Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Tempos de incerteza: SUV Gasolina, Diesel ou PHEV?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    [Mercado] Tempos de incerteza: SUV Gasolina, Diesel ou PHEV?

    Pois bem, tenho um familiar a pensar trocar de carro num horizonte temporal de 6 meses e, pela primeira vez, não sei o que devo recomendar. No último ano, assistimos a uma guerra na Europa, a uma crise energética, a combustíveis a atingir preços recorde, alterações da fiscalidade dos combustíveis, gasolina mais barata que o gasóleo em muitos anos. Há 1 ano atrás, não teria qualquer dúvida em aconselhar Diesel nesta situação, mas na data de hoje tenho mais dúvidas do que certezas.

    Por isso, tentando ser um user civilizado, decidi usar o formulário do Fórum. Aqui vai:

    1. Que tipo de carros gostas? SUV segmento C
    2. Quais os segmentos ou tipo de carro em consideração (A - Citadino, B - Utilitário, C - Pequeno Familiar, Monovolume, Jipe, Desportivo, Cabrio, etc)? SUV
    3. Que marcas e modelos gostas e equacionas? Idealmente marcas europeias ou japonesas. Marcas premiam são valorizadas.
    4. Irás andar com passageiros atrás frequentemente? Com que frequência? Com pouca frequência. Mala de 380-400L seria o mínimo
    5. Precisarás de levar carga com frequência? Com pouca frequência, mas sendo o maior carro de casa, é o carro utilizado quando é preciso carregar algo maior. Também há uma pick-up que serve em algumas situações dessas
    6. Que quilometragem anual costumas fazer? Ir-se-à manter nos próximos anos? 17-18000kms/ano, a manter nos próximos 6-7 anos. Depois deverá reduzir.
    7. Farás muitas viagens em nacionais, circulares, auto-estradas? 90% nacional a 90-110 e alguma cidade. AE em média de 3 em 3 ou de 6 em 6 meses
    8. Os consumos terão grande importância? Sim!
    9. A potência do motor terá grande importância? Não! Mas o atual tem 105cv e faz 12s dos 0-100. Não se pretende nada muito mais lento.
    10. Aprecias explorar caminhos mais desconhecidos, como estradas municipais, estradas de terra, trilhos? Não especialmente, mas de vez em quando pode ter de fazer uns estradões.
    11. Que orçamento tens, valor mínimo e máximo? 30000, algo flexível
    12. Pretendes novo, pouco usado ou usado, a partir de determinado ano). Pouco usado, idealmente algo a partir de 2020, mas não se excluem boas opções até 2018. Se a proposta for excelente poderá ser novo. Para dar um ex, um dos modelos procurado seria um X1 16d LCI.

    Confrades, o que se pretende é um SUV (obrigatório) para substituir outro de 14 anos. A potência é secundária mas a economia é fundamental. Será para manter no mínimo durante 10 anos. A sugestão de modelos é apreciada, mas o que eu mais pretendia era que dissessem qual seria a vossa opção em termos de combustível e porquê. Elétricos estão fora de questão.

    Numa análise comparativa, vejo os seguintes prós e contras:

    DIESEL

    Prós:
    1) Baixos consumos
    2) Adequados a carros altos e pesados

    Contras:
    1) Preço atualmente mais alto que a gasolina, o que não se se vai manter ou não
    2) Cada vez mais em desuso, cada vez menos disponível em modelos novos
    3) Será que um carro Diesel daqui a 10/15 anos ainda pode andar em todo o lado sem limitações?

    GASOLINA
    Prós:
    1) Maior simplicidade e maior fiabilidade em teoria
    2) Preço do combustível mais baixo hoje

    Contras:
    1) Preconceito meu mas sempre achei que SUV+gasolina=bêbedo. Ver consumos de 8L seria uma dor de cabeça, embora acho que até conseguisse fazer 6, 6,5L num gasolina económico atual, dado que faz 5,5L no SUV/Crossover atual
    2) Já não são assim tão baratos.

    PHEV
    Prós:
    1 Possibilidade de andar eletrico a maior parte dos kms
    2) Possibilidade de carregar em casa

    Contras:
    1) Complexidade dos 2 motores
    2) Durabilidade/estado das baterias daqui a 10 ou 15 anos
    3) Ainda não há PHEV com autonomias de 80 ou + kms que custem 30k
    4) Desconfiança em relação a caixas auto

    O que comprar nos dias de hoje com este caderno de encargos?

    Obrigado!

    Editado pela última vez por mdbc; 14 September 2022, 22:53.

    #2
    Cá em casa houve uma questão parecida há 4 anos e meio e optou-se por um CHR 1,2 a gasolina. Não sei se é um segmento B ou C, o espaço é parecido com o de um golf

    Hoje voltaria a fazer, ou seja não compraria carro a gasóleo, nem hibrído. No caso falamos de andar talvez uns 1.000 km por mês.

    Mas o que tenho "aprendido" é que actualmente os carros a gasolina também gastam pouco (não muito mais que os equivalentes a gasóleo) e eu pessoalmente prefiro.

    Um produto que me parece muito equilibrado é o T-roc 1.5 tsi

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por SalvadorP Ver Post
      Cá em casa houve uma questão parecida há 4 anos e meio e optou-se por um CHR 1,2 a gasolina. Não sei se é um segmento B ou C, o espaço é parecido com o de um golf

      Hoje voltaria a fazer, ou seja não compraria carro a gasóleo, nem hibrído. No caso falamos de andar talvez uns 1.000 km por mês.

      Mas o que tenho "aprendido" é que actualmente os carros a gasolina também gastam pouco (não muito mais que os equivalentes a gasóleo) e eu pessoalmente prefiro.

      Um produto que me parece muito equilibrado é o T-roc 1.5 tsi
      O espaço parece abaixo de um golf, e de bagageira então. Mas é um carro sólido, corrente, logo aí são menos uns 1000€ ao fim de 5 anos ou assim.

      Comentário


        #4
        Pelos vistos o teu familiar tem um Qashqai 1.5 DCI e porque não manter se na família e comprar (que eu saiba, neste momento) o único SUV PHEV que encaixa no orçamento, não é do segmento C mas é melhor ir ver ao vivo, estou a falar no Captur, novo é sempre novo, mas cada um sabe de si.

        Cumps

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por 1975 Ver Post
          Pelos vistos o teu familiar tem um Qashqai 1.5 DCI e porque não manter se na família e comprar (que eu saiba, neste momento) o único SUV PHEV que encaixa no orçamento, não é do segmento C mas é melhor ir ver ao vivo, estou a falar no Captur, novo é sempre novo, mas cada um sabe de si.

          Cumps
          Onde encontras um Captur PHEV novo que encaixe no orçamento dele?
          Deves estar a confundir o Captur hibrido com o PHEV.
          O PHEV já se manda para os 40 mil.
          @mdbc https://www.standvirtual.com/anuncio...-ID8Pem3z.html
          Editado pela última vez por MRFxpto; 15 September 2022, 07:23.

          Comentário


            #6
            Os carros aumentaram mesmo muito, 40 mil euros ainda é bastante, são 10 mil euros de diferença.

            Cumps

            Comentário

            AD fim dos posts Desktop

            Collapse

            Ad Fim dos Posts Mobile

            Collapse
            Working...
            X