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Mecânicos sapateiros....

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    Mecânicos sapateiros....

    Porque é que raio um mecânico na casa dos 50 anos, que até já trabalhou bastantes anos como mecânico, e até já deveria ter aprendido alguma coisa, ao fazer uma revisão basica, filtros e oleo, 15.000kms após a anterior diz:

    - " Não mudei o filtro de oleo, só o oleo mesmo, é que o filtro ainda não precisava. "

    - " O filtro de ar ainda estava bom, soprei-o apenas. "


    Para poupar 15 / 20€?


    Será que ele acha mesmo que o filtro de oleo ao fim de 15.000kms "está como novo" ? [8)]


    Será que vale a pena poupar os 8€ de um filtro de ar, e sopra-lo? [8)]





    Chamá-los de sapateiros é uma ofensa a tão nobre profissão... [xx(]

    #2
    se calhar fazem isso devido a clientes q n percebem nada disso. Se calhar ve se obrigado a fazer essas coisas para alguns clientes ficarem todos contentes porque pouparam 8euros

    Comentário


      #3
      citação:Originalmente colocada por dysplay21

      se calhar fazem isso devido a clientes q n percebem nada disso. Se calhar ve se obrigado a fazer essas coisas para alguns clientes ficarem todos contentes porque pouparam 8euros
      A pessoa em questão deixou lá o carro para fazer a revisão. ( ponto final parágrafo )


      Não pediu " faça-me a revisão de modo a que fique o mais barato possivel " .


      E quando confrontado voltou a afirmar que o material ainda estava bom e que não era necessário mudar...



      Haja paciência... [8]

      Comentário


        #4
        Normalmente até costuma ser ao contrário...eles inventam mil e uma coisas no carro para termos que trocar (pagar).[|)]

        Comentário


          #5
          ainda são "Old school". Não têm formação constante.
          não estão a par das evoluções!
          Mas não quer dizer que sejam maus mecânicos.
          quando fôr assim, é preferivel falar com a pessoa, e dizer-lhe que quer trocar óleo, filtros novos.
          Por ex, eu, costumo sêr eu a trocar os filtros de ar, mas na muda de óleo, exijo sempre a troca do filtro de óleo.
          È uma sisma minha!

          Comentário


            #6
            citação:Originalmente colocada por Speedy

            Normalmente até costuma ser ao contrário...eles inventam mil e uma coisas no carro para termos que trocar (pagar).[|)]
            Aquele deve ser calão, não devia ter e não se esteve para dar ao trabalho de ir buscar...


            As pessoas deveriam ter brio no seu trabalho...


            É sempre a despachar...


            Depois se o motor berrar a culpa é do cliente... [8]

            Comentário


              #7
              Isso é bom porque um gajo quando leva o carro à revisão apreoveita para por também meias solas :D[}]

              Comentário


                #8
                citação:Originalmente colocada por Baiones

                citação:Originalmente colocada por Speedy

                Normalmente até costuma ser ao contrário...eles inventam mil e uma coisas no carro para termos que trocar (pagar).[|)]
                Aquele deve ser calão, não devia ter e não se esteve para dar ao trabalho de ir buscar...


                As pessoas deveriam ter brio no seu trabalho...


                É sempre a despachar...


                Depois se o motor berrar a culpa é do cliente... [8]
                Correcção, se o carro berrar e for um alfa romeo, a culpa é do carro[}]

                Comentário


                  #9
                  citação:Originalmente colocada por Jonny

                  ainda são "Old school". Não têm formação constante.
                  não estão a par das evoluções!
                  Mas não quer dizer que sejam maus mecânicos.
                  quando fôr assim, é preferivel falar com a pessoa, e dizer-lhe que quer trocar óleo, filtros novos.
                  Por ex, eu, costumo sêr eu a trocar os filtros de ar, mas na muda de óleo, exijo sempre a troca do filtro de óleo.
                  È uma sisma minha!
                  Exactamente por ser "old-school" é que deveria ser "melhor que os outros"...


