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apoio da mola do trambulador partiu; fuga do óleo caixa velocidades

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    apoio da mola do trambulador partiu; fuga do óleo caixa velocidades

    Renault Megane 1999 RXE 1.6 110cv

    Basicamente comprei uma mola de trambulador (a mola retira a folga da moca das velocidades), meti tudo direitinho e certinho, no sítio correto. Quando mexi na moca das velocidades estava espetacular mas entretanto ficou folgava novamente... Pensei que a mola tinha saído mas não...

    Nessa imagem, essa espécie de cilindro que aí está partiu, literalmente partiu e abriu-se um buraco pode onde saiu o óleo da caixa...


    provavelmente esse apoio já estaria partido, mas não totalmente (o que explica alguma oleosidade lá em baixo), porque a mola não é tão forte assim, é impossível uma mola destas partir ferro, ela até dá para apertar com a mão...

    isto cheira-me a caro... Vai ter de levar uma caixa nova?

    Enviado do meu M2012K11AG através do Tapatalk

    #2
    Só desmontando e vendo pessoalmente pq nunca desmontei nenhuma dessas, mas diria que da para reparar.

    Comentário


      #3
      Isso parece-me que essa peça enrosca na carcaça da caixa de velocidades. Parece ter partido pela rosca, e o pedaço de rosca ainda deve estar roscado na caixa. É ver se consegues comprar uma peça igual.

      Comentário


        #4
        Dar certamente que dá. Falta saber se vale a pena!

        Como sabes, o carro tem mais de 20 anos. A menos que tenha valor sentimental ou o resto esteja mesmo bom!

        Desmonta a caixa e logo vês...

        Comentário


          #5
          @petrus @ClioII @tojeh

          Resolvido!
          Obrigado pela vossa ajuda, se não fosse o comentário a dizer que a rosca poderia estar lá eu não tinha descoberto.



          Para quem quiser saber:

          Nisto dos contactos do amigo do amigo, lá cheguei a um senhor que trabalha mesmo na oficina da Renault.

          Basicamente a cena cilíndrica é um parafuso e é partilhado entre diversos Renault e mesmo outras marcas. No meu caso, o pino provavelmente estava moído por demasiado aperto, daí partiu o resto com a força da mola.

          O pino que se vê entra dentro da caixa e vai empurrar o trambulador para cima e remover a folga da moca para a direita, já a mola exterior remove a folga para a esquerda.

          1- com uma ferramenta de fazer roscas capaz de entrar lá dentro do buraco mas à medida, retirei a rosca partida ao rodar a ferramenta para a esquerda. Basicamente desenroscou.

          2- colocar um novo pino (15€ na Renault ou pode ser na sucata). O pino não quer muito aperto ou vai moer e partir, quando começa a custar dá-se mais 1/4 de volta e está bom. Não se usam chaves roquete, só chaves de boca normais ou o parafuso parte.

          3- Óleo de caixa. ELF NFJ 75W80, leva 3 a 3,5L, 40€ 4L.

          4- encher a caixa até deitar para fora e está bom, carro pronto a andar novamente.

          ° Para quem quiser saber, a mola do trambulador custa 8€ na Renault.

          ° É normal a mola do trambulador partir, é algo que está constantemente sob pressão.

          ° varia de carro para carro, mas não se deve andar muito tempo (anos) sem o sistema que tira a folga à moca porque depois as mudanças começam a arranhar e a custar a entrar.

          Enviado do meu M2012K11AG através do Tapatalk

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por petrus Ver Post
            Dar certamente que dá. Falta saber se vale a pena!

            Como sabes, o carro tem mais de 20 anos. A menos que tenha valor sentimental ou o resto esteja mesmo bom!

            Desmonta a caixa e logo vês...
            O carro está espetacular por acaso, vai valer sempre a pena, tenho plena confiança no meu carro, até porque quando vou na AE principalmente, maioria dos carros encostados na valeta têm menos de 15 anos o que aumenta ainda mais a minha confiança nele. Já tive quem me ofereceu 3k por ele e não vendi, vou ficar com ele o tempo que eu possa, até porque para mim o carro em qualidade, tecnologia, etc está óptimo para mim, eu dispenso cá ecrazinhos Touch, luzinhas led ambiente e tretas dessas... Cruise Control era a única coisa mais que metia neste carro, de resto está óptimo.

            Enviado do meu M2012K11AG através do Tapatalk

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Khidreal Ver Post
              ...
              3- Óleo de caixa. ELF NFJ 75W80, leva 3 a 3,5L, 40€ 4L.

              ...
              Olha tens a certeza que essa caixa leva esse oleo todo? È que normalmente as caixas não levam muito mais que 2lts algumas nem isso.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por joliveira33 Ver Post
                Olha tens a certeza que essa caixa leva esse oleo todo? È que normalmente as caixas não levam muito mais que 2lts algumas nem isso.
                A JB3 leva ~3.4L

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                  A JB3 leva ~3.4L
                  Ok, então está confirmado, quem sabe, sabe.

                  Comentário

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