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Ainda justifica o diesel?

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    Ainda justifica o diesel?

    Pessoal, se fizessem 70kms diários em nacional que combustivel optariam por escolher num carro novo?

    A pessoa em questao tem um 206 1.4 hdi de 2005 ja perto dos 400 mil km, e como o carro é uma autentica bomba relogio, (hà 1 mês foi o alternador à vida) está a equacionar mudar de viatura.

    No svirtual viu um corsa 2016 1.2 70cv que lhe agradou muito mas a duvida é se compensa esse ou um outro mas a gasoleo. O motor do 206 é da velha escola sem regenerações nem nada e os atuais já são amaricados.

    Também lhe disse q a manutenção a gasolina é mais barata e pode ir aí buscar a diferença que vai pagar a mais a nivel de consumo combustivel comparado com o diesel.

    Opiniões por favor. Obrigado.
    Editado pela última vez por luismig; 21 August 2022, 14:41.

    #2
    luismig

    O carro atual não é uma bomba relógio, está a chegar há fase em que dá despesas de desgaste normalíssimo num carro com essas idade e quilometragem, agora ou faz uma geral e mantem o 206 a andar mais uns tempos ou se quer algo mais recente equacione gasolina, esqueça diesel especialmente se não quer andar a lidar com sistemas de antipoluição, a diferença de consumos visto que faz bastante estrada nacional não vai ser nada de especial.

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      #3
      O problema maior que vejo aqui é os perifericos do motor porque acredito q o mesmo faça alguns mais. Já foi alternador que levou recondicionado, qualquer dia pode ser a bomba água, a da direção, compressor AC que é tudo de origem.

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        #4
        Neste momento estou a fazer quase o dobro desses km e vou comprar uma viatura eléctrica, como não existe informação referente a valor máximo que pretende gastar e se é primeiro carro ou se tem onde carregar a viatura, acho que neste momento o eléctrico encaixa bem nesse trajecto.

        Cumps

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          #5
          Originalmente Colocado por luismig Ver Post
          O problema maior que vejo aqui é os perifericos do motor porque acredito q o mesmo faça alguns mais. Já foi alternador que levou recondicionado, qualquer dia pode ser a bomba água, a da direção, compressor AC que é tudo de origem.
          O alternador ter avariado não é nada do outro mundo, normalíssimo se durou estes anos todos e só agora deu problemas, quando ao resto a mesma coisa, não podes pensar nisso, tudo tem um tempo de vida, mas enquanto forem funcionando é deixar andar e quando avariarem lidar com o problema.

          Simplesmente aqui não vale apena andar com rodeios, o carro em questão gasta pouco ou nada, é barato de ir mantendo, está velho, está, mas o seu dono já está numa de mudar para algo mais recente e não tanto por possíveis futuros problemas, mas sim porque já se cansou do mesmo.

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            #6
            Pelos vistos o orçamento não é muito alto, pelo que mesmo a Diesel se irá ficar pelos tais motores da "velha guarda" que ainda não dão muitas chatices daquelas complexas de resolver e caras.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
              Pelos vistos o orçamento não é muito alto, pelo que mesmo a Diesel se irá ficar pelos tais motores da "velha guarda" que ainda não dão muitas chatices daquelas complexas de resolver e caras.
              Pelo que sei o orçamento pode ir ate aos 15 500€.

              A questão é mesmo o "medo" de avarias continuas, fiquei a saber que anda a babar oleo pela bomba do oleo e um amortecedor ja anda "a bater".

              Perante isto a questão é se justifica enveredar pelos motores dieseis actualmente por causa da tecnologia empregue, ou se um a gasolina (1.0 ou mesmo 1.2) fazem o mesmo serviço embora mais caro nos consumos e abastecimentos.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por luismig Ver Post
                Pelo que sei o orçamento pode ir ate aos 15 500€.

                A questão é mesmo o "medo" de avarias continuas, fiquei a saber que anda a babar oleo pela bomba do oleo e um amortecedor ja anda "a bater".

                Perante isto a questão é se justifica enveredar pelos motores dieseis actualmente por causa da tecnologia empregue, ou se um a gasolina (1.0 ou mesmo 1.2) fazem o mesmo serviço embora mais caro nos consumos e abastecimentos.
                Os a gasolina, claro que fazem o mesmo serviço e até com mais suavidade na condução.

                Por esse valor, talvez um elétrico... Um Zoe, talvez.

                Enviado do meu SM-A715F através do Tapatalk

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por pedrolima678 Ver Post

                  Por esse valor, talvez um elétrico... Um Zoe, talvez.
                  Nada desse tipo de carros, ja lhe custa carregar o tlmvl quanto mais um carro , woman stuff.

