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Ford Focus 1.5 TDCI 2018 Start&Stop KO

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    Ford Focus 1.5 TDCI 2018 Start&Stop KO

    Bom dia

    Além de uma Megane II velhinha, tenho um Ford Focus 1.5 TDCI 2018 que tem umas manias estranhas. Comprei-o em 2018 novo e passado 1 mês de sair do stand, o Start&Stop recusou-se a funcionar mais.

    Sei que para funcionar, o Start&Stop tem de cumprir vários critérios, mas das muitas vezes que já estive na oficina, a desculpa é sempre que a bateria tem de carregar e que fazia poucos quilómetros diariamente, sendo que nos últimos 2 anos fazia cerca de 100 quilómetros todos os dias.

    Desculpas de análise de carro em garantia, a verdade é que passados 4 anos o problema mantêm-se sem resolução à vista.

    Além disso o carro tem umas manias estranhas, já reportadas à oficina, que eu não considero serem normais e que poderão ser indício de perda de energia e consequente descarga da bateria.

    Deixo abaixo 2 vídeos onde podem verificar as situações de que falo.

    Vídeo 1
    <a href="https://youtu.be/HU7Mu_5Tdsg" target="_blank" rel="nofollow ugc">https://youtu.be/LIBIXJ0UasI

    Vídeo 2
    <a href="https://youtu.be/LIBIXJ0UasI" target="_blank" rel="nofollow ugc">https://youtu.be/LIBIXJ0UasI

    No vídeo 1 os manómetros de temperatura e de nível de combustível, animam-se de tempos a tempos movendo-se e as colunas fazem cliques. Esta situação acontece quando o carro está desligado, várias vezes seguidas e não sei durante quanto tempo.

    No vídeo 2 quando abro as portas dianteiras do carro, no compartimento do motor ouvia um zumbido que dura sensivelmente um minuto. Isto acontece de cada vez que abro as portas dianteiras. Depois de investigar descobri que a peça que estou a tocar, no vídeo, vibra e o zumbido vem daí. Não faço ideia de que peça é e para que serve.

    Parto do princípio que estas duas situações gastam energia sem necessidade e consequentemente descarregam a bateria e por isso o Star&Stop não funciona, pois um dos parâmetros para funcionar é a bateria estar a mais de 75% de carga e continuando assim, qualquer dia chego ao carro e não pega.

    Acrescido a estas 2 situações, o pedal de acelerador por vezes fica preso, elevando as rotações quando troco de velocidade.

    Na próxima quinta-feira volto a levar o carro à oficina para nova ronda de verificações, se alguém tiver ou teve problema semelhante que partilhe o que é e como resolveu se for caso disso, para desta forma poder confrontar os responsáveis e ter o problema finalmente resolvido, pois a garantia acaba no próximo ano.

    Obrigado e bons quilómetros a todos.



    Topo
    Editado pela última vez por JEGomes; 05 September 2022, 09:52.

    #2
    A minha Focus com motor igual, de 2017, faz exatamente o mesmo ruído e a mesma dança de ponteiros.

    O S&S às vezes trabalha, talvez apenas quando atinge determinados parâmetros tal como carga na bateria, temperaturas do motor, equipamentos ligados, etc. Mas assim que entro no carro e o coloco a trabalhar desligo logo o S&S, só ás vezes é que me esqueço.

    Comprei-a usada perto do final do ano passado e já fazia isso, mas depois vi algures no youtube uma review a um veiculo identico e reparei que os ponteiros estavam a fazer o mesmo.

    Para já ainda não questionei ninguém sobre isso, depois dá feedback sobre o que disse a oficina.

    Comentário


      #3
      Pode ter carga mas não ter saúde.

      Exemplo, estado de saúde 35% e estado de carga 99%. Bateria KO e precisa de substituição.

      Estes Fords não gostam de baterias fracas.

      Comentário


        #4
        Ford e não só.

        Diria que todos os veículos atuais com a quantidade de eletrônica e energia necessária para alimentar a mesma e todos os módulos não gostam de andar com a fonte de energoa elétrica nas lonas,e por vezes nem precisa de ficar nas lonas,nem de lá perto.

        Comentário


          #5
          Um controlo anual antes do inverno deveria ser feito,mesmo num veículo com um ano de idade.

