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VW Bora 1.9 TDi 99-01

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    VW Bora 1.9 TDi 99-01

    Boas a todos, estou a pensar comprar um VW Bora 1.9 TDi pois preciso de um 2º carro a gasóleo e a estética do carro agrada-me tenho andado a ver alguns na internet principalmente os de 110/115cv, sei de alguns problemas que estes carros dão como as MAFs, problemas do fecho central e vidros elétricos, plásticos de interiores não são grande coisa mas existe assim algum problema grave crónico que eu deva saber para quando começar a ir ver estes modelos pessoalmente antes de fazer a compra de um? E algum expert neste modelo pode-me dizer todos os extras que saíram nestes carros?

    Abraço.

    #2
    Boas leituras!

    Topico de homenagem ao 1.9 TDI, provavelmente o melhor motor de sempre!

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Rus3r Ver Post
      Boas a todos, estou a pensar comprar um VW Bora 1.9 TDi pois preciso de um 2º carro a gasóleo e a estética do carro agrada-me tenho andado a ver alguns na internet principalmente os de 110/115cv, sei de alguns problemas que estes carros dão como as MAFs, problemas do fecho central e vidros elétricos, plásticos de interiores não são grande coisa mas existe assim algum problema grave crónico que eu deva saber para quando começar a ir ver estes modelos pessoalmente antes de fazer a compra de um? E algum expert neste modelo pode-me dizer todos os extras que saíram nestes carros?

      Abraço.
      110 bomba injetora
      115 injector-bomba

      Muito diferentes.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Rus3r Ver Post
        Boas a todos, estou a pensar comprar um VW Bora 1.9 TDi pois preciso de um 2º carro a gasóleo e a estética do carro agrada-me tenho andado a ver alguns na internet principalmente os de 110/115cv, sei de alguns problemas que estes carros dão como as MAFs, problemas do fecho central e vidros elétricos, plásticos de interiores não são grande coisa mas existe assim algum problema grave crónico que eu deva saber para quando começar a ir ver estes modelos pessoalmente antes de fazer a compra de um? E algum expert neste modelo pode-me dizer todos os extras que saíram nestes carros?

        Abraço.

        comprei um VW Bora 1.9, 110CV novinho em folha, em 1999

        o que posso dizer-te é que nunca mais na vida compro um VW

        as revisões na marca sempre para cima de 500 euros, cheguei até a pagar 2000 ou algo assim

        problema nos vidros, foram tipo 3 vezes que caíram, e a reparação obriga a mudar tipo a porta toda, não sai barato

        problemas no turbo

        bomba injetora também mudei, na Bosh, mais de 1000 euros

        problemas no AC, ele deixou de funcionar

        os acabamentos em madeira ou lá o que era, lascaram todos

        as superfícies, nas portas, onde tens os comandos dos vidros, aquilo é meio plástico, ou lá o que é, sei que conseguia arrancar pedaços com as unhas, noutros lados devia ser o mesmo

        vendi-o com 190.000km +/-

        Comentário


          #5
          se te servir de algo o meu tópico sobre o meu VW Bora ainda pode ser consultado

          dá para ver o que gastei

          https://forum.motorguia.net/forum-ge...z-asneira.html

          Comentário


            #6
            Foi pena Altar, bem sei que adoravas o carro e a sensação de o ter ido buscar ao stand.

