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Barulho metálico apenas em andamento

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    Barulho metálico apenas em andamento

    Viva,

    Tenho um Honda Civic Sport de 2004, a gasolina 1.4 (motor D14Z6) com 208.000 km e está a fazer um barulho metálico apenas quando está em andamento. Um barulho quase semelhante a um motor diesel.
    Já faz este barulho há algum tempo, mas até hoje não descobri de onde vem, nem me souberam dizer o motivo. Até já disseram que seria alguma peça "solta" e que com o vento bate em algum lado...

    O que é certo é que há 2 anos partiu-se uma válvula de escape do 4º cilindro, em auto-estrada (já fazia o tal barulho muito antes deste acontecimento, desde os 160.000 km). Levou 2 válvulas de escape novas, a cabeça foi toda rectificada e ficou tudo a funcionar bem. Mas o barulho permaneceu...

    Já levei o carro aos mecânicos que conheço mas não tenho nenhuma resposta concreta, e antes de me meter em mais aventuras decidi postar aqui o problema no sentido de tentar obter mais opiniões. Com sorte ja alguém aqui teve este problema, com o mesmo motor.

    O barulho metálico, que faz o motor parecer-se com um diesel, apenas aparece em andamento, em qualquer mudança, em qualquer velocidade, seja com o motor frio ou quente, e não é constante. Começa a fazer o barulho em estradas com alguma inclinação, que fazem o motor esforçar-se mais um pouco, mas ao mesmo tempo sem ser o barulho não noto nada de diferente no carro, nem perda de potência, nem luzes acesas no painel, nada. Só mesmo o barulho.
    Já liguei o carro à máquina de diagnostico e esta também não acusa nada.

    Alguém aqui por acaso tem alguma ideia do que possa ser?

    Pode estar relacionado com algum componente da embraiagem ou caixa de velocidades? Visto que só acontece em andamento...

    Agradeço toda e qualquer ajuda.

    Cumps.

    #2
    Originalmente Colocado por pitogas Ver Post
    Viva,

    Tenho um Honda Civic Sport de 2004, a gasolina 1.4 (motor D14Z6) com 208.000 km e está a fazer um barulho metálico apenas quando está em andamento. Um barulho quase semelhante a um motor diesel.
    Já faz este barulho há algum tempo, mas até hoje não descobri de onde vem, nem me souberam dizer o motivo. Até já disseram que seria alguma peça "solta" e que com o vento bate em algum lado...

    O que é certo é que há 2 anos partiu-se uma válvula de escape do 4º cilindro, em auto-estrada (já fazia o tal barulho muito antes deste acontecimento, desde os 160.000 km). Levou 2 válvulas de escape novas, a cabeça foi toda rectificada e ficou tudo a funcionar bem. Mas o barulho permaneceu...

    Já levei o carro aos mecânicos que conheço mas não tenho nenhuma resposta concreta, e antes de me meter em mais aventuras decidi postar aqui o problema no sentido de tentar obter mais opiniões. Com sorte ja alguém aqui teve este problema, com o mesmo motor.

    O barulho metálico, que faz o motor parecer-se com um diesel, apenas aparece em andamento, em qualquer mudança, em qualquer velocidade, seja com o motor frio ou quente, e não é constante. Começa a fazer o barulho em estradas com alguma inclinação, que fazem o motor esforçar-se mais um pouco, mas ao mesmo tempo sem ser o barulho não noto nada de diferente no carro, nem perda de potência, nem luzes acesas no painel, nada. Só mesmo o barulho.
    Já liguei o carro à máquina de diagnostico e esta também não acusa nada.

    Alguém aqui por acaso tem alguma ideia do que possa ser?

    Pode estar relacionado com algum componente da embraiagem ou caixa de velocidades? Visto que só acontece em andamento...

    Agradeço toda e qualquer ajuda.

    Cumps.
    Recomendo voltar à casa da primeira reparação ou deixar numa oficina decente para diagnóstico.

    Comentário


      #3
      Afinal ás vezes, ás vezes, coisas estranhas também acontecem num Honda...

      Mas essa válvula de escape partiu só porque sim? Na oficina não disseram nada? Nem sei se esse motor é corrente,mas seria demasiado óbvio se houvesse algum problema aí...acho.
      Coletor de escape rachado?