                  Ja lhe expliquei que a gasolina só está 5cts de diferença em relação ao gasoleo, e tendo em conta que a manutenção também será mais barata penso que poderá enveredar pela versão gasolina, mas espero aqui ter essa certeza.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por luismig Ver Post
                    Nada desse tipo de carros, ja lhe custa carregar o tlmvl quanto mais um carro , woman stuff.

                    Ja lhe expliquei que a gasolina só está 5cts de diferença em relação ao gasoleo, e tendo em conta que a manutenção também será mais barata penso que poderá enveredar pela versão gasolina, mas espero aqui ter essa certeza.
                    Possivelmente para fazer a troca vai ter que dar uns 8K, vai pagar de IUC mais 100 euros por ano, e de seguro também vai pagar mais, mesmo estando agora a diferença em apenas 5 centimos ao final de um ano tudo junto deve dar mais de 500 euros de diferença, que dá para fazer alguma..

                    Do ponto de vista economico não compensa, agora se quer um carro mais atual isso já é outra conversa, mas em 2022 não compraria um atmosferico como esse 1.2 que é uma arrastadeira.. não sendo o 206 1.4 hdi um carro rapido na comparação é bem mais rapido.

                    Comentário


                      #11
                      Encontram-se muitos carros recentes (2017 para cá) e abaixo de 100.000 km a gasóleo para o orçamento disponível, incluindo até segmento C e japoneses.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por luismig Ver Post
                        O problema maior que vejo aqui é os perifericos do motor porque acredito q o mesmo faça alguns mais. Já foi alternador que levou recondicionado, qualquer dia pode ser a bomba água, a da direção, compressor AC que é tudo de origem.


                        O que vejo aí nessa viatura, são peças de desgaste, o normal.

                        A bomba de água foi trocada quando trocaram correia? Os amortecedores se calhar e como a maioria das viaturas, nunca foram trocados... ora com essa quilometragem.


                        Mas só ela saberá o que pretende e se quer fazer troca de viatura, está no direito.

                        Comentário


                          #13
                          Se for uma zona com GPL facilmente acessível e " barato " ( face à realidade actual ) eu acho muito melhor opção que diesel.
                          Ou gasolina só.
                          Há é zonas do país onde GPL é caro e escasso.

                          No meu caso poupo muito em andar a GPL face a diesel, para 120 km/dia nos dias uteis, ao fim do ano dá 1 diferença jeitosa.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por luismig Ver Post
                            O problema maior que vejo aqui é os perifericos do motor porque acredito q o mesmo faça alguns mais. Já foi alternador que levou recondicionado, qualquer dia pode ser a bomba água, a da direção, compressor AC que é tudo de origem.
                            Sim e intercooler ( se tiver ) , turbo, tubagens, etc.

                            É preciso perceber que para trocar por algo mais recente, como disse o outro user, financeiramente nunca é viável.
                            Ganha-se é noutros aspectos inclusive na confiança de não ter supostamente tantas avarias/manutenção nos primeiros anos.

                            Comentário


                              #15
                              Mudar alternador aos 400 mil e normal. Muito durou ele.
                              Compressor de AC, o Honda cá de casa rebentou completamente aos 4 anos de idade e menos de 40 mil km.

                              Bomba de água se for trocando com a correia não há motivos para temer.

                              Comentário


                                #16
                                Mas a trocar aconselho GPL ou diesel.
                                Habituada a consumos de um 1.4 HDI vai ficar chocada com os consumos de um a gasolina!

                                Comentário


                                  #17
                                  Sim, com esse orçamento já se conseguem carros a GPL de fábrica e recentes. Mas a escolha será muito mais restrita.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                    Sim, com esse orçamento já se conseguem carros a GPL de fábrica e recentes. Mas a escolha será muito mais restrita.


                                    Fosse Itália e o mundo de escolha de GPL de fabrica, seria um "mundo infinito".

                                    Ou ainda na França, o uso de um Gasolina com E85, que fica ainda mais barato que o GPL...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por luismig Ver Post
                                      Pelo que sei o orçamento pode ir ate aos 15 500€.

                                      A questão é mesmo o "medo" de avarias continuas, fiquei a saber que anda a babar oleo pela bomba do oleo e um amortecedor ja anda "a bater".

