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Noob corajosa vai mudar o óleo do carro! =D

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    Noob corajosa vai mudar o óleo do carro! =D

    Bom dia, gente! :D

    Enquanto pessoa que se fartou de ser roubada pelo pessoal das oficinas, resolvi que é altura de eu mesma tratar do assunto e passar a ser eu a fazer a manutenção do meu carro.
    Não faltam tutoriais no Youtube e, pelo que vi, mudar o óleo não é algo assim tão complicado!
    A parte mais desafiante será talvez ter que levantar o veículo, seja com rampas ou com jack stands (não sei o nome em português).

    Bem... Preciso da vossa ajuda para:

    1 - Escolher um kit de ferramentas de boa qualidade, que me permita fazer esta e futuramente outras intervenções no meu carro.
    Tem que ter obrigatoriamente um roquete de 14mm.
    Se tiver também as ferramentas necessárias para mais tarde trocar as velas de ignição, seria ótimo!


    2 - Indicação de locais mais económicos onde comprar as ferramentas e as rampas ou o "elevador" de levantar o carro".

    3 - Indicação de locais onde comprar os consumíveis, nomeadamente os filtros para o carro!

    Zona de Matosinhos, please!

    Agradeço a vossa ajuda! ;)

    #2
    Cuidado com o levantar do veículo, é uma fonte de acidentes e mortes se não for bem feito e seguro.

    Mudar o óleo é uma operação relativamente fácil, mas suja.

    Cuidado com os derrames e, por favor, entregue o óleo velho para reciclagem, não o deite no esgoto ou em qualquer outro lugar por aí.

    Comentário


      #3
      Isso é uma atividade que se faz por gosto e não por necessidade, alem ferramentas há que ter habilidade e cuidado para não ter acidentes

      Comentário


        #4
        Eu sei disso.
        Por acaso tenho um Ecocentro perto da minha residência. A reciclagem do óleo não será problema.

        Comentário


          #5
          Bem... Parece que eu tenho um enorme gosto em deixar de depender de terceiros para este tipo de coisas.
          É relativamente simples e barato. Numa oficina levam-me uma fortuna.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por anagf84 Ver Post
            Bem... Parece que eu tenho um enorme gosto em deixar de depender de terceiros para este tipo de coisas.
            É relativamente simples e barato. Numa oficina levam-me uma fortuna.
            Em certa medida, sim. Claro que há oficinas e oficinas.

            Uma casa de porta aberta tem de pagar ordenados, segurança social, impostos (IRC, derrama, etc...), renda do espaço, amortização de empréstimos (instalações, maquinaria, etc...), seguros de responsabilidade civil, de materiais e de pessoal, medicina no trabalho, certificações de qualidade, formações e coiso e mais isto e aquilo. Não é só dinheiro a entrar no bolso...

            Não se admire se, contas feitas às ferramentas e a todos os custos, descobrir que o valor de uma muda de óleo feita por si supera em muito o valor do óleo e do filtro. E, claro, do valor que dá ao seu próprio tempo caso preferisse ou necessitasse de estar a fazer outra coisa qualquer.

            Feito o enquadramento, vá em frente. Afinal, a treinar e a estudar é que as coisas se aprendem. E muitas pessoas gostam do bricolage e entretêm-se com prazer nisso. Portanto, pode ser um hobby interessante.

            Depois tenha cuidado com coisas críticas, como travões ou transmissão. E tenha um plano B para resolver a sua vida/mobilidade caso o carro fique incapaz de se mover numa reparação de Sábado e só uns dias depois pode resolver (exemplo: comprou a referência errada de embraiagem).

            Caixa de ferramentas, a nível amador, até as do LIDL desenrascam muito bem. Chave de velas não tem, mas isso é barato e compra-se à parte. Preguiças e rampas compre as mais robustas que conseguir: prefira umas bem sólidas usadas, do OLX, do que novas mas frágeis. Um macaco hidráulico também vinha a calhar.

            Comentário


              #7
              Para começar é imperativo a compra de umas preguiças ou rampas para trabalhar em segurança. Para uma primeira experiência podes levantar com o macaco do carro.

              Depois deves também em primeiro verificar se tens as ferramentas necessárias para a operação.