      Pode ser muita coisa...o melhor conselho já foi aqui dito.

      Encontrar uma oficina decente é que pode ser mais difícil "acertar"...
      Editado pela última vez por ToniGT; 17 August 2022, 21:37.

      Comentário


        #4
        se largares o acelerador faz?

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por eblase Ver Post
          Recomendo voltar à casa da primeira reparação ou deixar numa oficina decente para diagnóstico.
          Essa opção está fora de questão. Digamos que foi quem me disse que o barulho vinha de peças soltas na carroçaria que batem quando apanham vento...

          Originalmente Colocado por ToniGT Ver Post
          Afinal ás vezes, ás vezes, coisas estranhas também acontecem num Honda...

          Mas essa válvula de escape partiu só porque sim? Na oficina não disseram nada? Nem sei se esse motor é corrente,mas seria demasiado óbvio se houvesse algum problema aí...acho.
          Coletor de escape rachado?

          Pode ser muita coisa...o melhor conselho já foi aqui dito.

          Encontrar uma oficina decente é que pode ser mais difícil "acertar"...
          Não me souberam dizer a razão para a válvula ter partido. Eu ia a 120-130 e de repente fiquei com o carro a trabalhar a 3 cilindros. Tinha as revisões todas em dia, etc...
          Já não tenho foto da válvula mas ficou partida desta forma:
          1ede3f9c71d466dc5b0d8d3169235507.jpg

          Não havia empenos nem nada, tudo parecia normal segundo o mecânico.

          Quanto ao motor não é de corrente, é de correia dentada. Já pedi para verem as polies e tensores, mas está tudo normal e se fosse este o problema à partida também fazia o barulho estando parado.

          Com o carro parado a acelerar constante nas 2500-3000rpm por alguns minutos não consigo reproduzir o barulho, só mesmo em andamento.

          Originalmente Colocado por mok Ver Post
          se largares o acelerador faz?
          Não, se largar o acelerador ou até mesmo pisar a embraiagem deixa de fazer.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por pitogas Ver Post
            Essa opção está fora de questão. Digamos que foi quem me disse que o barulho vinha de peças soltas na carroçaria que batem quando apanham vento...


            Não me souberam dizer a razão para a válvula ter partido. Eu ia a 120-130 e de repente fiquei com o carro a trabalhar a 3 cilindros. Tinha as revisões todas em dia, etc...
            Já não tenho foto da válvula mas ficou partida desta forma:
            [ATTACH=CONFIG]155787[/ATTACH]

            Não havia empenos nem nada, tudo parecia normal segundo o mecânico.

            Quanto ao motor não é de corrente, é de correia dentada. Já pedi para verem as polies e tensores, mas está tudo normal e se fosse este o problema à partida também fazia o barulho estando parado.

            Com o carro parado a acelerar constante nas 2500-3000rpm por alguns minutos não consigo reproduzir o barulho, só mesmo em andamento.


            Não, se largar o acelerador ou até mesmo pisar a embraiagem deixa de fazer.

            tick tick tick tick?

            possivelmente injectores, alguns carros têm injectores mais barulhentos que outros.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por mok Ver Post
              tick tick tick tick?

              possivelmente injectores, alguns carros têm injectores mais barulhentos que outros.
              Se viesse dos injectores não fazia também parado, a acelerar em ponto morto?

              Comentário


                #8
                Não, é injectado muito mais combustivel em subida que em descida ou ponto morto

                Exemplo:

                Editado pela última vez por mok; 18 August 2022, 17:22.

                Comentário


                  #9
                  Vai afinar as válvulas.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por mok Ver Post
                    Não, é injectado muito mais combustivel em subida que em descida ou ponto morto

                    Exemplo:

                    O barulho é semelhante, mas não tão constante.. No meu caso a "velocidade do barulho" vai variando e desaparece e reaparece, mesmo que mantenha a mesma aceleração/velocidade.

                    Originalmente Colocado por now Ver Post
                    Vai afinar as válvulas.
                    As válvulas foram afinadas quando a cabeça do motor foi rectificada há 2 anos, e só rolou 10.000km desde então. Poderá ser das válvulas?

                    Comentário

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