                                      Perante isto a questão é se justifica enveredar pelos motores dieseis actualmente por causa da tecnologia empregue, ou se um a gasolina (1.0 ou mesmo 1.2) fazem o mesmo serviço embora mais caro nos consumos e abastecimentos.
                                      É compreensível pois eu mesmo nos últimos 2 anos andava com o coração nas mãos devido a problemas que estava a começar ter num mitsubishi Space star de 2003, foi só a tubagem do turbo que me rompia, em dois tubos diferentes, mas o último já nem existia novo para venda.
                                      Sei que era normal em viatura de 2003 e já com mais de 350 mil klm mas estar constantemente a ter o carro na oficina e sujeito a não saber o tempo de reparação, porque se me avariava outra peça que também já não houvesse de origem teria que andar à procura em sucateiros.
                                      É perfeitamente compreensível a troca do carro apesar de não ser a altura ideal.
                                      Eu apesar de ter carro novo só em Janeiro deste ano, já tinha o negócio feito em julho do ano passado o que nem foi assim tão mal como estão actualmente os preços inflacionados. Agora pagaria + 4500€.
                                      Por 15000€ já compras um dacia sandero novo bi-fuel (gpl gasolina).

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                        Sim, com esse orçamento já se conseguem carros a GPL de fábrica e recentes. Mas a escolha será muito mais restrita.
                                        Sim, será mt mais restrita sem dúvida.
                                        A alternativa seria comprar a gasolina e depois converter, em especial se o preço total de tudo isto ficar mais baixo que o mesmo carro mas diesel.
                                        E talvez limitado à injecção multiponto e não injecção directa, que faz o preço subir.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Penso que até os 15 mil EUR já se arranja algum 1.0 ou 1.2 turbo à gasolina com quilometragem razoável.
                                          Então se for segmento B, parece-me que deverá haver bastantes opções.

                                          PS: fiz uma pesquisa rápida no SV e entre 208, Clio, Fabia, Polo, Ibiza, i20 há carros com menos de 80 mil km e a custar menos de 15 mil EUR.
                                          Editado pela última vez por DMA; 22 August 2022, 09:58.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Topolino Ver Post
                                            Habituada a consumos de um 1.4 HDI vai ficar chocada com os consumos de um a gasolina!
                                            Tendo em conta o perfil condução (95% estrada nacional e 5% cidade) será assim tão grande a diferença?

                                            É que mesmo ir para um diesel ja seria um 1.6 HDI que andou a ver e segundo consta os consumos seriam um pouco mais que o 1.4 dela.

                                            A nivel de manutenção também seria mais cara tendo em conta as mariquices dos filtros particulas. Mesmo neste que tem as revisões andam à volta dos 200€ a 300€.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Para 70km por dia, acho que o diesel ainda compensa. O ideal seria mesmo elétrico, mas resta saber se o OP pode com o custo mais elevado de aquisição e tem como carregar em casa

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Oliveiraz33 Ver Post
                                                Para 70km por dia, acho que o diesel ainda compensa.
                                                Acabei de ver nas noticias que o diesel está ao dia de hoje mais caro que a gasolina

                                                Estou a ver que agora vai ser um despachar de carros dieseis impressionante ao preço da chuva...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por luismig Ver Post
                                                  Acabei de ver nas noticias que o diesel está ao dia de hoje mais caro que a gasolina

                                                  Estou a ver que agora vai ser um despachar de carros dieseis impressionante ao preço da chuva...
                                                  Não sei onde moras, mas aqui no norte o diesel foi sempre mais barato.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Oliveiraz33 Ver Post
                                                    Não sei onde moras, mas aqui no norte o diesel foi SEMPRE mais barato.
                                                    Neste sobe e desce que tem havido todas as semanas já vi o diesel mais caro aqui no norte.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Oliveiraz33 Ver Post
                                                      mas aqui no norte o diesel foi sempre mais barato.
                                                      Aí no norte bem como centro e sul. A questão é que hoje aumentou e ficou acima da gasolina

                                                      https://sicnoticias.pt/pais/2022-08-...ocais-2eddaa02

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Com a dinâmica actual de preços, um Yaris híbrido acaba por entrar na corrida dos carros mais económicos para fazer kms...

                                                        É uma opção bem interessante.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Ainda agora coloquei um post sobre isto no tópico dos combustíveis, o motor a diesel é um motor com os dias contados por causa das questões ambientais (logo, pouto importa se dura 300 ou 400k km), perdeu completamente o benefit que representava que era principalmente o preço do combustível (ainda pode compensar alguma coisa nos consumos), além de que tem custos de manutenção e de circulação muito superiores.

                                                          Para responder à questão do tópico era preciso que os valores de mercado refletissem esta realidade que acabei de descrever, mas tanto quanto sei não é o que se tem visto, portanto, quanto a mim: NÃO.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Então porque não se vê táxis ou tvde's a gasolina ou invés do diesel?

                                                            Comentário

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