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Tópico - Lancia Delta -

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    Tópico - Lancia Delta -

    A marca fundada pelo italiano Vincenzo Lancia em 1906 estabeleceu-se logo como uma indústria inovadora. Seu modelo Lambda, de 1922, foi o primeiro automóvel com suspensão dianteira independente e túnel de transmissão, que permitia rebaixar em muito a carroceria. Em 1933 o Augusta introduzia a estrutura monobloco, e já no ano seguinte aparecia o Aprilia, testado em túnel de vento. Em 1950 o Aurelia inovava com motor V6 dianteiro e transmissão com câmbio e tração traseiros (transeixo).
    Nos anos 60 e 70, porém, a Lancia era mais conhecida por seu sucesso nas pistas de rali, com o Fulvia e o Stratos.
    Em 1978 era absorvida pelo grupo Fiat e, no Salão de Frankfurt em Setembro do ano seguinte, apresentava o médio-pequeno Delta.


    O desenho do mestre Giorgio Giugiaro combinava-se à plataforma e à mecânica do Fiat Ritmo/Strada, com as devidas alterações para melhor desempenho e comportamento dinâmico.

    Era um hatchback de três portas e formas angulosas, com motor longitudinal, tração dianteira, entreeixos de 2,475 metros e suspensão independente McPherson frente e atrás, emprestada do Lancia Beta. Os motores de 1,3 e 1,5 litros ganhavam potência em relação aos Fiats; o mais forte chegava aos 165 km/h. A versão menos potente tinha 75 cavalos.

    Foi eleito no ano de 1979 como Carro do Ano por jornalistas europeus.

    Chegavam também a versão de luxo LX do Delta, transmissão automática para o 1.5 e mais força para o 1,3.





    Saíu mais tarde uma versão 1600 de cilindrada.



    Mais tarde o Delta GT i.e 1,6 era lançado, com motor de duplo comando do Beta, com 105 cavalos de potência.




    O Lancia Delta começava a tornar mais picante surgindo pouco depois a versão HF Turbo, com um motor 1600 com turbocompressor, ainda usando carburadores, desenvolvendo 130 cavalos e 19,5 m.kgf de torque.A velocidade máxima era aproximadamente os 207 Km/h.



    Lancia Delta HF Turbo Martini Edition, existe duas versões do Martini edition muito semelhantes entre si:



    Em 1985 aparece a versão mais bombástica de sempre do modelo mítico Delta.
    O Delta S4.
    Este modelo que foi criado teve como objectivo ser bem sucedido nas competições de rallye no espectacular e famoso Grupo B, grupo este que exigia a produção mínima de 200 carros em 12 meses e permitia evoluções com apenas 20 unidades produzidas.
    Eram quase 550 cavalos para um motor 1.8 !
    O programa Delta S4 começou em 1983. Esse sofisticado carro de competição, que só na aparência guardava alguma semelhança com o Delta de rua, utilizava um chassi tubular do tipo treliça, tracção integral com diferencial central do tipo Ferguson e motor entreeixos, desenvolvido pela Abarth. Suspensões de braços sobrepostos, freios a disco ventilado e um câmbio ZF de cinco velocidades.

    O S4 foi homologado em 1°. de novembro de 1985 e estreou nos ralis no mesmo mês, conseguindo primeiro e segundo lugares. No ano seguinte obteve outras vitórias, mas perdeu o título para a Peugeot. Ainda em 1986 o Grupo B era extinto, encerrando prematuramente sua carreira.

    Quatro-cilindros de 1.759 cm3, todo de alumínio, trazia cabeçote de duplo comando, 16 válvulas, injeção com dois bicos injectores por cilindro e -- pasme-se -- somava um compressor mecânico a um turbocompressor, auxiliados por dois resfriadores de ar. A potência de 480 cv chegava a 8.400 rpm.







    Uma actualização em 1986 vinha acompanhada de motores 1,3 e 1,5 revistos, enquanto o GT e o HF Turbo ganhavam injecção Weber, passando a 109 cv e 140 cv, nesta ordem. Neste último, uma turbina Garrett de menor inércia permitia obter o torque máximo 500 rpm mais cedo.