            Mas azares desses há em qq marca.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Altar Ver Post
              comprei um VW Bora 1.9, 110CV novinho em folha, em 1999

              o que posso dizer-te é que nunca mais na vida compro um VW

              as revisões na marca sempre para cima de 500 euros, cheguei até a pagar 2000 ou algo assim

              problema nos vidros, foram tipo 3 vezes que caíram, e a reparação obriga a mudar tipo a porta toda, não sai barato

              problemas no turbo

              bomba injetora também mudei, na Bosh, mais de 1000 euros

              problemas no AC, ele deixou de funcionar
              Eu tive um Golf IV 1.9Tdi 100cv de 2002, que depois vendi ao meu irmão e que o manteve até 2014 e 180.000kms e felizmente nada do que relatas nos aconteceu.
              Nem sequer esse preço de revisões que falas, excepto a da mudança da correia de distribuição.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por MGomes Ver Post
                Eu tive um Golf IV 1.9Tdi 100cv de 2002, que depois vendi ao meu irmão e que o manteve até 2014 e 180.000kms e felizmente nada do que relatas nos aconteceu.
                Nem sequer esse preço de revisões que falas, excepto a da mudança da correia de distribuição.
                pois, não sei, foi por ser dos primeiros ?!

                quando saiu o modelo em Portugal comprei-o, e como disse o EscapeLivre foi um dos momentos mais emocionantes que tive

                naquele tópico que referi, o tal Astra ainda o tenho, tem agora também perto de 180.000km, e nunca gastei tanto com ele

                não me arrependi da troca

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Altar Ver Post
                  comprei um VW Bora 1.9, 110CV novinho em folha, em 1999

                  o que posso dizer-te é que nunca mais na vida compro um VW

                  as revisões na marca sempre para cima de 500 euros, cheguei até a pagar 2000 ou algo assim

                  problema nos vidros, foram tipo 3 vezes que caíram, e a reparação obriga a mudar tipo a porta toda, não sai barato

                  problemas no turbo

                  bomba injetora também mudei, na Bosh, mais de 1000 euros

                  problemas no AC, ele deixou de funcionar

                  os acabamentos em madeira ou lá o que era, lascaram todos

                  as superfícies, nas portas, onde tens os comandos dos vidros, aquilo é meio plástico, ou lá o que é, sei que conseguia arrancar pedaços com as unhas, noutros lados devia ser o mesmo

                  vendi-o com 190.000km +/-
                  Tiveste muito azar porra mas o que interessa é que estás satisfeito com essa troca pelo astra.
                  Sempre ouvi falar bem destes carros e motores se forem bem tratados com a manutenção em dia e o óleo certo tirando aqueles defeitos que eu referi e tu igualmente, ainda não está nada definido ando a ver os Boras porque foi uma panca que me deu assim do nada sei que um caso não são casos mas esse teu histórico de manutenção do bora assustou-me um pouco e eu quero um carro fiável para o dia a dia e com espaço, tenho de estudar melhor a minha situação.

                  Comentário


                    #10
                    por curiosidade fui aos seguros de portugal consultar pela matrícula do meu Bora, que ainda me lembro qual era, e já não existe

                    também teria 23 anos, e perto de 300.000 km talvez, visto que o vendi com quase 190.000 em 2012

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Rus3r Ver Post
                      Tiveste muito azar porra mas o que interessa é que estás satisfeito com essa troca pelo astra.
                      Sempre ouvi falar bem destes carros e motores se forem bem tratados com a manutenção em dia e o óleo certo tirando aqueles defeitos que eu referi e tu igualmente, ainda não está nada definido ando a ver os Boras porque foi uma panca que me deu assim do nada sei que um caso não são casos mas esse teu histórico de manutenção do bora assustou-me um pouco e eu quero um carro fiável para o dia a dia e com espaço, tenho de estudar melhor a minha situação.
                      viste o meu outro tópico ?!

                      esse Astra ainda o tenho, tem 16 anos e agora também perto de 180.000km

                      mas até às 2000RPM é uma porcaria, não tem força, o turbo só liga a partir daí

                      mas em manutenção, gastos e tudo....credo !!!!

                      nunca mudei turbos, janelas, até a embraiagem ainda é de origem, AC funciona também, nada a ver

                      o Astra todavia sofre dos problemas dos foles das mudanças e travão de mão, comando dos botões das janelas, fora isso.....

                      também tenho tópicos sobre o meu Astra e as reparações dos foles

                      decide bem se vais para um VW dessa idade
                      Editado pela última vez por Altar; 06 August 2022, 18:24.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Altar Ver Post
                        viste o meu outro tópico ?!

