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Centro de Inspecções! Deram-me 15 dias...

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    Centro de Inspecções! Deram-me 15 dias...

    Fui hoje a um centro da ITEUVE, para efectuar a inspecção ao meu velhote mercedes benz de 1980 (240D).

    Vinha da anterior inspecção com duas anomalias, médios mal ajustados, e as luzes da matricula não acendíam. Fui a uma oficina e corrigiu-se a situação dos médios e a luz da matricula estava a funcionar correctamente pelo que o electricista não lhe mexeu.

    Entretanto começa aqui o azar: as luzes da matricula por capricho na inspecção não acenderam! Resultado chumbaram o carro por reincidência e acrescentaram anomalia 830-Emissões pequenas de óleo em juntas secundárias.

    O inspector responsável pela inspecção disse-me que a anómalia que tinha feito o carro chumbar era a das luzes e que bastava dar lá um salto e pagar uma reinspecção de 6 euros e tal, que tinha o carro inspeccionado até daqui a um ano. O que fiz! Pouco tempo depois eu estava de volta pois o meu electricista, substituiu a lâmpada e raspou os contactos para não haverem mais problemas!.

    Paguei os 6,59 da reinspecção e ao contrário do que me tinham dito tive de esperar que todos os clientes se despachassem, afinal já não era uma vista de olhos como o responsável pelo centro me tinha dito.

    Quando chega a minha vez solicitam-me o carro fazem o check às luzes e levam o carro para o fosso e voltam a verificar as ditas emissões pequenas de óleo. E têm o desplanque de me dizer que a situação continua na mesma, pois obvio! Se tinha estado lá há meia hora atrás e tinham-me dito para corrigir a situação das lâmpadas foi o que fiz! Pois supostamente tinha sido essa situação pela qual o carro tinha os tais 15 dias até à próxima inspecção.

    Em suma,agora já não é o problema das lâmpadas e sim a situação do óleo reincidente [8)], deram-me novamente 15 dias para corrigir a situação das emissões pequenas de óleo.
    E o paradoxal é que o carro com 30 minutos da última inspecção era reincidente na situação do óleo!Pois... pudera![:0][:0][:0]

    Agora as minhas dúvidas:

    De facto o carro é reincidente com 30 minutos [8)] entre cada inspecção. Mas será que estão a levar a lei à risca ou podiam ser flexiveis! E já agora reincidencias em anomalias do tipo 1 requerem inspecção imediata de 15 dias.

    Ainda assim o que me custa não é seguir a lei ou mandar arranjar um carro pelo qual tenho grande afecto. O que me custa é assistir a estas benditas inspecções e verificar que uns não fazem o teste de suspensões, outros não são inspeccionados por baixo, parece que há filhos e enteados!

    Com base nesta história tenho direito a reclamar de alguma coisa? É que parece que foi só para me irem ao bolso com 6,59€ e tb aquele tipo de gozo que por vezes acontece nas repartições públicas onde nos dizem para levar um documento, e depois quando levamos o documento é outro que falta e pronto... fazem o ppl perder a cabeça![8)][8)]

    Cumps

    #2
    E não pediste o livro de reclamações ? ... Inadmissivel essa atitude!

    Comentário


      #3
      Eles têm razão...

      Se não tivesses o problema das luzes tinhas passado na IPO só com o 830.

      Mas como chumbou, tens de reparar tudo o que foi encontrado.

      O examinador é que enganou.

      Nestes casos a fuga por vezes é tão pequena que não vale a pena uma reparação (por vezes até é pior).
      Por isso espera uns 2 dias, manda o mecânico lavar toda essa zona, e vais logo com o carro ao IPO.

      O que te enganaram na segunda vez, é que uma re-inspecção normalmente salta os casos normais e é dirigida apenas aos pontos que estão assinalados.

      Comentário


        #4
        O que podes fazer é mandar lavar o motor por baixo.
        Quando há pequenas babas de transmissão, dos foles e isso, uma lavagem
        de véspera e o carro está pronto a passar na IPO.
        Se for um RWD se calhar também convém lavar atrás.

        Comentário


          #5
          Não pedi o livro de reclamações, pois sabia que ele teria sempre razão pois seguiu os tramites à risca! Apesar de, me ter enganado ao dizer que bastava a situação lâmpada estar resolvida para passar!
          E tal foi o logro, que passados 30 minutos, na recepção estava lá o tipo a falar com a recepcionista, e viu-me pagar a nova inspecção. Para depois no fim me espetar com um redondo não sem me alertar logo na recepção.