    #2
    Nesta página tem as especificações de alguns Delta

    www.ultimatespecs.com

    Comentário


      #3
      Bom tópico, para um carro mitico!!! [^][^][^][^]

      cumps,
      [dio]

      Comentário


        #4
        Devido aos inúmeros acidentes mortais em que muitos pilotos e adeptos perderam as suas vidas, foi criado então o Grupo A, com carros mais modestos, modelos de rua de quatro lugares, com produção mínima de 5.000 unidades em 12 meses e preparação limitada.

        Para a Lancia, era o momento de colocar o Delta nas pistas. O sistema de tração integral do S4 foi adaptado e resultou na versão HF 4WD (four-wheel drive, tração nas quatro rodas), lançada em Maio de 1986. O motor turbo de 1.995 cm3 -- o mesmo do Lancia Thema que debitava 165 cavalos.





        Pelo exterior era identificado pelos seus quatro faróis característicos , mais dois de nevoeiro no pára-choques, e pelas entradas de ar no capot.
        Este Delta levou a Lancia a ingressar no WRC (World Rally Championship, Campeonato Mundial de Rali) em 1987 com enorme êxito: com 230 cv, facturou o título desse e dos cinco anos seguintes, em que o carro evoluía para Integrale (integral, em italiano) e Evoluzione mais tarde.


        A primeira versão Integrale de rua: oito válvulas, 185 cv, de 0 a 100 km/h em 6,6 s


        O segredo desta fera estava na tração integral com três diferenciais, sendo o central de acoplamento viscoso e o traseiro Torsen (sensível ao torque), como nos Audis Quattro. Este diferencial distribuía a força entre as rodas traseiras conforme a aderência do piso, chegando a um bloqueio de 70% -- tudo de modo automático, sem intervenção do piloto.

        O primeiro HF Integrale de rua saía em novembro de 1987. O motor 2,0 de oito válvulas, com duas árvores de balanceamento, desenvolvia 185 cv a 5.300 rpm e 30,9 m.kgf de torque a 3.500 rpm. Em relação ao 4WD, trazia maior pressão de turbo, resfriador de ar (intercooler) mais amplo e pequenas alterações.
        Atingia 212 km/h e acelerava de 0 a 100 em 6,6 s. Pára-lamas, bitolas e pneus mais largos (195/55 VR 15) garantiam um visual agressivo, em oposição ao caráter discreto do HF 4WD.

        Nas pistas, a novidade representou a vitória em 10 das 11 provas do Mundial de Rali, assegurando o título por antecipação.


        Mas a Lancia não descansou sobre os louros. Em maio de 1989 adoptava cabeçote de 16 válvulas e novo turbocompressor (menor, para respostas mais rápidas, e com maior pressão), passando a 200 cv a 5.500 rpm.
        O torque máximo diminuía, mas agora chegava com 500 rpm a menos. A velocidade máxima era de 220 km/h e de 0 a 100 bastavam 5,7 s.

        Lancia Delta HF integrale 16v “Red Monza”




        O capô era mais alto e mais saliente na parte central, para alojar e arrefecer o amplo cabeçote. Havia sistema antitravamento (ABS) nos freios, embreagem de comando hidráulico, suspensão mais firme, pneus mais largos (205/50) e distribuição de potência com 53% às rodas traseiras, para evitar saídas de frente (subesterço).
        Esta versão correu ao lado da oito-válvulas nos ralis durante o ano, de início na cor vermelha e depois em branco -- a marca concluiu que esta melhorava sua visibilidade nas coberturas das provas pela imprensa.

        À medida em que a potência aumentava, crescia a largura das rodas, pneus, bitolas e dos pára-lamas, o que deixava o Delta bastante agressivo

        E o Delta continuava evoluindo, a versão Evoluzione introduzida em Outubro de 1991, trazia bitolas mais largas, grandes entradas de ar, um espectacular ajustável aleiron traseiro ajustável . O motor recebia remapeamento eletrônico e passava a 210 cv a 5.750 rpm, o bastante para compensar os aumentos de área frontal (maior resistência aerodinâmica) e de peso. A aceleração continuava fulminante: bastavam 6 s para arrancar de 0 a 100.

