O que é VVT?[8)] (hoje estou numa de dúvidas de mecânica:D)
O VVT é um sistema que faz variar o tempo de abertura das válvulas. A abertura e fecho das válvulas segundo o método normal, veio de excentricos, é um sistema fixo, ou seja abrem e fecham sempre no mesmo timming. Com o VVT, conseguem-se provocar atrasos à abertura e fecho das válvulas. Obtendo-se assim um melhor rendimento. É semelhante ao V-TEC da Honda, mas creio que existem diferenças mas não quero estar a informar erradamente. Acho que o VTEC fazia a variação a partir de uma certa rotação, ao passo que o VVT pode fazer essa variação a qualquer altura. Não tenho a certeza disto.
O que é VVT?[8)] (hoje estou numa de dúvidas de mecânica:D)
O VVT é um sistema que faz variar o tempo de abertura das válvulas. A abertura e fecho das válvulas segundo o método normal, veio de excentricos, é um sistema fixo, ou seja abrem e fecham sempre no mesmo timming. Com o VVT, conseguem-se provocar atrasos à abertura e fecho das válvulas. Obtendo-se assim um melhor rendimento. É semelhante ao V-TEC da Honda, mas creio que existem diferenças mas não quero estar a informar erradamente. Acho que o VTEC fazia a variação a partir de uma certa rotação, ao passo que o VVT pode fazer essa variação a qualquer altura. Não tenho a certeza disto.
monica, se me permites uma correcção, o sistema VVT além de poder retardar o timing da abertura e fecho das válvulas, também pode adiantar!
O sistema V-TEC ao contrário do que muita gente possa pensar, não é mais do que um sistema VVT normalíssimo mas que, além de só funcionar em regimes mais elevados, também tem a particularidade de conseguir fazer menores consumos.
A Nissan com o sistema NVCS( Nissan Valve-Timing Control System) foi capaz de conceber um sistema próprio de VVT em que este estava mais apto a lidar com baixas e média rotações de um motor e ainda tem a capacidade de proporcionar um binário mais elevado a menores regimes.;)
A BMW também tem este sistema. Penso que se chama VANOS ou VAMOS.
Não tem grande diferença dos VVT normais.
O que é VVT?[8)] (hoje estou numa de dúvidas de mecânica:D)
O VVT é um sistema que faz variar o tempo de abertura das válvulas. A abertura e fecho das válvulas segundo o método normal, veio de excentricos, é um sistema fixo, ou seja abrem e fecham sempre no mesmo timming. Com o VVT, conseguem-se provocar atrasos à abertura e fecho das válvulas. Obtendo-se assim um melhor rendimento. É semelhante ao V-TEC da Honda, mas creio que existem diferenças mas não quero estar a informar erradamente. Acho que o VTEC fazia a variação a partir de uma certa rotação, ao passo que o VVT pode fazer essa variação a qualquer altura. Não tenho a certeza disto.
monica, se me permites uma correcção, o sistema VVT além de poder retardar o timing da abertura e fecho das válvulas, também pode adiantar!
O sistema V-TEC ao contrário do que muita gente possa pensar, não é mais do que um sistema VVT normalíssimo mas que, além de só funcionar em regimes mais elevados, também tem a particularidade de conseguir fazer menores consumos.
A Nissan com o sistema NVCS( Nissan Valve-Timing Control System) foi capaz de conceber um sistema próprio de VVT em que este estava mais apto a lidar com baixas e média rotações de um motor e ainda tem a capacidade de proporcionar um binário mais elevado a menores regimes.;)
A BMW também tem este sistema. Penso que se chama VANOS ou VAMOS.
Não tem grande diferença dos VVT normais.