          Fui hoje ao meu mecânico e como vocês referiram disse-me que não fazia sentido nenhum eu mexer no motor e corrigir aquela ou outra situação, pois provavelmente ainda ficava pior do que antes de ser mexido! E que me garantia que se fosse o pessoal da oficina dele a levar o carro naquela mesma situação que passava com 0 falhas. Tb não compreendeu pq resolveram implicar comigo, pois o que não falta por aí são carros que babam óleo e passam sem problemas.

          Por isso vou mandar lavar o motor e faço uma cruz àquele centro de inspecções periódicas pois nunca mais verá a cor do meu dinheiro.

          Cumps ppl

          Comentário


            #6
            a flexibilidade vem com o €!!!!!!!

            Comentário


              #7
              o SilverArrow tem razão no que disse.
              De facto o inpector é que te induziu em erro e tinha obrigação de te informar correctamente, atenta, aliás, a sua função de inspector de IPO. Mas isso não justifica que ultrapasse a lei ou feche os olhos. Mas

              Uma anomalia causa de anotação de tipo 1 não é causa de reprovação mas terá que inexistir na próxima inspecção ou reinspecção.

              Sem se saber, durante anos o BX da minha mãe andou sem luzes de nevoeiro traseiras, que foram erradamente desligadas pela Citroën aquando da instalação da esfera de reboque.
              Durante vários anos foi sujeito a IPO sem que a situação fosse fiscalizada.
              Vá lá... foi detectada um dia.

              As IPO em Portugal são uma valente treta, diga-se.
              Preocupam-se com a existência de água no limpa-vidros e o estado das borrachas das escovas (situação que pode alterar-se 1 km depois da inspecção), mas ignoram suspensões com amortecedores completamente descarregados.

              Comentário


                #8
                Na ultima inspecção em que levei o meu 240D como o teu acusou a direcção desalinhada. A inspectora deu-me até ao fim da tarde para resolver o problema e se assim o fizesse o carro passaria sem pagar reinspecção... E assim foi, direcção alinhada e folha verde sem pagar nada a mais.

                No teu caso o tipo informou-te mal, pois efectivamente poderia-te ter feito isso se não se considera-se uma reinspecção. Assim ttambém tinhas de corrigir as fugas de oleo...

                Comentário


                  #9
                  Vocês todos têm razão. E eu seria a última pessoa a pedir a alguém para para se tornar corrupta apenas pq eu quero. Mas custa-me aquela indução em erro, e depois estar a ver eu a confirmar o erro e não dizer nada e eu ter assistido a irregularidades na inspecção de outras viaturas.

                  É do tipo chegarmos à porta de uma discoteca e o porteiro não engraça contigo e ves o ppl todo a entrar à excepção de ti. Dá sempre aquela coisa no estômago! Mas enfim é como digo... sem chatices, não levam é mais dinheiro meu.[:0]

                  Comentário


                    #10
                    Não és o único, já passei pelo mesmo e com a mesma história do óleo... tive que mandar lavar o carro por baixo.. ah e na altura não passou porque o esguicho da escova do vidro do trás não esguichava bem e como era anomalia reincidente...

                    O mais ridiculo de tudo, ainda tive uma anomalia por ter um objecto que dificultava a visão, tinha uma flor daquelas de dar bom cheiro aos carros pendurada no espelho retrovisor! (bastava tirar-se no instante) mas não...

                    Resultado, tal como tu, fui lá 1h depois com o carro lavado por baixo, sem a flor pendurada no espelho retrovisor!... e com o esguicho bom e já passou sem anomalia alguma... e esperei a minha vez...

                    Comentário


                      #11
                      Ora, pelo que eu consegui entender do que tu escreveste chumbaste três vezes pelas seguintes razões...

                      1º - Chumbo pelas luzes
                      2º - Chumbo pelas luzes e fuga de óleo
                      3º - Chumbo pela fuga de óleo

                      Na primeira vez que lá foste ele disse que bastava ires lá para verem as luzes e passava. Voltou a dar esse problema, levaram o carro ao fosso e foram ver o resto. Detectaram mais um problema, e aqui o inspector não voltou a dizer "é só as luzes", uma vez que existiu outra falha apontada, a da fuga de óleo!

