Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Opel Astra 1.3 CDTI - Soluços em andamento

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Opel Astra 1.3 CDTI - Soluços em andamento

    Olá a todos.

    Tenho um Opel Astra 1.3 CDTI com cerca de 14.000 kms que adquiri à cerca de um ano. Durante este periodo não tive qualquer problema com o carro, com excepção do já conhecido barulho no volante.

    Para a resolução deste problema, levei o carro na semana passada à oficina da marca e aproveitei também para repôr pela primeira vez o nível do óleo, apesar do CB ainda não ter dado qualquer indicação para tal. Acabou por levar cerca de um litro de óleo.

    Dois dias depois aconteceu-me o seguinte: ia a circular a cerca de 120Km/h, em 6ª velocidade e cerca de 2.200 rotações (valor aproximado) na subida da A1 após a ponte do rio Trancão (não se pode dizer que seja uma subida muito acentuada) e a uma velocidade constante. Mais ou menos a meio da subida, o carro deu três ou quatro pequenos soluços no espaço de 1-2 segundos, como se tivesse perdido potência por milésimos de segundo, e depois voltou ao andamento normal.

    Estes soluços não foram semelhantes ao soluços provocados pela utilização de uma mudança alta em baixas rotações, pois foram muito menos fortes do que estes geralmente são, e porque ia numa rotação média a uma velocidade constante (como analogia, foi muito semelhante a ter passado sobre as bandas sonoras que costumam estar nas entradas para as vias verdes).

    Exceptuando esta altura, este problema não se voltou a manifestar.

    Assim, agradecia que me informassem se alguém presenciou problema semelhante nos seus carros e qual a resolução do mesmo.

    Muito obrigado.

    #2
    Desconheço. O problema voltou a manifestar-se?

    Comentário


      #3
      Até ao momento, o problema não voltou a acontecer.

      Comentário


        #4
        citação:Originalmente colocada por nuno.santos

        Até ao momento, o problema não voltou a acontecer.
        Tens a certeza de que não havia guias de escorrimento de agua no chão? É qie ali no inicio da A4 tem dessas guias...ums cortes tipo estrias...e quando lá passo parece que o carro soluça, mas é do pavimento!!;)

        Comentário


          #5
          exactamente, como na subida na IP5 de Aveiro ao chegar ao nó da A1, tambem há lá uns rasgos e provoca como que um soluço se for em força o motor, pelo menos já tenho notado..

          Comentário


            #6
            citação:jmpub Posted - 31/10/2006 : 09:35:35 exactamente, como na subida na IP5 de Aveiro ao chegar ao nó da A1, tambem há lá uns rasgos e provoca como que um soluço se for em força o motor, pelo menos já tenho notado..

            Normalmente faço essa subida a andar bem (quando nao ha ninguem pela frente) e numca notei nada! em que parte da subida é?

            Comentário


              #7
              Nuno.santos, tenho exactamente esse problema. O carro parece que soluça, mas muito levemente. E depois fica normal.
              O meu carro vai para a Opel na próxima sexta feira, para verem o que me dizem.
              Há um relato idêntico no gtcteamclub:
              http://www.gtcteamclub.com/forum/viewtopic.php?t=1426

              Comentário


                #8
                Tenho a certeza que o que descrevo não foi provocado pelo estado do piso ou por este poder encontrar-se molhado.

                citação:Originalmente colocada por rjtd21

                Nuno.santos, tenho exactamente esse problema. O carro parece que soluça, mas muito levemente. E depois fica normal.
                O meu carro vai para a Opel na próxima sexta feira, para verem o que me dizem.
                À um relato idêntico no gtcteamclub:
                http://www.gtcteamclub.com/forum/viewtopic.php?t=1426
                Como existem pessoas que já presenciaram esta situação, presumo de facto que se trata de um problema... este sim, bastante mais grave do que o barulho do volante.

