Anúncio

Collapse
No announcement yet.

[AJUDA] Opel Corsa 1.2 Conta Quilómetros

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    [AJUDA] Opel Corsa 1.2 Conta Quilómetros

    No Opel Corsa 1.2 Swing a gasolina, hoje ao limpar o tablier com o spray, para manter o carro com um aspecto limpo :D, uma hora mais tarde, aparece-me uma luz amarela com um icone que n sei o que é com um raio no meio, passado um bom bocado apaga-se e o ponteiro do conta quilometros n conta, nem conta os quilómetros, tudo o resto funciona, o ponteiro da temperatura etc.. só mesmo o conta quilometros é que ja n funciona. Será que ao por o spray, entrasse la para dentro, que amanha esteja seco e volte a dar? Ou terá que ser um Conta Quilómetros novo? Não vinha mesmo nada a calhar!


    EDIT: Sai agr outra vez com o carro, essa luz voltou a acender e apagou..

    #2
    http://rapidshare.com/files/2035419/DSC00255.JPG

    É a luz amarela que aparece e desaparece! Será algum mau contacto?

    Comentário


      #3
      o "conta quilometros" é o odometro
      duvido que a luz que acende tenha algo a ver com o facto de o odometro nao trabalhar, ja que nesse carro é tudo feito mecanicamente e a luz em principio reflete um problema electrico!
      ja foste ao manual ver que luz é essa?

      Comentário


        #4
        Essa luz está exactamente a indicar o problema do odometro. O meu avô teve um Corsa 1.2 Swing (ainda por cima cor de frigorifico) e aconteceu-lhe a mesma coisa.
        Eu tambem duvidava que fosse indicar isso... mas estava enganado [:P]

        EDIT: Quanto ao teres posto o spray, penso que tenha sido coicidencia. Não andaste propriamente a apontar o spray lá pa dentro lolol... acho eu [}]

        Comentário


          #5
          nao fazia ideia que ele tinha capacidade de avaliar se o odometro estava a funcionar mal, ate porque ja vi um corsa b com esse elemento estragado e nao aparecia nada

          Comentário


            #6
            Então o que isso faz ao carro é que n sei o que é o odometro.. motor?

            Comentário


              #7
              citação:Originalmente colocada por PitBull

              Então o que isso faz ao carro é que n sei o que é o odometro.. motor?
              A luz que tu estás a referir é a da luz do "check engine".
              Não acho ser problema do conta-quilometros ou o velocímetro ter berrado.

              Se acendeu, é mais provavel que seje algum problema no próprio motor (algum fio de massa mal encaixado, sonda, etc). Consulta o manual para te informares melhor.;)

              O Odómetro é o que marca a distancia percorrida.

              Comentário


                #8
                O mais estranho é que aconteceu tudo ao mesmo tempo depois de ter posto o spray..

                Devo ter posto em demasia junto ao conta quilometros, e deve ter entrado liquido para o mesmo!

                Comentário


                  #9
                  Isso pode ser pura coincidência e não ser mais que lixo num sensor...tenho um colega k tem um Seicento e as vezes aparece essa luz, e ao fim de ums kms desaparece, é mto raro aparecer...mas vai a Opel ou a alguem k t ligue isso a makina e veja o que é...mas n será nada d especial, é dakelas m.erdas pa chatear um gajo!!!Cumps!

                  Comentário


                    #10
                    Acho que é qualquer coisa do catalisador, nao sei, tive a reler o manual e vi que tb pode ser do catalisador, hoje tive a ver o carro por baixo e perto do catalisador estar a perder liquido.. entre a panela e o catalisador é que perde esse liquido!

                    Comentário


                      #11
                      up

                      Comentário


                        #12
                        O melhor a fazer é ir a uma oficina,ligarem o carro ao computador e ver o que se passa.Se a luz acendeu é porque há algo que não está normal,é preferivel ver o que é do que deixar andar e depois ser bem pior.;)

                        Comentário


                          #13
                          Vou hoje a um electricista para me ligar o carro a maquina e ver o que se passa..

                          Comentário


                            #14
                            È assim: eu tive um Corsa B e sei que luz é essa.

                            Adianto que também sou da opinião que o spray que aplicaste é pura coincidência. Não estiveste propriamente a limpar o interior do painel, pois não? Por isso, está descansado que não é por aí! Parece que estou a dizer isto como se pudesses estar realmente descansado, não é? lol

                            Provavelmente não estou a dizer novidades para alguns, mas, como já te disseram aqui e bem, para te esclarecer melhor, essa é a luz do diagnóstico de avarias, ou vulgarmente conhecida por "check engine" (parece que só tem a ver com o motor, mas não, pode ter algo a ver com algum componente que não própriamente o motor, daí ser "diagnóstico de avarias").

