas com o processo de compra - um total de cerca de 1.200€ se estivermos a falar da Alemanha e se o for buscar pessoalmente.


                      https://impostosobreveiculos.info/im...para-portugal/

                      Comentário


                        #12
                        Vê os importados, tenho um familiar que acabou de comprar um Ampera-e por 29900€, bateria de cerca de 60kWh, bem porreiro o carro.

                        Comentário


                          #13
                          De facto se se importar directamente de França ou Alemanha e o valor forem "só" 1200€, se calhar compensa mesmo a viagem.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por DV82 Ver Post
                            De facto se se importar directamente de França ou Alemanha e o valor forem "só" 1200€, se calhar compensa mesmo a viagem.


                            Passa no tópico das importações e verás até que há lá info nesse sentido... ou mesmo no tópico dos electricos.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Afcivic Ver Post
                              Vê os importados, tenho um familiar que acabou de comprar um Ampera-e por 29900€, bateria de cerca de 60kWh, bem porreiro o carro.
                              Interessante, o Ampera-e...não conhecia. Obrigado.

                              E evventualmente o ID.3 Pro, de 145cv. Dizem ter o mesmo range que o Performance, apenas com menos potência.
                              Com isso, talvez se consigam uns consumos globais mais moderados.
                              Veremos por que preços aparecerão por cá.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Cahib Ver Post
                                Todos os model 3 normais.
                                https://youtu.be/jfQkGU9MxfU

                                Cumps

                                Comentário


                                  #17
                                  descobri estes por volta dos 32 mil. se estão caros ou baratos, não faço a mínima. de resto só leafs, leafs, leafs...

                                  https://www.standvirtual.com/anuncio...-ID8PgF6i.html

                                  https://www.standvirtual.com/anuncio...-ID8PhIAa.html

                                  https://www.standvirtual.com/anuncio...-ID8PhrEP.html este compensa muito mais, mas tem o contra da cor

                                  https://www.standvirtual.com/anuncio...-ID8PhMyJ.html apanhei este, embora seja mais pequenito. a bateria estará bem? 120ah???

                                  Comentário


                                    #18
                                    Eu apostaria num carrinho porreiro com motor a gasóleo. Não gosto da ideia de andar sempre com a preocupação de tentar chegar.

                                    Ainda há dias passei por um Tesla que ía com as janelas todaa abertas e deviam estar uns 35 graus ou mais.

                                    Elétricos sim mas para carregar em casa e para utilizar em ranges mais curtos.

                                    As autonomias declaradas são em condições optimas e dificilmente replicaveis.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Se a questão mala e habitabilidade for importante, o Kauai perde para o Niro. Sendo que até são do mesmo preço, eu daria preferência ao Niro. E a importação é, de facto, um caminho a seguir. Os Teslas são mais caros.

                                      Agora os tais 34 mil € por um Niro importado com 6 meses e poucos kms já com matrícula portuguesa é para esquecer. Já o ano passado era como encontrar uma agulha num palheiro, acho que agora é mesmo impossível.

                                      P.e, o ano passado conseguias 37/38K € praticamente novos. Hoje com esse valor, já andam com 1.5/2 anos e mais kms em cima. O nosso mercado também reflectiu esse aumento. De setembro para março o Niro de 64 aumentou 3 mil € de preço e o desconto de incentivo ao crédito também baixou...tudo a ajudar.

                                      Comentário


                                        #20
                                        na faixa dos 36 a 38 há muitas opções, no entanto são sempre mais uns milhares. se o user puder, apanha carros com 1 ano ou 2 anos e poucos kms.
                                        Editado pela última vez por caditonuno; 15 July 2022, 10:22. Razão: erro detetado

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                                          #21
                                          Kia e-Niro..

                                          Tenho o e-Niro e faz muito bem os 350km a 120km/h. Neste site podes ver o range de vários EV em função da velocidade e outras condições: www.arenaev.com.

                                          Agora uma coisa é certa: andar a 130 ou a 140km/h a pensar que se ganha tempo é uma autentica falácia. Os poucos minutos que se ganham perdem-se depois no transito em cidade e no final o tempo de viagem vai ser o mesmo.

                                          O problema é que nesta altura não se encontra nada ao preço pretendido. Eu o meu, importado com 6000km ainda me ficou nos 32k€, mas há um ano.
                                          Editado pela última vez por sem2006; 13 July 2022, 10:28.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por sem2006 Ver Post
                                            Kia e-Niro..

                                            Tenho o e-Niro e faz muito bem os 350km a 120km/h. Neste site podes ver o range de vários EV em função da velocidade e outras condições: www.arenaev.com.

                                            Agora uma coisa é certa: andar a 130 ou a 140km/h a pensar que se ganha tempo é uma autentica falácia. Os poucos minutos que se ganham perdem-se depois no transito em cidade e no final o tempo de viagem vai ser o mesmo.
                                            O teu faz 350 km ? Lisboa Braga ? Agora com mais de 30 graus, subidas de Fátima e com 5 passageiros ? Mesmo a 120 ?

