Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Multas nas portagens

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Multas nas portagens

    Portugal Diário
    citação:As concessionários de auto-estradas e pontes podem multar os condutores que não paguem portagem. As empresas estarão equipadas com um sistema informático que permite levantar autos de contra-ordenação, ao abrigo de uma lei publicada em Julho e que, através de despacho, entrou em vigor no início desta semana.

    Os infractores também podem ser obrigados a identificar-se perante os portageiros, que passam a ser agentes de fiscalização e que podem solicitar a intervenção da GNR sempre que necessário. Por exemplo, quando não for possível identificar o condutor, as concessionárias podem solicitar, com base na matrícula dos veículos, a identificação do proprietário à GNR.

    Via Verde

    Caso tenha Via Verde, a lei prevê que passar na portagem sem o dispositivo electrónico, não o ter colocado no vidro ou não ter saldo bancário são contra-ordenações sujeitas a multa.

    Fonte da Direcção-Geral de Viação explicou ao PortugalDiário que esta nova lei vem tornar o processo mais «célere», mas afirmou que o condutor pode fazer a sua defesa e reclamar junto dos concessionários, alegando que o não pagamento da portagem poderá ter ficado a dever-se a uma deficiência do dispositivo.

    Pagamento manual

    No caso de pagamento de portagem manual, o não pagamento de qualquer taxa obrigatória pelo uso de auto-estrada ou ponte, a passagem em via de barreira sem paragem ou o não pagamento do montante correspondente ao dobro do valor máximo cobrável sempre que o utente se apresente na portagem sem título válido são também motivos para multa.

    Multas

    As contra-ordenações previstas são punidas com coima de valor mínimo correspondente a 10 vezes o valor da respectiva taxa de portagem, mas nunca inferior a 25 euros, e de valor máximo correspondente a 50 vezes o valor da referida taxa.

    Sempre que não for possível identificar o condutor do veículo, é notificado o titular do documento de identificação do veículo para que este, no prazo de 15 dias úteis, proceda a essa identificação. O titular do documento de identificação do veículo deve proceder à identificação do condutor, salvo se provar a utilização abusiva do veículo. Caso tal não aconteça, é responsável pelo pagamento das coimas e taxas de portagem em dívida o proprietário.

    Depois de receber a notificação em casa, a lei prevê o pagamento voluntário no prazo de 15 dias, permitindo liquidar metade da multa aplicada e a taxa de portagem em dívida. Mas caso o condutor ou o proprietário não aproveitem esta possibilidade, o processo é enviado para a Direcção-Geral de Viação e decorre como as outras contra-ordenação emitidas pela PSP e GNR.

    Até agora o concessionário solicitava a propriedade do veículo infractor e depois remetia uma carta para o proprietário para que este pague o devia. Esta «segunda oportunidade» passou a ser acrescida de multa: além da taxa de portagem, há ainda um coima por não ter pago na altura devida. No caso de pagamento manual, quando o condutor não tinha dinheiro, pedi na portagem uma nota de liquidação e podia pagar mais tarde.


    As empresas que passam a multar os infractores são a Brisa, Lusoponte, Auto-Estradas do Atlântico, AENOR e Brisal.


    #2
    Pelo andar da carruagem, qualquer dia até o padeiro nos pode autuar!!!

    Mas que pora é esta??? Qualquer gajo pode fazer de autoridade!!!
    Então e a protecção de dados, a Constituição Portuguesa, a Liberdade,...

    Este país está a ficar lindo, está!!!

    [8][8][8][8][8][8][8][8][8][8]

    Comentário


      #3
      e onde esta o meu bloco de multas para eu poder dar umas quantas a Brisa, Lusoponte, Auto-Estradas do Atlântico, AENOR e Brisal quando pago para passar numa estrada com um certo numero de condições e depois tenho faixas cortadas, lençois de agua, trajectos q parece q foram desenhados por mim e etc etc etc?

      Comentário


        #4
        citação:Originalmente colocada por dysplay21

        e onde esta o meu bloco de multas para eu poder dar umas quantas a Brisa, Lusoponte, Auto-Estradas do Atlântico, AENOR e Brisal quando pago para passar numa estrada com um certo numero de condições e depois tenho faixas cortadas, lençois de agua, trajectos q parece q foram desenhados por mim e etc etc etc?
        [^][^]
        Nem mais...
        também quero um bloco pra mim,quer dizer,se eles podem também nós devemos poder passar umas multas!
        Onde está a igualdade de direitos??:D[8D]

        Comentário


          #5
          se eu entrar no autocarro e não tiver bilhete, o revisor também me pode multar.
          não vejo qual é a diferença.

          Comentário

          AD fim dos posts Desktop

          Collapse

          Ad Fim dos Posts Mobile

          Collapse
          Working...
          X