Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Guias pinça de travão

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Guias pinça de travão

    Tenho um renault clio que tem folga nas pinças de travão fazendo bastante ruido em calceta.
    Verifiquei que a folga é nas guias das pinças (duas rodas da frente), comprei guias novas mas o problema ou melhor, o desgaste não é nas guias mas sim onde elas entram, haverá solução para isto??

    #2
    Se o carro fosse meu, manderiláva os furos em questão (retificação da ovalização por desgaste) nas pinças para estes ficarem com o furo redondo e o mais macio possível, pois por causa do desgaste, os furos estarão ovalizados se forem medidos com um paquímetro...

    -Torneava uns parafusos em aço mais fortes ajustados ao furos retificados, ou,... mais rápido e mais em conta,... abrir 2 pequenos rasgos de 2 milímetros de largura no veio, a profundidade depende do O-ringue em relação ao diâmetro do furo desgasto na pinça, para inserir 2 pequenos O-ringues na medida certa, a cerca de 1 cm das 2 extremidades, que irão "tirar" a folga, obviamente lubrificados com massa cobreada de alta temperatura. Este ultimo procedimento para mim, mais rápido, mais barato ao cliente mas não tão perfeito, porem com bons resultados.

    O problema dessa folga é o "esquecimento" de alguns mecânicos quando fazem uma intervenção nessa zona, não lubrificarem esses pernos com a massa especifica para evitar o desgaste normal de ferro com ferro.


    Como não és Torneiro mecânico, ou mandas fazer esse serviço, ou metes ou mandas meter massa cobreada nos pernos. Esta massa mais espessa que a massa normal, vai ajudar a minimizar o barulho dos pernos, alem de ser própria para alta temperatura.

    Se existe algum kit de reparação para esse tipo de folga, não o sei dizer,... já não é a minha praia.
    Editado pela última vez por ToniGT; 23 August 2022, 08:47. Razão: Detalhe

    Comentário


      #3
      Sim será um pouco isso.
      Mas mas meter massa de cobre nas guias será boa ideia?

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por MARRETA Ver Post
        Sim será um pouco isso.
        Mas mas meter massa de cobre nas guias será boa ideia?
        Bom, o ideal seria uma massa tipo Plastilube®...Falei dessa massa porque suponho que o veio esteja com muita folga a massa cobrada é mais espessa resolveria o problema do barulho.
        O ideal mesmo era reparar essa folga e lubrificar com massa sintética não condutora tipo
        Plastilube®. Muitos ainda preferem a "velha" massa de cobre...as opiniões divergem nesta matéria.
        Mas ao menos que tenha massa lubrificante resistente a altas temperaturas, em vez de estar seco.

        Editado pela última vez por ToniGT; 24 August 2022, 17:41.

        Comentário


          #5
          Hoje de manhã passei por duas oficinas e ambas me disseram que pouco haverá a fazer sendo mesmo a solução mais fiável a substituição das pinças. De tarde, desmontei as pinças e lubrifiquei as guias com massa de cobre, o barulho deixou de se ouvir mas será por algum tempo, certamente! Na próxima ponderarei os oring´s, vamos ver!!

          Comentário


            #6
            Vê lá se isso depois não prende e fica a gastar pastilha/discos de forma excessiva..

            A minha opinião é de meter tudo novo.

            Comentário


              #7
              Sim pode acontecer, as guias tem que se movimentar e o oring pode não deixar executar esse movimento, mesmo que bem lubrificadas pode haver prisão

              Comentário


                #8
                Como referi acima, se fosse eu, retificava o furo umas décimas e torneava o veio novo a entrar leve sem folga. mas isso sou eu que sou Torneiro. Se não és Torneiro mecânico, vai a um e diz-lhe o que eu disse aqui e quanto fica.
                Ás vezes o preço pode não compensar, digo eu...não posso falar pelos outros.
                Quanto aos O-ringues, pessoalmente nunca o fiz, mas sei quem o faz ou fez... se o trabalho for bem feito com um ajuste muito leve, o veio trabalhará praticamente sem fricção, os mesmos servirão apenas para não deixar o aço bater no aço. não haverá problema. Estamos a falar de material de 2 milímetros de espessura que depois de encaixados na nervura ficará saliente apenas o suficiente para entrar leve sem folga. O atrito praticamente não existe.
                Mas em segurança eu em mim confio. Já o fiz há muitos anos a pedido dum colega e nunca teve problemas.
                Quanto a outros o fazerem...já não respondo por eles.
                Mas em segurança não se facilita.
                Não confias, mete novo.

                Comentário

                AD fim dos posts Desktop

                Collapse

                Ad Fim dos Posts Mobile

                Collapse
                Working...
                X