          Comentário


            #6
            Posso estar a mandar uma ideia ao ar, mas tenho ideia que nas minhas pesquisas sobre o software Forscan (software de diagnostico Ford em que se pode mudar algumas features do carro), que existe uma que se chama Prime pump on Door open.
            E isso ser apenas a bomba do gasóleo a trabalhar até ligares o carro.
            Vou tentar encontrar essa info e colo aqui se encontrar!

            EDIT:
            Encontrado! Não sobre o modelo em específico, mas é comum a muitos modelos!
            https://www.f150forum.com/f118/fuel-...o-else-476551/

            https://www.fordtransitusaforum.com/...er-door.82648/
            Editado pela última vez por rdguerra; 07 September 2022, 12:16.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por rdguerra Ver Post
              Posso estar a mandar uma ideia ao ar, mas tenho ideia que nas minhas pesquisas sobre o software Forscan (software de diagnostico Ford em que se pode mudar algumas features do carro), que existe uma que se chama Prime pump on Door open.
              E isso ser apenas a bomba do gasóleo a trabalhar até ligares o carro.
              Vou tentar encontrar essa info e colo aqui se encontrar!

              EDIT:
              Encontrado! Não sobre o modelo em específico, mas é comum a muitos modelos!
              https://www.f150forum.com/f118/fuel-...o-else-476551/

              https://www.fordtransitusaforum.com/...er-door.82648/
              Obrigado.

              Também falei com um amigo que tem uma focus carrinha de 2015 e faz as mesmas coisas.

              Amanhã vou perder mais um dia na oficina para nada.

              Comentário


                #8
                O unico problema que tens é o stop/start não estar a funcionar, troca a bateria por uma agm

                Comentário


                  #9
                  Andei quase 2 semanas com a minha Megane a acelerar sozinha e com o pedal a se comportar de forma estranha até o dia em que ao analisar a fonte do problema, dei com o tapete fora dos encaixes.
                  O resto parece ser mesmo a bateria não ser a indicada para esse modelo ou estar nas lonas como já disseram.

                  Comentário


                    #10
                    Nem reparei no problema do acelerador.. aquilo é eletronico, só se a mola estiver a prender ou mesmo o tapete a atrapalhar, a melhor coisa é mesmo meter lá a cabeça e ver o que se passa

                    Comentário


                      #11
                      Isso e o pedal da embreagem andar esquisito. Chego a ver 3 tapetes enrolados e depois mete-se atrás dos pedais [emoji1751]

                      Comentário


                        #12
                        Eu via os tapetes também... simple problems, simple solutions...

                        De resto, o Start & Stop da minha recusa-se a funcionar, bateria com pouco power, também é de 2017 e a bateria é a original ainda!
                        Agora, vou trocar? Para já não... nao justifica estar a bater a nota para ter o S&S funcional..

                        Comentário


                          #13
                          Não é só o SS que sofre...

                          Comentário


                            #14
                            Boa noite a todos

                            Update da ida à oficina.

                            Vamos por partes:

                            - A cena dos ponteiros dos manómetros e do zumbido são normais nestes carros, eles tinha lá um igualzinho ao meu, cor e tudo, até a matrícula era quase igual, só os últimos 2 algarismos é que eram diferentes.

                            - O Start&Stop, segundo o que disseram, atualizaram o software do carro, pelo menos foi o que percebi, recarregaram a bateria e solicitaram que voltasse lá na próxima semana para verificar os níveis de descarga. Quando saí da oficina, até casa parei umas 3 ou 4 vezes e funcionou sempre. A ver se amanhã se recusa.

                            - Em relação ao acelerador, como não tinham a peça em stock, (vivo nos Açores) vão mandar vir para colocar em garantia . Afinal não eram os tapetes, é mesmo defeito de fabrico, já tinha lido em algum lado. Os tapetes estão presos, o que é muito bom e não deixa que saiam do sítio. Isso acontece na minha megane II e já conheço as manhas dos tapetes. Em suma, quando for para colocar o acelerador, verificam os níveis de carga da bateria.

                            De resto o carro anda bem, é económico e satisfaz as minhas necessidades. Pode ser um preciosismo isto do Star&Stop, mas um extra que paguei por ser opcional, tem de funcionar até sair de garantia.

                            Obrigado a todos pelo feedback.

                            Bons quilómetros e façam-se à estrada sempre em segurança.