                        esse Astra ainda o tenho, tem 16 anos e agora também perto de 180.000km

                        mas até às 2000RPM é uma porcaria, não tem força, o turbo só liga a partir daí

                        mas em manutenção, gastos e tudo....credo !!!!

                        nunca mudei turbos, janelas, até a embraiagem ainda é de origem, AC funciona também, nada a ver

                        o Astra todavia sofre dos problemas dos foles das mudanças e travão de mão, comando dos botões das janelas, fora isso.....

                        também tenho tópicos sobre o meu Astra e as reparações dos foles

                        decide bem se vais para um VW dessa idade
                        1.3cdti...?

                        Comentário


                          #13
                          Sim vi, li o teu tópico todo e foi pena os azares que tiveste após tanto dinheiro gasto no bora mas no fim de tudo fizeste uma boa troca e ficaste bem servido em termos de manutenção mas de motor pronto já se sabe perdeste mas não se pode ter tudo como se costuma dizer. Andei de olhinho nesses astras também mas não gosto muito da linha desses carros, tanto o sedan como a carrinha.
                          Se fores a ver existe vários anúncios de boras com essa idade e até com mais km's á venda por 4000/4500€, eu no máximo dou 3000€ por um bora mais que isso não.

                          Comentário


                            #14
                            Aqui na familia há um Golf IV TDI 110 cv de 2002 comprado novo. Tem neste momento apenas 132.000 Km.

                            Os centros das jantes descolam e perdem-se.

                            O forro do tecto descolou.

                            O fecho centtralizado não funciona mesmo depois de já ter sido arranjado uma vez.

                            O vidro do condutor funciona mal.

                            Levou um turbo novo em garantia aos 3 meses de idade (ainda em 2002) e aos 15 anos uma peça do alternador (escovas?)

                            De resto tem sido máquina com 90% dos quilómetros em voltas a frio de 2 Km cada, conduzido por uma idosa, que já lhe riscou os painéis todos, e rebenta com um par de pneua a cada 15000 Km, por rasgos nos passeios.

                            Há uns 3 anos o turbo desligava-se e entrava em safe mode. Tinha a geometria presa e andei com ele um mês e 5000 Km, gastei um litro de óleo do motor, mas ficou novamente a funcionar até hoje!

                            O trunfo é o motor. Parece um cavalo a puxar e gasta pouco. Para a porrada que leva, quase sempre a trabalhar a frio, tem sido um motor de guerra.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                              1.3cdti...?
                              sim, 90CV

                              até às 2000RPM é um delírio, o turbo só liga a partir daí

                              na altura do meu tópico não sabia

                              mas nada arrependido, mesmo nada, ainda o tenho e em manutenções nada a ver

                              agora o user deste tópico dar 3000 euros por um bora ??!?!?

                              desculpem a expressão, mas é tipo ser enrrabado, nem 1000 euros valem

                              que não cometa essa loucura, é a única coisa que tenho a dizer !!!!!

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Altar Ver Post
                                sim, 90CV

                                até às 2000RPM é um delírio, o turbo só liga a partir daí

                                na altura do meu tópico não sabia

                                mas nada arrependido, mesmo nada, ainda o tenho e em manutenções nada a ver

                                agora o user deste tópico dar 3000 euros por um bora ??!?!?

                                desculpem a expressão, mas é tipo ser enrrabado, nem 1000 euros valem

                                que não cometa essa loucura, é a única coisa que tenho a dizer !!!!!
                                Andas desfasado do preço dos carros.

                                Onde arranjas bora por 1000€ ou mesmo 3000€?