              Diz qual é a marca e modelo e motorização para podermos tentar dar mais informações.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por rtxs Ver Post
                Para começar é imperativo a compra de umas preguiças ou rampas para trabalhar em segurança. Para uma primeira experiência podes levantar com o macaco do carro.

                Depois deves também em primeiro verificar se tens as ferramentas necessárias para a operação.

                Diz qual é a marca e modelo e motorização para podermos tentar dar mais informações.
                Deixa-me só acrescentar:

                Mas nunca trabalhar no carro quando este está apoiado no macaco!! O macaco servirá para levantar ou baixar o carro, mas para trabalhar ter sempre o carro apoiado em preguiças ou rampas!

                Comentário


                  #9
                  Bom, antes de começar, muita atenção ao seguinte:

                  1- A probabilidade de numa casa de peças lhe venderem o filtro do óleo errado é por volta dos 99%. Já me aconteceu na própria Opel e dando o VIN do carro e a matricula e tudo. Portanto atenção.

                  Reforço tudo o que já disseram antes:

                  2 - comprando ainda toda a ferramenta e contando tudo, pode ficar mais caro sim.

                  3- é muito mais fácil de fazer o trabalho com a ferramenta certa. E isso custa dinheiro. A começar pela chave para tirar o filtro do óleo, depende logo de onde e como é o filtro do óleo.

                  4- Se usar rampas, aconselho também um par de calços para meter nas rodas atrás, para ser mais uma segurança a evitar que o carro recue

                  5- comprar 2 preguiças, pelo menos cada uma para 1T (1 tonelada).

                  6- comprar um bom macaco 2T (pelo menos 2 toneladas) hidráulico

                  7- ver a chave para tirar o parafuso por donde sai o óleo (bujon)

                  8- um bom par de luvas que suporte alguma temperatura, pois quando tirar o bujon vai levar com óleo nessa mão que segura o bojon.

                  9- Não esquecer a anilha nova para o bujon....as casas das peças aqui também raramente acertam na anilha.

                  10- Funil para meter o óleo novo, esta é fácil, pois pode ser uma garrafa de 1,5 Lt em que a corta ao meio.


                  FICO CONTENTE POR DEIXAR O ÓLEO NUM ECOCENTRO.

                  Eu o meu quase que tenho de baixar as calças para me ficarem com ele no ecocentro mais próximo de casa. Dizem sempre que tenho de abrir atividade e ter código de entidade produtora de resíduos....

                  Quem vende os novos é obrigado por lei a aceitar os velhos, mas ninguém cumpre, ninguém faz cumprir e quem se lixa é o pessoal das Etars que apanha com ele.

                  Comentário


                    #10
                    Claro que as ferramentas custam dinheiro, mas teoricamente compra-se uma vez e depois dá para muito tempo.

                    Comprei há uns anos uma mala de ferramentas do lidl, custou uns 50€, e tem-me dado para tudo. Trás 2 roquetes, chave para as velas, pontas para chave de fendas, estrela, umbraco, etc. Em 6 anos, partiu-me uma das chaves, e porque forcei até ao limite.

                    Até as rodas já tirei com o roquete.

                    Além disso, é como dizem. Um bom macaco hidraulico (O do carro também dá, mas fazes muito mais força e demora muito mais tempo), umas boas preguiças ou rampas, a chave para retirar o filtro, e acho que não é preciso mais nada. Claro, comprar o filtro correto, bem como o óleo.

                    Muito importante: Não te meteres debaixo do carro sozinha. Os acidentes acontecem, e se estiver alguém por perto, pelo menos pode pedir ajuda.

                    Ah! Luvas de latex. Uma caixa na farmácia não é muito caro. É mais fácil deita-las fora que passar 2 horas a lavar as mãos.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por darkwings Ver Post
                      Ah! Luvas de latex. Uma caixa na farmácia não é muito caro. É mais fácil deita-las fora que passar 2 horas a lavar as mãos.
                      Também há nos hipermercados, até de marca própria.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                        Também há nos hipermercados, até de marca própria.
                        Agora não sei como está, mas há uns anos, uma caixa de 100 na farmácia, o preço unitário era bem mais em conta que as dos hipermercados. Lembro-me de dar 3€ pelas 100, e no continente, uma caixa de 10 era quase 1 €.