                  Nunca se coloca oleo e se deixa o filtro de oleo velho...

                  O velho já está todo sujo e cheio de impurezas...

                  Comentário


                    #10
                    citação:Originalmente colocada por C3_soul

                    citação:Originalmente colocada por Baiones

                    citação:Originalmente colocada por Speedy

                    Normalmente até costuma ser ao contrário...eles inventam mil e uma coisas no carro para termos que trocar (pagar).[|)]
                    Aquele deve ser calão, não devia ter e não se esteve para dar ao trabalho de ir buscar...


                    As pessoas deveriam ter brio no seu trabalho...


                    É sempre a despachar...


                    Depois se o motor berrar a culpa é do cliente... [8]
                    Correcção, se o carro berrar e for um alfa romeo, a culpa é do carro[}]

                    Claro!!! :D


                    Mas isso sub-entende-se!! [}]


                    ( não era o meu Alfinha, nesse só eu ou a ALFA é que lhe metem as unhas! )

                    Comentário


                      #11
                      Vamos lá ver uma coisa...

                      Tudo depende do plano de manutenção que o carro esteja a fazer, por isso vou aqui dar o exemplo do meu Passat 1.6TD
                      Revisões de 20.000 em 20.000km

                      - Muda de oleo aos 10.000km
                      Nesta muda de oleo intermédia nem o filtro de oleo (não há efectivamente necessidade), nem o filtro do ar são mudados (a não ser que já esteja muito sujo), apenas se troca o oleo e se dá uma limpeza ao filtro de ar.

                      - Revisão aos 20.000km
                      Aí é mudado o oleo e os filtros (oleo e ar)

                      Por isso o filtro de oleo pode durar muito mais que 15000km, basta para isso ver os intervalos de revisões dos carros novos

                      Comentário


                        #12
                        citação:Originalmente colocada por nuno_leao

                        Vamos lá ver uma coisa...

                        Tudo depende do plano de manutenção que o carro esteja a fazer, por isso vou aqui dar o exemplo do meu Passat 1.6TD
                        Revisões de 20.000 em 20.000km

                        - Muda de oleo aos 10.000km
                        Nesta muda de oleo intermédia nem o filtro de oleo (não há efectivamente necessidade), nem o filtro do ar são mudados (a não ser que já esteja muito sujo), apenas se troca o oleo e se dá uma limpeza ao filtro de ar.

                        - Revisão aos 20.000km
                        Aí é mudado o oleo e os filtros (oleo e ar)

                        Por isso o filtro de oleo pode durar muito mais que 15000km, basta para isso ver os intervalos de revisões dos carros novos

                        Meter oleo novo num filtro já sujo?


                        Que bela teoria...



                        Isso é mesmo para poupar o quê? 10€?

                        Comentário


                          #13
                          Eu ouço quase todos os mecânicos a dizerem...ah...e tal...se o óleo for o mesmo, o filtro dá para duas mudas...eu não concordo.
                          a outra muda de óleo foi feita lá, por ele? com o mesmo óleo?
                          se foi...já terá a resposta ao deixar o filtro do óleo.

                          Comentário


                            #14
                            Há muita gente que só gasta o essencial para o carro se locomover. Para esses, o que interessa é que o carro continue a andar, não interessa se com filtro velho ou novo.
                            Esta história é parecida à da poupança em pneus. O carro continua a andar, não interessa se mal ou bem.

                            Comentário


                              #15
                              citação:Originalmente colocada por Baiones

                              Meter oleo novo num filtro já sujo?
                              Tu a cada muda de óleo desmanchas o motor para teres a certeza de que não há nada que suje o filtro, é [?]

                              O filtro fica logo sujo ao fim de umas quantas rotações feitas pelo motor...

                              Comentário


                                #16
                                citação:Originalmente colocada por DêCêIi

                                citação:Originalmente colocada por Baiones

                                Meter oleo novo num filtro já sujo?
                                Tu a cada muda de óleo desmanchas o motor para teres a certeza de que não há nada que suje o filtro, é [?]