                Estou bastante satisfeito com o meu Astra, mas a ocorrência deste problema nos Astras de várias pessoas deixa-me bastante preocupado com o futuro desta viatura... espero estar enganado.

                rjtd21, agradeço que me indique qual a resposta da Opel quando apresentar este problema.

                Obrigado.

                Comentário


                  #9
                  ja me aconteceu no meu uma vez quando arranquei de manha numa subida... o meu Astra tem 4 meses e 15000 km. Nunca mais aconteceu senao tinha ido ao concessionario...

                  Comentário


                    #10
                    Com o meu aconteceu uma coisa parecida. Mas não era eu que ia a conduzir por isso não sei muito bem o que se passou.
                    A condutora acelerou demais na 1.ª para colocar a 2.ª (está habituada a um carro a gasolina) e carro soluçou e fez um barulho esquisito no motor.
                    A partir daí eu disse-lhe para trocar de mudanças sem acelerar e a viagem correu bem...

                    nuno.santos eu passo nessa subida quase todos os dias e nunca notei essa perda de potência. Isso deve ser resultado da actualização de software que te fizeram ao carro.

                    Comentário


                      #11
                      A mim acontece-me exporadicamente.
                      Mas costuma ser mais evidente quando ando em AE e depois, abrando e tunga, ele soluça. Especialmente se subir qualquer coisa.
                      Mas depende. Não faz sempre. Uma coisa certa é que faz acima das 2000rpm, e com o carro já quente.

                      Comentário


                        #12
                        citação:Originalmente colocada por dacapata

                        nuno.santos eu passo nessa subida quase todos os dias e nunca notei essa perda de potência. Isso deve ser resultado da actualização de software que te fizeram ao carro.
                        dacapata, não me fizeram qualquer actualização do software, apenas levei o carro à Opel para a resolução do barulho do volante e para repôr o nível do óleo. Assumo contudo que a ocorrência deste problema dois dias depois seja uma mera coincidência, já que não me parece que qualquer uma das intervenções esteja relacionada com o assunto.


                        O episódio ocorreu com o ar condicionado desligado e a meio de uma viagem, pelo que o motor não se encontrava frio.

                        Apesar de me ter acontecido apenas uma vez, o relato de tantos problemas semelhantes estão a afectar a minha confiança neste carro. [xx(]

                        Comentário


                          #13
                          Realmente é exactamente como dizes. O AC tb não ia ligado. E o teu relato explica exactamente o que acontece. O carro perde potência, e logo volta. E por vezes soluça mais que uma vez.
                          Há-des tentar ir na AE e depois qdo saires, subires qualquer coisa a menor velocidade. Eu costumo notar assim.
                          Por exemplo, da ultima vez, ia no IC1 e saí na Feira, cuja saída tem uma ligeira subida, e ele soluçou.

                          Daqui a pouco vão começar a dizer que tu és eu disfarçado. O que vale é que já és membro desde 02/11/2005.

                          Comentário


                            #14
                            Isso ou é problema electronico ou pode ser algum problema da bomba injectora ou injectores...

                            Comentário


                              #15
                              Ainda pensei que fosse devido à rodagem. Mas como há mais ppl com o problema, vai ter que ir à oficina.
                              No entanto, não confio mto nos mecânicos de agora.
                              Se ligarem à máquina e não acusar nada, o mais certo é eu levar com um "é normal".

                              Comentário


                                #16
                                Nuno.santos, tens mesmo a certeza que não te actualizaram nenhum software?
                                O meu supostamente já tem o último, e se te actualizaram poderia ser algum bug no novo software.

                                Comentário


                                  #17
                                  citação:Originalmente colocada por rjtd21


                                  Se ligarem à máquina e não acusar nada, o mais certo é eu levar com um "é normal".
                                  Mesmo que acuse.. Estamos a falar da Opel.. Prepara-te para levar um: "é normal"..

                                  Comentário


                                    #18
                                    Penso que a situação relatada (bem como outros casos idênticos) sejam casos isolados. No meu nunca aconteceu. Conta com 12000 Km.