                        Mas agora não sei como está. (Ainda tenho a caixa de 100)

                        Comentário


                          #13
                          Outra cena: Verificar, e voltar a verificar, todos os apertos a fazer no fim.

                          Há umas semanas atrás, meti-me a mudar os calços do meu carro. Tudo direito, já estou farto de mudar os calços, não teria nada para correr mal. Só que no fim, já tinha o carro em baixo, vejo que me faltou uma pecita para o fio do sensor de desgaste não andar ali a dançar.! Eu já lixado com aquilo, desaperto a roda, levanto o carro, roda fora, meto a peça, aponto os parafusos da roda, baixo o carro, e arrumo as ferramentas todas.

                          Passado uns dias, ouço o carro a fazer uma batida, parecia que tinha qualquer coisa solta. Quando vou a ver, tinha essa roda quase a saír, e um dos parafusos já tinha desaparecido!

                          Após ter recuperado do estado de choque em que fiquei, apertei a roda em condições, comprei o parafuso que faltava, e numa próxima tenho de reverificar TUDO antes de dar o trabalho como terminado.

                          Comentário


                            #14
                            Se seguir essa ideia avante, grave em vídeo as intervenções e crie um canal youtube e partilhe

                            Comentário


                              #15
                              Eu sei que as ferramentas vão sair caras, mas é um investimento. Vou comprar ferramentas de boa qualidade, tipo FatMax. Nada de coisas do Lidl. :S

                              Luvas ainda tenho as de látex do covid...

                              O óleo tenho... Na verdade foi o meu ex que me tratou disto durante anos. Ainda tenho aqui 2 embalagens de óleo para o meu carro.

                              Sim, aceitam o óleo no ecocentro. Se não aceitassem as pessoas simplesmente deixariam os recipientes à porta deles a partir das 19h. :D

                              Não vou entrar em grandes reparações com o carro, como é evidente... Mas trocar o óleo, filtros, velas... é algo banal... Não justifica o preço cobrado. Não é da minha responsabilidade financiar os negócios dos outros.

                              Bem... O que realmente estou a precisar, e por isso abri o tópico, é saber onde posso comprar os consumíveis para o carro, e talvez as ferramentas, se alguém conhece algo melhor que o Leroy Merlin.
                              Editado pela última vez por anagf84; 23 September 2022, 18:44.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por anagf84 Ver Post
                                Eu sei que as ferramentas vão sair caras, mas é um investimento. Vou comprar ferramentas de boa qualidade, tipo FatMax. Nada de coisas do Lidl. :S

                                Luvas ainda tenho as de látex do covid...

                                O óleo tenho... Na verdade foi o meu ex que me tratou disto durante anos. Ainda tenho aqui 2 embalagens de óleo para o meu carro.

                                Sim, aceitam o óleo no ecocentro. Se não aceitassem as pessoas simplesmente deixariam os recipientes à porta deles a partir das 19h. :D

                                Não vou entrar em grandes reparações com o carro, como é evidente... Mas trocar o óleo, filtros, velas... é algo banal... Não justifica o preço cobrado. Não é da minha responsabilidade financiar os negócios dos outros.

                                Bem... O que realmente estou a precisar, e por isso abri o tópico, é saber onde posso comprar os consumíveis para o carro, e talvez as ferramentas, se alguém conhece algo melhor que o Leroy Merlin.


                                Olha que a caixa de ferramentas do LIDL é boa... mas se há uns anos ela custava pouco mais de 50€... acho que quando apareceu pela primeira vez, custa 54.9€... agora já custa quase 100€.


                                Depois o óleo e filtros, já que não queres comprar online, é passar numa casa de peças aí na tua zona... ou quanto muito na Norauto... por exemplo.

                                Comentário


                                  #17
                                  O que é de louvar aqui penso eu da anag84, não será o ter de poupar, pois para ter o estorno do investimento no material, vai ter que fazer várias vezes as mudas de óleo.

