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Luz de motor acesa sem qualquer avaria

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    Luz de motor acesa sem qualquer avaria

    Boa noite,

    Como o título indica, tenho a luz de motor/avaria acesa, sem que aparentemente tenha qualquer avaria.

    É um erro relacionado com a egr (fluxo insuficiente). Já troquei a egr e a luz acaba sempre por acender na mesma. Já mandei testar a egr, ver o circuito todo, pois podia estar entupido, ver coletores e nada. Tudo limpo e a funcionar bem, e a luz acende.

    Segundo a marca (Opel) o carro não tem qualquer avaria e a única razão que vêem é a egr atual funcionar numa voltagem ligeiramente diferente e apesar de estar a funcionar corretamente, o carro assume essa diferença de voltagem como avaria.

    Sugeriram que fosse a uma casa de eletrónica e pedisse para me apagarem aquele erro definitivamente. Isto é possível? Nunca mais acende? É que chateia me bastante andar com a luz de motor acesa.
    Obrigado

    #2
    Qual é o código do erro?

    Comentário


      #3
      P0401 - EGR flow insufficient detected

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por md92ss Ver Post
        Boa noite,

        Como o título indica, tenho a luz de motor/avaria acesa, sem que aparentemente tenha qualquer avaria.

        É um erro relacionado com a egr (fluxo insuficiente). Já troquei a egr e a luz acaba sempre por acender na mesma. Já mandei testar a egr, ver o circuito todo, pois podia estar entupido, ver coletores e nada. Tudo limpo e a funcionar bem, e a luz acende.

        Segundo a marca (Opel) o carro não tem qualquer avaria e a única razão que vêem é a egr atual funcionar numa voltagem ligeiramente diferente e apesar de estar a funcionar corretamente, o carro assume essa diferença de voltagem como avaria.

        Sugeriram que fosse a uma casa de eletrónica e pedisse para me apagarem aquele erro definitivamente. Isto é possível? Nunca mais acende? É que chateia me bastante andar com a luz de motor acesa.
        Obrigado
        A sério? Então a marca que é suposto ter o melhor equipamento para lidar com os próprios carros manda para uma casa de electrónica.
        Se é possível eliminar o erro permantemento, mesmo que seja possível, parece-me completamente estúpido, pois assim quando houve um problema não vai avisar.
        Isso parece que eles não conseguem resolver o problema, e estão-te a mandar embora, deve ser porque têm muitos clientes. vai a outro sitio

        Comentário


          #5
          https://www.fixter.co.uk/blog/obd-ii...-insufficient/

          What are the causes of a P0401 error code?
          There are many causes for the P0401 trouble code activating. The most common are:

          Faulty or clogged EGR valve
          Low vacuum opening the EGR valve from the EGR control solenoid resulting in the EGR valve not opening all the way
          Carbon buildup in the intake manifold
          Carbon buildup to the EGR temperature sensor
          Defective EGR temperature sensor


          Parece-me que a primeira coisa a fazer é mudar a válvula EGR.
          Editado pela última vez por XlPower; 25 September 2022, 09:23.

          Comentário


            #6
            Podes mudar mas se tiver cheio de carvão, vai dar erro novamente.

            Agora se querem caviar e só há orçamento para comprar lata de atum em 12x sem juros, não há milagres.

            Os diagnósticos e reparações bem feitas não são baratas.

            Comentário


              #7
              Estive a reler o post inicial, e verifiquei que o user diz já ter mudado a válvula EGR e verificado o colector de admissão.
              Sendo assim, a seguir falta verificar/mudar o solenoide de controlo da válvula EGR, e o sensor de temperatura EGR, segundo o link que coloquei lá atrás.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                Podes mudar mas se tiver cheio de carvão, vai dar erro novamente.

                Agora se querem caviar e só há orçamento para comprar lata de atum em 12x sem juros, não há milagres.

                Os diagnósticos e reparações bem feitas não são baratas.
                Como é que sabes que é o caso, a mim só me pareceu ser alguém que quer resolver um problema persistente, e que faz bem em tentar resolver em vez de seguir a solução preconizada pela marca.
                Eu que já passei por uma saga, em que em várias oficinas se ofereceram para passar na inspeção pela porta do cavalo em vez de tentarem resolver o problema... compreendo a aflição do user.

                Comentário


                  #9
                  Eu desmontava o painel de instrumentos e tirava a lampada Pede á Opel para fazer isso

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
                    Como é que sabes que é o caso, a mim só me pareceu ser alguém que quer resolver um problema persistente, e que faz bem em tentar resolver em vez de seguir a solução preconizada pela marca.
                    Eu que já passei por uma saga, em que em várias oficinas se ofereceram para passar na inspeção pela porta do cavalo em vez de tentarem resolver o problema... compreendo a aflição do user.
                    Ao lidar diariamente com clientes apanho clientes de vários tipos:
                    - não sabem o que tem o carro e confiam
                    - sabem do problema e já foram a outras mas não gostaram do preço €€
                    - sabem do problema mas fazem de desentendidos e pedem serviços simples e na hora de entregar, "epa a luz não estava acesa!" e só levantam a viatura quando "o problema que não tinha e agora tem" ficar sanado
                    - querem resolver os problemas e encontrar solução tudo-em-um num só espaço

                    Comentário


                      #11
                      Agradeço as respostas, e penso que posso responder a todos no mesmo post.