        Lancia Delta HF integrale Evoluzione ou também conhecido por Lancia Deltona (Delta grande em italiano)

        [img]http://www.autogaleria.pl/tapety/img/lancia/lancia_delta_integrale_1993_01_s.jpg
        [/img]

        Havia também mudanças internas, com acabamento em Alcântara nos bancos Recaro, volante e pomo de câmbio Momo, além de revestimento em couro e ar-condicionado como opcionais. Como a Lancia não pretendia correr com a geração seguinte, o Evolution competiu ainda em 1992, perdendo o título de pilotos para a Toyota, mas garantindo pela sexta vez o de construtores

        Lancia Delta HF integrale Evo “ Bianco Perlato”



        A última versão do Delta foi a HF Integrale Evolution II, lançada em junho de 1993. A adopção de catalisador e sensor de oxigênio (sonda Lambda) não significava perda de desempenho -- pelo contrário. Com nova injeção Marelli de grande capacidade e turbo Garrett redimensionado, ganhava 5 cv e 1 m.kgf de torque, passando a 215 cv e 32 m.kgf, além de novas rodas, pneus 205/45 ZR 16 e ar-condicionado de série.


        Comentário


          #5
          Específicações do Delta :
          HF 4WD HF Integrale e HF Integ. 16V

          MOTOR

          Posição e cilindros transversal, 4 em linha
          Comando e válv. por cilindro duplo no cabeçote, 2 duplo no cabeçote, 4
          Diâmetro e curso / cilindrada 87 x 90 mm / 1.995 cm3
          Taxa de compressão 8:1
          Potência máxima 165 cv a
          5.250 rpm 185 cv a
          5.300 rpm 200 cv a
          5.500 rpm
          Torque máximo 29 m.kgf a
          2.750 rpm 30,9 m.kgf a
          3.500 rpm 30,4 m.kgf a
          3.000 rpm
          Alimentação Injeção multiponto, turbo e resfriador de ar

          CÂMBIO

          Marchas e tração 5, integral

          FREIOS

          Dianteiros e traseiros a disco ventilado / a disco
          Antitravamento não sim

          SUSPENSÃO

          Dianteira e traseira independente McPherson

          RODAS

          Rodas 5,5 x 14 pol 6 x 15 pol 7 x 15 pol
          Pneus 185/60 R 14 195/55 R 15 205/50 R 15

          DIMENSÕES

          Comprimento / entreeixos 3,895 m / 2,475 m
          Peso 1.200 kg 1.270 kg 1.290 kg

          DESEMPENHO

          Velocidade máxima 210 km/h 212 km/h 220 km/h
          Aceleração de 0 a 100 km/h 6,8 s 6,6 s 5,7 s

          Comentário


            #6
            http://forum.autohoje.com/topic.asp?TOPIC_ID=85054

            Link para 2 scans sobre o Lancia Delta HF Integrale q postei a algum tempo

            Comentário


              #7
              Ainda tem uma estética 'belissima'... carros bons, o tempo passa por eles mas o espírito permanece

              Comentário


                #8
                citação:Originalmente colocada por GT-JTD

                http://forum.autohoje.com/topic.asp?TOPIC_ID=85054

                Link para 2 scans sobre o Lancia Delta HF Integrale q postei a algum tempo
                Bom trabalho GT-JTD;)

                Comentário


                  #9
                  Agora deixo uma pergunta:

                  A Lancia deve fazer um novo delta?

                  Comentário


                    #10
                    Os lancias HF turbo já era lindos, mas confesso que as versões Integrale, ainda hoje me deixam babado. No último trackday no Estoril (a que não fui, estava lá um pintado com as cores da martini racing....lliiinnnddddoooooooooooooooooooooooooooo o

                    Comentário


                      #11
                      Que topico fantastico!
                      mt fixe mesmo.

                      Comentário


                        #12
                        Edições Especiais do Lancia Delta HF integrale Evolution I:


                        Club Italia - apenas 15 unidades do Evolution I de 1992, com rodas de 15 polegada, botão de partida, bancos Recaro como os do Evo II e acabamento em couro vermelho. Uma plaqueta sob o capô exibia o nome do comprador. O número 13 não foi fabricado mas o número 16 foi.