                                O filtro fica logo sujo ao fim de umas quantas rotações feitas pelo motor...
                                Acreditas mesmo naquilo que disseste?


                                Achas mesmo que é a mesma coisa?


                                Está a comparar a substituição do filtro de oleo, um "consumivel", ao desmanchar do motor?



                                Tens a noção do ridiculo e falta sentido da comparação?

                                Comentário


                                  #17
                                  citação:Originalmente colocada por JGTB

                                  Há muita gente que só gasta o essencial para o carro se locomover. Para esses, o que interessa é que o carro continue a andar, não interessa se com filtro velho ou novo.
                                  Esta história é parecida à da poupança em pneus. O carro continua a andar, não interessa se mal ou bem.
                                  E ha pessoas que como não percebem patavina de mecânica, confiam nos mecânicos para esse efeito... [8)]

                                  Comentário


                                    #18
                                    Quando deixo o carro no mecânico, vai uma lista de material e os procedimentos a efectuar. Nem mais, nem menos. Se houver algo inesperado, venha o contacto telefónico e decide-se na altura.

                                    Não há margem para invenções. E sim, sempre que mudo o óleo vai de filtro novo. Seja diesel, seja a gasolina.

                                    Comentário


                                      #19
                                      O meu C4 foi hoje fazer a revisão dos 20000 km, mudaram óleo e os filtros e disseram que aos 30000 km era só mudar o óleo, só aos 40000 é que mudavam os filtros, não fui eu que perguntei foram eles que disseram, penso que se fosse necessário eles diriam, não?

                                      Comentário


                                        #20
                                        citação:Originalmente colocada por JPMOR

                                        O meu C4 foi hoje fazer a revisão dos 20000 km, mudaram óleo e os filtros e disseram que aos 30000 km era só mudar o óleo, só aos 40000 é que mudavam os filtros, não fui eu que perguntei foram eles que disseram, penso que se fosse necessário eles diriam, não?
                                        Desculpa mas eu não compreendo como é que se deixa oleo novo a circular por dentro de um filtro sujo...


                                        Contamina o oleo novo bem mais depressa...


                                        Se o filtro fosse um consumivel de 100 ou 200€, agora uma coisa que custa cerca de 10...


                                        Para quê correr riscos?

                                        Comentário


                                          #21
                                          citação:Originalmente colocada por Baiones

                                          citação:Originalmente colocada por DêCêIi

                                          citação:Originalmente colocada por Baiones

                                          Meter oleo novo num filtro já sujo?
                                          Tu a cada muda de óleo desmanchas o motor para teres a certeza de que não há nada que suje o filtro, é [?]

                                          O filtro fica logo sujo ao fim de umas quantas rotações feitas pelo motor...
                                          Acreditas mesmo naquilo que disseste?


                                          Achas mesmo que é a mesma coisa?


                                          Está a comparar a substituição do filtro de oleo, um "consumivel", ao desmanchar do motor?



                                          Tens a noção do ridiculo e falta sentido da comparação?
                                          Então espera... Dantes eu mudava o filtro de óleo a cada 20.000 km e o óleo a cada 10.000 km no meu carro e nunca tive um problema com isso. Apenas tinha o cuidado de comprar o mesmo óleo nada mais.

                                          Hoje em dia o carro faz a muda de óleo a cada 30.000 km, logo é mais sensato também mudar o elemento filtrante, dada a quilometragem mais elevada a percorrer em cada muda de óleo.

                                          E acredita que uma boa parte de detritos ficam acumulados no cartér, mesmo abrindo o bujão.

                                          Quanto ao filtro de ar, nem sempre é necessário mudar a cada 15.000 km ou mesmo a quilometragens mais elevadas entre mudas. Tudo depende da utilização que se dá ao veículo e não menos importante ao que está descrito nas folhinhas do manual de manutenção.