                                  A ideia dela aqui, alem de ser a própria a fazer o serviço e satisfação pessoal que pode tirar, é saber a qualidade do material que leva. E sim, a pesar das oficinas terem contas a pagar, a diferença de preços de umas para as outras é grande e mais importante que isso, é saber se o óleo que pedimos, é realmente o que metem.
                                  anag84 que me corrija se estiver errado.

                                  Força nisso...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por ToniGT Ver Post
                                    O que é de louvar aqui penso eu da anag84, não será o ter de poupar, pois para ter o estorno do investimento no material, vai ter que fazer várias vezes as mudas de óleo.

                                    A ideia dela aqui, alem de ser a própria a fazer o serviço e satisfação pessoal que pode tirar, é saber a qualidade do material que leva. E sim, a pesar das oficinas terem contas a pagar, a diferença de preços de umas para as outras é grande e mais importante que isso, é saber se o óleo que pedimos, é realmente o que metem.
                                    anag84 que me corrija se estiver errado.

                                    Força nisso...
                                    É por todos esses motivos e mais alguns! ��

                                    É porque houve quem tivesse a lata de me pedir 500€ por uma mudança de óleo.
                                    É porque realmente não sei que óleo lá metem, nem se realmente mudam tudo o que eu paguei para mudar.
                                    É inventarem sempre alguma despesa extra... Dificilmente saio da oficina sem que se funda 1 ou 2 lâmpadas do carro pelo caminho (sim, eu passei o teu o cuidado de verificar isso antes de ir a uma oficina).

                                    Mudanças de óleo já há 8 anos que são feitas em casa, simplesmente não eram feitas por mim e vão passar a ser.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Acho que o problema maior está na tua "selecção" de oficinas.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Tenho este conjunto e tem cumprido.

                                        https://www.leroymerlin.pt/Produtos/...R_REF_82612584

                                        500 euros por uma mudança de óleo? É um Lamborghini?

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por anagf84 Ver Post
                                          Eu sei que as ferramentas vão sair caras, mas é um investimento. Vou comprar ferramentas de boa qualidade, tipo FatMax. Nada de coisas do Lidl. :S

                                          Luvas ainda tenho as de látex do covid...

                                          O óleo tenho... Na verdade foi o meu ex que me tratou disto durante anos. Ainda tenho aqui 2 embalagens de óleo para o meu carro.

                                          Sim, aceitam o óleo no ecocentro. Se não aceitassem as pessoas simplesmente deixariam os recipientes à porta deles a partir das 19h. :D

                                          Não vou entrar em grandes reparações com o carro, como é evidente... Mas trocar o óleo, filtros, velas... é algo banal... Não justifica o preço cobrado. Não é da minha responsabilidade financiar os negócios dos outros.

                                          Bem... O que realmente estou a precisar, e por isso abri o tópico, é saber onde posso comprar os consumíveis para o carro, e talvez as ferramentas, se alguém conhece algo melhor que o Leroy Merlin.
                                          Uma coisa é usares as ferramentas 3 ou 4vezes por ano, outra, é usares 3 ou 4 vezes por dia. Este conjunto do Lidl, já comprei há uns 5 anos, e até a data só consegui partir uma chave. Mas também ninguém me mandou meter uma ponta de estrela num roquete. De resto, está impecável.
                                          Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                          Acho que o problema maior está na tua "selecção" de oficinas.
                                          Há mecânicos que ao verem uma rapariga a levar o carro, tentam logo aproveitar-se. Alguns conseguem, outros apanham uma envergonhadela. Tenho uma amiga minha, que tinha um polo mk1, isto em 2002/2003. Tem um toque com o carro, sobe uma rotunda, e da cabo de um amortecedor. O mecânico onde ela levou o carro para reparar, cobra mais de 500€. O carro não valia muito mais que isso. Fui lá com ela, e pergunto-lhe onde está a justificativa de tanto dinheiro. Foi ao cúmulo de ter metido um amortecedor de sucata, e cobrar 200€ por ele, 100€ para o óleo, 10€ para um stop que estava fundido, e o resto seria mão de obra. Do óleo, eu perguntei em que mundo é que 4l de óleo, ainda por cima mineral custava 100€. No fim, como ela mandou arranjar sem perguntar o custo, mandou só tirar a porcaria do stop e compramos uma lâmpada no continente por 2 ou 3 euros.