                                Editado pela última vez por Topolino; 06 August 2022, 19:29.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Topolino Ver Post
                                  Andas desfasado do preço dos carros.
                                  LOL

                                  verdade

                                  comprei o meu Toyota Corolla Hibrido o ano passado, na própria Caetano, com 22.000km, do mês/ano de 11/2019

                                  26000 euros

                                  agora fui ver e encontrei este em baixo

                                  26.500 euros

                                  o meu carro valorizou !!!!

                                  https://www.standvirtual.com/anuncio...-ID8Pc2jL.html


                                  razão para dizer para não fazer loucuras e escolher bem


                                  certo ?!?!?!

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Altar Ver Post
                                    sim, 90CV

                                    até às 2000RPM é um delírio, o turbo só liga a partir daí

                                    na altura do meu tópico não sabia

                                    mas nada arrependido, mesmo nada, ainda o tenho e em manutenções nada a ver

                                    agora o user deste tópico dar 3000 euros por um bora ??!?!?

                                    desculpem a expressão, mas é tipo ser enrrabado, nem 1000 euros valem

                                    que não cometa essa loucura, é a única coisa que tenho a dizer !!!!!




                                    Ficaste mesmo queimado com o bora pah vai lá vai ahah!
                                    Infelizmente hoje em dia o mercado dos carros está cada vez mais desgraçado, eu também acho caro mas pronto....

                                    Se tiverem outras ideias de outros carros com uma linha parecida e um bom motor que seja fiável como é do bora supostamente sem ser carrinhas eu só estou de "ouvidos"!!




                                    Originalmente Colocado por Topolino Ver Post
                                    Andas desfasado do preço dos carros.

                                    Onde arranjas bora por 1000€ ou mesmo 3000€?

                                    Não seja por isso, toma lá um e ainda por cima highline

                                    https://www.olx.pt/d/anuncio/vw-bora...v-IDHcVx1.html

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Rus3r Ver Post

                                      Se tiverem outras ideias de outros carros com uma linha parecida e um bom motor que seja fiável como é do bora supostamente sem ser carrinhas eu só estou de "ouvidos"!!
                                      fazes muito bem !!!



                                      Originalmente Colocado por Rus3r Ver Post

                                      Não seja por isso, toma lá um e ainda por cima highline

                                      https://www.olx.pt/d/anuncio/vw-bora...v-IDHcVx1.html

                                      o meu era highline

                                      mas reparaste que também diz que o espelho retrovisor está escurecido ?!

                                      aquilo derrama tinta, ou lá o que é, o meu também estava assim

                                      e depois porque é que o meu Bora foi já para abate ? já nem existe nos seguros de portugal

                                      duvido muito que tenha feito 300.000km

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Altar Ver Post
                                        fazes muito bem !!!






                                        o meu era highline

                                        mas reparaste que também diz que o espelho retrovisor está escurecido ?!

                                        aquilo derrama tinta, ou lá o que é, o meu também estava assim

                                        e depois porque é que o meu Bora foi já para abate ? já nem existe nos seguros de portugal

                                        duvido muito que tenha feito 300.000km

                                        Olha bem reparado, já tinha esse anúncio na minha lista desde à uns dias atrás e na altura que vi o anúncio não dizia nada disso, o homem acrescentou esses problemas na descrição recentemente!

                                        O carro já tem os seus 20 aninhos vá não se pode pedir muito não é

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                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Altar Ver Post
                                          fazes muito bem !!!






                                          o meu era highline

                                          mas reparaste que também diz que o espelho retrovisor está escurecido ?!

                                          aquilo derrama tinta, ou lá o que é, o meu também estava assim

                                          e depois porque é que o meu Bora foi já para abate ? já nem existe nos seguros de portugal

                                          duvido muito que tenha feito 300.000km
                                          Pode ter tido acidente.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Altar Ver Post
                                            fazes muito bem !!!






                                            o meu era highline

                                            mas reparaste que também diz que o espelho retrovisor está escurecido ?!