                      Corrige-me se estou errado, mas não percebo o porquê deste tópico, foste tu que interpretaste mal o que te disseram.

                      Comentário


                        #12
                        citação:Originalmente colocada por eduardomaio
                        [..]
                        Corrige-me se estou errado, mas não percebo o porquê deste tópico, foste tu que interpretaste mal o que te disseram.
                        Não... eles é que não explicam, para obrigar um gajo a ir lá mais vezes, essa é que é a verdade.

                        Este ano o meu carro chumbou pois o travão de mão não funcionava bem e também lá ficou anotado que a matrícula estava má (as cores estão baças devido ao sol). E também só me disseram para arranjar o travão de mão.
                        Como sou desconfiado e por sorte tinha aqui mais um conjunto de matrículas em casa que estava em mau estado mas tinha lá as cores.

                        Advinhem qual foi a primeira coisa que viram quando lá cheguei?? As matrículas claro!!:D
                        Depois é que viram o travão de mão...
                        Conclusão se não tivesse arranjado tudo tinha que lá ir outra vez largar mais papel.

                        De salientar que nas duas vezes que o carro foi lá, nunca viram os esguinchos da água dos pára-brisas....[8)]
                        E claro, apesar de as outras matrículas estarem em mau estado, como tinham lá a côr passaram...as outras mais novas mas que estão um bocado baças não...[:I]

                        Cheguei a casa e voltei a pôr as que estavam.

                        Comentário


                          #13
                          citação:Originalmente colocada por Speedy
                          Cheguei a casa e voltei a pôr as que estavam.
                          Boas,

                          A atitude correcta não seria mandar fazer umas novas?

                          Abraço

                          Comentário


                            #14
                            citação:Originalmente colocada por Elios

                            citação:Originalmente colocada por Speedy
                            Cheguei a casa e voltei a pôr as que estavam.
                            Boas,

                            A atitude correcta não seria mandar fazer umas novas?

                            Abraço
                            Foste exactamente pegar no que não interessa para o post.;)
                            A conclusão é que os "inspectores" nunca dizem nada, ou não explicam como deviam explicar.

                            Agora a questão de eu mandar ou não fazer umas novas não é de grande relevância mas se quiseres explico-te.
                            Ainda só tenho quase 3 anos de carta, mas como tenho um comercial já fui mandado parar mais de uma dezena de vezes quer seja pela GNR e/ou PSP. Sempre me examinaram tudo (a última vez que me mandaram parar foi para aí um mês antes da inspecção), e nunca se queixaram da matrícula. Vê-se bem o ano e mês do carro.

                            A questão é que com tanto "preciosismo" não dizem ou vêem coisas mais importantes que a porcaria da côr da matrícula.;)

                            Comentário


                              #15
                              citação:Originalmente colocada por eduardomaio

                              Ora, pelo que eu consegui entender do que tu escreveste chumbaste três vezes pelas seguintes razões...

                              1º - Chumbo pelas luzes
                              2º - Chumbo pelas luzes e fuga de óleo
                              3º - Chumbo pela fuga de óleo

                              Na primeira vez que lá foste ele disse que bastava ires lá para verem as luzes e passava. Voltou a dar esse problema, levaram o carro ao fosso e foram ver o resto. Detectaram mais um problema, e aqui o inspector não voltou a dizer "é só as luzes", uma vez que existiu outra falha apontada, a da fuga de óleo!

                              Corrige-me se estou errado, mas não percebo o porquê deste tópico, foste tu que interpretaste mal o que te disseram.
                              Ele chumbou duas vezes num intervalo de 30 minutos e não três! Vinha de uma inspecção de há um ano atrás com a notificação das luzes da matricula e dos médios. No momento desta inspecção os médios tinham sido ajustados e as luzes da matricula que tinham falhado há um ano atrás não foram vistas pq ultimamente estavam a funcionar bem! Infelizmente voltaram a funcionar mal!