                                          Outra, foi com outra colega minha, que o mecânico começou a inventar problemas e peças que o carro precisava. Ela deixou o gajo falar. O problema é que ela percebia mais de mecânica que eu e muito mais que o gajo, no fim deu-lhe uma descascadela de meia noite, e tirou de lá o carro.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Então e já agora sobre seleção de oficinas, alguém aqui garante a olhos cegos confiança numa determinada oficina?
                                            É que nem de amigos, pois esses são os primeiros a lixar um gajo. Já me aconteceu com meu próprio irmão há muitos anos que é mecânico de profissão. Pagava as peças (filtros e afins) e ao confirmar ás vezes os velhos continuavam lá...(polen/ ar) ...como é que um gajo fica com confiança no resto?

                                            Não digo que não haja gente séria, porque há. Agora quem é e quem não é? Pois há mais burlões que sérios.

                                            Já agora e falando sobre mulheres irem a oficinas...Há uns bons 20 anos, minha esposa tinha um Clio, e de repente de manha do nada ao ligar o carro, começou a perder refrigerante de esguicho.
                                            Era por de traz do carburador, uma rela.
                                            Mandei-a ir há oficina onde eu ia com meu Honda fazer as mudas de óleo.
                                            Como ela trabalhava lá perto, deixou o carro e foi trabalhar.

                                            Pelas 10 da manha ligou-me a dizer que o mecânico lhe deu um orçamento de 300 Euros, que era a junta queimada.
                                            Saí de caminho do trabalho e fui a oficina tirar as duvidas...
                                            Quando lá cheguei e perguntei a razão da junta queimada quando era uma rela comentou...

                                            "aaaaa...este carro é da sua esposa? tá ver? sai agua aos potes por detraz do carburador"!!!
                                            Respondi que se era a junta, nunca poderia sair de esguicho, só se estivesse rachada e mesmo assim...e se caso fosse preciso reparar a cabeça, eu repararia. Não era a primeira nem seria a ultima.
                                            Calou-se, disse que ia ver melhor...

                                            Ás 5 da tarde passei por lá para ver a situação...conclusão:
                                            Era mesmo uma rela furada. Mudou as 4 e só cobrou 10 Euros pelo preço das mesmas, desculpando-se pelo sucedido e nem cobrou a mão de obra.

                                            Depois destas e outras,como pode alguém ter plena confiança seja em que oficina for? Só se forem aquelas do Youtube em que estão a filmar enquanto reparam a viatura.
                                            Eu não confio em nenhuma exceto numa em Gondomar.
                                            Se há quem tenha a sua oficina de confiança, tem sorte, pois é raro "pescar" uma.

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                                              #23
                                              Originalmente Colocado por ToniGT Ver Post
                                              Então e já agora sobre seleção de oficinas, alguém aqui garante a olhos cegos confiança numa determinada oficina?
                                              É que nem de amigos, pois esses são os primeiros a lixar um gajo. Já me aconteceu com meu próprio irmão há muitos anos que é mecânico de profissão. Pagava as peças (filtros e afins) e ao confirmar ás vezes os velhos continuavam lá...(polen/ ar) ...como é que um gajo fica com confiança no resto?

                                              Não digo que não haja gente séria, porque há. Agora quem é e quem não é? Pois há mais burlões que sérios.

                                              Já agora e falando sobre mulheres irem a oficinas...Há uns bons 20 anos, minha esposa tinha um Clio, e de repente de manha do nada ao ligar o carro, começou a perder refrigerante de esguicho.
                                              Era por de traz do carburador, uma rela.
                                              Mandei-a ir há oficina onde eu ia com meu Honda fazer as mudas de óleo.
                                              Como ela trabalhava lá perto, deixou o carro e foi trabalhar.

                                              Pelas 10 da manha ligou-me a dizer que o mecânico lhe deu um orçamento de 300 Euros, que era a junta queimada.
                                              Saí de caminho do trabalho e fui a oficina tirar as duvidas...
                                              Quando lá cheguei e perguntei a razão da junta queimada quando era uma rela comentou...