                        Aqui está a lista de proprietários deste especial modelo:
                        001 Patrizio Cantu , 002 Renato Pozzetto, 003 Dino Morazzoni, 004 Guido Avandero, 005 Luca Grandori, 006 Giuseppe Veronesi, 007 Davide Croff,
                        008 Mario Vecchi , 009 Luigi Macaluso, 010 Edoardo Garrone, 011 Umberto Cravetto, 012 Renato Della Valle, 014 Mauro Forghieri, 015 Marco Piccinini, 016 Clay Regazzoni.






                        Verde York - 200 unidades do Evolution I de 1992, com rodas de 15 polegadas, pintura verde, interior em couro bege e logotipos de Campeão Mundial de Rallie.





                        Martini 5 - 400 unidades do Evolution I, também de 1992, com decoração do patrocinador Martini Rcing, bancos Recaro em Alcântara.











                        Martini 6 - 310 Evolutions I, em 1992 e 1993, com decoração Martini, interior em Alcântara azul e aplique em fibra de carbono junto ao câmbio.








                        Comentário


                          #13
                          tive um hf turbo de 88 e ... não deixou saudades!!! mt problematico...

                          Comentário


                            #14
                            Edições especiais Lancia Delta HFintegrale Evoluzione II :

                            Gialla Ginestra
                            220 Unidades fabricadas a partir do evo II. Assentos desportivos Recaro e volante desportivo Momo Corse.






                            Pearl White:
                            Ou também conhecido por “bianco perlatto” (branco pérola)
                            Foram apenas fabricadas aproximadamente 385 unidades .



                            Blu Lagos
                            215 Evolution II foram fabricados nos anos de1993 e 1994.


                            Club Hi-Fi
                            Apenas 20 unidades fabricadas. Esta versão exclusiva foi feita a partir do Evolution II no ano de 1994.
                            Existe duas cores possíveis nesta versão : vermelho ou azul escuro. Os estofos são em pele.





                            Dealers Collection - 180 unidades do Evolution II de 1994, entre os últimos Deltas produzidos. Vermelhos por fora, com interior em couro, botão de partida, comandos e pedais ao estilo de rali e plaqueta de alumínio junto á consola com a identificação da série.










                            Club Lancia:
                            45 unidades fabricadas feitas a partir do Evolution II. Muito semelhante ao Final Edition.





                            Final Edition - os 250 carros da versão Evolution II, feitos em 1994 para o mercado japonês, recebiam pintura em vermelho, painel com seção em prata, pedais e comandos de rali e botão de partida. Sob o câmbio, a placa alusiva à edição.








                            Comentário


                              #15
                              Apetece dizer: Já não fazem carros como antigamente.

                              Comentário


                                #16
                                citação:Originalmente colocada por Andreh

                                Agora deixo uma pergunta:

                                A Lancia deve fazer um novo delta?
                                A Lancia vai fazer uma nova versão do Delta. Para mais informações consulta o tópico Lancia Delta 2008:
                                http://forum.autohoje.com/topic.asp?...rchTerms=delta

                                Na minha opinião acho que sim, este novo delta está num bom caminho para ser bem sucedido ;)

                                Comentário


                                  #17
                                  Número de Lancia Deltas produzidos nas seguintes versões:

                                  HF Integrale 16V with 8V Catalytic engine - 2700
                                  HF Integrale Evolution I with 8V Catalytic Engine - 4650
                                  HF Integrale Evolution I "5 World Rally Champion" - 400
                                  HF Integrale Evolution I -VERDE YORK - 200
                                  HF Integrale Evolution I -CLUB "HF" - 44
                                  HF Integrale Evolution I -CLUB ITALIA - 15
                                  HF Integrale Evolution I "6 World Rally Champion" - 310
                                  HF Integrale Evolution II "GIALLA" - 220
                                  HF Integrale Evolution II "PEARL WHITE" - 365
                                  HF Integrale Evolution II "BLUE LAGOS" - 215
                                  HF Integrale Evolution II "EDIZIONE FINALE" - 250
                                  HF Integrale Evolution II "DEALER COLLECTION" - 180

                                  Comentário


                                    #18
                                    Que grande máquina!!!![B)][B)][}]

                                    Comentário


                                      #19
                                      Por acaso estava um no Historic Festival

                                      Brutal [B)][B)][B)]

                                      Comentário


                                        #20
                                        Esse Lancia Delta integrale todinho em branco é lindo!!
                                        Eu vi este (se calhar é o mesmo vai na volta:D) no Motor Clássico 2006 na Fil, mais concretamente no stand do ACP.