                              1º Chumbou hoje na 1ª pelas luzes da matricula! Por ser reincindente!E anotaram uma nova anomalia 830-Emissões pequenas de óleo em juntas secundárias
                              2º Mandou-me apenas reparar as luzes e disse que era só mostrar!
                              3º 30 minutos depois estava lá a pagar os 6€59 para a revisão, com as luzes da matricula arranjadas e o inspector assistiu a este pagamento, e ficou calado que nem um rato!
                              4º O meu carro voltou a ser inspeccionado! E ao contrário do que tinha dito (mentiu-me!!!!) não viram apenas as luzes, mas sim tudo! Quando chegou à parte do fosso como é obvio disseram que o carro estava babado! E agora chumbou reincidente de uma anotação de há 30 minutos atrás.[8)]

                              Falhas da minha parte:
                              Desconhecimento total do procedimento após um chumbo do carro!
                              Confiei no indivíduo! Pois disse-me apenas para arranjar a lâmpada e que estava safo! (Pura inocência)! Ok já sei, dos inocentes não reza a história![8][8][8]

                              E nunca te aconteceu de ires tratar de um assunto e dizem-te apenas para trazeres um papel e quando chegas lá já são preciso dois???

                              Acho que ninguém fica satisfeito com isso!
                              E já que o meu carro foi vestoriado sem qq regalia (o que acho bem) tb gostaria de ter verificado o mesmo nuns quantos que passaram por lá. Já o ditado diz: O Sol quando nasce é para todos...
                              E pronto tenho 15 dias para lavar o motor do carro e ir a outro Centro...

                              Comentário


                                #16
                                Então espera ai, tu andaste 1 ANO com uma falha nas luzes da matrícula?

                                Comentário


                                  #17
                                  citação:Originalmente colocada por eduardomaio

                                  Então espera ai, tu andaste 1 ANO com uma falha nas luzes da matrícula?
                                  eu ando há 1 ano com uma luz de matricula queimada e uma boa! ja comprei a lampada mas ainda nem tive paciencia para a mudar! entretanto ja fui mandado parar em 4 operações stop!0 multas

                                  Comentário


                                    #18
                                    Esta semana levei o do meu pai à inspecção e a luz da matrícula não funcionava...o inspector mandou uma valente pancada na luz e ela voltou a funcionar[8)] A sorte é que é carro de empresa...

                                    Comentário


                                      #19
                                      citação:Originalmente colocada por PauloFVF

                                      citação:Originalmente colocada por eduardomaio

                                      Então espera ai, tu andaste 1 ANO com uma falha nas luzes da matrícula?
                                      eu ando há 1 ano com uma luz de matricula queimada e uma boa! ja comprei a lampada mas ainda nem tive paciencia para a mudar! entretanto ja fui mandado parar em 4 operações stop!0 multas

                                      Mas tu riscas Ibizas, não és exemplo para ninguém :D

                                      Comentário


                                        #20
                                        O carro tem duas lâmpadas para a matricula! Acho que uma estava boa apesar de o meu pai (cujo o carro pertence) me disse que chegaram a falhar as duas. E hoje a unica coisa que o electricista fez hoje foi colocar uma nova e raspar os contactos! Da última vez que as vi estavam boas. Ontém!!! Por isso é galo isto ter acontecido [8)].

                                        EduardoMaio: E quanto ao andar com o carro durante um ano sem luz na matricula eu só tinha a lucrar com isso pois nos dias em que não funcionava podia passar despercebido nas vias verdes. A policia mesmo que se colocasse atrás de mim nos subarus eu só tinha de me afastar deles ([}][}][}][}])) e perde-los de vista. Versão realista: eles a passarem por mim e não se aperceberem que me deixaram para trás[}][}][}][}]

                                        Comentário


                                          #21
                                          qual é o mal?

                                          ninguem se interessa por inspecçoes serias e isentas, feitas por gajos que, no minimo, teem noçao do que é um carro e as leis, e ainda teem queixas?

                                          qualquer coisa passa e qualquer coisa chumba, depende do estado de espirito do momento.

                                          a anotaçao "Emissões pequenas de óleo em juntas secundárias" então é linda:D
                                          qualquer mecanico experiente descobre logo a fuga so de olhar pro papel!:D
                                          se os carros tivessem 2 juntas (ok, va la, 3!), ainda se aceitava que fizessem uma descriçao destas. será que o sistem é tão evoluido que não permite que se ponha uma anotaçao a dizer "tampa das valvulas" "retentor x", ou qqr coisa?

                                          as IPO's servem para alguma coisa?
                                          eu sei que as IPO's serias e isentas servem, agora estas....

                                          citação:pois nos dias em que não funcionava podia passar despercebido nas vias verdes
                                          :D
                                          não tivessem as vias verdes flash...:D

                                          Comentário

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