                                            aquilo derrama tinta, ou lá o que é, o meu também estava assim

                                            e depois porque é que o meu Bora foi já para abate ? já nem existe nos seguros de portugal

                                            duvido muito que tenha feito 300.000km
                                            Por curiosidade onde eu posso ir ver essas informações sem ser a pagar? Fiquei curioso agora por saber se o meu primeiro carro ainda se encontra vivo!

                                            PS: Cada vez mais estou a meter o bora de parte não sei, estão muito caros para o carro que é mas se aparecer um bom exemplo a bom preço talvez pegue nele, esse do anúncio que meti não parece mau e até está baratinho vá mas com o "termostato avariado" pode já ter algum problema grave só indo ver pessoalmente.

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                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Rus3r Ver Post
                                              Por curiosidade onde eu posso ir ver essas informações sem ser a pagar? Fiquei curioso agora por saber se o meu primeiro carro ainda se encontra vivo!

                                              PS: Cada vez mais estou a meter o bora de parte não sei, estão muito caros para o carro que é mas se aparecer um bom exemplo a bom preço talvez pegue nele, esse do anúncio que meti não parece mau e até está baratinho vá mas com o "termostato avariado" pode já ter algum problema grave só indo ver pessoalmente.
                                              https://www.asf.com.pt/isp/Templates...ACHEHINT=Guest

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                                                #24
                                                O ponto mais critico no interior é o revestimento "rubber touch", forro do teto, módulo da porta e elevadores.
                                                Provavelmente a unidade que encontrares já trocou alguns destes ou todos mesmo.
                                                A nível de chapa a carroçaria da geração do Golf IV melhorou imenso face aos antecessores, têm uma excelente pintura para a época e não é complicado encontrares uma unidade sem qualquer vestígio de ferrugem apesar da idade. (já o irmão Polo é outra conversa)

                                                Quanto ao motor...
                                                Tinha mais confiança num motor AFN com 250 mil kms que eu tivesse a certeza que foi bem mantido que qualquer diesel atual novo a sair da fabrica. Ainda lhe fazia outros 250 mil e se calhar mais que uma vez...
                                                O que mata este motor é a má utilização e a má manutenção, são os arranques (principalmente a frio), maus óleo etc etc. A maioria destes carros circula aí com kms "mamados" e os donos nem fazem ideia, muitos com bem mais de meio milhão a circular alegremente...

                                                Um ponto positivo que este tipo de carros tem é que se gostares de sujar as mãos encontras online todo o tipo de informação que te ajudará a fazer manutenções, reparações e até a despistar eventuais avarias.

                                                O Bora por ter a carroçaria de 3 volumes acabava por agradar mais a donos com mais idade e juizo e com possibilidades de fazer uma manutenção cuidada. Tenta perceber o vendedor, repara bem no tipo de pessoa, pergunta-lhe sobre o carro e evita comprar carros a entusiastas que nada percebem de mecânica. Repara em coisas como por exemplo a marca dos pneus, pessoal que compra pneu chinês regra geral também não está muito preocupado com manutenções p.ex...
                                                O principal mais até que o número que marca o odómetro é mesmo o cuidado que teve ao longo da vida.

                                                Quanto aos problemas comuns em carros com esta idade além dos que já foram ditos é muito comum levar a embraiagem do alternador e o amortecedor do tensor da correia dos acessórios.

                                                Só um "à parte"... Falou-se acima do 1.3 CDTI e o que estes motores tem em comum é que a vida do pequeno motor Fiat começa ás 2000 rpms. Já o VP110 conduz-se suavemente a trocar de relações até às 2000rpms na maior das facilidades.

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                                                  #25

                                                  Parece que o meu também já foi com os porcos

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Topolino Ver Post
                                                    Aqui na familia há um Golf IV TDI 110 cv de 2002 comprado novo. Tem neste momento apenas 132.000 Km.

                                                    Os centros das jantes descolam e perdem-se.

                                                    O forro do tecto descolou.

                                                    O fecho centtralizado não funciona mesmo depois de já ter sido arranjado uma vez.