                                    Podem existir vários factores a motivar essa situação: deficiências ao nível do sistema de injecção, variações na pressão do turbo, qualidade do combustível, etc. É um pouco complicado aferir sobre esse problema devido ao seu caractér esporádico. Mesmo na Opel será difícil para eles diagnosticarem esse problema, até porque pode ser uma situação meramente pontual.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Poderá ter sido alguma sujidade no gasoleo.

                                      As bombas que usas de meter combustivel são "fiaveis" ?

                                      Comentário


                                        #20
                                        No meu caso, já meti Ultimate, Gforce e agora meti Esso normal. Variei de marca mesmo para ver se o problema vinha daí.
                                        Notou-se o problema com todos os gasóleos.
                                        Mas é esporádico. Ontem por exemplo, vim para a terra e não tive problemas. Axo que só faz se ocorrerem uma série de acontecimentos, que a mim parecem ser andar depressa na AE, apanhar uma subida na saída e acelerar alguma coisa nessa subida. Se carregar pouco no acelerador nunca noto nada.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Assim de repente eu diria que é um problema de injectores ou da bomba de combustível. Mas o mais certo é essas falhas ficarem registadas na memória da centralina, portanto será fácil para a Opel descibrir a origem.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Conheço duas situações dessas mas em ambos os casos o problema perdurou, até à troca das centralinas.
                                            Informaram-nos, na altura, que tinham colocado material Siemens.

                                            Comentário


                                              #23
                                              DITADOR, estás a falar de Astras?

                                              Comentário


                                                #24
                                                citação:Originalmente colocada por rjtd21

                                                DITADOR, estás a falar de Astras?
                                                Sim.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  De qualquer forma, os Astra também já são tudo material Siemens.
                                                  Espero bem que não tenha que chegar a soluções drásticas, como as que falas.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Boas,

                                                    O meu carro também está com esses sintomas...

                                                    ...tenho andado a notar o fenómeno de sentir uma ligeira "hesitação" do motor quando engatado e em carga muito parcial do acelerador, isto no intervalo entre as 1700 e as 2000 rpm's...

                                                    Para além disso começaram comigo os ruidos da suspensão traseira...assim como tenho andado a notar uma grande dificuldade nos 1ºs arranques a frio com temperaturas exteriores baixas....


                                                    Ou seja...andava tudo mais ou menos bem até ao fim do Verão...agora com o frio ando a notar alguns problemas que terão de ser resolvidos rápidamente. Já estou a tomar medidas nesse sentido...

                                                    Depois dou informações sobre os desenvolvimentos...

                                                    Cumpts,
                                                    JC_STILO

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Eu felizmente não tenho qualquer problema com o arranque.
                                                      JC_STILO, quando entras no carro dás logo à chave?
                                                      Tenta deixar o carro naquele ponto em que tem as luzes todas acesas, durante uns 30 secs, e arranca depois desse tempo. Se notares, quando se põe a chave nesse ponto, ouve-se um ligeiro zumbido, que ao que parece é a bomba a injectar combustivel para o arranque.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        citação:Originalmente colocada por rjtd21

                                                        Eu felizmente não tenho qualquer problema com o arranque.
                                                        JC_STILO, quando entras no carro dás logo à chave?
                                                        Tenta deixar o carro naquele ponto em que tem as luzes todas acesas, durante uns 30 secs, e arranca depois desse tempo. Se notares, quando se põe a chave nesse ponto, ouve-se um ligeiro zumbido, que ao que parece é a bomba a injectar combustivel para o arranque.
                                                        Ó meu amigo...acredita que eu já conheço esses "procedimentos" todos da OPEL!!!;)

                                                        O problema é que, para além de discordar com eles (não aceito ter que esperar mais do que o tempo da luz da resistência...nenhum diesel actualmente necessita de mais tempo do que isso...), eu espero sempre esse tempo que dizes, até acabar o "zumbido". O problema é que mesmo assim fica "tac tac tac tac....." cerca de 6 a 8 segundos até finalmente pegar...e se durante esse tempo eu tirar a mão da chave...ele continua sozinho...tac tac tac....