                                              "aaaaa...este carro é da sua esposa? tá ver? sai agua aos potes por detraz do carburador"!!!
                                              Respondi que se era a junta, nunca poderia sair de esguicho, só se estivesse rachada e mesmo assim...e se caso fosse preciso reparar a cabeça, eu repararia. Não era a primeira nem seria a ultima.
                                              Calou-se, disse que ia ver melhor...

                                              Ás 5 da tarde passei por lá para ver a situação...conclusão:
                                              Era mesmo uma rela furada. Mudou as 4 e só cobrou 10 Euros pelo preço das mesmas, desculpando-se pelo sucedido e nem cobrou a mão de obra.

                                              Depois destas e outras,como pode alguém ter plena confiança seja em que oficina for? Só se forem aquelas do Youtube em que estão a filmar enquanto reparam a viatura.
                                              Eu não confio em nenhuma exceto numa em Gondomar.
                                              Se há quem tenha a sua oficina de confiança, tem sorte, pois é raro "pescar" uma.
                                              E essa de Gondomar que tanto confia..tem corrido bem...

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                                                #24
                                                Ora bem, nesta situação vejo alguns potenciais problemas:
                                                1- Levantar o carro em segurança e com espaço por debaixo para trabalhar em segurança e sem problemas;
                                                2- Se o carro tiver, retirar as proteções plásticas e voltar a colocar sem partir nenhum encaixe;
                                                3- Ter força para desapertar o parafuso e depois apertar novamente convenientemente;
                                                4- O mesmo para o filtro do óleo que pode estar num sitio complicado de desapertar;
                                                5- Acertar com a quantidade certa de óleo a meter;

                                                De resto acho que tem tudo para correr bem.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Do que li meu atravessado a user até falou que tinha lá um oleo.

                                                  Mas convêm colocar o oleo com as características correctas, pois se nalguns carros até nem faz grande diferença noutros é bastante importante. Não é só meter um oleo novo.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Bom dia, Não querendo desencurajar mas a não ser que o carro seja com mecanica mais antiga não eu me ponha a " brincar" aos mecânicos. Isto porque hoje em dia com tanta eletronica envolvida é facil inevertidamente criar um erro....depois andamos pelo forum a perguntar como desenrrascar o problema XPTO. Hoje em dia anda na BERRA os programas televisivos onde vemos pessoal a desmontar carros e a monta-los até parecem peças de LEGO e é facil criar a ideias que tb nós somos capaces, e em certa forma até somos mas com formação adequada, se o seu desejo é ser mecânico ao fazer algumas "gracinhas" no carro sugiro que frequênte algum tipo de formação pois curiosos somos todos...parvos só alguns. Atenção não sou mecânico.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Uma vez que passou quase um mês e nada mais se soube, pergunto-me como ficou o carro e a "mecânica"...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Beep Ver Post
                                                        Bom dia, Não querendo desencurajar mas a não ser que o carro seja com mecanica mais antiga não eu me ponha a " brincar" aos mecânicos. Isto porque hoje em dia com tanta eletronica envolvida é facil inevertidamente criar um erro....depois andamos pelo forum a perguntar como desenrrascar o problema XPTO. Hoje em dia anda na BERRA os programas televisivos onde vemos pessoal a desmontar carros e a monta-los até parecem peças de LEGO e é facil criar a ideias que tb nós somos capaces, e em certa forma até somos mas com formação adequada, se o seu desejo é ser mecânico ao fazer algumas "gracinhas" no carro sugiro que frequênte algum tipo de formação pois curiosos somos todos...parvos só alguns. Atenção não sou mecânico.
                                                        Desencorajar! Inadvertidamente! Capazes! Frequente! Arre, que escrever em português está a ficar muito difícil!

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Picard Ver Post
                                                          Uma vez que passou quase um mês e nada mais se soube, pergunto-me como ficou o carro e a "mecânica"...
                                                          Nem nunca iremos saber.

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                                                            #30
                                                            Cara amiga, faz como eu.

                                                            Compro o óleo e filtros na loja de peças ou no autodoc.

                                                            Vou ao mecânico e ele muda as coisas por 30 euros sem fatura.

                                                            Eles adoram esses trabalhos fáceis.

                                                            Vais ter de comprar tanta merd4 para mudar o óleo que mais vale adotar o meu sistema.

                                                            Comentário

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