                                        Comentário


                                          #21
                                          devia ser.. aquilo era organização ACP ;)

                                          Comentário


                                            #22
                                            Parabens pelo optimo topico, de um carro mitico.

                                            Comentário


                                              #23
                                              A origem da sigla HF :
                                              O "HF" dos Lancias significa High Fidelity, ou alta fidelidade.
                                              Não se trata de um sistema de áudio sofisticado, mas de um clube fundado em 1960 entre fiéis clientes da marca, com critérios de admissão bastante restritos. Já no ano seguinte o emblema aparecia nos Flaminias Pinin Farina que competiam em provas de grã-turismo. Em 1963 uma equipa de corridas não-oficial era criada, tornando-se oficial dois anos depois. Em 1966 a própria Lancia adoptava o símbolo do elefante pequeno aplicado ao Fulvia HF Coupé.

                                              Comentário


                                                #24
                                                citação:Originalmente colocada por pedro_HF

                                                A origem da sigla HF :
                                                O "HF" dos Lancias significa High Fidelity, ou alta fidelidade.
                                                Não se trata de um sistema de áudio sofisticado, mas de um clube fundado em 1960 entre fiéis clientes da marca, com critérios de admissão bastante restritos. Já no ano seguinte o emblema aparecia nos Flaminias Pinin Farina que competiam em provas de grã-turismo. Em 1963 uma equipa de corridas não-oficial era criada, tornando-se oficial dois anos depois. Em 1966 a própria Lancia adoptava o símbolo do elefante pequeno aplicado ao Fulvia HF Coupé.

                                                Espectaculo [^][8D][8D][8D];)

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                                                  #25
                                                  Vocês deixaram-se extasiada com tanta foto do Integrale...fiquei simplesmente a [B)][B)][B)][B)][B)]...and on and on...

                                                  Também estive ao lado desse Integrale na FIL e fiz questão de me tirarem uma foto ao lado dele!! Tinha que ter uma...ah e tal!

                                                  Até me deu arrepios só de me por ao lado dele...uii!!

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    há alguém ca do forúm que tenha um?

                                                    podiam por fotos ;)

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      EPA!!!!!! ESTE TOPICO AQUI E NINGUEM ME DIZIA!!!!!

                                                      Mto bom mesmo. Pedro HF BELO TRABALHO!!!!!!!!!!!!!!!!!

                                                      Outro dia levei o meu primo, que tem 17 anos, a ver um carro a sério, mostrei-lhe um delta e ele até ficou maluco!!!! É e será sempre um dos mais belos e marcantes automóveis de sempre!! E para sempre um dos primeiros carros que eu gostaria de ver na minha garagem milionária!!!

                                                      Mais uma vez, belo trabalho!

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                                                        #28
                                                        A alma do animal...
                                                        [img]uploaded/Suíço/2006117233537_monstro.jpg [/img]

                                                        E um link com fotos do s4 (mecanica também) para voces se deliciarem...

                                                        http://www.autocollections.com/index...tails&tab=sold

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                                                          #29
                                                          citação:Originalmente colocada por pedro_HF

                                                          Esse Lancia Delta integrale todinho em branco é lindo!!
                                                          Eu vi este (se calhar é o mesmo vai na volta:D) no Motor Clássico 2006 na Fil, mais concretamente no stand do ACP.
                                                          Esse carro é mesmo do ACP. Vejo-o todos os dias. Mas há um MARTINI RACING que está guardado a sete chaves e só sai muiiiiiiiiiiiiiiito raramente... Esse sim, é de babar... [B)][B)][B)]

                                                          (FDX, tenho que mandar arranjar a máquina. O Rallye de Pt está aí à porta e há uns quantos carros que vêm "dormir" aqui ao parque... Não posso falhar essa oportunidade...)

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                                                            #30
                                                            Eu ainda trarei 1 cá pro Brasil. E por incrível que pareça, a mecânica dele por aqui não é tão difícil de mexer por causa dos motores do Tempra :-)

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