                                                    O vidro do condutor funciona mal.

                                                    Levou um turbo novo em garantia aos 3 meses de idade (ainda em 2002) e aos 15 anos uma peça do alternador (escovas?)

                                                    De resto tem sido máquina com 90% dos quilómetros em voltas a frio de 2 Km cada, conduzido por uma idosa, que já lhe riscou os painéis todos, e rebenta com um par de pneua a cada 15000 Km, por rasgos nos passeios.

                                                    Há uns 3 anos o turbo desligava-se e entrava em safe mode. Tinha a geometria presa e andei com ele um mês e 5000 Km, gastei um litro de óleo do motor, mas ficou novamente a funcionar até hoje!

                                                    O trunfo é o motor. Parece um cavalo a puxar e gasta pouco. Para a porrada que leva, quase sempre a trabalhar a frio, tem sido um motor de guerra.
                                                    Os carros odeiam mesmo este tipo de utilização.
                                                    A minha mãe teve teve vários a fazer esse tipo de utilização nenhum gostou, o que se queixou menos foi mesmo um AX com o mítico 1.5D lá montado (sim porque os 1.4D iam de vela em 2 tempos).

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por FernandoAc Ver Post
                                                      Os carros odeiam mesmo este tipo de utilização.
                                                      A minha mãe teve teve vários a fazer esse tipo de utilização nenhum gostou, o que se queixou menos foi mesmo um AX com o mítico 1.5D lá montado (sim porque os 1.4D iam de vela em 2 tempos).
                                                      Mas este motor 1.9 TDI está-se a aguentar muito bem só com as idas ao mercado.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por FernandoAc Ver Post
                                                        O ponto mais critico no interior é o revestimento "rubber touch", forro do teto, módulo da porta e elevadores.
                                                        Provavelmente a unidade que encontrares já trocou alguns destes ou todos mesmo.
                                                        A nível de chapa a carroçaria da geração do Golf IV melhorou imenso face aos antecessores, têm uma excelente pintura para a época e não é complicado encontrares uma unidade sem qualquer vestígio de ferrugem apesar da idade. (já o irmão Polo é outra conversa)

                                                        Quanto ao motor...
                                                        Tinha mais confiança num motor AFN com 250 mil kms que eu tivesse a certeza que foi bem mantido que qualquer diesel atual novo a sair da fabrica. Ainda lhe fazia outros 250 mil e se calhar mais que uma vez...
                                                        O que mata este motor é a má utilização e a má manutenção, são os arranques (principalmente a frio), maus óleo etc etc. A maioria destes carros circula aí com kms "mamados" e os donos nem fazem ideia, muitos com bem mais de meio milhão a circular alegremente...

                                                        Um ponto positivo que este tipo de carros tem é que se gostares de sujar as mãos encontras online todo o tipo de informação que te ajudará a fazer manutenções, reparações e até a despistar eventuais avarias.

                                                        O Bora por ter a carroçaria de 3 volumes acabava por agradar mais a donos com mais idade e juizo e com possibilidades de fazer uma manutenção cuidada. Tenta perceber o vendedor, repara bem no tipo de pessoa, pergunta-lhe sobre o carro e evita comprar carros a entusiastas que nada percebem de mecânica. Repara em coisas como por exemplo a marca dos pneus, pessoal que compra pneu chinês regra geral também não está muito preocupado com manutenções p.ex...
                                                        O principal mais até que o número que marca o odómetro é mesmo o cuidado que teve ao longo da vida.

                                                        Quanto aos problemas comuns em carros com esta idade além dos que já foram ditos é muito comum levar a embraiagem do alternador e o amortecedor do tensor da correia dos acessórios.