O que é VVT?[8)] (hoje estou numa de dúvidas de mecânica:D)
O VVT é um sistema que faz variar o tempo de abertura das válvulas. A abertura e fecho das válvulas segundo o método normal, veio de excentricos, é um sistema fixo, ou seja abrem e fecham sempre no mesmo timming. Com o VVT, conseguem-se provocar atrasos à abertura e fecho das válvulas. Obtendo-se assim um melhor rendimento. É semelhante ao V-TEC da Honda, mas creio que existem diferenças mas não quero estar a informar erradamente. Acho que o VTEC fazia a variação a partir de uma certa rotação, ao passo que o VVT pode fazer essa variação a qualquer altura. Não tenho a certeza disto.
monica, se me permites uma correcção, o sistema VVT além de poder retardar o timing da abertura e fecho das válvulas, também pode adiantar!
O sistema V-TEC ao contrário do que muita gente possa pensar, não é mais do que um sistema VVT normalíssimo mas que, além de só funcionar em regimes mais elevados, também tem a particularidade de conseguir fazer menores consumos.
A Nissan com o sistema NVCS( Nissan Valve-Timing Control System) foi capaz de conceber um sistema próprio de VVT em que este estava mais apto a lidar com baixas e média rotações de um motor e ainda tem a capacidade de proporcionar um binário mais elevado a menores regimes.;)
A BMW também tem este sistema. Penso que se chama VANOS ou VAMOS.
Não tem grande diferença dos VVT normais.
Yap, certíssimo ;)
Até se formos ver a coisa de um modo mais perfeccionista podemos ver que o sistema é gerido por uma unidade de gestão electrónica, vulgarmente a centralina. Aqui concentram-se todos os dados, a distribuição (para os sistemas de controlo de válvulas), a ignição (para as velas/injecção) e todos os sensores acessórios.
Deste modo tanto se obtêm atrasos como o retardamento da distribuição. ;)
O que é VVT?[8)] (hoje estou numa de dúvidas de mecânica:D)
O VVT é um sistema que faz variar o tempo de abertura das válvulas. A abertura e fecho das válvulas segundo o método normal, veio de excentricos, é um sistema fixo, ou seja abrem e fecham sempre no mesmo timming. Com o VVT, conseguem-se provocar atrasos à abertura e fecho das válvulas. Obtendo-se assim um melhor rendimento. É semelhante ao V-TEC da Honda, mas creio que existem diferenças mas não quero estar a informar erradamente. Acho que o VTEC fazia a variação a partir de uma certa rotação, ao passo que o VVT pode fazer essa variação a qualquer altura. Não tenho a certeza disto.
monica, se me permites uma correcção, o sistema VVT além de poder retardar o timing da abertura e fecho das válvulas, também pode adiantar!
O sistema V-TEC ao contrário do que muita gente possa pensar, não é mais do que um sistema VVT normalíssimo mas que, além de só funcionar em regimes mais elevados, também tem a particularidade de conseguir fazer menores consumos.
A Nissan com o sistema NVCS( Nissan Valve-Timing Control System) foi capaz de conceber um sistema próprio de VVT em que este estava mais apto a lidar com baixas e média rotações de um motor e ainda tem a capacidade de proporcionar um binário mais elevado a menores regimes.;)
A BMW também tem este sistema. Penso que se chama VANOS ou VAMOS.
Não tem grande diferença dos VVT normais.
Alfa Romeo Twin Spark - TS stands for "Twinspark" engine, it is equipped with Variable Valve Timing technology.
BMW Valvetronic - Provides continuously variable timing for both intake and exhaust camshafts along with continuously variable lift for the intake valves.
BMW VANOS - Varies intake and exhaust timing by rotating the camshaft in relation to the gear.
Ford Variable Cam Timing - Varies valve timing by rotating the camshaft
GM VVT varies valve timing continuously throughout the RPM range for both intake and exhaust.
GM DCVCP (Double Continuous Variable Cam Phasing) - Varies timing with hydraulic vane type phaser (see also Ecotec LE5).
Honda VTEC - Varies duration, timing and lift by switching between two different sets of cam lobes
Honda i-VTEC - Adds continuous cam phasing (timing) to traditional VTEC through an added lift device. It is available only on 4 cylinder models.