                            Imagina que o carro tem uma espécie de um computador incorporado, ligado ao motor (acaba por ser mesmo +/- isso) que faz uma gestão/monitorização permanente ao mesmo e a outros componentes periféricos (não é só ao motor). O que acontece quando algo não está bem? Há uma avaria que é despelotada por algum componente e vai ser registada/guardada na central que se chama centralina. Para veículos sem computador de bordo (que não tem nada a ver com o exemplo do computador que falei nem nada disso!), as avarias são informadas ao condutor através dessa luzinha. Neste caso, pode ser de 1001 coisas. Á partida não fazemos ideia a 100% do que será. Para saber, só ligando o carro a uma máquina (através de uma ficha que se liga numa conexão localizada no quadro dos fusíveis do Corsa) de forma a descobrir o código de erro(s) que se encontram memorizados na centralina e assim descobrir o que se passou e resolver.

                            No teu caso, acredito que seja um problema eléctrico qualquer que tenha despelotado um código de erro na centralina e que possa não ter nada a ver com o painel de instrumentos. O mais certo é que esse problema tenha causado efeitos colaterais e um deles foi de ter "estoirado" com o painel de instrumentos, ou seja, a luz pode ter acendido por outro motivo e não directamente pela avaria do painel. O sistema é inteligente... mas até a um certo ponto. Ao ponto de te informar pela luz que algo se passa. Mas ou quê? Tem algo a ver com isto ou aquilo? Bah... não sei! Desenrasca-te ligando á máquina e logo verás! lol
                            E falo por experiência própria e como ex-dono de um Corsa igual.

                            Não vejo razão directa entre a luz e o ponteiro do velocímetro não mexer e o odometro não contar, porque estes orgãos são simples orgãos mecânicos e como tal nada têm a ver com a electrónica e muito menos são monitorizados. É o que eu acho. Pode ser que me engane.

                            É claro que não tenho a certeza absoluta pelas razões que expliquei. Portanto, não sei, nem se consegue saber assim sem mais nem menos o que realmente aconteceu. É apenas um bitaite que mando. Mas quase de certeza que não é uma causa directa.

                            Vai a um concessionário ou a uma oficina especializada e apetrechada com o tal equipamento próprio. Não é a um simples electricista que te pode ver isso. O gajo até pode saber da "poda", mas sem a tal máquina para ligar não te vai poder ajudar. É preciso saber se esse electricista tem isso.

                            Para além disso, pergunto eu: é só o velocimetro e o odómetro que deixaram de funcionar? Mais alguma coisa no painel de instrumentos que não funciona? É que se for por exemplo mais o conta-rotações já quer dizer algo mais, porque o conta-rotações pode estar ligado à bobine (será que disse asneira?) ou em alguns casos directamente à centralina (que no Corsa B encontra-se escondido no interior e na lateral esquerda junto ao pé direito do pendura, atrás do plástico que forra essa zona, claro!)

                            Para que não hajam dúvidas:
                            velocimetro = mostrador da velocidade instantânea
                            odómetro = contador de kms

                            Comentário


                              #15
                              Eu já tinha dito...

                              O meu avô no Corsa dele teve exactamente o mesmo problema, exactamente os mesmo sintomas (pronto, o spray é que não LoL) e a tal luz que no manual diz que é "Avaria na Electrónica do Motor" estava a reportar a falha no odómetro.

                              Comentário


                                #16
                                citação:Originalmente colocada por CaRaMeLo

                                Eu já tinha dito...

                                O meu avô no Corsa dele teve exactamente o mesmo problema, exactamente os mesmo sintomas (pronto, o spray é que não LoL) e a tal luz que no manual diz que é "Avaria na Electrónica do Motor" estava a reportar a falha no odómetro.
                                Ok. Pode ser então que as últimas versões do Corsa B já venham com o odómetro electrónico e não mecânico.

                                Comentário


                                  #17
                                  O carro está no electricisa, e vai ser ligado à máquina!
                                  Ora oa efeitos são: Vou em 3ª ao parar reduzo para 2ª e ao parar vou deixando de acelerar, em vez de o ponteiro das rotações estabilizar na rotação certa um pouco antes das 1000 ao relanti, desce ate quase a 0 e depois sobe, mas n chega a ir abaixo! Depois é um cheirinho a gasolina ao pegar no carro de manhã!.. O velocimetro n funciona nem o conta quilometros ..

                                  Hoje às 17.30 saberei algo mais em concreto. Pelo que o electricista me disse que tudo tem a ver com essa luzinha!

                                  Comentário


                                    #18
                                    citação:Originalmente colocada por PitBull

                                    O carro está no electricisa, e vai ser ligado à máquina!
                                    Ora oa efeitos são: Vou em 3ª ao parar reduzo para 2ª e ao parar vou deixando de acelerar, em vez de o ponteiro das rotações estabilizar na rotação certa um pouco antes das 1000 ao relanti, desce ate quase a 0 e depois sobe, mas n chega a ir abaixo! Depois é um cheirinho a gasolina ao pegar no carro de manhã!.. O velocimetro n funciona nem o conta quilometros ..

                                    Hoje às 17.30 saberei algo mais em concreto. Pelo que o electricista me disse que tudo tem a ver com essa luzinha!

