Como todos nós sabemos, as escolas de condução não fornecem a adequada formação aos seus alunos. Apenas se ensina o básico e, depois, na prática, com a carta de condução na mão, só se fazem asneiras...[8]
Era importante conhecermos o carro e os sistemas de segurança do mesmo, de forma a poder dominá-lo em casos de necessidade! Daí ser importante um curso de condução defensiva da CR&M! Mas estes cursos são bastante caros! Porque não estão incluídos nas escolas de condução? Assim, só estamos a contribuir para a sinistralidade...[8]
Nem sempre travar resolve a situação, como podem ver no vídeo em http://www.erborrico.com/206raba.wmv
Explicação da CR&M:
"No vídeo, um Peugeot 206 entra numa curva; o condutor resolve desacelerar a meio da mesma; o veículo desequilibra-se pela transferência de massas e entra em sobreviragem; o condutor, por inabilidade e/ou falta de preparação, assusta-se e resolve travar (nota-se a luz dos travões a acender após a traseira começar a escorregar), agravando a deriva de traseira; o veículo despista-se e entra para a estatística da sinistralidade com possível e consequente vitimização (danos humanos).
Na verdade, o Peugeot do vídeo entrou na curva certamente com uma velocidade acima daquilo que seria recomendado para o local, mas seria capaz de a descrever facilmente se o condutor não tivesse procedido da forma errada: desacelerou demais (num primeiro momento, com o levantar do acelerador, a alta rotação, e, num segundo momento, com o pisar do travão) e não usou o volante de forma correcta."
Fonte: CR&M
Existem variados termos, que já vi por aqui pelo fórum, tais como "contra-brecar", "subviragem", "sobreviragem", "sair de frente", "sair de traseira",...
Se possível, gostava que explicassem melhor algumas técnicas de condução defensiva a mim e, penso, também a outros utilizadores do fórum. Penso que seria informação bastante útil. Obrigado! [:X]
Comentário