                            Comentário


                              #15
                              Ponteiros e barulhos é normal nesse carro pelo menos

                              O stop/start, lá fizeram reset ao controlador e agora é uma questão de dias até ver se está resolvido ou tens que mudar a bateria

                              O acelerador, ainda bem que viram e vão substituir em garantia, senão wd40 lá para dentro caso fosse a pagar..

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                Não é só o SS que sofre...
                                Certo.. eu sei que mais tarde terei de a trocar, mas apenas estou a guardá-la para mais tarde, aquando de financeiramente possível
                                Ou seja, apenas não considero uma "urgência".


                                Originalmente Colocado por JEGomes Ver Post
                                - Em relação ao acelerador, como não tinham a peça em stock, (vivo nos Açores) vão mandar vir para colocar em garantia . Afinal não eram os tapetes, é mesmo defeito de fabrico, já tinha lido em algum lado. Os tapetes estão presos, o que é muito bom e não deixa que saiam do sítio. Isso acontece na minha megane II e já conheço as manhas dos tapetes. Em suma, quando for para colocar o acelerador, verificam os níveis de carga da bateria.

                                De resto o carro anda bem, é económico e satisfaz as minhas necessidades. Pode ser um preciosismo isto do Star&Stop, mas um extra que paguei por ser opcional, tem de funcionar até sair de garantia.
                                Fico contente por terem assumido o problema do acelerador, realmente poderia ser um problema de segurança grave ou muito grave!

                                Agora secalhar a bateria será sol de pouca dura, tenta comprar uma bateria fora (fora da Ford) caso seja necessário, poupas uns bons cobres
                                Editado pela última vez por rdguerra; 09 September 2022, 11:36.

                                Comentário


                                  #17
                                  Já devias ter dito que vivias nos Açores isso o problema são as humidades!

                                  Pronto...

                                  Bem e já agora isso de regenerações do fap também anda fraco não?

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por midnightblack Ver Post
                                    Já devias ter dito que vivias nos Açores isso o problema são as humidades!
                                    A humidade é lixada, mas os problemas não foram criados por ela.


                                    O Satr&Stop hoje continua a funcionar, com AC ligado e tudo, parece um reloginho. A ver quanto tempo dura.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por JEGomes Ver Post
                                      O Satr&Stop hoje continua a funcionar, com AC ligado e tudo, parece um reloginho. A ver quanto tempo dura.

                                      Entretanto, saído da oficina na quinta feira a funcionar e sexta também, morreu no domingo e nunca mais deu sinais de vida.

                                      Comentário


                                        #20
                                        JEGomes

                                        Isso é a bateria lixada, podem carregar a dita vezes sem conta que não há nada a fazer, tem de ser substituída por uma nova, o problema é mesmo os preços não nada amigos...

                                        Comentário


                                          #21
                                          A resposta de alguém com experiência logo na segunda resposta e foi ignorada...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por bigturbo Ver Post
                                            o problema é mesmo os preços não nada amigos...
                                            A pergunta p o milhão de €: Os € q poupou com o SS serão maiores q o preço duma bateria?
                                            Se assim for vale a pena ter SS, agora se for o contrário...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por PugGT Ver Post
                                              A pergunta p o milhão de €: Os € q poupou com o SS serão maiores q o preço duma bateria?
                                              Se assim for vale a pena ter SS, agora se for o contrário...
                                              Não pretendo trocar a bateria por minha conta, queria que a Ford assumisse responsabilidade no problema sendo da bateria ou não.

                                              Entretanto fui ontem informar que o Srart&Stop deixou de funcionar logo no domingo seguinte.
                                              Fizeram teste de bateria resultado está ok, mas descarregou de 100% para 64%.
                                              Editado pela última vez por JEGomes; 17 September 2022, 17:38.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por JEGomes Ver Post
                                                Não pretendo trocar a bateria por minha conta, queria que a Ford assumisse responsabilidade no problema sendo da bateria ou não.

                                                Entretanto fui ontem informar que o Srart&Stop deixou de funcionar logo no domingo seguinte.
                                                Fizeram teste de bateria resultado está ok, mas descarregou de 100% para 64%.

                                                Partilho o teste.
                                                Garantia de uma peça de desgaste, 4 anos depois? Só se compraste extensão de garantia..

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Dificlmente te vão trocar uma bateria em garantia. Primeiro é uma peça de desgaste, depois a sua durabilidade depende bastante da forma como é usada.