                                          Comentário


                                            #22
                                            citação:Originalmente colocada por Jonny

                                            ainda são "Old school". Não têm formação constante.
                                            não estão a par das evoluções!
                                            Mas não quer dizer que sejam maus mecânicos.
                                            quando fôr assim, é preferivel falar com a pessoa, e dizer-lhe que quer trocar óleo, filtros novos.
                                            Por ex, eu, costumo sêr eu a trocar os filtros de ar, mas na muda de óleo, exijo sempre a troca do filtro de óleo.
                                            È uma sisma minha!
                                            Tambem concordo.

                                            Provavelmente são ases de mecanica, pois passaram a vida toda nisso, mas ainda tem habitos do antigamente, que era poupar o maximo possivel.

                                            Ainda há muitas pessoas a pedir que dêm apenas uma sopradela com ar comprimido no filtro do ar.

                                            Comentário


                                              #23
                                              citação:Originalmente colocada por Baiones

                                              citação:Originalmente colocada por JPMOR

                                              O meu C4 foi hoje fazer a revisão dos 20000 km, mudaram óleo e os filtros e disseram que aos 30000 km era só mudar o óleo, só aos 40000 é que mudavam os filtros, não fui eu que perguntei foram eles que disseram, penso que se fosse necessário eles diriam, não?
                                              Desculpa mas eu não compreendo como é que se deixa oleo novo a circular por dentro de um filtro sujo...


                                              Contamina o oleo novo bem mais depressa...


                                              Se o filtro fosse um consumivel de 100 ou 200€, agora uma coisa que custa cerca de 10...


                                              Para quê correr riscos?
                                              Eu concordo contigo, mas como já disse não fui eu que falei nisso nem perguntei se podia mudar só ao 40000, foram eles que disseram, é obvio que quando for mudar o óleo aos 30000 vou pedir para verificarem o filtro e se for preciso mudar mudam

                                              Comentário


                                                #24
                                                O meu Clio II de 2001 só muda de filtro de óleo e do ar de 30.000 em 30.000 km, por isso se calhar o teu mecânico tem razão.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  nos meus nunca se muda só o oleo. leva sempre o filtro.
                                                  até no HONDA que é a gasolina. há muita gente que diz "como é a gasolina, o filtro dá para duas mudas".[xx(]

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                                                    #26
                                                    citação:Originalmente colocada por DêCêIi

                                                    citação:Originalmente colocada por Baiones

                                                    citação:Originalmente colocada por DêCêIi

                                                    citação:Originalmente colocada por Baiones

                                                    Meter oleo novo num filtro já sujo?
                                                    Tu a cada muda de óleo desmanchas o motor para teres a certeza de que não há nada que suje o filtro, é [?]

                                                    O filtro fica logo sujo ao fim de umas quantas rotações feitas pelo motor...
                                                    Acreditas mesmo naquilo que disseste?


                                                    Achas mesmo que é a mesma coisa?


                                                    Está a comparar a substituição do filtro de oleo, um "consumivel", ao desmanchar do motor?



                                                    Tens a noção do ridiculo e falta sentido da comparação?
                                                    Então espera... Dantes eu mudava o filtro de óleo a cada 20.000 km e o óleo a cada 10.000 km no meu carro e nunca tive um problema com isso. Apenas tinha o cuidado de comprar o mesmo óleo nada mais.

                                                    Hoje em dia o carro faz a muda de óleo a cada 30.000 km, logo é mais sensato também mudar o elemento filtrante, dada a quilometragem mais elevada a percorrer em cada muda de óleo.

                                                    E acredita que uma boa parte de detritos ficam acumulados no cartér, mesmo abrindo o bujão.