                      Eu já mudei a válvula egr. Porque já estava a dar erro antes. E agora continua. Mudei na Opel. Após sair de lá e o erro acender novamente mandei verificar tudo. Tubagens, coletores, funcionamento da válvula. Etc.

                      Segundo eles, tudo ótimo. O carro nem 90k km tem.

                      Comentário


                        #12
                        Já agora, qual o modelo/motor/ano...?

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                          Já agora, qual o modelo/motor/ano...?
                          Insignia 2.0 CDTI 170, 2018

                          Comentário


                            #14
                            Há carvão onde não devia...

                            Esse colector é perito em acumular carvão mas não é caso único.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                              Ao lidar diariamente com clientes apanho clientes de vários tipos:
                              - não sabem o que tem o carro e confiam
                              - sabem do problema e já foram a outras mas não gostaram do preço €€
                              - sabem do problema mas fazem de desentendidos e pedem serviços simples e na hora de entregar, "epa a luz não estava acesa!" e só levantam a viatura quando "o problema que não tinha e agora tem" ficar sanado
                              - querem resolver os problemas e encontrar solução tudo-em-um num só espaço
                              Qual a vossa solução para isso?

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por SPV Ver Post
                                Eu desmontava o painel de instrumentos e tirava a lampada Pede á Opel para fazer isso
                                Problema resolvido, e ainda melhor, futuros problemas resolvidos.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                  Ao lidar diariamente com clientes apanho clientes de vários tipos:
                                  - não sabem o que tem o carro e confiam
                                  - sabem do problema e já foram a outras mas não gostaram do preço €€
                                  - sabem do problema mas fazem de desentendidos e pedem serviços simples e na hora de entregar, "epa a luz não estava acesa!" e só levantam a viatura quando "o problema que não tinha e agora tem" ficar sanado
                                  - querem resolver os problemas e encontrar solução tudo-em-um num só espaço
                                  Imagino, porque o que não falta por aí são anormais capazes de qualquer coisa.
                                  E acredito que uma forma de as oficinas se defenderem desses casos é chutar para canto à minima dificuldade, e acabam por servir mal outros clientes honestos.
                                  Ainda por cima agora sabemos que a própria marca já lucrou com o caso, não resolveu o problema, e agora dá uma resposta completamente estapafúrdia. Se cobraram dinheiro e o problema não foi resolvido, deviam ter vergonha na cara e tentar resolver o problema.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Cahib Ver Post
                                    Qual a vossa solução para isso?
                                    Folha de obra com tudo verificado à frente do cliente e assinado pelo mesmo.

                                    Sem assinatura é um documento inválido.


                                    O que ainda assim acontece é aquelas avarias apagadas antes de meterem na oficina e que acendem ao fim de uns quilómetros/tempo ligado. Felizmente as máquinas de diagnóstico que uso são mais "espertas" e mostram mais parâmetros que os clones chineses.

                                    Comentário


                                      #19
                                      era assim de uma máquina dessas que precisava. em garantia o meu acendeu a luz da válvula EGR (antipoluição). foi à oficina, veio assim, foi novamente e sempre comigo, ela voltou novamente a acender... entretanto depois de umas 4 vezes de tirarem a luz, de mudarem velas de ignição e tal, saía com o carro e logo a seguir ela aparecia, minutos depois. fora da garantia chegaram a tirar-ma, apareceu logo de seguida. noutro local queriam anular a válvula. isto há uns 16 anos e tal que anda acesa.

                                      deixa andar e passa a fazer parte do carro. é mais simples!

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                        Há carvão onde não devia...

                                        Esse colector é perito em acumular carvão mas não é caso único.
                                        Será?? Com 90 k km?
                                        A solução será mandar limpar coletores?

                                        Se sim, alguém sabe o valor (+/-) para uma intervenção dessas? E qual a casa mais indicada? Uma casa de eletrónica ou uma oficina dita normal?

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                                          era assim de uma máquina dessas que precisava. em garantia o meu acendeu a luz da válvula EGR (antipoluição). foi à oficina, veio assim, foi novamente e sempre comigo, ela voltou novamente a acender... entretanto depois de umas 4 vezes de tirarem a luz, de mudarem velas de ignição e tal, saía com o carro e logo a seguir ela aparecia, minutos depois. fora da garantia chegaram a tirar-ma, apareceu logo de seguida. noutro local queriam anular a válvula. isto há uns 16 anos e tal que anda acesa.

                                          deixa andar e passa a fazer parte do carro. é mais simples!
                                          Que carro é?

                                          Passa na IPO?

                                          Comentário


                                            #22
                                            nunca me disseram nada, pelo menos que me lembre. ainda no dia 21 deste mês foi lá e só se preocuparam com um farol mais desalinhado que o outro.

                                            Comentário

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