                                                  Um carro que ande todos dias e apenas seja ligado/desligado 2x á partida a bateria vai durar mais do que a de um tipo que faz entregas e liga/desliga o carro dezenas de vezes ao dia.


                                                  @eblase Gostava de ouvir a tua opinião sobre o S&S, vale a pena desligar sempre ou não causa desgaste nenhum noutros componentes do carro?

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por CalimeroIbiza Ver Post
                                                    Dificlmente te vão trocar uma bateria em garantia. Primeiro é uma peça de desgaste, depois a sua durabilidade depende bastante da forma como é usada.

                                                    Um carro que ande todos dias e apenas seja ligado/desligado 2x á partida a bateria vai durar mais do que a de um tipo que faz entregas e liga/desliga o carro dezenas de vezes ao dia.


                                                    @eblase Gostava de ouvir a tua opinião sobre o S&S, vale a pena desligar sempre ou não causa desgaste nenhum noutros componentes do carro?
                                                    Desligar.

                                                    Por exemplo, nos meus charutos, está desactivados de fábrica! É só charutos

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                                      Desligar.

                                                      Por exemplo, nos meus charutos, está desactivados de fábrica! É só charutos
                                                      O motor de arranque é o mesmo ou tem outro para SS ?

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por CalimeroIbiza Ver Post
                                                        Dificlmente te vão trocar uma bateria em garantia. Primeiro é uma peça de desgaste, depois a sua durabilidade depende bastante da forma como é usada.

                                                        Um carro que ande todos dias e apenas seja ligado/desligado 2x á partida a bateria vai durar mais do que a de um tipo que faz entregas e liga/desliga o carro dezenas de vezes ao dia.


                                                        @eblase Gostava de ouvir a tua opinião sobre o S&S, vale a pena desligar sempre ou não causa desgaste nenhum noutros componentes do carro?
                                                        Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                                        Garantia de uma peça de desgaste, 4 anos depois? Só se compraste extensão de garantia..
                                                        Não sei se leram os tópicos acima, mas este problema acontece desde que o carro saiu do stand. Já lá fui muitas vezes e nunca resolveram o problema. Não me interessa que seja passado quatro anos, para mim é uma questão de princípios. A garantia é de 5 anos, acaba em agosto de 2023. É verdade que a bateria é uma peça de desgaste, mas nem sei se é da bateria, pode nem ser. O que sei é que tenho um opcional pelo qual paguei e não funciona e a oficina da própria marca não consegue resolver o problema ou sequer saber a razão de não funcionar.

                                                        De resto vivo bem sem o SS. Só não quero que daqui a 1 ou 2 anos me venham dizer que há um problema e que me cobrem balburdios quando poderia ter sido resolvido em garantia porque já tinha surgido em garantia.

                                                        Bitaites todos mandam.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                                          Desligar.

                                                          Por exemplo, nos meus charutos, está desactivados de fábrica! É só charutos
                                                          Nos meus também, não dá para ligar sequer.
                                                          MAs no 208 cá de casa, que pego nele umas 5x ao ano eu desligo sempre a a condutora habitual também.
                                                          Resumindo, mais desgaste para baterias, alternadores etc etc por um consumo irrisoriamente inferior certo?

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por JEGomes Ver Post
                                                            Não sei se leram os tópicos acima, mas este problema acontece desde que o carro saiu do stand. Já lá fui muitas vezes e nunca resolveram o problema. Não me interessa que seja passado quatro anos, para mim é uma questão de princípios. A garantia é de 5 anos, acaba em agosto de 2023. É verdade que a bateria é uma peça de desgaste, mas nem sei se é da bateria, pode nem ser. O que sei é que tenho um opcional pelo qual paguei e não funciona e a oficina da própria marca não consegue resolver o problema ou sequer saber a razão de não funcionar.

                                                            De resto vivo bem sem o SS. Só não quero que daqui a 1 ou 2 anos me venham dizer que há um problema e que me cobrem balburdios quando poderia ter sido resolvido em garantia porque já tinha surgido em garantia.

                                                            Bitaites todos mandam.
                                                            Deste lado ninguém tem uma bola de cristal.

                                                            O eblase já te deu várias causas e outros users também.
                                                            O mais provável é simplesmente teres a bateria a dar as últimas e isso é peça de desgaste. Podes berrar o que quiseres com eles mas vai sair do t€u bolso...

                                                            Comentário

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