                                                    Quanto ao filtro de ar, nem sempre é necessário mudar a cada 15.000 km ou mesmo a quilometragens mais elevadas entre mudas. Tudo depende da utilização que se dá ao veículo e não menos importante ao que está descrito nas folhinhas do manual de manutenção.
                                                    constroi uma caixa de circulação de ar para colocares os filtros, velho e novo, e depois verifica o caudal de ar que passa por um novo, pelo velho, e pelo velho soprado, e depois diz-me se é a mesma coisa. ;)

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Então vai ver os manuais de manutenção de diversos automóveis para veres se não há mudanças intermédias sem mudança de filtro

                                                      Muito gosta esta gente de mandar bitaites sem estudar primeiro e seguramente sem nunca ter trabalhado numa oficina!! Vai a um concessionário e coloca essa dúvida, pede mesmo para consultar o plano de manutenção de algum modelo que tenha mudas intermédias e depois fala

                                                      Mas é claro que os engenheiros das marcas seguramente eram e são uns totos que não percebiam nada do que andavam a fazer...

                                                      Mas cada um é livre de fazer o que lhe apetecer, se te der na telha até podes mudar o filtro e oleo de 1000 em 1000km

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        citação:Originalmente colocada por JPMOR

                                                        O meu C4 foi hoje fazer a revisão dos 20000 km, mudaram óleo e os filtros e disseram que aos 30000 km era só mudar o óleo, só aos 40000 é que mudavam os filtros, não fui eu que perguntei foram eles que disseram, penso que se fosse necessário eles diriam, não?
                                                        Já agora, se não é indiscrição, em quanto te ficou e onde fizeste? Se preferires, manda PM.

                                                        Atenção, a Citroen preconiza revisões com mudança de óleo semi-sintético de 20 em 20 mil kms. A muda de 10 em 10 mil é uma teoria de alguns concessionários para ganharem algum. Não digo que não seja melhgor, mas é perfeitamente dispensável.;)

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Desculpa lá Baiones, mas eu descordo de ti!

                                                          Para começar quando se leva um carro a uma oficina, devemos dizer exactamente aquilo que queremos! Ou seja, no teu caso devias ter pedido a mudança dos dois filtros independentemente do estado dos mesmos!

                                                          Depois, quando dizes que o filtro deve ser trocado a cada muda de óleo, lamento te informar mas isso é falso, pois o filtro tem uma certa capacidade de filtragem e se a muda fôr até 15.000kms o filtro aguenta na boa duas mudanças de óleo, ou 3 para mudanças de 7.500 e 5.000 kms!

                                                          Quanto ao filtro do ar, esse deve aguentar no mínimo 20.000 kms a menos que se suje muito devido a estradas cheias de pó ou até mesmo a motores com turbo que aspiram mais ar! Posso até dizer que existem marcas que o programa de revisões varia consuante o tipo de uso!


                                                          Quanto ao teu caso, eu não sei qual o carro, mas se fazes tanta questão o filtro do ar podes ainda mudar, o filtro do óleo é que já não dá!

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            citação:Originalmente colocada por nuno_leao

                                                            Então vai ver os manuais de manutenção de diversos automóveis para veres se não há mudanças intermédias sem mudança de filtro

                                                            Muito gosta esta gente de mandar bitaites sem estudar primeiro e seguramente sem nunca ter trabalhado numa oficina!! Vai a um concessionário e coloca essa dúvida, pede mesmo para consultar o plano de manutenção de algum modelo que tenha mudas intermédias e depois fala

                                                            Mas é claro que os engenheiros das marcas seguramente eram e são uns totos que não percebiam nada do que andavam a fazer...

                                                            Mas cada um é livre de fazer o que lhe apetecer, se te der na telha até podes mudar o filtro e oleo de 1000 em 1000km
                                                            Claro que eu não percebo nada...

                                                            Não precisei de trabalhar numa oficina para recontruir motores, mas já o fiz e com resultados excelentes, comprovados não só por mim, como também por terceiros... ;)


                                                            Não preciso das "altas patentes", nem de ler o manual, para raciocionar por mim e perceber que oleo novo a passar por filtro novo, não é bem a mesma coisa que oleo novo a passar por filtro velho, e sim, já "desmontei" filtros velhos também para averiguar como se encontram após uns kms...



                                                            Não é só mandar bitaites, como vês... ;)

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