                                                        Não aceito isto! Têm tido da minha parte a maior disponibilidade e da parte da concessão têm sido muito atenciosos tendo inclusivamente melhorado/resolvido muitos problemas (já aqui aboradados por mim...) mas o que é facto é que não aceito re-incidências...e isto do arranque é uma!!!


                                                        Sou muito boa pessoa...até ao momento em que as coisas começam a "descarrilar"....

                                                        Cumpts,
                                                        JC_STILO

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Realmente estas situações fazem-nos tirar do sério.
                                                          Os ruidos da suspensão, o pegar a frio...

                                                          Sobre o pegar a frio, conheço essa dificuldade, não pelo meu, mas por um outro que testei. Até perguntei: isto pega?! Lá me informaram que teria que esperar mais tempo até apagarem as luzes. É o que faço no meu. Deixo todas as luzes apagarem-se e depois dou à chave. Nunca demonstrou hesitação. Até ver tudo bem. Passa todas as noites ao relento. Já tem apanhado temperaturas de 8/9 graus.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Oh meus amigos... Habituem-se...

                                                            Eu tenho um Astra, do modelo anterior, que tem sido um verdadeiro cancro andante... E a atitude da OPEL foi sempre, sempre, arrastar as coisas durante a garantia e fugir com o cu à seringa depois da garantia..

                                                            Alguns dos problemas que eu tive, não foram de forma alguma problemas esporádicos, são problemas comuns ao motor que eu tenho, e certamente, a Opel tem conhecimento desses problemas melhor do que ninguém. Acham que eles fizeram uma recolha, ou sequer se dignaram a comparticipar nas reparações? No way.. Puseram completamente de parte essa possibilidade..

                                                            E estamos a falar de um carro, que na altura tinha 3 anos e tal, e +/- 80 e tal mil kms e a bomba de agua simplesmente colou, partindo a correia de distribuição e consequentemente, mandado várias válvulas e martelos para o galheiro.. E é um problema tão frequente que já encontrei no forum pelo menos 2 pessoas que tiveram EXACTAMENTE a mesma avaria, e pela net, é o que mais se vê..

                                                            E depois dos 100 mil kms / 5 anos, começou o martírio electrónico.. É válvulas e sensores uns atrás dos outros.

                                                            Só nos últimos dois anos, e assim de memoria, pelo que de certeza que não me vou lembrar de tudo:
                                                            - Sensor das rotações à cambota.
                                                            - Regulador de tensão do alternador.
                                                            - Selector dos máximos/piscas.
                                                            - Sensor do air-bag lateral do lado do passageiro.
                                                            - MAF.
                                                            - Interruptor da luz da porta traseira.
                                                            - Fios que vão para a porta traseira estavam mal acondicionados e com o tempo descarnaram e provocaram curtos circuitos.
                                                            - Display do rádio não dá praticamente caracteres nenhuns.
                                                            - Espelho do condutor apenas regula para cima e para baixo, deixou de se mexer para os lados..


                                                            E depois há péssima qualidade dos interiores.. Que até têm bom aspecto, mas uma resistência ridícula e os vários problemas mecânicos.. A tudo isto, junta-se, que agora com apenas 140 mil kms, já faz mais fumo que um comboio a carvão, pelo que provavelmente vai ter que em breve fazer uma revisão ao turbo e injectores..


                                                            A tudo isto as respostas que fui obtendo na Opel foi sempre, "É normal".. "Pode acontecer a qualquer um"... Agora deixei de ouvir essas respostas porque um gajo é gozado duas ou três vezes, mas depois só volta lá se for burro. Obviamente deixamos de fazer revisões na Opel..

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X