                                                        Só um "à parte"... Falou-se acima do 1.3 CDTI e o que estes motores tem em comum é que a vida do pequeno motor Fiat começa ás 2000 rpms. Já o VP110 conduz-se suavemente a trocar de relações até às 2000rpms na maior das facilidades.
                                                        Obrigado pelas dicas, eu faço as manutenções todas dos meus carros e gosto de mexer na parte de mecânica sei o básico no que toca a troca de óleos, filtros, velas etc apesar de ser apenas mais um curioso.

                                                        Adicionei mais esses 2 problemas comuns à minha lista são coisas que tenho de ter atenção quando for ver o carro pessoalmente, obrigado.

                                                        Já agora, podia pedir a tua opinião nesse anúncio desse bora que meti ai em cima? O dono diz que o termostato está avariado o que pode ser verdade mas será que já está a consumir água e eventualmente queimar a junta da cabeça? Sei que para tirar as teimas só indo ver pessoalmente mas pronto será que o dono tirou o termostato para a malta que for ver o carro não ver temperatura a subir? Ou algo do genero? Visto que o termostato é uma coisa simples de mudar?

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          O segredo para manter estes motores é fazer boa manutenção especialmente no sistema de arrefecimento. Sempre atento a oscilações estranhas no manómetro da temperatura!

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            VW Bora 1.9 TDi 99-01

                                                            Para mim, dos motores mais fiáveis que se pode comprar. Agora, como um user disse, há imensos carros desses com kms martelados. E martelada em cima de martelada. E com efeito, ao dia de hoje, é muito difícil encontrar um carro desses com kms aceitáveis (claro que existirão, mas devem ser muito poucos).

                                                            Eu tive um Ibiza tdi de 110cv, motor ASV (dos mais recentes) de 2000. Foi comprado novo e vendido com 268 mil kms. Por curiosidade, tal como muitos, esse carro levou com um marteladão nos kms (apareceu num stand à venda com menos 90 mil do que eu vendi.

                                                            Para contexto, esse carro sofreu muito. Levou mesmo muita porrada e não foi isento de problemas. Mas para o tratamento que levou, foi um maquinão. Quando foi vendido, o motor puxava como tudo e gastava pouco. Falaram aí em 1.3 cdti, bem, nem dava para aquecer.

                                                            Para partilha, os problemas que me lembro:

                                                            - vários medidores de massa de ar. Como nota, acho que evoluíram. No inicio levou alguns mas o último durou bastante;
                                                            - reparação da bomba injetora. Isto porque começou a ficar húmida e teve de trocar um retentor/ vedante. No limite, podia não ter feito nada, mas não queria aquilo assim;
                                                            - junta da cabeça queimou. Queimou pela parte do escape e o circuito ficava com muita pressão. Nunca aqueceu (no manómetro);
                                                            - turbo partiu. Ficou mesmo todo em pedaços. Lembro-me que ia a 190-200 na A8 quando aconteceu. Cum cacete, uma fumarada. E a causa… segundo o mecânico explicou, entupiu o tubo que alimenta a lubrificação do turbo. Ficou sem lubrificação (ou pelo menos deficiente) e a dar-lhe calor a sério, escangalhou-se todo. A razão, pode muito bem ter sido o facto daquele carro ter utilizado vários óleos (variou mesmo muito). Pese embora tenha sempre mudado aos 15 mil;
                                                            - embraiagem. Partiu a prensa. Ficou toda escangalhada. Curiosamente, o disco estava bom ainda (pese embora esse carro tenha levado com muitas que desgastam embraiagem).

                                                            Parece estranho recomendar com este histórico, mas acho que era mesmo muito robusto o motor.

                                                            Em casa, o meu pai teve A4 de 110cv (também ASV e também do ano 2000) que o único problema foi um medidor de massa de ar.

                                                            Na altura tinha varia malta amiga que tinha 1.9 Tdi (próprios ou da família) e foram todos máquinas de guerra e que, para a altura, andavam muito! Aliás, em condições, ainda hoje fazem estragos (se comparados com motores de 110cv).
                                                            Editado pela última vez por Veritati; 07 August 2022, 20:36.

                                                            Comentário

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