Subaru AVCS - Varies timing (phase) with hydraulic pressure
Toyota VVT-i - Varies intake timing by advancing the cam chain
Toyota VVTL-i - Varies timing by advancing the cam chain and switching between two sets of cam lobes
Volkswagen VVT
Volvo VVT
sobre o VTEC da Honda:
Honda pioneered road car-used VVT in the late 80s by launching its famous VTEC system (Valve Timing Electronic Control). First appeared in Civic, CRX and NS-X, then became standard in most models.
You can see it as 2 sets of cams having different shapes to enable different timing and lift. One set operates during normal speed, say, below 4,500 rpm. Another substitutes at higher speed. Obviously, such layout does not allow continuous change of timing, therefore the engine performs modestly below 4,500 rpm but above that it will suddenly transform into a wild animal.
This system does improve peak power - it can raise red line to nearly 8,000 rpm (even 9,000 rpm in S2000), just like an engine with racing camshafts, and increase top end power by as much as 30 hp for a 1.6-litre engine !! However, to exploit such power gain, you need to keep the engine boiling at above the threshold rpm, therefore frequent gear change is required. As low-speed torque gains too little (remember, the cams of a normal engine usually serves across 0-6,000 rpm, while the "slow cams" of VTEC engine still need to serve across 0-4,500 rpm), drivability won't be too impressive. In short, cam-changing system is best suited to sports cars.
Honda has already improved its 2-stage VTEC into 3 stages for some models. Of course, the more stage it has, the more refined it becomes. It still offers less broad spread of torque as other continuously variable systems. However, cam-changing system remains to be the most powerful VVT, since no other system can vary the Lift of valve as it does.
Intake and Exhaust
Some design, such as BMW's Double Vanos system, has cam-phasing VVT at both intake and exhaust camshafts, this enable more overlapping, hence higher efficiency. This explain why BMW M3 3.2 (100hp/litre) is more efficient than its predecessor, M3 3.0 (95hp/litre) whose VVT is bounded at the inlet valves.
In the E46 3-series, the Double Vanos shift the intake camshaft within a maximum range of 40° .The exhaust camshaft is 25°.
Advantage: Cheap and simple, continuous VVT improves torque delivery across the whole rev range.
Disadvantage: Lack of variable lift and variable valve opening duration, thus less top end power than cam-changing VVT.
Who use it ? Most car makers, such as:
Audi 2.0-litre - continous inlet
Audi 3.0 V6 - continous inlet, 2-stage exhaust
Audi V8 - inlet, 2-stage discrete
BMW Double Vanos - inlet and exhaust, continuous Ferrari 360 Modena - exhaust, 2-stage discrete
Fiat (Alfa) SUPER FIRE - inlet, 2-stage discrete
Ford Puma 1.7 Zetec SE - inlet, 2-stage discrete
Ford Falcon XR6's VCT - inlet, 2-stage discrete
Jaguar AJ-V6 and updated AJ-V8 - inlet, continuous
Lamborghini Diablo V12 since SV - inlet, 2-stage discrete
Mazda MX-5's S-VT - continous inlet
Mercedes V6 and V8 - inlet, 2-stage ?
Nissan QR four-pot and V8 - continuous inlet
Nissan VQ V6 - inlet, continuous ?
Nissan VQ V6 since Skyline V35 - inlet, electromagnetic
Porsche Variocam - inlet, 3-stage discrete
PSA / Renault 3.0 V6 - inlet, 2-stage
Renault 2.0-litre - inlet, 2-stage discrete
Subaru AVCS - inlet, 2-stage ?
Toyota VVT-i - continuous, mostly inlet but some also exhaust
Volvo 4 / 5 / 6-cylinder modular engines - inlet, continuous
Volkswagen VR6 - inlet, continuous ?
Volkswagen (Audi) W8 and W12 - continuous inlet, 2-stage exhaust
O que eu queria saber,era se existia alguma Ferrari muito mais antigo,anterior a 1969 possivelmente que fosse pioneiro em VVT
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