                                            Quanto à teoria que ir a 140 ou a 120 se demora o mesmo, enfim ....

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por SalvadorP Ver Post
                                              O teu faz 350 km ? Lisboa Braga ? Agora com mais de 30 graus, subidas de Fátima e com 5 passageiros ? Mesmo a 120 ?

                                              Quanto à teoria que ir a 140 ou a 120 se demora o mesmo, enfim ....
                                              Naquelas contas de merceeiro...

                                              Num caso percorro 120km em 1 hora de viagem....

                                              Noutro caso percorro 140km em 1 hora de viagem....

                                              Parece-me igual, de facto...a única diferença é que o carro gasta mais.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Aqui fica um teste que permite perceber que a autonomia real dos EVs é normalmente menos 30 a 40% do anunciado.

                                                https://0aos100.pt/pt/5535/esta-e-a-...iores-baterias

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por sem2006 Ver Post
                                                  Kia e-Niro..

                                                  Tenho o e-Niro e faz muito bem os 350km a 120km/h. Neste site podes ver o range de vários EV em função da velocidade e outras condições: www.arenaev.com.

                                                  Agora uma coisa é certa: andar a 130 ou a 140km/h a pensar que se ganha tempo é uma autentica falácia. Os poucos minutos que se ganham perdem-se depois no transito em cidade e no final o tempo de viagem vai ser o mesmo.
                                                  O teu faz 350 km ? Lisboa Braga ? Agora com mais de 30 graus, subidas de Fátima e com 5 passageiros ? Mesmo a 120 ?

                                                  Quanto à teoria que ir a 140 ou a 120 se demora o mesmo, enfim ....

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por SalvadorP Ver Post
                                                    Aqui fica um teste que permite perceber que a autonomia real dos EVs é normalmente menos 30 a 40% do anunciado.

                                                    https://0aos100.pt/pt/5535/esta-e-a-...iores-baterias
                                                    É natural...
                                                    Os consumos indicados para os veículos ICE além de apresentarem 3 variantes (90, 120 e urbano), terão igualmente a sua variação ao anunciado.

                                                    Ter apenas um range nos EV, terá de seguir o mesmo princípio.
                                                    Não faz sentido falar em range sem falar no tipo de teste/homologação/situação. A apresentada, será sempre em situações próximas das ideais.

                                                    Sabendo que um EV beneficia muito do consumo urbano devido às regenerações, ao anunciar um range misto ideal, o mesmo não se poderá comparar a uma situação de 100% de utilização em auto-estrada.
                                                    Tem de se evoluir essa parte também.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por SalvadorP Ver Post
                                                      Aqui fica um teste que permite perceber que a autonomia real dos EVs é normalmente menos 30 a 40% do anunciado.

                                                      https://0aos100.pt/pt/5535/esta-e-a-...iores-baterias
                                                      E comparam testes a 130kmh com o consumo anunciado em wltp que simula o uso diário?

                                                      Anda tudo a mais de 100kmh no dia a dia na cidade?

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Sabendo que o problema dos eléctricos são a autoestrada é aí que se torna interessante saber qual a autonomia que fazem a uma velocidade a volta dos 140 a 150 km/h.

                                                        Cumps

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por SalvadorP Ver Post
                                                          O teu faz 350 km ? Lisboa Braga ? Agora com mais de 30 graus, subidas de Fátima e com 5 passageiros ? Mesmo a 120 ?

                                                          Quanto à teoria que ir a 140 ou a 120 se demora o mesmo, enfim ....
                                                          De 100% a 0%, dá uma média de consumo de 18,2kWh/100km. É dentro do consumo do E-niro em AE. Além disso, há muita maneira de fazer uma velocidade média de 120km/h sem aumentar o consumo e não é só em EVs.

                                                          Sim, ir a 120 ou a 140, o tempo ganho numa viagem completa é irrisório...

                                                          Originalmente Colocado por 1975 Ver Post
                                                          Sabendo que o problema dos eléctricos são a autoestrada é aí que se torna interessante saber qual a autonomia que fazem a uma velocidade a volta dos 140 a 150 km/h.

                                                          Cumps
                                                          Deve ser aquela regra do código da estrada que eu ainda não conheço, mas que diz que aquele sinal redondo com uma circunferência a vermelho e fundo branco com o número 120 significa que é proibido deslocar-se abaixo dos 120km/h

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Tenho um amigo que tem 3 carros, um Kuai elétrico, uma carrinha V70 hibrida a gasóleo e um Seat Alhambra a gasóleo.

                                                            Adora o EV e é o carro do dia a dia, carrega sempre em casa e 2 vezes por semana. É o de 204 cv.

                                                            Viagens, faz com os outros.

                                                            Comentário

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