                                    Olha eu tiive um corsa B igualzinho ao teu ....desde que me apareceu essa luz foi um gastar de €€ terrivel
                                    1ª vão-te dizer k é o medidor de massa de ar...depois a sonda lambada....depois o catalizador....depois teras de substituir as panelas de escapes porque vão romper....
                                    Quanto pensares k tudo terminou o carro começa a fazer consumos de 10l / 100 KM
                                    ah ....e eskece as ultrapassagens porque ele vai engasgar quando acelerares....

                                    A minha solução: Vender-....sem qualquer duvida...depois de acender essa luz nã vais deixar de ter problemas

                                    Desfaz-te dele rápido-....falo por experiencia---;)

                                    Comentário


                                      #19
                                      Não acontece certamente em todos.

                                      Comentário


                                        #20
                                        citação:Originalmente colocada por PitBull

                                        Não acontece certamente em todos.


                                        Eu falo-te por experiencia tb pensava como tu e continuava a querer arranjar o carro...mas o $$ saia da carteira e o carro sempre com o mesmo problema...comprei com 42.000 kms vendi com 71.000 e quem anda agora com ele com 91 mil ainda nã resolveu o problema nem vai resolver ...[xx(]

                                        Mas enfim vai relatando a tua experiencia pode ser melhor k a minha

                                        Comentário


                                          #21
                                          Não te estou a dizer que estás a mentir nem nada do género, mas acho que isso é bastante relativo, há corsas B que nunca tiveram esses problemas, há anos diferentes, fabricos digamos que diferentes!
                                          Também pode ser das pessoas que não saibam ao certo o que é, se for arranjado e nunca mais dar problemas!
                                          Pode ser isso, posso estar enganado, mas só o tempo o dirá!
                                          O carro tem-se portado maravilhosamente bem, não tem dado problemas, exceptuando este, que pode acontecer a qualquer um.
                                          Posso ter sorte, como posso ter azar. Não sei.
                                          Mais azar tive quando tive o golf gtd, que levou 2 cabeças e partiu-as!
                                          Mas conheço inúmeros gtd's que nunca abriram o motor!

                                          Como em tudo na vida: cada caso, é um caso!

                                          Abraços

                                          Comentário


                                            #22
                                            O carro ja ta pronto, foi a bicha do conta quilometros que estava partida!
                                            A luz acendia devido a isso!

                                            A ver vamos futuramente se acende ou não!

                                            O carro foi ligado à maquina e não detectaram nenhuma anomalia.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Raisparta a bicha!

                                              Comentário


                                                #24
                                                citação:Originalmente colocada por PitBull

                                                hoje tive a ver o carro por baixo e perto do catalisador estar a perder liquido.. entre a panela e o catalisador é que perde esse liquido!

                                                Não seria molhado da chuva? É que não é suposto andarem líquidos por aí, é muito mau para a saúde do catalisador se lá chegarem líquidos (gasolina, óleo ou anticongelante).

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  citação:Originalmente colocada por PitBull

                                                  O carro ja ta pronto, foi a bicha do conta quilometros que estava partida!
                                                  A luz acendia devido a isso!

                                                  A ver vamos futuramente se acende ou não!

                                                  O carro foi ligado à maquina e não detectaram nenhuma anomalia.


                                                  Nesse caso fico mt contente por ti ...tiveste bem + sorte k eu

                                                  cumps ;)

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Agora o que falta mesmo acerca do cheiro a gasolina é só afinar uma cena no motor!

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      citação:Originalmente colocada por PitBull

                                                      O carro ja ta pronto, foi a bicha do conta quilometros que estava partida!
                                                      A luz acendia devido a isso!

                                                      A ver vamos futuramente se acende ou não!

                                                      O carro foi ligado à maquina e não detectaram nenhuma anomalia.

                                                      Ok! Fixe! Foi coisa pequena e deve ter ficado barato o arranjo. Se todos os problemas fossem assim...

                                                      Só podia ser algo mecânico como a tal bicha, pois os conta-quilómetros dos Corsas B funcionam com cabo. A bicha que se partiu pelos vistos não serve apenas para fazer mexer o ponteiro da velocidade e os números do odómetro. Serve também para da mesma forma calcular a velocidade real do carro e transmitir a info. à centralina. Para quem não sabe, no mostrador do rádio e com o carro ligado, se pressionar durante alguns segundos num dos 2 botões do mostrador vai aparecer por breves segundos a velocidade instantânea do carro em formato digital (limitado a 52kms/h). Como a bicha partiu, deixou de calcular a velocidade e concerteza a centralina deve ter despelotado um erro vindo do painel devido a essa falta, fazendo acender a luz amarela no mostrador. É o que eu acho, sem ter a certeza. Tem lógica. ;)

                                                      Comentário

                                                      AD fim dos posts Desktop

                                                      Collapse

                                                      Ad Fim dos Posts Mobile

                                                      Collapse
                                                      Working...
                                                      X